Peregrinos a caminho de Fátima
(Foto do Santuário)
Milhares de peregrinos
rumam ao Altar do Mundo
Tenho muito respeito por quantos, com imensos sacrifícios, caminham em direcção a Fátima, para participarem em mais um 13 de Maio. Respeito pela fé que demonstram, sem complexos e sem medo de críticas; respeito pela coragem com que enfrentam as dificuldades próprias de longas caminhadas; respeito pela determinação que põem numa decisão decerto assumida em momentos de dor.
Confesso que nunca admiti fazer, até hoje, qualquer promessa que me levasse a seguir o exemplo de muitos milhares de portugueses que, ano após ano, mês após mês, repetem estes sacrifícios de peregrinarem até ao Altar do Mundo, para ali dialogarem, em espírito de humildade e de fé, com a Senhora mais brilhante que o Sol, a quem recorreram em situações difíceis. Porém, nem por isso deixo de os acompanhar com toda a minha solidariedade cristã, na esperança de que no altar da Serra d’Aire recebam os dons do acolhimento espiritual, da paz interior e do fervor apostólico.
Quando nas estradas me cruzo com tantos desses peregrinos, uns apressados e alegres e outros mais lentos e carregados de dores, bem visíveis, não posso deixar de os admirar, porque nos dão testemunhos tão eloquentes de amor a Nossa Senhora.
Com certeza, durante a peregrinação, os peregrinos cantam e rezam, ajudam-se uns aos outros, usufruem de paisagens que jamais esquecerão, conhecem outras gentes, recebem o acolhimento de muitos que não ficam indiferentes aos seus sofrimentos, falam para a comunicação social sem receio de testemunharem a sua fé, riem e conversam uns com outros, partilham alegrias, tristezas, inquietações e conquistas. Assumem, no fundo, que são uma família especial, assente no amor à Mãe de Deus, que é também nossa Mãe, que nos conduz a Seu filho Jesus. E só a Ele, pois só Ele é o nosso Salvador.
F.M.
::::::::::::::::::::::::::::::::
Conselhos
para peregrinar
com segurança até Fátima
Peregrino:
Faça-se “Cireneu” dos companheiros de viagem;
Complete as maravilhas do Senhor;
Ofereça a Deus todos os seus passos;
Ore com o seu coração;
Lembre-se da recomendação de Nossa Senhora;
Antes da peregrinação fale com o seu pároco e siga os seus conselhos;
Nas suas promessas tenha sempre em conta que Deus não quer mais do que cada um pode;
Se achar mais seguro, consulte o seu médico.
:
Para ler mais, clique aqui
:
Fonte: Ecclesia