segunda-feira, 9 de janeiro de 2006

UNIDADE DOS CRISTÃOS

Posted by Picasa
Bento XVI
Apelo de Bento XVI
à unidade dos cristãos
Um novo apelo para que seja procurada a unidade de todos os cristãos, dando um impulso ulterior ao diálogo ecuménico foi lançado neste sábado por Bento XVI na audiência reservada à delegação da Aliança Mundial das Igrejas Reformadas. Rezo - disse o Papa dirigindo-se aos membros da delegação - para que este encontro, dê ele próprio frutos de um renovado empenho no trabalho para a unidade de todos os cristãos.
O Papa agradeceu antes de mais pela participação de representantes da Aliança no funeral do seu predecessor João Paulo II, e na inauguração do seu pontificado. “Nestas manifestações de recíproco respeito e amizade - afirmou o Papa – vejo com prazer um fruto providencial do diálogo fraterno e da compreensão empreendidos nos últimos 40 anos, e um sinal de segura esperança para o futuro”.
Recordando a recente efeméride dos 40 anos do encerramento do Concilio Vaticano II que viu a promulgação do decreto sobre o ecumenismo Unitatis Redintegratio, o Papa sublinhou como o diálogo entre os católicos e os membros das igrejas reformadas que iniciou dali a pouco, tenha dado um importante contributo para a necessária obra de reflexão teologia e pesquisa histórica, indispensável para superar as trágicas divisões que nasceram entre os cristãos no século XVI.
Bento XVI deteve-se depois ,tanto sobre as palavras da Unitatis Redintegratio ( não pode haver ecumenismo digno deste nome sem conversão interior) quanto sobre a figura de João Paulo II que em tema de diálogo ecuménico muitas vezes falou da necessidade de uma purificação da memória, no sentido de abrir os nossos corações para receber a plena verdade de Cristo.
O meu predecessor - observou ainda Bento XVI- especialmente por ocasião do Jubileu de 2000 deu um poderoso impulso a este esforço da Igreja católica e eu tenho a alegria de saber que muitas das Igrejas reformadas pertencentes à Aliança Mundial empreenderam iniciativas análogas - Gestos como estes - concluiu – são tijolos da construção para uma relação mais profunda que deve ser consolidada na verdade e no amor.
A Aliança Mundial das Igrejas Reformadas congrega 215 igrejas nascidas após a reforma protestante, com cerca de 75 milhões de fiéis em todas as partes do mundo.
Fonte: Ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário