domingo, 22 de janeiro de 2006

GOTAS DO ARCO-ÍRIS

EM CADA FIRMAMENTO BRILHA UM ARCO-ÍRIS? Caríssimo/a: As últimas gotas do Arco-íris fizeram surgir, à minha frente, as figuras erráticas dos “pobrezinhos” que, vindos não sabíamos nós donde, palmilhavam os nossos caminhos. Andavam aos ranchos e a esmola era pedida ‘pelas alminhas de quem lá tem’ num chorrilho de rezas de que só entendíamos ‘painossoquestaisnocéu…amenjazusmariazé…’.Por vezes, aparecia um ou outro isolado, normalmente, os mais idosos que nos deliciavam com os seus vaticínios. (Mas isso são outras conversas…)
Ora, por trás destes quadros lá estão os problemas da Ria que é mãe e madrasta.
Quando é mãe, viva a alegria!...
Quando madrasta, vira a desgraça!
Como ligeira amostra, aí ficam as notícias de revoltas populares ali para os lados da Murtosa: uma em 1785 e que levou à transferência do mercado do peixe de Veiros para o largo de S. Lourenço de Pardelhas; outra em Abril de 1913, o levantamento do povo por causa da pesca e da apanha do moliço.Tenho aqui uma carta que é como que um lampejo desta última.
:
“D.:
Cá soube que o povo se tinha aí levantado por causa da pesca e do moliço e que tem aí estado tudo cheio de tropa. Até já sei mesmo que há gente ferida e que a tropa tem feito descargas. Sempre é verdade a casa do Silva estar cercada pela tropa por causa do povo? Isso acho que não está por aí nada bom. Não sei no que isso dará. Ainda lá os senhores da Governa são capazes de dizer que os culpados são os padres! Conta-me isso pelo miúdo e como souberes que se passam as coisas, porque aqui sabe-se alguma coisa mas muito pouco. Que diz lá o mestre João a estas coisas? Isto é uma desgraça; o povo tem fome depois, meu amigo, é isto que se está vendo. De quem é a padaria que o povo assaltou e comeu o trigo todo? Quem é o arrais Torreira que foi preso? Tomem por aí cautela e não se metam nessas coisas que pode ser perigoso. As mulheres, se eles não deixarem fazer praça, que não vão lá porque podem apanhar alguma pelo lombo. Sem mais, teu irmão P. Porto, 24-4-13”
:
E por hoje, viva a alegria!
Manuel

Sem comentários:

Enviar um comentário