sexta-feira, 30 de dezembro de 2005

Porta-voz do Papa comenta 2005

Joaquin Navarro-Valls comenta ano marcado pela mudança de pontificado
Joaquín Navarro-Valls, o homem que o mundo se habituou a ver nos últimos dias de João Paulo II e após a eleição de Bento XVI, considera que 2005 ficará marcado na história da Igreja e do mundo por causa destes acontecimentos.
O director da sala de imprensa da Santa Sé, que tantas vezes assume as funções de “porta-voz do Vaticano”, considera que os momentos vividos em volta da morte de João Paulo II envolveram um número “inestimável” de pessoas, um pouco por todo o globo. “Recordo com enorme intensidade esses dias, as circunstâncias que ganharam uma dimensão extraordinária na opinião pública. Foram momentos em que quase se vê agir fisicamente o Espírito de Deus, não tanto nas multidões que se concentraram na Praça de São Pedro, mas na intensidade que se via nessas pessoas, que viviam um momento verdadeiramente religioso”, disse Navarro-Valls em entrevista à Rádio Vaticano.
O homem de João Paulo II e Bento XVI para a informação confessa que viveu, “como todos, a surpresa de ouvir anunciar o nome do Papa que fora eleito”. Sobre a mudança de pontificado, este responsável assegura que as pessoas já começaram a ver, sobretudo desde a viagem a Colónia, “a paternidade universal de um Papa, a percepção da unidade da doutrina católica no tempo, na passagem de uma pessoa à outra”.
“Há, naturalmente, diferenças de estilo e pessoais entre João Paulo II e Bento XVI, mesmo mudanças nas prioridades pastorais. Cada pontífice depende um pouco do seu tempo, das suas exigências e necessidades espirituais”, acrescenta.Em relação à relação entre o novo Papa e os fiéis, o director da sala de imprensa da Santa Sé admite que o número de pessoas que tem participado nos vários encontros com Bento XVI (cerca de 3 milhões) é “verdadeiramente surpreendente”.
Fonte: Ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário