O Seminário mostra a preocupação permanente do Bispo da Diocese e dos seus colaboradores, para que não faltem à Igreja Diocesana os padres necessários para o seu serviço. Uma preocupação traduzida na promoção, constante e alargada, de novas vocações, no acolhimento e estímulo aos pré-seminaristas e seminaristas, no apoio das comunidades cristãs e dos seus membros, em relação aos encargos e despesas decorrentes da formação dos futuros padres.
O aumento do número de seminaristas e a perseverança dos mesmos na caminhada de discernimento e amadurecimento vocacional não são actos alheios ao conjunto dos membros da Igreja Diocesana. Todos os cristãos precisam do padre, todos se devem empenhar em que tenhamos padres generosos, dedicados e fiéis ao dom gratuito que receberam de Deus, não para seu proveito próprio, mas para servir, em permanência, o Povo de Deus.
Temos cerca de trinta jovens em caminhada vocacional. Nove deles em estudos teológicos e os restantes em estudos do terceiro ciclo e do curso secundário. Poderão e deverão ser mais, se a preocupação e o esforço de todos nós, bispo, padres, diáconos, pais, educadores da fé, catequistas, professores de Educação Moral e Religiosa, animadores de movimentos e grupos juvenis, dirigentes do CNE, se tornarem mais efectivos.
O edifício do nosso Seminário, renovado e acautelado na sua arte, tem lugar para muitos mais seminaristas, mesmo estando ele ao serviço, permanente ou ocasional, da formação de leigos. Ainda não está paga a dívida das obras feitas recentemente, mas não nos falta esperança de que a saldaremos dentro em breve, porque nunca os cristãos da Diocese, padres e leigos, regatearam ajuda ao Seminário. Isto mesmo ficou bem claro, por motivo e ocasião do meu jubileu sacerdotal, em Junho deste ano.
Nesta “Semana dos Seminários” peço, aos cristãos da Diocese, oração, generosidade no ofertório habitual, estima pelos nossos seminaristas e interesse em promover as vocações sacerdotais. O que peço é um dever de todos, mas nem por isso deixo de o agradecer.
António Marcelino,
Bispo de Aveiro