sexta-feira, 30 de setembro de 2005

Um poema de Sebastião da Gama: Canção Inútil


Nunca o Mar me quis ter nas suas ondas

enrolado e perdido.

Sou o Poeta das manhãs fecundas:

vivo me quer o Mar, para cantá-las

Ó Mar, onde se acaba

tudo que é vão!

Ó Mar feito do nada dos regatos

e dos rios efémeros!

Saibam minhas manhãs a maresia!

Haja ranger de cordas de navios

e searas de limos e de peixes,

haja a violência harmónica das ondas

nas manhãs que dão cor aos meus poemas!



Tudo fala verdade ao pé do Mar.

Mesmo as nuvens são velas que se rompem,

castigadas de um Sol que é vento puro

e que tem o direito de passar.

Andam gaivotas tontas à deriva

(acenos da ternura da Manhã…).

Tinem, nos estaleiros, marteladas.

E os motores monótonos, os gritos

dos homens e das aves, o inquieto

verbo do Mar, nas rochas espalmado

a todos os minutos, desde há séculos,

tudo revela a esplêndida verdade

de ao pé do Mar, em tudo que é do Mar,

a Vida estar desperta.



É o ar da Manhã, hálito alegre

do Mar, que enfuna as velas orgulhosas

desta canção poético-marítima.

Religiosamente aqui desfio

meu rosário de vagas.

Canção inútil!

Clarim que anunciou a Madrugada



depois de a Madrugada ter florido…

Sebastião da Gama 

In "Cabo da Boa Esperança"

Sem comentários:

Enviar um comentário