segunda-feira, 12 de setembro de 2005

PORTUGAL: Mais uma vez na lista negra

Portugal na lista negra da violência contra as crianças susana leitão
A UNICEF estima que todos os anos morrem 3500 crianças nos países ricos, vítimas de violência física e negligência. Em Portugal, a situação é bastante grave. A UNICEF coloca o nosso País no topo da lista negra, com uma média de quatro mortes por violência física e negligência em cada 100 mil crianças. Exemplos disso são o Daniel, a Catarina e a Vanessa, os três casos mais recentes de maus tratos . Todos resultaram em morte, todos foram vítimas de violência continuada por parte de familiares.
O Daniel, de seis anos, morreu na segunda-feira passada devido a uma infecção interna provocada pelos repetidos abusos e violações do seu padrasto. Ao que tudo indica, o Fábio, o companheiro da mãe de Daniel, batia-lhe e depois abusava sexualmente da criança. Daniel era surdo profundo, amblíope, e deficiente motor.
A Vanessa, de cinco anos, foi encontrada morta a boiar no rio Douro, em Maio de 2005. Os agressores foram mais uma vez os familiares, neste caso o pai toxicodependente e a avó. Segundo o relatório médico, havia já lesões anteriores, o que indicia um cenário de maus tratos regulares. Os ferimentos que motivaram a sua morte terão sido infligidos três dias antes, não lhe tendo sido prestada qualquer assistência médica durante esse período.
(Para ler mais, clique Diário Notícias)

Sem comentários:

Enviar um comentário