

Neste tempo paradoxal acontecem as coisas mais aberrantes. Por exemplo, pode surgir um interesse avassalador por uma personagem histórica de que pouco se sabe e que nunca teve responsabilidades políticas ou sociais. Nos triunfantes meios gnósticos, alimentados por literatura fantástica e pseudociência, tem florescido uma grande investigação à volta da figura de Santa Maria Madalena.
Claro que ela o merece, sendo uma das maiores santas da História. Mas esse movimento, com ligações ao feminismo radical, baseia-se na tese de que a Igreja Católica sempre foi chauvinista e machista, quando no paganismo a mulher era tratada com respeito. Esta afirmação é um evidente disparate histórico.
O nosso tempo só admira e cultiva o paganismo porque não faz a menor ideia do que ele fosse, conhecendo apenas as modernas imagens parolas. É horrível viver a vida com a omnipresença de deuses, espíritos e demónios, que dominam todos os elementos e se tornam vingativos se não forem alimentados por libações. Os antigos sentiam permanentemente a opressão sobrenatural de um mundo invisível, cruel, interesseiro e mesquinho, a quem se sacrificavam rebanhos, colheitas e, por vezes, filhos. A prostituição sagrada, bacanais e ritos sexuais, de que hoje se fala como de filmes eróticos, eram infames explorações da mulher.
De tudo isto nos libertou Jesus Cristo. Ele não só falou livre e amavelmente com todos, prostitutas, adúlteras e samaritanas, mas acima de tudo falou de Seu Pai, o único Deus, o Deus que é bom e próximo e ama sobretudo os pobres. Assim desapareceu o terror pânico da mitologia. Foi o cristianismo que criou os fundamentos dos direitos humanos, da igualdade entre todas as pessoas, da libertação da mulher. Os autores que depois os formularam mais não fizeram do que repetir o que os Padres da Igreja tinham ensinado. Alguns, poucos, reconhecem-no, como Lord Acton e Friedrich Hayek identificando S. Tomás de Aquino como o primeiro liberal (whig).
Entretanto, uma versão revisionista da História esforça-se por representar as eras cristãs como séculos de obscurantismo e barbárie, extrapolando para o todo de alguns casos aberrantes. Nem reparam que, para isso, teria sido preciso que todos os cristãos tivessem feito continuamente o oposto do que o "doce rabi da Palestina" ensinou e eles mesmos sempre pregaram. Nem notam que, se fosse assim, nunca teriam surgido Santa Joana d'Arc, Santa Catarina de Sena. Santa Brígida e tantas outras.
O mais aberrante é que o apelo à grande Santa Maria Madalena como figura feminina esquece que os cristãos sempre veneraram uma mulher com mais amor do que qualquer culto pagão Maria, mãe de Jesus. Esquecem que o cristianismo é a única religião que afirma que é uma mulher o ser mais próximo de Deus, acima dos anjos e dos santos. Mas, se lhes lembrarmos isso, eles respondem ela não conta porque era virgem. Assim se vê o busílis da questão.
O que interessa ao culto actual de Madalena é directamente a cópula. Nossa Senhora é mulher, esposa, mãe. Tem todos os elementos femininos, mas é virgem. Isso mostra como vivemos num tempo obcecado pelo aspecto sexual no seu sentido mais venéreo. Sem o coito uma mulher não é mulher.
Ao longo dos séculos, cada época viu Cristo e Maria à sua maneira. Ele foi o Bom Pastor nas catacumbas e o rei universal (Pantocrator) debaixo das invasões bárbaras. Ela foi a Estrela do Mar para os navegantes e a Senhora das Dores nas guerras da Reforma. Foi preciso chegar à boçalidade contemporânea para Ele ser visto como um filósofo oculto e a ela procurarem ocultá-la.
Hoje, 15 de Agosto, é festa da Assunção de Nossa Senhora. Proclamado por Pio XII em 1950, este é o quarto dogma mariano da história da Igreja, depois da Maternidade de Deus no concílio de Éfeso em 431, da Virgindade Perpétua em 649 e da Imaculada Conceição de 1854. O nosso tempo paradoxal é também aquele que formalizou solenemente metade das certezas sublimes que a Igreja sempre teve acerca de Nossa Senhora. É ela a nossa esperança.