Dar ao povo só o que ele quer é contribuir para a estagnação cultural e social do País
Antes de mais, quero dizer que o futebol, como os demais desportos, tem uma importância social indesmentível. Mas daí ao exagero a que chegam muitos dos nossos órgãos de comunicação social vai uma grande distância.
Hoje, por exemplo, o Jornal da Tarde, da RTP, dedicou ao jogo de futebol entre o Benfica e o Vitória de Setúbal nove minutos. E foram logo os primeiros nove minutos, a abrir o noticiário, pondo em lugar de destaque o futebol, como que a dizer-nos que este é o assunto primordial que o País está a viver. É incrível!
Por mais que pense nos possíveis critérios que levam as direcções de informação a optar por estas notícias, não vislumbro razões que as justifiquem, sobretudo tratando-se da RTP, a televisão paga por todos nós. Se fosse uma privada, não daria grande importância ao facto, até porque essas TVs têm questões comerciais a condicioná-las. Mas a TV estatal não pode estar dependente disso.
Há quem diga que os órgãos de comunicação social têm de ir ao encontro das exigências dos seus leitores, ouvintes e telespectadores. Não penso assim. Dar aos consumidores, que são o povo, só o que eles querem e gostam é contribuir para a estagnação cultural e social do País.
Não podemos, nem devemos, aferir por baixo os critérios da oferta informativa e formativa às pessoas. Importa, isso sim, pôr a fasquia mais alta, contribuindo para a elevação de todos, quer sob o ponto de vista cultural e social, quer moral e espiritual. Por isso, protesto contra o excesso de futebol e seus mexericos na RTP.
Fernando Martins