domingo, 19 de junho de 2005

Marcelo Rebelo de Sousa: “Os poemas da minha vida”

Posted by Hello Poemas do tempo em que viveu e vive
É-me sempre agradável apreciar a escolha de poemas feita seja por quem for. Como que sinto a sensibilidade e a alma de quem opta por este autor, por este ou por aquele poema. Foi assim, desta feita, com “Os poemas da minha vida”, de Marcelo Rebelo de Sousa, livro editado pelo “PÚBLICO”. Marcelo Rebelo de Sousa diz, no texto introdutório, que se decidiu por escolher poemas e poetas portugueses contemporâneos, do seu tempo. “Do tempo que vivi e vivo”, referiu. Logo depois admite que terá ficado uma selecção “decepcionante” do seu “tão significativo passado”, passado esse que nunca esquece. Ainda assim, diz que escolheu “o presente e o futuro”, na linha do seu “modo de ser”. Por esta selecção de Marcelo passam poetas de Língua Portuguesa dos anos 50, 60, 70, 80 e 90, até hoje, que também proporcionam ao leitor, que gosta de poesia, momentos de encantamento.
O meu voto é que nas férias que se avizinham muitos aproveitem para cultivar o espírito, na certeza de que o corpo também lucrará. F.M.
Duas escolhas
de Marcelo Rebelo de Sousa
ORAÇÃO PRIMEIRA Senhor, de joelhos, a Teus pés, sinto que Te ajoelhavas a meu lado e comigo rezavas. Foi assim um bocado. Não tive frases bonitas, nem tessituras críticas. Disse apenas: estou enamorado! Disseste, depois, que sim quando, por melhor, achei dizer que Te amava em Tua Mãe. Que é minha, também, Deus louvado!
Ruy Cinatti (1915 – 1986)
AS MÃOS Com mãos se faz a paz se faz a guerra. Com mãos tudo se faz e se desfaz. Com mãos se faz o poema – e são de terra. Com mãos se faz a guerra – e são a paz. Com mãos se rasga o mar. Com mãos de lavra. Não são de pedra estas casas mas de mãos. E estão no fruto e na palavra as mãos que são o canto e são as armas. E cravam-se no Tempo como farpas as mãos que vês nas coisas transformadas. Folhas que vão no vento: verdes harpas. De mãos é cada flor cada cidade. Ninguém pode vencer estas espadas: nas tuas mãos começa a liberdade. Manuel Alegre (1936)

Sem comentários:

Enviar um comentário