O Vaticano revelou os números da verdadeira peregrinação mundial em que se tornou a última homenagem a João Paulo II, falecido a 2 de Abril. Os dados são relativos ao período de 3 a 8 de Abril, dia do funeral.
Media
A sala de imprensa da Santa Sé e o Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais (CPCS) passaram mais de seis mil acreditações a jornalistas, fotógrafos e repórteres para a cobertura mediática destes momentos.
A sala de imprensa abriu, desde o primeiro dia de Abril, um secretariado para a acreditação e um centro de serviço de imprensa. O CPCS encarregou-se das licenças junto dos operadores audiovisuais e abriu um centro para a distribuição dos passes.
É, obviamente, impossível quantificar o número de estações radiofónicas e televisivas que transmitiram em directo o funeral do Papa, até porque a Rádio e o Centro Televisivo do Vaticano deram autorização, indistintamente, a todas as estações que desejavam retransmitir o seu sinal. Apenas à EUR-EBU ligaram-se 80 estações televisivas para transmissão em mundovisão.
137 redes televisivas de 81 países dos cinco continentes informaram o CPCS terem transmitido os funerais.
A página Web da Santa Sé recebeu 1 milhão 300 mil visitantes durante as exéquias papais, com um ponto máximo de 54 mil conexões simultâneas, ocupando uma banda de 9 gigabites por segundo.
Missa exequial
Concelebraram 157 Cardeais. 700 Arcebispos e Bispos estiveram presentes.
Participaram 3 mil prelados e sacerdotes. 300 foram os que distribuíram a Comunhão.
Fizeram-se representar 159 delegações estrangeiras: 10 soberanos reinantes; 59 chefes de Estado; 3 príncipes herdeiros; 17 chefes de Governo; 8 vice-chefes de Estado; 6 vice-primeiro-ministros; 4 presidentes de Parlamento; 12 ministros dos negócios estrangeiros; 14 ministros; 24 embaixadores; 10 presidentes, directores gerais, secretários gerais e presidentes de organizações internacionais;
Marcaram presença representantes de outras confissões cristãs e religiões do mundo: 23 delegações de Igrejas Ortodoxas e Ortodoxas Orientais; 8 Igrejas e comunhões eclesiásticas do Ocidente; 3 organizações cristãs internacionais; 17 delegações de religiões não cristãs e organizações para o diálogo inter-religioso.
Presença de peregrinos
Mais de 3 milhões de peregrinos reuniram-se em Roma.
21 mil pessoas por hora entravam na Basílica de São Pedro, o que corresponde a 350 pessoas por minuto.
13 horas de espera, em média, para entrar na Basílica com um tempo de espera máximo de 24 horas. A fila chegou a ter um comprimento de 5 quilómetros.
No dia do funeral estiveram 500 mil fiéis na Praça São Pedro e na Via da Conciliação, além de 600 mil participantes nas zonas onde se dispuseram ecrãs gigantes e 400 pessoas com deficiência sobre o sagrado da Basílica.
Pessoal destacado
8 mil voluntários: 1300 no Tor Vergata; 1500 em São Pedro; 450 nas estações ferroviárias e noutros lugares onde se dispuseram ecrãs gigantes; 2 mil escuteiros; 11 mil e 900 agentes de segurança: 530 nas fronteiras e 8 mil e 963 em Roma.
Fonte: Agência ECCLESIA