sexta-feira, 29 de abril de 2005

QUADRAS de António Aleixo

António Aleixo
 

  QUADRAS

Sou humilde, sou modesto; 
Mas, entre gente ilustrada, 
Talvez me digam que eu presto, 
Porque não presto p'ra nada.
 
Eu não tenho vistas largas, 
Nem grande sabedoria, 
Mas dão-me as horas amargas 
Lições de filosofia.
 
Tu não tens valor nenhum, 
Andas debaixo dos pés, 
Até que apareça algum 
Doutor que diga quem és.
 
À guerra não ligues meia, 
Porque alguns grandes da terra, 
Vendo a guerra em terra alheia,
 Não querem que acabe a guerra.

Depois de tanta desordem, 
Depois de tam dura prova, 
Deve vir a nova ordem, 
Se vier a ordem nova.

Eu não sei porque razão, 
Certos homens, a meu ver, 
Quanto mais pequenos são
Maiores querem parecer.

Vemos gente bem vestida, 
No aspecto desassombrada; 
São tudo ilusões da vida, 
Tudo é miséria dourada.

Os novos que se envaidecem 
P'lo muito que querem ser 
São frutos bons que apodrecem 
Mal começam a nascer.

 
---------------------------------------------------------------------


António Aleixo, poeta popular

António Aleixo nasceu em 18 de Fevereiro de 1899 em Vila Real de Santo António e faleceu em 16 de Novembro de 1949 em Loulé. Foi pastor, cantor popular de feira em feira, soldado, polícia, tecelão, servente de pedreiro em França e “poeta cauteleiro”. Deixou-nos «Este livro que vos deixo», «O Auto do Curandeiro», «O Auto da Vida e da Morte», o incompleto «O Auto do Ti Jaquim» e «Inéditos».

Sem comentários:

Enviar um comentário