sábado, 23 de abril de 2005

Papa realça importância dos media

XVI Bento XVI 
agradece trabalho dos jornalistas

Bento XVI recebeu hoje em audiência jornalistas de todo o mundo para lhes agradecer o trabalho desenvolvido nos últimos dias e para lhes assegurar a sua disponibilidade para colaborar com eles durante o próximo pontificado.
Perante uma sala Paulo VI repleta de jornalistas e operadores de comunicações sociais de várias nacionalidades, Bento XVI começou por dizer que "é com prazer que me encontro convosco", mostrando-se "grato pelo trabalho desenvolvido nos últimos dias". "Graças ao vosso trabalho, a atenção do mundo inteiro ficou presa na Praça de São Pedro e no Palácio Apostólico", reconheceu, aludindo aos últimos momentos do "inesquecível João Paulo II" e o processo de eleição do Papa. Apelidando os jornalistas de "extraordinários e maravilhosos", mostrou-se reconhecido por um trabalho levado a cabo com alguns sacrifícios, "longe das suas famílias", facto que não esqueceu na curta alocução. 
A primeira audiência pública de Bento XVI foi, simbolicamente, dedicada aos meios de comunicação social, realçando o potencial dos media e a atenção que a Igreja lhes tem dedicado desde o II Concílio do Vaticano e, sobretudo, durante o último pontificado de João Paulo II: o primeiro documento conciliar — "Inter Mirifica" — e o último do Papa polaco — "O Rápido Desenvolvimento" — foram dedicados ao tema. Sobre o grande potencial dos media, "capazes de influenciar os indivíduos", Bento XVI referiu o importante serviço à sociedade que eles prestam na "mudança de época em que vivemos". Nesse sentido, frisou que a comunicação deve ter bem presente o respeito pela pessoa humana: "só assim os Media podem corresponder ao desígnio de Deus." "Obrigado!", concluiu após intervenções em italiano, inglês, francês e alemão. Os jornalistas foram, depois, convidados a um momento de oração com o Papa. 
Para amanhã, as autoridades romanas e do Vaticano estão a mobilizar a segunda grande operação em menos de um mês para receber 500 mil pessoas, entre as quais centenas de individualidades mundiais, para a Missa de inauguração do pontificado de Bento XVI. Da Alemanha são esperadas mais de 100 mil pessoas, entre os quais o irmão mais velho do Papa, Pe. Georg Ratzinger. O espaço aéreo sobre Roma estará encerrado ao tráfego, entre as 8 e as 16 horas de Domingo (horas locais, menos uma em Lisboa) e o aeroporto Ciampino encerrado das 13 de sábado até às 16 horas de Domingo.

Fonte: Ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário