Se há quem pense que os estudantes universitários de Aveiro se dedicam apenas ao estudo e a diversões nem sempre com algum sentido utilitário, engana-se. Há muitos que se envolvem em acções de solidariedade, ocupando os seus tempos livres a fazer o bem. As iniciativas nessa linha começaram há anos, no âmbito de uma parceria que envolveu o Centro Universitário Fé e Cultura, a Associação Académica da Universidade de Aveiro e os Serviços de Acção Social da Universidade de Aveiro, com o apoio da Reitoria.
Presentemente, os alunos da UA dão explicações no Bairro de Santiago. Apoiam crianças com dificuldades de aprendizagem, colaborando desta forma com as Florinhas do Vouga. Outros, depois de um curso de formação, integram a equipa de Voluntariado no Hospital Infante D. Pedro, ajudando, sob várias formas, os doentes mais carentes de afecto.
O Voluntariado em Lares de Idosos funciona integrado no Projecto Vida Mais – Voluntariado Diocesano. Os universitários recebem formação específica, para melhor prestarem apoio aos utentes de Lares, que aceitam esta forma de ajuda a quem precisa de uma palavra amiga, enquanto outros necessitam mais de ser ouvidos do que de falar. Depois, há os jovens que colaboram com a capelania da Cadeia, através de visitas pontuais e de tarefas na realização de actividades e ateliês destinados aos reclusos.
Na CERCIAV – Cooperativa para a Educação e Reabilitação do Cidadão Inadaptado de Aveiro, também os universitários marcam presença periódica, integrando-se em equipas de apoio a pessoas que tanto dele precisam. Ainda colaboram com a Cáritas Diocesana, nomeadamente no Projecto Senda Gitana e na animação sociocultural. E com Perdidos e Achados – Associação de Protecção aos Animais Abandonados de Aveiro, desenvolvem iniciativas que visam o respeito pelos animais.
Como facilmente se compreende, afinal, entre os alunos da UA ainda há quem se envolva, com regularidade, no Voluntariado direccionado para quem mais precisa.
Quem estiver interessado em colaborar, pode dirigir-se ao CUFC – Centro Universitário Fé e Cultura, onde há sempre alguém para bem receber. O CUFC fica mesmo em frente à UA, em edifício que facilmente se identifica.
F.M.