Festa rija entre 2006 e 2010
Ainda faltam uns anitos, mas já há quem pense na celebração do centenário da freguesia da Gafanha da Nazaré, que foi criada em 1910. Contas feitas, que são fáceis de fazer, em 2010 haverá festa rija, certamente de homenagem a quem a foi fazendo até hoje: gafanhões e outras gentes que para aqui vieram trabalhar e viver, de vários quadrantes de Portugal e do estrangeiro.
Manuel Serra, o presidente da Junta de Freguesia, falou-me dessas comemorações, há dias, e garantiu-me que as celebrações vão estender-se de 2006 a 2010, com a envolvência de toda a gente e de todas as instituições (mais de 20, de diversos âmbitos), porque a terra e os gafanhões bem o merecem.
A ideia está na forja e aceitam-se sugestões para preencher os cinco anos que nos separam do ponto mais alto dos festejos, que terá lugar num dia que será especial para todos, em 2010.
Para já, foi transplantada para o jardim da Junta, ao lado da sede e do mercado, uma oliveira tricentenária, oferecida por alguém que adoptou esta terra como sua. A árvore aceitou a terra gafnhoa, pegou, e promete que em 2010 mostrará a sua própria perenidade, associada à perenidade desta terra que os gafanhões construíram com sangue suor e lágrimas, ao longo de mais de 100 anos.
Fernando Martins