No dia 6 de Fevereiro de 1452, há precisamente 553 anos, nasceu em Lisboa a Princesa Joana, filha do Rei D. Afonso V e da Rainha D. Isabel, a qual viria a viver e a morrer, em Aveiro, em 12 de Maio de 1490, com fama de santidade. No dia 4 de Abril de 1693 foi beatificada pelo Papa Inocêncio XII e em 1965 foi declarada oficialmente padroeira da Cidade e Diocese de Aveiro.
A Sala-Santuário de Santa Joana encontra-se na Igreja de Jesus, Museu da Cidade, tendo a sua instalação sido autorizada por bula do Papa Pio II, em 1461.
O seu túmulo, belíssimo, está envolvido por uma decoração parietal de talha, azulejos e mármore, sob um tecto policromo, do estilo barroco, e é local de peregrinações de devotos da padroeira dos aveirenses.
Na procissão, que se realiza todos os anos, a 12 de Maio, feriado municipal, sob a presidência do bispo da diocese, incorporam-se irmandades, nomeadamente a de Santa Joana Princesa, com todos os seus membros, grupos religiosos e cívicos, bem como muito povo.
Como sugestão de visita, não podemos deixar de indicar o Museu de Aveiro, que guarda religiosamente o túmulo da nossa padroeira, junto do qual vale a pena parar por uns momentos, para conversar com Santa Joana. Depois, o Museu, com todo o seu acervo, espera pelos visitantes, para uma visita sem pressas.
Dirijo-me, em especial, aos aveirenses, pois sei que muitos nunca fizeram esta visita. Façam-na hoje, em homenagem à Princesa que um dia trocou os encantos de Lisboa pela humildade de Aveiro. Para saber mais sobre a Princesa, clique aqui ou leia o livro de monsenhor João Gonçalves Gaspar, «A Princesa Santa Joana e a sua época».
F.M.