O Vaticano acaba de nomear D. Carlos Moreira Azevedo e D. Anacleto Gonçalves de Oliveira como novos bispos auxiliares do Patriarcado de Lisboa. Estes novos bispos vêm substituir D. José Alves, que em Abril de 2004 foi nomeado bispo de Portalegre-Castelo Branco, e D. Manuel Felício, que exerce actualmente as funções de bispo coadjutor da Guarda.
Carlos de Azevedo foi ordenado em 1977, estudou nos seminários do Porto e no Instituto de Ciências Humanas e Teológicas e doutorou-se em 1986 na Faculdade de História Eclesiástica da Universidade Gregoriana, em Roma. Entre outros cargos, foi cónego da Sé do Porto (1996), organizador de exposições de arte religiosa, representante da Conferência Episcopal Portuguesa no Conselho Consultivo do Instituto Português de Museus e é desde 2003 Presidente da Associação Portuguesa de Museus da Igreja. Também desempenhou as funções de vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa
Anacleto Cordeiro frequentou o Seminário de Leiria e licenciou-se em Teologia na Universidade Gregoriana e em Ciências Bíblicas no Instituto Bíblico, ambos em Roma. Licenciou-se ainda em História na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e doutorou-se em Exegese Bíblica na Faculdade de Teologia Católica da Universidade de Westfalischen Wilhelms, Alemanha, em 1987.
O novo bispo é padre desde 1970 e actualmente desempenhava funções no Conselho de Administração e de Gestão e Finanças do Santuário de Fátima, como assistente diocesano do Movimento de Educadores Católicos em Leiria e membro do Conselho Presbiterial e do Colégio de Consultores da diocese de Leiria-Fátima.
Foto: Aspecto da Sé de Lisboa