A LENDA CONTINUA
Cap. José Paulo
O Jean Charcot foi equipado com um ROV (veiculo operado remotamente) REMORA e com dois AUV (veiculo autonomo). Estes equipamentos permitiram fazer um mapeamento do Titanic e da area envolvente bem como obter imagens por scan, para verificar o grau de decomposição do Titanic, e efectuar fotos e filmagens em 3D, com a intenção de reconstruir virtualmente o Titanic, tendo em vista o centenario da sua trágica viagem que se comemora em 2012. Serão então exibidas as imagens e documentários desta expedição, perpetuando a memória de quantos pereceram – 130 passageiros da 1ª classe, 166 da 2ª classe, 536 da 3ª classe e 685 membros da tripulação.
Quando o Jean Charcot chegou à posição sob a qual se encontram os restos do Titanic, toda a tripulação e membros da expedição participaram numa cerimonia evocativa do acidente e de quantos nele pereceram, lançando flores à água.
A expedição correu como previsto tendo sido ultrapassados todos os objectivos. Foram realizadas milhares de fotos e filmagens para posterior análise e estudo. Toda a expedição foi relatada quer por alguns media Americanos quer online através do facebook, e documentada para o canal História exibir em 2012.
Uma nota curiosa, à margem da expedição, foi o enlace matrimonial em alto mar, à proa do Jean Charcot, dos noivos Maryann Keith e Evan Kovacs, técnicos especialistas de imagem da empresa WHOI, participante na expedição, cerimónia realizada pelo Comandante do Jean Charcot, Capitão José Paulo.
Titanic
Algumas notas sobre o RMS Titanic:
O RMS Titanic tornou-se quase um mito, uma lenda que vai atravessando os anos, ao ter-se afundado na sua primeira viagem transatlântica, 3 horas após colidir com um iceberg na noite de 14 de Abril de 1912. Desapareceram nas águas geladas do Atlântico 1517 pessoas, tendo-se salvo apenas 705.
Porquê a lenda ?
Temos de nos colocar no ano de 1909, quando o Titanic começou a ser construido em Belfast, na Irlanda quase igual ao seu irmão gêmeo – o Olympic. A Grã-Bretanha dominava então os mares e a sua carreira postal de Southampton para Nova York, era muito frequentada. A empresa White Star tinha muito orgulho nos seus luxuosos navios e investiu na construção de dois navios modernos e grandiosos para a época e não só. Foram aplicadas as técnicas mais modernas daquela altura. Eram considerados inafundáveis. Ainda hoje ao olharmos para os números, verificamos que eram construções muito evoluidas e arrojadas. Comprimento – 268 mts, Largura – 28 mts, Altura – 53 mts, equivalente a quase 11 andares. Velocidade – 23 knots. Eram de um luxo nunca visto, com ginásio, piscina aquecida, salões deslumbrantes. Muitos dos equipamentos do navio foram especialmente construidos para ele. Tinha 29 caldeiras que eram alimentadas diariamente com 825 Tons de carvão. Dos 885 tripulantes, quase metade eram para alimentar as caldeiras. As três hélices eram enormes. Tudo a uma escala grandiosa.
Marcas do tempo
Nessa viagem transatlântica embarcaram 1343 passageiros, entre os quais pessoas abastadas e aristocratas de proeminentes familias americanas. O navio transportava muitos pertences valiosos entre os quais um automóvel, e sendo um navio postal, levava 3000 sacos de correio.
Os ecos da tragédia do afundamento do Titanic, perduraram ao longo de dezenas de anos. Só em 1985 foram localizados os restos do Titanic, a cerca de 13 milhas para Sueste da posição reportada do afundamento. A partir dessa data várias expedições foram efectuadas.
O navio ao afundar partiu-se em dois, ficando a proa quase intacta afastada quase meia milha da popa que está em muito mau estado. As imagens são impressionantes. Ver site www.expeditiontitanic.com ou seguir no facebook rms titanic inc.
José Paulo
José Paulo
(*) Capitão José Paulo Viera da Silva, foi Capitão da pesca do bacalhau, tendo exercido as funções de inspector das pescas na Comunidade Europeia, actualmente está aposentado e exerce as funções de Vice-Grão Mestre da Confraria Gastronómica do Bacalhau.