quarta-feira, 24 de junho de 2009

Um Livro de Manuel da Cerveira Pinto: “BOASSAS – Uma aldeia com história”





“A neblina da manhã amaciava os longes. As quebradas dos montes vinham juntar-se em baixo, suavemente, segredando o caminho do rio. Os refegos, acastelados, ficavam no horizonte, como panejamentos de cores suaves, onde havia cinzentos fimbrados de moreno baço com laivos de neve, tão branco se tornara o nevoeiro com o contacto da luz do sol. Nos primeiros planos das dobras dos montes ainda de desenhavam copas de árvores em borrão; mas, lá adiante, só ficava o dentado dos cerros mais altos em caprichos de formas. E aldeias espalhadas. Porto Antigo e do outro lado do Avestança, Souto do Rio. Depois Buaças, lá longe, onde os homens trazem tatuado nos braços um sino-saimão.”

Alves Redol In Porto Manso
(Na introdução ao livro)


Para todos os que cuidam
da preservação da nossa identidade


Tenho andado a ler, há meses já, com o cuidado indispensável, que aumenta o prazer, uma monografia interessante, como quase todas as monografias o são. Trata-se do livro “BOASSAS – Uma aldeia com história”, com edição do jornal “Miradouro”, que assino, defensor dos interesses de Cinfães, Castelo de Paiva e Resende. 

O seu autor, Manuel da Cerveira Pinto, arquitecto, é filho do meu amigo Manuel da Cerveira Pinto Ferreira, director daquele jornal, e distinto cinfanense, que à sua terra deu muito, quer como cidadão culto e empenhado pelas coisas do espírito, como poeta que também é, quer como professor e autarca. Aliás, o autor dedica-lhe uma referência merecida e oportuna, em tempos propícios ao esquecimento dos nossos maiores. 

Na apresentação do livro, Manuel da Cerveira Pinto Ferreira diz, com graça, que “Boassas há uma. Apenas esta. Não é, pois, como os chapéus…”. E logo adianta, ao jeito de quem quer abrir-nos o apetite: “Consta, com alguma base histórica, que o Autor defende, que o seu nome provirá de um árabe importante que, antes da reconquista, por cá viveu ou estadeou: Abolaças.” 

Por sua vez, o Prof. Doutor António Jacinto Rodrigues, catedrático da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, sublinha, na nota que antecede a obra propriamente dita, que “BOASSAS – Uma aldeia com história” se apresenta como “um trabalho de rigor e notável erudição”. E salienta, logo a seguir, o levantamento feito pelo autor do “património riquíssimo daquela área”, com “referências arqueológicas e etnográficas”, enquanto revela “edifícios de importância patrimonial”. 

Para aquele catedrático, “esta excelente monografia de Boassas revela não apenas um acervo documental do património local mas abre pistas para um enquadramento de estratégia cultural e histórica cheio de potencialidades”. Foi, pois, com estes esclarecimentos iniciais, que se tornaram desafios, que li e reli as 180 páginas desta obra, preparada com arte, muito bem ilustrada e com notas bibliográficas e registos de rodapé de suma importância para os estudiosos e interessados pela história das nossas terras e gentes.

Viajei, então, graças ao trabalho de Manuel da Cerveira Pinto, por aquelas bandas com Douro à vista, desde a pré-história aos nossos dias. Calcorreei os caminhos de Boassas, familiarizei-me com apelidos que fizeram história, passei por monumentos e casario de várias épocas, senti a religiosidade do povo, saboreei lendas e tradições que perduram, umas, e se foram, outras. Os usos e costumes foram-me contados com graça e até com ternura, adivinhei superstições e apreciei a gastronomia, marca indelével do ser e viver de gentes que preservam a identidade da sua região. 

Figuras históricas e políticas, do passado e do presente, pessoas simples e populares, artesanato e arquitecturas, casas nobres e roteiros turísticos podem visitar-se, graças ao excelente trabalho de Manuel da Cerveira Pinto, um dos quatro filhos do meu amigo, de banca meu companheiro, Manuel da Cerveira Pinto Ferreira. 

Os meus parabéns para quem concebeu e fez esta obra, com votos de que ela sirva de estímulo a quantos cuidam da preservação da nossa identidade, em tempos de globalização, que tudo é capaz de diluir, na voragem dos interesses económico-financeiros. 

Fernando Martins

3 comentários:

  1. Estimado Fernando Martins

    Fica-se sem jeito, ao ler tantas referências e comentários positivos... Não sei se sou merecedor. De qualquer forma o que para mim é mais importante é o prazer que, pelos vistos, lhe proporcionou a leitura desta humilde monografia da terra que amo. O "Boassas" (http:boassas.blogspot.com) irá fazer uma nota. Muito obrigado pela referência e pelas suas gentis palavras. Bem haja
    Cumprimentos
    Manuel da Cerveira Pinto

    ResponderEliminar
  2. CampelodeSousa09/07/2009, 19:03:00

    Até eu que não sou de Boassas, mas desde criança que sinto um certo encantamento por essa aldeia, que sem desprimor por qualquer uma das outras, eu a considerei sempre a aldeia mais encantadora do concelho de Cinfães.
    As célebres sardinheiras de Boassas que iam até São Cipriano, Ovadas, Vale-de-Papas, Ramires, Pimeirô e Gralheira vender as sardinhas, parecem fazer parte de outro Mundo, tal era a resistência dessas mulheres !
    Talvez um dia alguem se lembre de mandar fazer uma estátua em memória dessas heróicas mulheres !!
    Cumprimentos,
    Campelo de Sousa

    http://montao.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Estimado Fernando Martins
    O endereço do blogue de Boassas não estava completo, pelo que peço desculpa.
    O endereço correcto é:
    http://boassas.blogspot.com
    Cumprimentos e até breve.

    ResponderEliminar