WORSHIP!…
Caríssimo/a:
Como hoje – o dia em que se está lendo – é Domingo e ainda cheira a Reis, pensei que ficaria bem transcrever a história dos três Magos numa versão para crianças dos 4-5 anos e tirada de uma Bíblia, “The Toddlers Bible”. Então é assim:
“VISITORS
A long time ago, some wise man saw a star. They followed the star saying, “We are looking for Jesus.”
They travelled a long way. When people asked them where they were going, they said, “We are looking for Jesus”.
After many days, the star stopped where Jesus was living. The wise men went into the house. The wise men were pleased to see Jesus. They said, “Hooray! Here is Jesus!”
The wise men gave Jesus presents. They knew he was the baby that God had sent.
He was God’s own Son.
The wise men went back to their homes far away, very happy to have seen Jesus.
Matthew 2:1-12”
*
Para a reprodução ser mais exacta, devia ser acompanhada da respectiva ilustração, mas os recursos não o permitem; ficam só as palavras…
Contudo esta incursão pelo mundo da Bíblia vai permitir que fale do cuidado, do carinho, do amor que aqui reservam ao Livro Sagrado. De facto, mergulhamos num mundo diferente (não estou a dizer, ‘melhor, mas diferente) onde o culto a Deus todo ele é centrado na Sua Palavra.
As celebrações serão paralelas às nossas: cânticos, comentários, avisos, orações, prática-homilia-sermão e, quando é oportuno, a Consagração e Comunhão. A participação dos fiéis assume-se nos cânticos e em ressonâncias (mas nem sempre) à prática.
*
Por aquilo que me tem sido dado vivenciar há aspectos que gostaria de partilhar, certamente de forma rápida:
- o cuidado que põem no acolhimento de todas as pessoas que chegam para o culto (isto é geral para todas as ‘Igrejas’, incluindo a Católica Romana);
- a atenção dada às crianças nas Igrejas Reformadas onde aquelas, depois de uma introdução genérica, têm uma ‘catequese’ orientada especificamente para elas, após a qual saem da sala para actividades próprias, por idades;
- nestas Igrejas Reformadas a prática-homilia-sermão chega a durar três quartos de hora ou mesmo mais, o que nos diz à partida que toda a celebração nunca terá menos de uma boa hora e meia;
- normalmente, todas as pessoas que participam acompanham as leituras bíblicas pelo seu próprio Livro, que é próprio, ou lhes é fornecido no acolhimento, juntamente com o boletim ‘paroquial’ e outros folhetos;
- no final, em todas as Igrejas, o Celebrante é o primeiro a dirigir-se para a porta e aí cumprimenta todos os fiéis;
- muitas vezes, segue-se um chá ou refeição leve, sendo certo que alguns irmãos carenciados se juntam e aproveitam da confraternização.
*
Para terminar, pois não estou autorizado a grande prática (e esta já vai longa…), direi que será vulgar encontrar numa casa de família várias Bíblias:
“The Toddlers Bible”, “The Usborne Children’s Bible”, “My Bible Activity Book”;
“The Devotional Bible for Women”;
“The Candle Family Bible”, “Liberty Bible Commentary”, “Amplified Bible” e “Holy Bible”.
Bom Domingo
Manuel