A Casa da Música, prometida há muito, vai abrir portas no próximo dia 18, domingo, pelas 17 horas, garantidamente com festa. Vai servir a Filarmónica Gafanhense e o Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré, com espaços independentes e partilha de zonas comuns. Depois de tantos anos de espera, tenho a certeza de que chegou a hora para todos nos congratularmos com esta inauguração, augurando grandes êxitos para aquelas instituições com tantos sonhos e projetos, rumo a novos dinamismos culturais.
quinta-feira, 8 de junho de 2017
PRÉMIO CAMÕES PARA MANUEL ALEGRE
PORTUGAL
O teu destino é nunca haver chegada
O teu destino é outra índia e outro mar
E a nova nau lusíada apontada
A um país que só há no verbo achar
Manuel Alegre,
in "Chegar Aqui"
MARCHAS SANJOANINAS A CAMINHO
Estão para breve as Marchas Sanjoaninas. Os ensaios devem estar a decorrer, em força, para que tudo saia perfeito, de modo a agradar a todos. Dirigentes, ensaiadores, autores das músicas e das letras, dançadores e dançarinas, sem esquecer os trajes a condizer com os temas, que serão segredo até ao dia da apresentação. E quem ganhará? Todos, certamente.
quarta-feira, 7 de junho de 2017
EFEMÉRIDE — MUSEU DE SANTA JOANA
1912 – 7 de junho
«Atendendo à proposta do Conselho de Arte e Arqueologia da 2.ª Circunscrição, Coimbra, o Governo da República, por uma portaria da 2.ª Repartição da Direcção-Geral da Instrução Secundária, Superior e Especial do Ministério do Interior, criou um museu no edifício do extinto Mosteiro de Jesus e nomeou uma comissão local para o organizar e administrar que, por sua vez, escolheria para presidente o Dr. Jaime de Magalhães Lima e para secretário João Augusto Marques Gomes (Diário do Governo, n.º 135, 11-6-1912, pg. 2075; Arquivo, XLI, pgs. 241 e ss., onde aliás se erram datas) – A.»
“Calendário Histórico de Aveiro”
de António Christo e João Gonçalves Gaspar
NOTA: Faz hoje a bonita idade de 105 anos o Museu de Aveiro, mais conhecido por Museu de Santa Joana. O que se recorda, realmente, é a decisão do Governo da República de o criar, tendo sido nomeado para o cargo de presidente o Dr. Jaime de Magalhães Lima, conhecido e multifacetado escritor, mas também um amante da natureza e da cultura em geral. Recordo, hoje e aqui, a propósito da sua paixão pela natureza, um livro que li e reli — Entre Pastores e nas Serras —, em que descreve uma viagem à serra do Caramulo, que ele considerava a mais bonita de Portugal. Há uns dois anos tive a curiosidade e o prazer de calcorrear caminhos de aldeias que ele calcorreou há mais de 100 anos.
F.M.
À DESCOBERTA DE MANGUALDE
Crónica de Maria Donzília Almeida
“A vida é o que fazemos dela.
As viagens são os viajantes.
O que vemos não é o que vemos,
senão o que somos.”
Fernando Pessoa
| Nelas - Enoturismo |
| Lápide |
| Altar |
| Igreja - Escadório |
| Igreja - Pirâmides |
| Igreja Senhora do Castelo |
“À descoberta de Portugal” e “Por terras de Portugal” são dois livros alinhados na estante, muitas vezes consultados, para organizar roteiros e conhecer o património local. No século passado. Com o avanço da tecnologia, a literatura de viagens ficou relegada para secundaríssimo plano e a internet assumiu esse papel. É fácil, é barato e está sempre ao nosso alcance. Aí se colhe a informação necessária, se fazem os itinerários, e é possível saber-se de antemão, o que se vai ver e o que se vai saborear.
Quanto ao alojamento, não há sombra de dúvidas – Hotel? Trivago!
Com a curiosidade, a disponibilidade e a sede de cultura/conhecimento, lá foi um minigrupo de “jovenseniores” à descoberta de Mangualde. Pertencente ao Distrito de Viseu, região Centro e sub-região do Dão-Lafões, recebeu em 1102, o foral do Conde D. Henrique.
Do seu património, salientam-se alguns monumentos: a Anta da Cunha Baixa um monumento funerário em granito, a Capela da Senhora de Cervães, o Castro do Bom Sucesso, a Citânia da Raposeira, a Fonte da Ricardina que herdou o nome de uma rapariga, filha de um pretenso abade, que proíbe os amores da jovem, em cartas trocadas com Bernardo Moniz, numa fonte ali situada. Serviria de mote, a Camilo Castelo Branco para escrever o seu "Retrato de Ricardina"; a Igreja da Misericórdia de Mangualde, a Igreja Matriz de S. Julião, o Palácio dos Condes de Anadia obra dos fidalgos Pais do Amaral que a partir do séc. XVIII se tornam a família de relevo. É Simão Pais do Amaral quem ultima a parte arquitetónica da mansão; o Real Mosteiro de Santa Maria de Maceira Dão, o Pelourinho de Abrunhosa-a-Velha, o Pelourinho de Chãs de Tavares, etc.
Para ganharmos energia e absorvermos este banho de cultura e história, tivemos, ao jantar de 6º feira, um suculento repasto no restaurante Valério, uma referência local, cujas paredes estão revestidas por fotos de famosos que por ali passaram. A de Maria José Valério ostenta a sua madeixa verde, como imagem de marca. Também tirámos a foto da praxe com o Sr Valério para se juntar às demais. Em terras em que a Nobreza teve forte expressão, senti-me como peixe na água. (!?)
Apesar do vasto património, por limitação de tempo, a nossa atenção concentrou-se apenas em alguns pontos. O primeiro, em que nos detivemos, foi a capelinha de Santa Maria do Castelo, que deu o nome ao hotel, ali próximo. Erigida no começo do séc. XV, evoca a batalha travada em Trancoso entre soldados de Portugal e de Castela. De linhas simples, nela ressalta a altíssima torre, elevada a prumo sobre a fachada. O interior mostra uma elegante capela-mor com um retábulo de sabor neoclássico. Recebeu nos finais do século XIX, a honrosa visita dos reis D. Luís e a rainha Maria Pia e do rei D. Carlos com a ilustre rainha D.ª Amélia.
Esta minha atração pela monarquia, num misto de fantasia e realidade, assenta em fundamentos históricos. Segundo rezam as crónicas, através de relatos orais, há indícios que a avó materna seria filha da fidalguia que um dia, veio à sua procura, numa caleche, puxada a cavalos. A menina que tinha passado pelo Mosteiro de Jesus, não quis aparecer ao presumível pai biológico. A sua origem, provavelmente nobre, perdeu-se na bruma dos tempos, numa sociedade hipócrita que camuflava os desmandos da Nobreza. Dessa avó, herdei o sobrenome …de Jesus.
Passadas estas elucubrações, a nossa digressão prosseguiu por terras beirãs.
A próxima paragem foi em Fornos de Algodres, onde almoçamos com um espetáculo delicioso: o vai vem das andorinhas que nidificaram a todo o comprimento do beiral de um prédio ali em frente. Até a refeição se tornou mais gostosa. Aí visitámos, no edifício do turismo, uma exposição da Confraria da Urtiga. Uma planta amaldiçoada por tanta gente foi reabilitada e apresentada como uma fonte de nutrientes, que rivaliza com muitos produtos hortícolas.
Já no regresso, visitámos um empreendimento de Enoturismo, em Nelas, onde só os grandes apreciadores e conhecedores do precioso néctar, fazem paragem obrigatória. Os carros de alta cilindrada, ali estacionados, são reveladores!
Em pleno coração do Dão, o enoturista tem a possibilidade de visitar as vinhas, a adega e realizar uma prova de vinhos.
Como não somos dados a esses eflúvios etílicos, ficámo-nos pela visita ao local e degustámos um café quente.
Outros espaços, outras visitas ficarão para a próxima escapadela. Este país tem encanto em qualquer recanto apesar de dizerem que a beleza está nos olhos de quem vê!
06.06.2017
terça-feira, 6 de junho de 2017
Helena Semião
Neste mês de junho, mês dos Santos Populares, a rubrica “A Nossa Gente” é dedicada a Helena Semião, Presidente de Direção das Pestinhas – Grupo de Dança – Associação Cultural.
Natural da Gafanha da Nazaré, Helena Semião nasceu a 24 de novembro de 1966. Iniciou os seus estudos na Escola Primária da Cale da Vila, seguindo-se o 5.º ano no Ciclo de Aveiro, o 6.º no Ciclo da Gafanha da Nazaré e o 7.º no Liceu de Ílhavo, atualmente Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes.
Não tendo possibilidade de continuar os estudos, agarrou-se a todas as oportunidades que a vida lhe proporcionou com o objetivo de poder gerir a sua vida. Ainda muito jovem trabalhou numa obra, numa padaria e na lavoura, mas havia algo que queria muito fazer: dançar.
Com apenas 18 anos tentou formar um grupo de dança, na Senhora dos Campos (Colónia Agrícola), mas o seu projeto não vingou. Juntou-se ao Rancho Folclórico “As Ceifeiras” da Gafanha da Encarnação, onde tocava acordeão. Mas o seu sonho era dançar e, cerca de um ano e meio depois, desistiu do Rancho para ingressar no Estúdio Cem, em Aveiro. À hora do almoço e depois do trabalho ia aprender aquilo que sempre sonhara. A sua primeira atuação aconteceu no Rossio e a partir daí nunca mais parou.
Voltou ao seu projeto antigo, num convívio de amigas, e criou um grupo de dança na Gafanha da Nazaré. Inicialmente constituído por oito meninas, o grupo ensaiava na rua, depois numa sala da casa dos pais de Helena e, mais tarde, numa garagem. O grupo cresceu e, numa festa de Catequese na Igreja Matriz da Gafanha da Nazaré, apresentou duas coreografias, que foram muito apreciadas e aplaudidas, dando motivação a Helena Semião para continuar, dando ao grupo o nome de “Pestinhas”.
Das inúmeras atuações que foi realizando ao longo do tempo, Helena destaca a participação no programa de televisão “SIC 10 horas” com a apresentadora Fátima Lopes, motivo que a levou a formalizar o grupo em 2007. O Grupo de Dança Pestinhas ensaiou durante vários anos no Centro Cultural, agora Fábrica das Ideias, e no Mercado, na Gafanha da Nazaré. Atualmente, os ensaios realizam-se num espaço junto à Escola da Cale da Vila e está aberto, gratuitamente, a todas as crianças e jovens que queiram juntar-se ao projeto.
Dinâmica, criativa e lutadora, Helena Semião idealiza as coreografias e desenha os modelos de roupa sempre aliados aos temas que também ela escolhe, imprimindo originalidade naquilo que faz.
Depois da participação no Carnaval de Vale de Ílhavo e no Concurso de Hip-Hop Dance, Helena Semião volta a ser a porta estandarte do Grupo Pestinhas que, pelo nono ano consecutivo, vai participar nas Marchas Sanjoaninas de Ílhavo, que vão decorrer nos dias 17, 23 e 24 de junho, pelas 22h00, na Gafanha da Nazaré, na Praia da Barra e na Praça da Casa da Cultura de Ílhavo, num momento de divulgação da criação artística nas vertentes da coreografia, música, poesia e demais requisitos envolvidos nesta atividade.
O percurso de 50 anos de vida e de 25 anos de Pestinhas de Helena Semião é a prova provada de que, com trabalho, esforço e dedicação, os sonhos podem tornar-se realidade.
Fonte: Agenda “Viver em…” da CMI
NOTA: Congratulo-me com esta distinção atribuída a Helena Semião, ao ter sido incluída na rubrica "A Nossa Gente”, pelo trabalho de tantos anos em prol da dança com arte. Helena Semião, que conheço e cujo dinamismo aprecio, ao serviço das “Pestinhas, Grupo de Dança — Associação Cultural” da Gafanha da Nazaré, tem provado à saciedade que, com força de vontade e muito trabalho, é sempre possível enfrentar desafios e avançar com projetos em prol da comunidade, na certeza de que dos fracos não reza a história.
Por esta forma felicito a Helena Semião e todos quantos usufruem da sua paixão pela dança, quer sejam crianças e jovens, quer mais idosos. O que importa realmente é promover a alegria, o otimismo e o gosto pelas artes, neste caso, pela dança.
Ler entrevista que me concedeu aqui
Ler entrevista que me concedeu aqui
F. M.
A FROTA PORTUGUESA DO BACALHAU — UMA HISTÓRIA EM IMAGENS
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| Jean-Pierre Andrieux |
A FROTA PORTUGUESA DO BACALHAU — UMA HISTÓRIA EM IMAGENS é um livro de Jean-Pierre Andrieux, com edição da Âncora Editora. Os patrocínios vieram da Câmara Municipal de Ílhavo e do Museu Marítimo de Ílhavo.
Jean-Pierre Andrieux é um «Escritor de afetos e colecionador de imagens» que se deixou «arrebatar pela secular presença portuguesa nos grandes bancos, recolhendo fotografias, documentos e testemunhos de viva voz. A sua coleção de fotografias sobre a frota portuguesa e outras que competiram pela pescaria nos grandes bancos da Terra Nova é seguramente a mais extensa e completa que se conhece», garante no Prefácio Álvaro Garrido, Professor da Universidade de Coimbra e Consultor do Museu Marítimo de Ílhavo. E adianta que o autor é «amigo pessoal de muitos capitães de navios portuguesas», visitando «regularmente Portugal para conviver com eles e para tirar partido da cultura portuguesa cuja gastronomia muito admira».
O livro é essencialmente uma mostra expressiva de fotografias de navios e homens do mar ligados à pesca do bacalhau nos grandes bancos, a preto e branco e legendadas a preceito. O texto, de apenas 22 páginas, está carregado de memórias elucidativas, oferecendo ao leitor uma panorâmica do que foi a Faina Maior e para além dela, com pormenores que deixam o pó do esquecimento para se tornarem vivos no dia a dia dos nossos contemporâneos e dos vindouros.
Jean-Pierre Andrieux lembra que «Em grande parte do sul da Europa, o bacalhau passou a simbolizar a diferença entre a abundância ou escassez alimentar», mas também conhece e divulga legislação, armadores, navios da pesca à linha e arrastões, cujas características, a traços largos, nos mostram o essencial da frota portuguesa.
Debruçando-me sobre as imagens, constato que traduzem o quotidiano de oficiais e pescadores, cozinheiros e pessoal das máquinas, homens do leme, chegadas e partidas, icebergues, festas e religiosidade, momentos de lazer e de descanso, convívios à mesa e as homenagens aos que faleceram.
A FROTA PORTUGUESA DO BACALHAU — UMA HISTÓRIA EM IMAGENS é um livro que se apresenta em boa edição, integrando a "Colecção Novos Mares", dirigida por Álvaro Garrido. Merece, sem dúvida, ser apreciado por toda a gente que transporta na alma o mar, as pescas e as nossas tradições pesqueiras.
Fernando Martins
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