Cerimónia de Apresentação Pública e Doação da Pintura de Santa Joana Princesa ao Museu de Aveiro Sala de exposições temporárias - 8 de Fevereiro de 2014, pelas 15h00. Esta obra foi adquirida, no passado dia 25 de Outubro 2013, pela AMUSA - Associação dos Amigos do Museu de Aveiro e com o apoio da sociedade civil.
segunda-feira, 27 de janeiro de 2014
domingo, 26 de janeiro de 2014
Não enterrar o Baptismo
Crónica de Frei Bento Domingues
no PÚBLICO
Celebrar a data do Baptismo
para um renovado encontro com a Fonte e com a Luz
| Bento Domingues |
1. Não me lembro nada de ter sido baptizado. Recebi o crisma na adolescência, mas só me recordo de que o grupo em que fui apresentado escapou todo de uma temida palmada ritual do bispo. Com todo o respeito pelos anabaptistas, sou, no entanto, um defensor fervoroso do baptismo de adultos e de crianças, sem pensar que Deus só se dá bem com os baptizados.
É verdade que, às vezes, regresso desconsolado e apreensivo com o futuro de certas celebrações baptismais. Que irão fazer os pais para promover a progressiva descoberta do sentido e das exigências inscritas no espantoso programa simbólico do baptismo? A Igreja doméstica – a não confundir com certo beatério familiar – deve ser o espaço de uma evolutiva pedagogia da fé cristã que saiba puxar pelo que há de melhor nas pessoas: a descoberta da alegria no acolhimento dos outros, na partilha e na recusa dos caminhos da injustiça.
sábado, 25 de janeiro de 2014
A abjecção das praxes
Um artigo de Pacheco Pereira no PÚBLICO
A praxe mata, às vezes o corpo,
mas sempre a cabeça
mas sempre a cabeça
«A praxe mata, já tem matado, violado e agredido, enquanto todos fecham os olhos, autoridades académicas, autoridades, pais, famílias e outros jovens que aceitam participar na mesma abjecção. Já nem sequer é preciso saber se os jovens que morreram na praia do Meco morreram nalguma patetice da praxe, tanto mais que parece terem andado a seguir uma colher de pau gigante, fazendo várias momices, uma das quais pode ter-lhes custado a vida. Eu escreveria, como já escrevi noutras alturas, o mesmo, houvesse ou não houvesse o caso do Meco. (Aliás, é absurdo e insultuoso para a dignidade de quem morreu o espectáculo de filmes de telemóvel e entrevistas que as televisões têm passado, mas isso é outro rosário, da nossa estupidificação colectiva…)»
Ainda a"Ílhava"
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| Varino com duas bateiras. (foto do blogue Terra da Lâmpada) |
A história completa da bateira "Ílhava" pode ser lida a partir do meu blogue, concretamente, aqui. Digo completa, porque Senos da Fonseca concluiu um trabalho que tinha em agenda, com o terceiro apontamento em que fala daquela bateira, que ocupa já um lugar especial no Museu de Ílhavo.
Ecumenismo em Portugal levado à prática
Reconhecimento mútuo do Batismo
é «pequeno» sinal que pede novos gestos
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| Borges de Pinho |
«O professor universitário José Eduardo Borges de Pinho afirmou que o reconhecimento mútuo do batismo por parte das Igrejas cristãs em Portugal é um “pequeno” sinal que precisa de expressões maiores, mas significa um “passo em frente” para decisões futuras.
“Este reconhecimento mútuo representa um passo em frente e um abrir os nossos olhos para tomar as decisões que vêm a seguir, que não serão amanhã, mas que nos são pedidas”, afirmou à Agência ECCLESIA o docente da Universidade Católica Portuguesa.
Representantes das Igrejas Católica, Lusitana, Presbiteriana, Metodista e Ortodoxa (Patriarcado Ecuménico de Constantinopla) vão assinar este sábado, em Lisboa, uma declaração de reconhecimento mútuo do Batismo.
A assinatura é no entender de Borges de Pinho um passo “pequeno”, mais significativo “internamente do que exteriormente”.
“É evidente que se nos chamamos cristãos e desde que o Batismo seja realizado dentro das condições normais e básicas do seguimento de Jesus, à luz da tradição da Igreja, o reconhecimento não deveria ser alvo de qualquer problema ou discussão. Há aqui algo mais de simbólico do que de grande acontecimento”, explica.»
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GALITOS a cantar há 110 anos
Texto de Luís Ventura
| (Foto de Paulo Ramos no Diário de Aveiro) |
«O Clube dos Galitos, de Aveiro, assinala hoje a passagem do seu 110.º aniversário e elaborou um programa que decorre hoje, a partir das 14.30 horas, na sua sede, na Praça Joaquim Melo Freitas.
Tudo começa com o acolhimento aos convidados no Salão Nobre da sede do clube, seguido de embarque no barco “Praia da Costa Nova” que levará a comitiva até ao Posto Náutico da Lota, onde serão apresentadas três novas embarcações de remo.»
Li no Diário de Aveiro
Nota: Os meus parabéns aos Galitos de Aveiro, uma coletividade a quem a cidade e região muito devem pelo seu valioso contributo em prol do desporto e da cultura.
O Deus que é, o Deus que está
Crónica de Anselmo Borges
no DN de hoje
Uma língua é um mundo
Quem teve trabalhos de tradução deu-se conta das enormes dificuldades da tarefa. Tudo se complica ainda mais quando se vem de e se vai para mundos diferentes. Porque uma língua é um mundo e não um simples instrumento. Um caso típico destas dificuldades encontra-se na tradução da Bíblia, ao passar do mundo hebraico para o mundo grego e, depois, latino e outros. O grande Adolf von Harnack chamou a atenção para o imenso problema.
Para explicitar, ouçamos o Credo cristão: "Creio em Jesus Cristo. Gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, ressuscitou ao terceiro dia." Segundo a fé cristã, isto é verdade? Sim, é verdade. Mas a pergunta é: o que deriva dessas afirmações para a nossa existência de homens e mulheres, cristãos ou não? O Credo é teologia dogmática, especulativa. Ora, a teologia dogmática tem que ver com doutrinas e dogmas, com uma estrutura essencialmente filosófica. Pergunta-se: os dogmas movem alguém, convertem alguém, transformam a existência, dizem-nos verdadeiramente quem é Deus para os seres humanos e os seres humanos para Deus? Por outro lado, quem apenas recitar o Credo tem de perguntar: o que fez Jesus entre o nascimento e a crucifixão? O que é o que o levou à cruz? Quais foram as suas relações com Deus, com as mulheres, com a sociedade, com a religião, com o dinheiro, com a política? O que moveu a sua vida, o que pensou, o que queria? Que nos deixou realmente em herança?
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