sábado, 3 de janeiro de 2009

Viver com o Salário Mínimo

O EXPRESSO desafiou o jornalista Hugo Franco a viver com o salário mínimo (450 €) durante um mês. O jornalista aceitou o desafio e vai dar conta aos seus leitores, em crónicas diárias (expresso.pt), das experiências vivenciadas. Não sei se vai ter alegrias para contar (E daí, quem sabe?) ou se as suas crónicas, de tão cheias de dificuldades, passarão a ser um espaço de reflexão para todos nós. Já agora, seria interessante que o Governo encarregasse um dos seus ministros de fazer semelhante experiência. Estou em crer que muita coisa mudaria na governação do nosso país.

Como o simples é belo!

Há imagens que valem por mil palavras. Esta tulipa, que mão amiga me fez chegar com votos de Bom Ano Novo, é um sinal de frescura, de tranquilidade e de paz, numa certa solidão vivencial. Aqui a deixo para mostrar como o simples é tão belo. É também um convite para que o saibamos procurar e preservar durante 2009.

PROVIDÊNCIA E ECONOMICÍDIO

Antes, era a Providência divina. Deus, no seu saber, bondade e poder infinitos, governa o mundo, e a Humanidade está sob a sua protecção. Mesmo quando a dor, a desgraça e a morte se abatem sobre os seres humanos, deve-se conAlinhar à esquerdafiar, pois Deus tudo dirige segundo o seu desígnio. Aliás, Leibniz escreveu a sua Teodiceia precisamente para, como diz a própria palavra, justificar Deus perante a razão, por causa do mal do mundo. A justificação é: sendo Deus omnisciente, omnipotente e infinitamente bom, este é o melhor dos mundos possíveis. Hegel de algum modo secularizou a teodiceia, substituindo-a pela historiodiceia: a História autojustifica-se, pois ela é a manifestação e realização do Espírito Absoluto no seu autodesenvolvimento dialéctico, a caminho da plena autoconsciência. A negatividade é momento do processo e a "astúcia da Razão" consiste em colocar mesmo o particular e negativo ao seu serviço. Se a historiodiceia toma o lugar da teodiceia, a Razão na sua astúcia substitui a Providência. Na economia, a teodiceia e a historiodiceia são substituídas pela mercadodiceia - o mercado justifica-se a si mesmo. Entregue livremente a si próprio, o mercado fará com que, apesar de cada um procurar o seu interesse, tudo convirja para o maior bem de todos. Nele, habita a Providência, agora com o nome de "mão invisível", como disse Adam Smith. Mas Kant chamou a atenção para o "falhanço" da teodiceia: como pode a razão finita justificar Deus? A "astúcia da Razão" não é suficientemente forte para assumir as negatividades improdutivas. Quanto à "mão invisível", deixou mesmo de se ver. Quem tinha dúvidas esbarrou agora com a evidência. O antigo presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos Alan Greenspan recuou na fé de 40 anos: "Cometi um erro ao confiar que o mercado livre pode regular-se a si próprio sem a supervisão da Administração." A crise está aí, imensa, imprevisível. Começou com o sistema financeiro e está a chegar, à maneira de tsunami, à economia real, e teme-se um economicídio. Agora que o mundo do negócio se afunda, é tempo de parar no ócio - quantos se lembram que a palavra escola vem do grego scholê, que significa ócio, não no sentido de preguiça, mas de liberdade para pensar? -, precisamente para pensar. Quando se pensa, percebe-se que afinal não há alternativa à economia de mercado, mas ela tem de ser economia social e ecológica de mercado, acentuando os dois adjectivos: social e ecológica. Economia quer dizer etimologicamente lei da casa; ora, a casa tem de ser a casa de todos e para todos e a casa é o planeta Terra, que é obrigatório preservar. Quando se pensa, vê-se claramente a urgência de apelar para a necessidade da regulação e da ética no universo da finança e da economia. Ética - mais uma vez, segundo o étimo grego - tem a ver com o comportamento que se deve ter para habitar a casa comum. Quando se pensa, espera-se que a justiça funcione. De facto, houve incompetência, aventuras especulativas irresponsáveis e também se fala em corrupção e crimes vários. Sem justiça, como repor crédito e confiança no sistema? Problema maior: quantos acreditam e confiam real e verdadeiramente na justiça em Portugal? Pensando bem, precisamos de distribuição mais justa da riqueza - não se lia há dias no DN que "os rendimentos dos presidentes executivos das 50 maiores empresas europeias equivalem a 441 salários mínimos da Zona Euro"? Não continua também entre nós a cavar-se cada vez mais fundo o abismo entre a ostentação obscena da riqueza e a iniquidade cruel da pobreza? Quando se pensa a fundo, talvez se conclua que é tempo de pôr mais o acento na cultura do ser do que na cultura do ter. E não será urgente viver com mais moderação - de mederi, donde vem também meditação e medicina?E torna-se absolutamente claro que está aí o tempo da solidariedade. Se não for por humanidade, ao menos por egoísmo esclarecido. De facto, a acumulação sucessiva de frustração, impotência, fome, degradação, injustiça, pode levar a confrontos sociais de consequências imprevisíveis.
Anselmo Borges

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Casas Gafanhoas

Na década de 40 do século passado, as casas gafanhoas não tinham, naturalmente, as comodidades das casas dos nossos dias. Algumas da Cale da Vila, na Gafanha da Nazaré, contudo, já competiam com habitações de certas vilas e cidades portuguesas.

Taizé: Encontro de Bruxelas

"O que procuramos no mais profundo de nós mesmos é a paz, a paz do coração e a paz para toda a família humana. Santo Ambrósio dizia: «Começai em vós a obra da paz, para que, uma vez pacificados vós mesmos, leveis a paz aos outros»."
Meditações do Irmão Alois

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Mensagem de Ano Novo do Presidente da República

Conselhos oportunos a ter em conta
Na sua Mensagem de Ano Novo, o Presidente da República, Cavaco Silva, fez um apelo, veemente, à verdade que deve ser dita aos portugueses:
"Não devo esconder que 2009 vai ser um ano muito difícil. Receio o agravamento do desemprego e o aumento do risco de pobreza e exclusão social. Devo falar verdade. A verdade é essencial para a existência de um clima de confiança entre os cidadãos e os governantes. É sabendo a verdade, e não com ilusões, que os portugueses podem ser mobilizados para enfrentar as exigências que o futuro lhes coloca. A crise financeira internacional apanhou a economia portuguesa com algumas vulnerabilidades sérias. A crise chegou quando Portugal regista oito anos consecutivos de afastamento em relação ao desenvolvimento médio dos seus parceiros europeus. Há uma verdade que deve ser dita: Portugal gasta em cada ano muito mais do que aquilo que produz. Portugal não pode continuar, durante muito mais tempo, a endividar-se no estrangeiro ao ritmo dos últimos anos."
Na sua Mensagem, cheia de recomendações e de apelos, Cavaco Silva também mostrou confiança na capacidade dos portugueses para Portugal vencer a crise.
Já passámos por outras situações bem difíceis. Não nos resignámos e fomos capazes de vencer. O mesmo vai acontecer agora. Tenho esperança e digo-o com sinceridade. Cada um deve confiar nas suas competências, nas suas aptidões e capacidades. Este é o tempo de resistir às dificuldades, aos obstáculos, às ameaças com que cada um pode ser confrontado. Não tenham medo. O futuro é mais do que o ano que temos pela frente. O futuro será 2009, mas também os anos que a seguir vierem. Acredito num futuro melhor e mais justo para Portugal, porque acredito na vontade e no querer do nosso povo.
Podem ler toda a Mensagem aqui.

Dia Mundial da Paz

Papa Bento XVI apela ao fim da violência e do ódio em 2009
O Papa Bento XVI apelou hoje ao fim da "violência" e do "ódio", em 2009, aludindo ao Médio Oriente onde, segundo garantiu, a grande maioria da população israelita e palestiniana quer "viver em paz". "A violência, o ódio e o desencorajamento são também formas de pobreza a combater e talvez mesmo as mais terríveis. Que elas não vençam!", apelou o Papa, no Vaticano, por ocasião do primeiro dia do ano, celebrado pela Igreja Católica como o Dia Mundial da Paz. Bento XVI disse ter "confiado a Maria, mãe do filho de Deus, o desejo profundo de viver em paz, que emana do coração da grande maioria da população israelita e palestiniana, mais uma vez colocada em perigo devido à violência massiva que eclodiu na Faixa de Gaza em resposta a outras violências". Bento XVI desejou ainda "o dom da paz para a Terra Santa e para toda a humanidade".
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