terça-feira, 9 de janeiro de 2007

ABORTO - 9: UM ARTIGO DE ANTÓNIO REGO

Por muito que se atenue
nas palavras,
o aborto consiste
em destruir
um ser humano
PARTIDARIZAR O ABORTO
É natural que, a um mês do Referendo do sim ou não ao aborto - é disso que se trata - algumas dúvidas se levantem a quem tem de fazer uma escolha no dia 11 de Fevereiro, ainda que seja não votar ou votar em branco. Como conciliar o uso da firmeza e da tolerância neste complexo debate? Que diferença de método e de espírito entre esta campanha e uma campanha eleitoral comum? Que lugar ocupam os partidos neste xadrez? Onde começa e acaba a liberdade de consciência num tema tão delicado como a destruição da vida humana? Torna-se claro que o objecto colocado em referendo não é referendável: a vida. A frase adoçada - interrupção voluntária da gravidez - tenta quebrar a brutalidade do acto abortivo como agressão a um ser indiscutivelmente vivo, humano e indefeso. Não há ciência que possa negar a humanidade dum ser com quatro, cinco ou nove semanas, mesmo que se não entre no preciosismo (?) do segundo exacto em que começa a vida. Ninguém deseja que a mulher, seja qual for a razão por que decidiu provocar o aborto, vá para a cadeia. O seu sofrimento já é uma pesada pena. Mas o que está em causa é a liberalização, o sancionamento social, jurídico e económico dum gesto que, por muito que se atenue nas palavras, consiste em destruir um ser humano na evolução do seu crescimento. Esta é a real questão que deve ser colocada, sem eufemismos e com o maior respeito pela vida da mulher e do homem. É este problema que precisa ser frontalmente colocado como um tema humano e não religioso, inscrito na lei natural e formulado na Lei de Deus. Todo o arrepio que acompanha qualquer descrição pormenorizada deste acto, procede do ser contra natura e não de qualquer estreita lei dum obstinado legislador. Mais ou menos explicitamente os Mandamentos de Deus estão inscritos em dois lugares: na alma humana, no âmago mais profundo e sincero da sua contemplação, e no Decálogo com formulação verbal expressa. Estamos perante uma questão que não pertence aos partidos políticos, aos poderes estabelecidos, nem sequer às religiões institucionais. Pertence ao mais secreto e sacro do ser humano. Mas não é uma questão privada ou individual. Tinha razão o Patriarca de Lisboa quando dizia que o aborto não é uma questão religiosa.

ÍLHAVO: CONCURSO LITERÁRIO JOVEM

Entrega dos trabalhos até 14 de Março
PARA PROMOVER A ESCRITA
E VALORIZAR
A EXPRESSÃO LITERÁRIA
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Com o objectivo de fomentar hábitos de leitura nas camadas jovens, criar e/ou consolidar hábitos de escrita, promover a escrita e valorizar a expressão literária, a Câmara Municipal de Ílhavo vai realizar mais uma edição do Concurso Literário Jovem
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Na presente edição deste Concurso, pretende-se ainda, através da criação da secção “Temática Marítima”, subordinada ao tema “Memória das Profissões Marítimas”, promover a ligação dos ilhavenses, nomeadamente dos mais jovens, ao seu rico património marítimo e fomentar o dialogo entre gerações. Com esta VI edição do concurso, a Câmara Municipal de Ílhavo, atendendo à elevada importância que o Mar assume para o nosso Concelho a vários níveis, pretende ainda proporcionar uma experiência pedagógica e lúdica em torno das memórias marítimas da região, estimulando os alunos a uma viagem ao passado para construir conhecimento no presente e no futuro. Este concurso é dirigido aos alunos das Escolas do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos e poderão participar alunos de qualquer estabelecimento de ensino do Concelho de Ílhavo, até ao 9º ano de escolaridade, que poderão concorrer nas modalidades de texto narrativo e texto poético. A todos os autores será entregue um certificado de participação, cabendo ainda aos três primeiros classificados de cada categoria, prémios sob a forma de material didáctico, no valor de 100 euros para o 1º classificado, 50 euros para o 2º classificado e 25 euros para o 3º classificado. O prazo de entrega dos trabalhos decorre entre o dia 2 de Novembro de 2006 e o dia 14 de Março de 2007, devendo os mesmos serem entregues por mão própria ou enviados por correio, com aviso de recepção e endereçados para a Câmara Municipal de Ílhavo - VI Concurso Literário Jovem - Avenida 25 de Abril -3830-044 Ílhavo.
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Fonte: Portal da CMI

NAVIO-MUSEU SANTO ANDRÉ

Na Gafanha da Nazaré
Navio St. André
reabre sábado
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Desde o passado mês de Outubro em recuperação nos estaleiros da Navalria, o Navio-museu Santo André reabrirá, este sábado, ao público, com visitas guiadas das 14 às 20 horas. Terá ainda lugar uma conferência de imprensa que contará com as presenças do director do museu e do presidente da Câmara Municipal de Ílhavo

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Leia mais no Diário de Aveiro

DIA DA ALFABETIZAÇÃO - 2

VAMOS OFERECER LIVROS?
A propósito do Dia da Alfabetização, que ontem se comemorou, li, numa agenda para 2007, uma sugestão interessante. Diz assim: “Pegue em todos os livros que não vai reler e ofereça-os.” Eu sei que, para muitos (e eu estou entre esses), os livros da biblioteca pessoal são como filhos: não se dão… não se oferecem. Mas se fizermos um pequeno esforço, talvez possamos oferecer alguns que… estão por ali há anos sem ninguém lhes tocar. Lê-se na agenda que os livros que pudermos e quisermos oferecer podem muito bem ser canalizados para escolas e prisões, onde serão acolhidos de braços abertos. E mais: a sua Junta de Freguesia ou paróquia também podem informar quem precisa de livros. E há, ainda, ONGs (organizações não governamentais) que se encarregam de os mandar para os países de Língua oficial portuguesa. Ora aqui ficam algumas boas ideias.

segunda-feira, 8 de janeiro de 2007

UM ARTIGO DE ALEXANDRE CRUZ

Depois da festa,
vamos à Vida!
1. As festas de Natal e Ano Novo são sempre oportunidades (únicas) de encontros e reencontros onde os sentimentos de esperança diante de um novo ano redobram a capacidade da superação dos obstáculos permanentes. Não faltam tempos e lugares (e no fundo todos o são) onde a paz do Natal e o brilho expectante do Ano Novo terão de ser a “esperança em exercício” na construção de uma “Humanidade mais humana”. (No uso da liberdade pluralista e que é nossa convicção partilhada dizemos Natal, no seu sentido sempre novo, caloroso e aconchegante mais original, não dizemos só “Boas Festas”…) Essa Humanidade sonhada, também entre nós, onde as pessoas não serão números e os números económicos não serão tudo, nem serão os computadores que decidem o que “abre” ou o que “fecha” mas sim as pessoas na sua realidade pessoal e comum (não virtual), e em que o equilíbrio social entre ricos e pobres, litoral e interior de Portugal, seja um ideal constante, essa Humanidade (humana) continua a ser o sonho que procuramos. Até na luta pelo pão de cada dia! Uma das notícias nacionais da entrada em 2007 era que o “pão sobe 20%”; até o pão?! Que abismo de distância entre as (simpáticas e economicistas) mensagens políticas de Natal e Ano Novo e a realidade social do Portugal profundo? Não será possível um maior realismo que capte o estímulo à esperança dos mínimos para todos? O discurso cai ao lado, o saco (do pão) está roto! Fazem-se campanhas periódicas de recolha de alimentos, de quando em quando vêm os números dramáticos da pobreza em Portugal, que se agrava no interior… sabe-se que as fusões dos grandes grupos económicos quererão criar mais império para “alguns” deixando sabe-se lá como a multidão… Não, não ao menos não suba o pão!... Há gente que passa fome (por variadas circunstâncias todas as noites e dias de Natal)... 2. Alguns sinais dos tempos (perturbantes) continuam a marcar o exercício da nossa cidadania diária. Os tempos são de apreciável “liberdade”, mas esta cai se não está assente nos pilares da responsabilidade e dignidade humanas. Parece mesmo que na euforia emocionante somos dos melhores do mundo, que o digam as indústrias do telemóvel, o “investimento” no Euromilhões (que esbanja agora no Raly Dakar) ou as despesas da quadra natalícia que dariam para uma OTA (aeroporto). Entre tantas formas de formação humana sempre necessárias, uma delas será a educação para o consumo; sim, para mais em Portugal sabermos gerir a vida real, para melhor discernirmos os equilíbrios e as fronteiras entre o (saudável) bom senso e o (evitável) excesso. Talvez o equilíbrio das coisas possa ser medido pelo “depois”; há sempre um depois, e é nele que a verdade se apura (desde que haja tempo e vontade para reflectir); e “depois” das festas, o que fica mesmo para a vida como fruto de proximidade humana? Qual o “saldo” do essencial, dos motivos e valores do que festejámos? Tantas vezes excedemo-nos na emoção e, depois, torna-se-nos difícil o equilíbrio da razão das coisas e do ler a realidade do “dia seguinte”. Esse dia seguinte, se o anterior foi bem preparado e vivido, só pode ser de refrescada continuidade no caminho que constrói paz e harmonia entre todos. Eis a pergunte sempre difícil quanto essencial: de que valem as festas se não nos fizerem parar, pensar, (re)encontrar, para assim conduzirem mais esperança à vida diária? 3. A passagem de ano - para além do fogo de artifício - teve das piores fotografias que se poderia imaginar: uma corda ao pescoço de Sadam Hussein. Nessa corda mortífera, no filme de telemóvel da humilhação que agrava todos os ódios, estará o cair por terra da procura de estáveis caminhos democráticos. A morte de alguém, decretada por sistemas de justiça, acreditamos, nunca será caminho para a paz. A justiça – se o quer ser na grandeza da construção da democracia assente na dignidade da pessoa humana (é a única base de todo o futuro) – não pode “responder” com a mesma moeda de qualquer ditador. Todos os males cruéis e indignificantes que o ditador fez são ditadura; todo o ideal de um sistema de justiça em construção democrática não poderá nunca ser compatível com os mesmos usos mortíferos. Caiu a autoridade moral! Pena de morte (esta que continua a ser o sinal maior da degradação e incapacidade humanas), nunca! Só que: quem tem mesmo autoridade (parece cada vez mais que morre solteira) para defender a vida e não a morte? Como é possível vermos no Conselho de Segurança da ONU das nações que mais praticam a pena de morte nos seus sistemas de justiça? Foram inúmeras as vozes de países e organizações que se levantaram contra o crime da passagem de ano, ainda para mais filmado e exposto globalmente pelo vencedor do prémio TIME 2006 (o utilizador da Internet). 4. Desse “momento” de Sadam veio uma pergunta que nos fica para a história (pergunta como resposta à humilhação que lhe faziam): “É isto a Humanidade?” Esta pergunta volta-se para todos os lados, para ele e para o futuro das nações. Que todas organizações e países que se manifestaram (contra a morte) não esqueçam que há muitas mais vítimas e ideais de dignificação da Vida sempre a defender; dos que estão nesses tremendos “corredores” da morte aos que na solidão e sofrimento desesperam e pedem a eutanásia, das Vidas que são executadas (sem se poderem sequer defender) antes mesmo de verem a luz do dia aos que no mundo não têm pão e morrem de fome. Vamos, todos os dias de Vida!... Se se é contra a execução de Sadam então ter-se-á de ser contra todas as formas de morte. Que o ano novo traga absoluta coerência, para haver mesmo HUMANIDADE E VIDA!

ABORTO - 8

DEZ RAZÕES
CONTRA O ABORTO
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No Portal Evangélico, da Aliança Evangélica Portuguesa, li "Dez Razões" que justificam a sua posição contra o Aborto.
Elas aqui ficam, em síntese, mas vale a pena ler todo o texto, com as explicações sobre cada razão.
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1. O ABORTO É CONTRA A VIDA
2. O ABORTO É CONTRA A MULHER
3. O ABORTO É CONTRA O HOMEM
4. O ABORTO É CONTRA A CRIANÇA
5. O ABORTO É CONTRA A FAMÍLIA
6. O ABORTO É CONTRA A CONSCIÊNCIA
7. O ABORTO É CONTRA A DIGNIDADE HUMANA
8. O ABORTO É CONTRA O DIREITO À DIFERENÇA
9. O ABORTO É CONTRA A ÉTICA
10. O ABORTO É CONTRA DEUS
Para ler tudo,

DIA DA ALFABETIZAÇÃO

Renoir: Leitura
OFEREÇA HOJE UM LIVRO
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Se puder, ofereça hoje um livro. Se não puder, que a vida está muito cara e os livros não fogem à regra, fale aos seus familiares e amigos dos bons livros que tem lido, na esperança de que os venham a ler. O importante, no fim de contas, é contribuir para a erradicação do analfabetismo. Quando se fala de analfabetismo, logo as pessoas associam a ideia aos que não sabem ler. Mas não é correcto pensar assim. Há os analfabetos funcionais, que são os que, tendo aprendido a ler, não conseguem interpretar qualquer texto, por mais simples e acessível que ele seja. É a tal iliteracia… Eu penso que essa capacidade de interpretar o que se lê vem muito, ou essencialmente, da leitura e do esforço que ela exige para se compreender o que está escrito. Vem, pois, do treino. Quem lê muito, à partida, habitua-se a interpretar com mais facilidade. Pela minha experiência, acumulada durante a vida, vou percebendo que muita gente lê muito pouco. E lê muito pouco porque na realidade não tem tempo para isso. Com vidas cheias de tarefas profissionais, sociais, culturais e recreativas, entre outras, não será possível, realmente, encontrar uma horita por dia para ler bons livros. Quedam-se pelos jornais e revistas e não passam disso. Então, que os leitores de ocasião se comprometam hoje, Dia da Alfabetização, a ler com mais regularidade, optando por obras de qualidade. É que a leitura é mesmo uma extraordinária fonte de conhecimentos. F.M.

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