sábado, 15 de abril de 2006

Igreja quer antigo Convento das Carmelitas

Erro histórico pode e deve ser reparado
O padre João Gonçalves, pároco da Glória (Sé), é uma das pessoas que defende a entrega incondicional do antigo convento das Carmelitas à Igreja, como forma de reparar um «erro histórico cometido exclusivamente por motivos ideológicos, há 95 anos», quando após a implantação da República, em 1910, o Governo de então entregou a propriedade do convento à Câmara Municipal de Aveiro.
Como o convento foi feito para o serviço da Igreja, o padre João Gonçalves lembra que «quando temos um bem que não nos foi legitimado, não há razão para continuarmos a manter a sua propriedade e, muito menos, quando os seus legítimos proprietários existem e reivindicam os seus direitos».
Para o padre José Belinquete, autor do livro «As Carmelitas em Aveiro – Ontem e Hoje», publicado em 1996, a entrega do antigo convento à Igreja é a melhor forma da Câmara de Aveiro reparar a «injustiça cometida contra o próprio edifício conventual», quando, em 1905, o Executivo municipal de então, liderado por Gustavo Ferreira Pinto Basto, conseguiu convencer o Governo a autorizar a demolição de parte do convento, incluindo parte da igreja conventual, para a abertura de uma avenida, que nunca o chegou a ser construída porque o projecto não avançou para Nascente, avenida que deu lugar à actual Praça Marquês de Pombal. Para este padre, o imóvel deve «voltar às origens religiosas», pelo que a autarquia «não deve continuar a pô-lo ao serviço de outras funções civis, como tem acontecido desde a implantação da República», como parece que irá novamente acontecer se aí for instalado o prometido Juízo Tributário.
Monsenhor João Gaspar, investigador e autor de inúmeros livros sobre Aveiro e único aveirense membro da Academia Portuguesa da História, considera que o Executivo municipal tem competência para ceder à Igreja, por um período de 50 anos, o direito de utilização do convento, mantendo a autarquia a propriedade do imóvel, tal como aconteceu durante o período em que o edifício esteve ocupado pela PSP.
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(Para ler todo o artigo do jornalista Cardoso Ferreira, clique Diário de Aveiro)

sexta-feira, 14 de abril de 2006

Mensagem Pascal do Bispo de Aveiro

PÁSCOA DE CRISTO,
VIDA NOVA A VIVER! Páscoa de Cristo! Tesouro a descobrir, Amor em primeiro lugar, Esperança a desfrutar, Graça a saborear, Vida Nova a viver! Páscoa de Cristo! Maravilha a contemplar, Dom a acolher, Momento a festejar, Rumo a prosseguir, Vida Nova a viver! Páscoa de Cristo! Mistério a desvendar, Luz a iluminar, Vitória a alcançar, Dádiva a partilhar, Vida Nova a viver! Páscoa de Cristo! Morte que foi vencida, Tristeza ultrapassada, Coragem readquirida, Medo já sem lugar, Vida Nova a viver! Páscoa de Cristo! Fé a testemunhar, Alegria a comunicar, Certeza a não perder, Bússola a nortear, Vida Nova a viver! Páscoa de Cristo! Novidade a agradecer, Riqueza a desfrutar, Fonte a alimentar, Festa sem terminar, Vida Nova a viver!
“Se Cristo não ressuscitou, a nossa fé é vã…Se a nossa esperança em Cristo é somente para esta vida, nós somos os mais infelizes de todos os homens.” ( 1 Cor 15, 14 e 19) “ Não tenhais medo. Procurais Jesus, o Crucificado? Não está aqui: ressuscitou como tinha dito…Ide dar a notícia aos irmãos...” (Mat 28, 5 e 10) Feliz e Santa Páscoa para os cristãos e para quem procura Deus de coração sincero!
António Marcelino,
Bispo de Aveiro

Um artigo de Alexandre Cruz

Páscoa,
o florescer do ideal 1. Se há tempo para tudo, “agora” é Páscoa! Não é só tradição, agarrada ao passado, como se fosse uma pegada de dinossauro o centro das atenções dos olhares curiosos. Não é isso, é Páscoa, é a vida em jogo! É a “visão pascal”! Ainda que com as doces amêndoas e os cuidadosos folares regionais (com ou sem ovos) a marcarem a sua presença, mas a razão de toda essa rica doçura é mesmo a Páscoa! São milhares as viagens do norte ao sul, do litoral ao interior, familiares e amigos que nesta quadra encurtam as distâncias e se tornam presentes uns com os outros para partilharem este “momento”. E tudo porque a vida é mesmo para ser vivida, e não para se perder num corre-corre que esqueça as pessoas e os momentos importantes. O ritmo do tempo e dos calendários que marca a nossa vida, traçado no mapa da história que nos precedeu, não existe ao acaso. Em época de florescer da primavera vem a Páscoa lembrar-nos e convidar-nos a robustecer o “ideal”, o “sonho”, a esperança. É por isso que o tempo não cíclico, não é sempre a mesma “coisa”, os dias de vida por vezes parecendo mas não são iguais; dessa perspectiva do tempo repetitivo, sempre à volta, numa giratória donde não pudéssemos fugir, daí já vimos nós, pois essa foi a fase histórica do pensamento grego que acabaria por ser superada, em qualidade de sentido, pela cultura judeo-cristã. Esta veio dizer-nos que a vida é uma caminhada irrepetível, inclonável, sempre em forma de subida, de aperfeiçoamento histórico até ao (Jesus) Absoluto Pessoal que vence o “tempo” abrindo a história à “eternidade”… 2. Ao falar-se de “Páscoa”, dando significado à palavra e sentido à tradição agora tornada (muitas vezes em excesso) estratégia comercial, quer assinalar-se a pertença a uma continuidade que procura assumir a vida num sentido dinâmico de construção, de “passagem”. É verdade, a vida não é produto descartável, é convite a respirar renovação e esperança! É o maior tesouro e por isso importa bem preservá-lo, cuidá-lo, como a planta…alimentá-lo, regá-lo! Grandes são as vidas que se conhecem e sabem que no “nada” não se vai a lado nenhum e que só com metas, etapas, itinerários e desafios, se vai subindo a qualidade de vida e do ideal que se procura para ser feliz. Grandes são os que, nesta apressada viagem da história dos nossos dias, vão ganhando sábia equidistância crítica (mas compromisso) em relação a si próprios e à vida da sociedade. O mundo, mesmo o mundo das “rejeições” ao projecto existencial mais profundo de cada ser humano, cada vez mais espera dos que dão sentido pleno à Páscoa, ao Natal, ao Domingo. Estes, simples e inabaláveis nas suas colunas fundamentais do SER, dando sentido ao tempo, encontraram a raiz mais profunda da dignidade humana. 3. “Hoje”, ao acolher-se a “Páscoa”, todas as expressões exteriores de alegria, festa e convívio terão sentido…mas tanto mais pleno quanto mais o tempo que precedeu a Páscoa foi de auto-conhecimento e de exigência construtora. Haverá algum bom atleta que chegue à vitória sem exigente treino?! De modo algum! Assim também nas questões fundamentais da vida e na conquista do ideal que se procura, o “treino” pode-se comparar a este pensar e reforçar do ideal, o que fará florescer sentimentos e dias melhores, que saibam vencer as tempestades da vida. A “Páscoa”, enquanto “passagem”, faz-nos perguntar sobre “o que fica de nós e em nós(?)” num mundo em que tudo passa. A resposta a esta difícil questão obriga-nos a dar mais valor ao que tem mesmo valor. Haverá Páscoa sem paz e sem sentido renovado de vida e de “fé”? Chegará simplesmente o hábito social?!... Seria como o ir para um banquete de casamento e não comer nem beber nada, tudo ficaria incompleto, a meio do caminho, um puro engano, faltaria o essencial. A autêntica Páscoa de há dois mil anos, pelo seu “dar a vida” que abre janelas infinitas, ajuda-nos e inspira-nos à renovação de todos os ideais, para que as cores da esperança encham as medidas de cada coração humano! Paz a todos que habitamos nesta grande casa que é o mundo!...

SEXTA-FEIRA SANTA

Primeiro e definitivo
passo para
a nossa redenção
Três horas da tarde. À mesma hora, numa sexta-feira de há quase dois mil anos, Jesus Cristo morreu na cruz. Morte infamante que o Filho do Homem suportou para remir todos os pecados da humanidade. Daquele tempo, de hoje e de sempre. Jesus aceitou as acusações da hierarquia judaica e a sentença decretada por um político romano covarde, sem protestos e sem revoltas. Sem reivindicações e sem testemunhas que abonassem o Seu bom comportamento na sociedade. Também sem advogados que pudessem falar do seu amor à justiça, à verdade, à paz e ao amor. Sem o testemunho de cegos a quem Ele deu a possibilidade de ver, de surdos a quem Ele deu o dom de ouvir. De leprosos que Ele limpou, de mortos que Ele fez regressar à vida. De gente a quem deu de comer, quando pouco havia para repartir por milhares de pessoas que deixaram tudo para O escutar. Jesus, com a Sua entrega ao suplício por nós, quis assumir o sacrifício, séculos antes profetizado, para redimir os pecadores, oferecendo-lhes, como caminho de libertação, um mandamento novo: “Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei.” Com o Seu sacrifício supremo, Deus feito Homem veio mostrar a cada um de nós e a todos que até a morte pode ter sentido. Pela Sua morte, veio a garantia de uma vida nova para todos, assente na certeza da ressurreição que Ele próprio experimentou três dias depois. É por isso que os crentes, os que acreditam que Jesus é o Redentor da humanidade, vêem na Sua morte de cruz, ao lado de dois criminosos, o sinal de resgate que nos faz filhos de Deus e herdeiros da vida eterna. A nossa tristeza desta hora, humanamente compreensível, vai passar muito em breve pela alegria da vitória de Cristo sobre a morte. Com a ressurreição de Cristo, na Páscoa da libertação, culminam todas as tristezas, todas as dúvidas, todas as hesitações. E todos então poderemos cantar aleluias. A morte de Jesus Cristo é, verdadeiramente, o primeiro e definitivo passo para a nossa redenção.
Fernando Martins

quinta-feira, 13 de abril de 2006

Um artigo de Tiago Mendes, no Diário Económico

A minuta
O corporativismo em algumas universidades portuguesas é tanto mais condenável quando esperamos que elas sejam pólos de excelência e exemplos a seguir.
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A endogamia, no contexto do ‘job market’ universitário, consiste na contratação preferencial de indivíduos da mesma instituição. Do ponto de vista da racionalidade, a endogamia é perfeitamente entendível: trata-se de uma forma de protecção mútua entre agentes que estabelecem, de forma não necessariamente explícita, um contrato de protecção mútua. Num país de cidadãos avessos ao risco, o comportamento não surpreende. Mas se a endogamia é racionalmente entendível, ela não é, obviamente, aceitável. Uma universidade que pretenda fazer investigação e oferecer ensino de qualidade, não pode fechar-se ao exterior nem ter um corpo docente receoso de competição. O corporativismo que existe em algumas universidades portuguesas é tanto mais condenável quando esperamos que elas sejam pólos de excelência e exemplos a seguir.
Um caso caricato chegou-me há dias ao conhecimento. Rezava assim: um cientista português, radicado no estrangeiro, respondera a um concurso duma universidade portuguesa, publicitado na internet. A sua candidatura fora desqualificada, informava a Reitoria da instituição em causa, por não incluir “a minuta de candidatura”. A dita “minuta”, que não era referida no anúncio nem estava acessível ‘online’, não passava de um formulário no qual se requeriam o nome próprio, a filiação e a referência do concurso. Só a informação relativa à filiação não era deduzível da restante candidatura. Conclusões? Duas. Uma geral e uma particular.
A primeira: é nos pequenos detalhes que muitas vezes se percebem as grandes diferenças. Este tipo de requerimentos, essencialmente burocráticos, mesquinhos e alimentadores da mediocridade, não se coadunam com uma cultura meritocrática. Erguer este tipo de “muralhas”, de forma kafkianamente engenhosa, para proteger os habitantes do “castelo” não é prática admissível numa instituição onde a busca de conhecimento seja o móbil maior. A segunda: só com uma invejável dose de ingenuidade conseguiremos não suspeitar que a instituição em causa, a Universidade de Lisboa, tenha encorajado, ao mais alto nível, a contratação preferencial de pessoas da casa.
Confesso-me particularmente à vontade para expor este caso por não ter qualquer relação pessoal ou profissional com o visado (o biólogo Miguel Araújo). Cumprindo, ‘en passant’, a máxima de que a justiça deve ser cega. Não fora a seriedade da questão, mais a autonomia universitária, e o título do texto poderia ter sido “A 334ª” - a medida “essencial” e “emblemática” que faltaria à desburocratização do país. Como assim não é, opto por citar o visado nesta história: “Não há planos tecnológicos, estratégias de Lisboa ou protocolos com o MIT que resistam a uma burocracia cuidadosamente arquitectada para defender os interesses da mediocridade instalada. Assim, não vamos lá.” Pois é.
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Nota: A burocracia ridícula e castradora anda por aí à solta. Ao transcrever este texto, muito oportuno, de Tiago Mendes, pretendo, tão-só, mostrar como o País tem andado. Manietado pela burocracia, que está comodamente instalada em todo o lado, não é possível progredir. E ainda há quem lute, com todas as garras, contra o processo em curso de acabar com ela.
FM

Aveiro: Ecomuseu da Troncalhada

Uma tradição que deve ser
conhecida Troncalhada é nome de marinha de sal que a autarquia aveirense preservou e mantém em funcionamento, na época própria, para garantir a tradição. Fica ali bem perto da saída de Aveiro, na rotunda que dá acesso às praias da Barra e da Costa Nova. Quando se entra nessa rotunda, segue-se em direcção às Pirâmides e à esquerda, quem olhar vê logo a antiga marinha, em pleno funcionamento. Penso que esta época de férias para alguns, sobretudo para quem estuda, é uma excelente oportunidade para ficarem a conhecer uma actividade que tem tendência para desaparecer da nossa paisagem lagunar. O Ecomuseu da Troncalhada está bem cuidado e preparado para receber visitantes. Há guias para orientarem a visita e para explicarem o que muitos gostarão de saber: como se fabrica o sal, a partir da evaporação da água salgada depositada nas janelas do céu, como lhe chamou o artista multifacetado Almada Negreiros.

Um artigo de D. António Marcelino

NA FESTA DA VIDA,
PROJECTOS DE MORTE?
De uma maneira viva e irrespondível, os bispos de Espanha, em documento recente sobre a “reprodução humana artificial”, assim lhe chamam, denunciam que “o embrião humano recebe uma tutela legal menor do que aquela que se dá aos embriões de certas espécies animais protegidas”. Faz pensar, a tal ponto chegou o laicismo do estado. Por estes dias de Páscoa, a festa da vida, o problema também se vem pondo entre nós, com preocupação de muita gente que luta por uma sociedade que respeite a vida. O legislador escuda-se na maioria parlamentar para assegurar a vitória antecipada. Mau caminho, em matéria tão delicada. e grave. Não podemos, nem queremos habituar-nos a aceitar a ligeireza com que se vão abordando problemas sérios, com vista a novas leis. Não se pede agora mais, e este pedido é mais que legítimo, do que, em relação à “reprodução medicamente assistida”, assim lhe chamamos nós, se dê tempo e espaço para que as pessoas sejam esclarecidas, vejam, em todas as suas dimensões, o alcance das decisões possíveis, e possa reagir livremente. Não basta falar do vazio legal sobre o tema e aproveitar a maré para preencher este vazio de uma maneira menos adequada. Se é grande o vazio legal, a culpa não é, nem do povo, nem dos embriões, previamente condenados à morte. É o órgão legislador que tem de se interrogar, porque o povo está farto do parlamentarismo à século XIX, em troca da atenção, estudo e reflexão, sobre assuntos do seu interesse. Consta que tudo se tentava decidir, se é que não se continua na mesma, na calada dos arranjos da noite partidária e na distracção de um povo, cada vez mais alheio à política, porque, com futebol, jogos e novelas televisivos se dá por satisfeito, se não o acordarem. Por isso mesmo, os atentos são considerados cada vez mais incómodos num povo anestesiado e alheio a coisas essenciais. Sabemos que há muitas esposas desejosas de procriar e mulheres solteiras, ansiosas por um bebé, sem o incómodo de terem de o gerar. Para as primeiras há caminhos já traçados, para as segundas não vemos que caminhos legítimos, porque uma criança não é um brinquedo de luxo, e tem direitos que não se casam com caprichos e emoções. “ O embrião, lê-se no documento dos bispos vizinhos, merece o direito devido à pessoa humana, porque não é uma coisa, nem um mero agregado de células vivas, mas o primeiro estádio da existência de um ser humano.” Não respeitar o embrião, embora se lhe dêem outros nomes para acalmar a consciência, é abrir portas a formas que podem ir da procriação à comercialização, a fins cosméticos ou outros de igual teor. Procriação, investigação, indústria e negócio são termos que, no caso presente, se colam. Mesmo com leis que se dizem reguladoras de abusos, a ânsia de ir à frente na investigação e de tirar proveito material desta indústria, tem sempre patronos, dentro e fora do sistema. Os políticos, menos esclarecidos e pouco seguros, gostam de aproveitar, quando não mesmo de provocar, o facto consumado, que torna, depois, mais difícil o recuo. O facto consumado sempre foi uma estratégia marxista, para depois se poder gritar pelo respeito devido a direitos adquiridos. Todos sabemos que assim é, e aí está a prová-lo a Constituição, votada em circunstâncias que nada têm a ver com a realidade democrática de hoje, intocável em aspectos fundamentais, mas mutável, ao sabor de interesses e arranjos partidários. Não é caso único nesta estratégia antidemocrática, dominada pelo medo de perder, sempre que no jogo as regras são claras. Celebra-se a festa da vida. A Páscoa é isso mesmo. Sonham-se, entretanto, projectos de morte: o aborto prometido, o divórcio agilizado, o embrião destruído… Pode a Igreja calar-se, quando a pessoa humana é espezinhada, sem se poder defender? Nunca.