sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

D. António Marcelino, um bispo atento ao mundo que o rodeia


D. António Marcelino


O Correio do Vouga, órgãos oficial da Diocese de Aveiro, veio esta semana recheado de agradáveis surpresas, que resolvi partilhar com os meus amigos e leitores. Logo na capa, com destaque, uma entrevista a D. António Marcelino, a propósito do seu mais recente livro  “Pedaços de vida que geram vida”. Diz o Bispo Emérito de Aveiro nessa entrevista: «era beneficiário de testemunhos muito ricos» que, só por mim, nunca teria recebido. Não me pertenciam e havia que transmiti-los, para que outros se sentissem animados e atentos à acção de Deus nas suas vidas. Era preciso que mais os pudessem conhecer.»
Mais adiante, D. António Marcelino lembra que «a responsabilidade do bispo está ligada à sua missão, não ao cargo que exerce por um tempo», o que justifica, claramente, a sua permanente intervenção eclesial e cívica. Entretanto, anuncia a publicação de outros trabalhos, nomeadamente, a sua «apreciação da recepção, pela Igreja em Portugal, do Vaticano II, cinquenta anos depois». Recorda ainda que “A vida também se lê”, já com três volumes, vai ter um quarto, muito em breve.
Afinal, D. António Marcelino não é um bispo resignado, nem reformado, mas é, isso sim, um bispo ativo, mantendo em todas as circunstâncias «a ligação com as pessoas e as coisas, tentando estar «actualizado e disponível», sendo os dias por vezes «já pequenos e breves».

NOTA: Farei referência a outros trabalhos por estes dias

Sem comentários:

Enviar um comentário