No dia 23 de Outubro de 2008, teve lugar, aqui, numa das Escolas da Gafanha, um encontro de pessoas, unidas pelo mesmo objectivo: prestar homenagem a uma colega.
Acometida por uma doença insidiosa, teve que se retirar do serviço e por força das circunstâncias vai viver para longe da nossa terra.
Nisto há a salientar o factor humano que se sobrepôs a tudo o resto. Cansados das suas lides docentes, que os absorvem até à exaustão, souberam renunciar ao seu descanso e à comodidade dos seus lares, para estarem perto e confraternizarem com a colega demissionária.
Sentia-se algum pesar pela situação inesperada da colega em destaque, mas vivenciou-se uma transmissão de carinho e afecto numa onda de calor humano, que de todos emanava.
Ainda estamos todos vivos e é importante que estas manifestações não se percam.
No fim, foi entregue, em nome de todos, uma lembrança composta por objectos de bricolage, num apelo directo à vida e a uma vida nova que a colega vai ter na sua nova casa.
Eram utensílios de jardinagem, com que irá ocupar-se, nos longos tempos livres, que irá ter pela frente e que se augura sejam longos.
Estava emocionada, comovida com a adesão em massa, pela resposta ao chamamento feito pelos promotores da iniciativa.
E das profundezas do meu ser pensante e reflexivo tirei estas notas. Por mais prepotentes que sejam as forças políticas, sociais e outras que nos condicionam, nos atrofiam, nos anulam, nada há que consiga fazer estiolar a nossa força anímica, de professores, de pessoas, de seres humanos sensíveis, altruístas e solidários.
Muita energia, muita vida, muita alegria... te desejam todos os teus colegas e amigos.
E… vai-nos dando o feedback da utilização que vais dando à nossa prendinha. Queremos sabê-la… profusamente rentabilizada, usada… e sê ousada a tirar partido da vida, com ela! Nós cá estamos à espera!
Madona