domingo, 18 de novembro de 2007

TECENDO A VIDA UMAS COISITAS - 47




OS TRIPEIROS

Caríssima/o:

E é tempo de chegar ao Porto por onde já passara umas tantas vezes e onde aportara antes da ida para a tropa; porém, terminada esta, a vinda para o Porto foi definitiva até aos dias de hoje.
Certo certo é que o meu contrato com esta Terra e estas Gentes foi um tanto desigual: em troca de me permitirem que o coração continuasse livre, me prenderam a mente e os pés a estas pedras graníticas e, ainda mais violento, abraçaram os nossos Filhos que à sua sombra se acolheram!
Será então curioso que, no Porto, me (e nos) reconheçam pela Ria... E quando saboreio (saboreamos) berbigões, rojões do redenho e maresia insinuem que...”vá lá, vá lá, umas tripinhas à moda do Porto...”
Sem mais!...

Assim sendo, vamos às tripas:

«Ramalho Ortigão, no torno inicial de As Farpas, declara: No fundo das suas convicções políticas e sociais, o portuense é verdadeiramente patuleia ... gloria-se de ser tripeiro e articula esta palavra rijamente. Então, os portuenses têm orgulho na alcunha de tripeiros? Ora porquê? Por duas razões, mediando entre elas nada menos que 31 anos.

Parece misterioso, mas recuemos a 1384, quando Rui Pereira organiza no Porto uma armada de 17 naus e 17 galés e ruma a Lisboa, para acabar com o cerco dos castelhanos e acudir a uma população faminta. A armada levava não só marinheiros e soldados como mantimentos. Praticamente toda a carne que havia entre muralhas no Porto, que os da velha cidade entenderam contentar as suas mesas à conta das tripas, que cozinhavam com feijões. O resto das carnes apareceu só quando se estabilizou a vicia nacional. Os portuenses ganharam o gosto às tripas e uma comida de emergência tornou-se um petisco e um prato de substância. Aliás, só os estômagos fracos e sensibilidades exageradas afastam o prato. E o tom pejorativo da alcunha apareceu já em fase de calmia histórica, digamos assim.

A segunda e decisiva vez já foi em 1415. Os calafates da beira-rio trabalhavam rijamente na aparelhagem de mais umas quantas naus e multiplicavam-se os boatos sobre o destino das mesmas. Que eram uns príncipes que iam casar a Nápoles, que era o rei João apontado a visitar a Terra Santa, que a princesa assim, que não se sabia mais quê. Boataria.
À maneira, como convinha. Até que o jovem Infante D. Henrique manda chamar o seu fiel Mestre Simão, que dirigia os estaleiros. Pedindo-lhe o máximo sigilo, confiou o infante ao seu velho amigo que essas naus em construção se destinavam à conquista de Ceuta. Mestre Simão, que já participara na armada que Iibertara Lisboa, sabia que o que se pedia não era apenas o cumprimento de prazos na entrega das embarcações, era o próprio abastecimento. E de novo o Porto se comprometeu a voltar a comer tripas por obrigação. E o epíteto, muitas vezes incompreendido para os de fora e para alguns de dentro, tornou-se uma medalha de patriotismo.»
[V. M., 210]

E pela cópia fica o


Manuel
Foto: Ramalho Ortigão

1 comentário:

  1. É sempre agradável ler as lendas que este blog oferece.Parabéns

    João Coutinho

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