quinta-feira, 22 de dezembro de 2005

NATAL: Um poema de Pedro Homem de Melo

  
Tanzânia: presépio 


NOITE DE NATAL


Como esse mar onde mal chega o rio, 
Como esse poço onde mal sopra o vento, 
Aqui me tens, negando o lume e o frio, 
E cego e surdo ao próprio pensamento. 

Como esse mar onde mal chega o rio, 
Como esse poço onde mal sopra o vento. 

Não haveria quem sonhe à minha beira 
E, ao menos, longe em longe me sorria? 

Às vezes cuido que na terra inteira, 
Já ninguém sente regressar o dia. 

Não haverá quem sonhe à minha beira 
E, ao menos, longe em longe me sorria? 

Areia. Pó. Um charco e uma parede, 
Tudo confundo: a sombra, o medo, a luz. 

Nem lágrimas. Porquê? Morro de sede. 
É esta a noite,
 – E vai nascer Jesus. 

In “Natal… Natais”

Sem comentários:

Enviar um comentário