quinta-feira, 3 de novembro de 2005

RAMAL FERROVIÁRIO DE LIGAÇÃO AO PORTO DE AVEIRO

Declaração de Impacte Ambiental na próxima semana
A Declaração de Impacte Ambiental referente à obra de construção da plataforma multimodal de Cacia e do ramal ferroviário de ligação ao porto de Aveiro deverá ser emitida na próxima semana.Caso não se verifique nenhum atraso de última hora, foi esta a data adiantada pelos responsáveis do Ministério do Ambiente que, no passado dia 13 de Outubro, se deslocaram a Aveiro para percorrer a zona de implantação deste importante projecto para a região.
A visita da Comissão de Avaliação do Estudo de Impacte Ambiental integrou representantes do Instituto do Ambiente, Instituto de Conservação da Natureza, Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Instituto Português do Património Arquitectónico e Arqueológico (IPPAAR), da REFER e da Administração do Porto de Aveiro. A APA esteve representada pelo eng. Jorge Rua.
Recorde-se que a fase de inquérito público do Estudo de Impacte Ambiental terminou a 5 de Setembro, tendo estado a consulta durante 36 dias.O ramal ferroviário entre a Linha do Norte e o Porto de Aveiro terá uma extensão de nove quilómetros. A ligação partirá de uma plataforma intermodal de mercadorias, em Cacia.
O projecto consagra também a construção das ligações ferroviárias aos vários terminais do Porto de Aveiro e um parque de interface modal adjacente à zona de triagem, que ocupará uma área de 16 hectares, obras da responsabilidade da Administração do Porto de Aveiro.
O Estudo de Impacte Ambiental foi aprovado em Dezembro de 2004. Segundo dados da REFER, o investimento previsto, de 68,5 milhões de euros, reparte-se da seguinte forma:Plataforma Multimodal de Cacia/Esgueira - € 12.000.000,00;Ramal de acesso ao Porto de Aveiro - € 56.500.000,00.Execução com verbas provenientes do Orçamento de Estado e Fundos Comunitários.
A construção do ramal ferroviário de ligação ao complexo portuário foi incluída pelo actual Governo no Programa de Investimentos em Infraestruturas Prioritárias.
Fonte: Porto de Aveiro

Sem comentários:

Enviar um comentário