quinta-feira, 3 de novembro de 2005

LAICISMO E INDIFERENTISMO

O Estado é leigo na matéria Religião
Duas tendências da sociedade actual, laicismo e indeferentismo, obrigam a repensar o modo de ser e agir em Igreja. Duas centenas de pessoas juntaram-se no Seminário para discutir o assunto
::
“Em questões de religião, o Estado tem que perceber que é leigo na matéria”, afirmou o padre jesuíta Vasco Pinto de Magalhães, na jornada sobre “Laicismo e Indiferentismo”. O “Estado é laico; o povo tem as crenças que tiver. O Estado é a-religioso, o que é muito diferente de ser anti-religioso. Compete-lhe gerir todas as formas de religiosidade de maneira a que as pessoas vivam os seus espaços de religiosidade”, disse.
A Jornada, organizada por várias instituições lideradas pelo CUFC, reuniu duas centenas de pessoas em Aveiro, na noite de sexta-feira e manhã de sábado, para falar de duas tendências do tempo actual que obrigam a repensar o modo de estar da Igreja: o laicismo e o indiferentismo.
Como laicismo entende-se a corrente que pretende relegar a religião para o espaço privado. Em última instância, para a consciência de cada pessoa, apagando-a do espaço público. Essa tendência, presente em alguns políticos portugueses e muito actuante na Europa, é um “laicismo serôdio”, diria o Bispo de Aveiro no sábado de manhã, relembrando o laicismo anticlericalista dos sécs. XIX e XX.
Indiferentismo é o caldo cultural difuso e ambíguo, em que a sociedade actual vive, e que se caracteriza pelo relativismo moral, pelos compromissos descartáveis, pelas opções contraditórias, verificadas, inclusive nos peregrinos de Fátima, como mostrou um estudo apresentado pela gestora Madalena Abreu. O indiferentismo “é um inimigo que está dentro de casa”, afirmou o jesuíta, reconhecendo que é a base para que o laicismo seja aceite sem ser criticado.
Pluralismo ambivalente
O director do Centro Universitário Manuel da Nóbrega (Coimbra), reconheceu que o laicismo poderá fazer um grande caminho na sociedade portuguesa, com consequências nefastas como a eliminação das aulas de Educação Moral e Religiosa Católica. “Prevejo que vai ser muito pior do que será. Há claramente vontade de as eliminar do mapa”, afirmou, reconhecendo que, enquanto Igreja, “quase só temos questões; não temos estratégias”. No entanto, “a Igreja está preparada para passar perseguição”. “Os tempos de expulsão são tempos de santidade”.
Numa intervenção mais moduladora, Manuel Alte da Veiga expôs a ambivalência do pluralismo (positivo: a troca de ideias; negativo: o sentimento de andarmos perdidos), para afirmar de seguida a “teoria do grupo perfeito”, ou seja, aquele que é “perfeitamente grupo”, porque “cada qual tem a oportunidade de manifestar a sua opinião, sem se sentir oprimido”.
Segundo o professor reformado da Universidade do Minho e actualmente a colaborar No ISCRA, no grupo perfeito, “o negativo da pluralidade converte-se em positivo de tendência para a verdade”. Alte da Veiga sublinhou a importância do grupo perfeito na educação, “expressão maior do segundo útero”, e deu um exemplo de alcance prático na vida da Igreja: “Por que é que não podemos pedir explicações ao padre no fim da homilia?”
A Igreja no debate cultural
D. António Marcelino, na última intervenção da Jornada, descreveu vários domínios da sociedade segundo o laicismo e segundo a laicidade. Alguns exemplos: A economia pode ser o domínio das leis de mercado, ou ter rosto humano. A cultura poder ser relativista (“tudo é igual”) ou criticar as várias “verdades” para definir prioridades.
A terminar, D. António Marcelino apontou caminhos para a Igreja e seus agentes. Estes caminhos sugerem uma nova atitude no campo cultural: “[A Igreja tem de] estar activa nos debates culturais, (...) entrar no comboio, saber o lugar que lhe compete (...), promover iniciativas concretas no contexto intercultural”. Trata-se, disse o Bispo de Aveiro, de “cultivar o pluralismo legítimo e equilibrado”, “sem pôr em causa o mundo da fé”.
Fonte: Correio do Vouga. Trabalho do jornalista Jorge Pires Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário