quarta-feira, 2 de novembro de 2005

Concordata e tribunais eclesiásticos preocupam Bispos

A aplicação da nova Concordata entre Portugal e a Santa Sé foi um dos assuntos tratados na reunião dos Bispos da Província Eclesiástica de Braga, que decorreu segunda-feira nessa cidade
As exigências, problemas e dúvidas suscitadas pela revisão daquele tratado, nomeadamente quanto à área fiscal, foi o tema mais falado nesta reunião, a par do funcionamento dos tribunais eclesiásticos. Aquele assunto será tratado também na assembleia plenária da Conferência Episcopal Portuguesa, que decorrerá em Fátima de 14 a 18 de Novembro.
Um dos problemas em foco está relacionado com a actuação de algumas comissões de festas e/ou de angariação de fundos para obras da Igreja. Além dos procedimentos, a independência manifestada por algumas em relação ao Conselho Económico Paroquial, que é sempre presidido pelo pároco, e às orientações da hierarquia eclesiástica, tem suscitado divergências e conflitos nas comunidades paroquiais.
Quanto aos tribunais eclesiásticos, os bispos do Norte e Centro de Portugal conversaram ontem sobre a possibilidade de, sem recorrer a mais meios materiais e pessoais, o seu funcionamento ser melhorado. O problema dos divorciados recasados foi debatido.
A reunião dos bispos da Província Eclesiástica de Braga acontece duas ou três vezes em cada ano. A próxima terá lugar em Viana do Castelo, no dia 6 de Fevereiro do próximo ano. Ontem estiveram presentes os bispos de Braga, Viana do Castelo, Vila Real, Bragança-Miranda, Lamego, Porto, Coimbra e Aveiro. Do Porto vieram os Bispos Auxiliares. D. António Marto, Bispo de Viseu –que também faz parte da Província Eclesiástica de Braga –, faltou devido ao falecimento de um sacerdote na sua diocese.
Com estes encontros, explicou o Arcebispo de Braga em declarações ao Diário do Minho, pretende-se «intensificar a comunhão entre as dioceses». São «encontros informais », esclareceu D. Jorge Ortiga, «sem acta nem comunicado », e por isso sem conclusões ou tomadas de posição colectivas, mas com tempo para os bispos constatarem «as preocupações e alegrias» de cada diocese em particular, e da Igreja em geral. E também para se falar do actual momento político, tanto ao nível local como nacional.
Fonte: ECCLESIA

Sem comentários:

Enviar um comentário