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sábado, 11 de fevereiro de 2012
Deus e a pergunta final
Um texto de Anselmo Borges
no DN
Quatro momentos de uma reflexão sobre Deus, o Homem, o niilismo e a pergunta final.
1. Conta-se que uma vez alguém se aproximou de Buda e lhe perguntou: "Deus existe?" Buda respondeu: "Sim". Depois de comer, veio outra pessoa, que queria saber: "Deus existe?" E Buda disse: "Não, não existe." No final da tarde, uma terceira pessoa veio com a mesma pergunta: "Deus existe?" "Terás de decidir isso tu próprio", respondeu Buda. "Mestre, que absurdo!", disse um dos seus discípulos. "Como podes dar respostas diferentes à mesma pergunta?" "Porque são pessoas diferentes", res- pondeu o Buda, o Iluminado. "E cada uma delas aproximar-se-á de Deus à sua maneira: através da certeza, da negação e da dúvida."
Liturgia, primeiro passo da renovação conciliar
Um texto de António Marcelino
.
A Liturgia era o tema mais refletido à data do Concilio. A lógica da renovação recomendava que os primeiros temas a debater fossem a Igreja e a Revelação Divina. Mas não foi possível começar por aí, porque logo se viu que eram temas em que havia divergências no modo de os conceber e de os apresentar a debate na sala conciliar.
Antes do Concilio deram-se passos importantes no campo da liturgia. Entre outros: Pio X restaurou a música sacra, nomeadamente, o canto gregoriano (1903); fundou-se o Centro de Pastoral Litúrgica (1945) em França com a revista “La Maison de Dieu”; Pio XII publicou a “Mediator Dei” (1947) e restaurou a vigília pascal e a missa vespertina, mitigou o jejum eucarístico, permitiu a língua vulgar em partes dos sacramentos e sacramentais; o movimento litúrgico, iniciado pelo beneditino francês D. Gueranger, fundador da abadia de Solesmes, estendeu-se pela Europa a vários mosteiros beneditinos; de 1950 a 1957, realizaram-se sete encontros internacionais de liturgia, com realce para o I Congresso Internacional de Liturgia em Assis (1956). A renovação chegou a Portugal por D. António Coelho, que havia restaurado o mosteiro beneditino de Singeverga e fez dele uma escola litúrgica de influência, pela sua prática e publicações. O Seminário de Cristo Rei (Olivais, Lisboa) com o seu reitor, Monsenhor Pereira do Reis, teve nas décadas de quarenta e cinquenta um papel preponderante na criação de uma nova mentalidade e prática litúrgica, através dos novos padres que ali estudaram e que difundiram nas suas dioceses um espírito litúrgico, novo e aberto.
Dia Mundial do Doente - 11 de Fevereiro
Um texto de Maria Donzília Almeida
“A saúde é a vida no silêncio dos órgãos”. Esta frase, do famoso cirurgião francês René Leriche, subentende que é a doença, em última análise, o que faz o corpo falar.
Evocando Júlio Dinis, médico e escritor, na sua obra: “As Pupilas do Sr Reitor” é defendida a ideia de que não há doenças, mas sim doentes! Apesar de haver sintomas comuns a duas pessoas, em cada uma, a doença manifesta-se, de forma diferente. A afirmação foi bastante polémica, na época em que foi produzida, meados do século XIX.
Em qualquer fase da nossa vida, já passámos por circunstâncias de fragilidade física ou/e psicológica, em que nos sentimos, no papel de doentes. De formas diversas, a nossa saúde sofreu já, algum revés. Felizes nos sentimos, quando conseguimos debelar a patologia e deixámos de sentir a dor que a acompanha.
Associado à doença, o sofrimento é um caminho inevitável e indispensável ao nosso crescimento. Ele ensina-nos a vida, a apreciá-la, ter mais prazer em senti-la e vivê-la inteiramente.
sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012
quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012
CARNAVAL NO MUSEU DE ÍLHAVO: Mar, Mistérios e Enigmas
O Serviço Educativo do Museu Marítimo de Ílhavo lança um desafio às crianças e jovens dos 6 aos 12 anos, paras férias de Carnaval. O desafio consiste em desvendar enigmas marítimos, numa viagem pela história dos Descobrimentos Portugueses e da pesca do bacalhau.
O convite lembra que a brincar será possível conhecer as nossas coleções, revelar os segredos que guardam e descobrir algumas curiosidades do universo marítimo.
— 18 e 21 de fevereiro, das 14h00 às 16h00
— 22 de fevereiro, das 10h00-12h00 e das 14h00-16h00
A participação nesta atividade carece de inscrição prévia até ao dia 15 de fevereiro.
Fonte: CMI
Fonte: CMI
Carnaval com 950 crianças de instituições aveirenses
A Câmara Municipal de Aveiro organiza o Desfile de Carnaval Infantil no próximo dia 18 de fevereiro, a partir das 15 horas, com início no largo do Mercado Manuel Firmino.
Organizado pela Câmara Municipal de Aveiro, o desfile irá contar com a participação de perto de 950 crianças de nove instituições do Concelho: Associação Casa Mãe de Aradas; Centro Social e Paroquial da Vera Cruz; Centro Social e Paroquial São Pedro de Nariz; Colégio D. José I; Estabelecimento de Ensino Santa Joana; Florinhas do Vouga; Fundação Casa Pessoal Segurança Social e Saúde do Distrito de Aveiro; Centro de Infância Arte e Qualidade, e Trá-lálá.
O percurso que as crianças irão fazer inicia no Largo do Mercado Manuel Firmino, seguindo pela Rua Eng.º Silvério Pereira da Silva, a Av.ª Dr. Lourenço Peixinho, a Ponte praça, Rua João Mendonça, Rua Dr. Barbosa de Magalhães, Travessa do Rossio, terminando na Praça do Peixe.
Fonte: CMA
Como se chegou a esta vergonha?
Um texto de António Marcelino
No Correio do Vouga
Os factos e os números são escandalosos e preocupantes: idosos sozinhos que morrem sem que ninguém dê por isso; assalto a casas de pessoas idosas com o objetivo de roubar e em que qualquer resistência é castigada selvaticamente, por vezes até à morte; idosos em lares, muitos deles votados ao abandono pelos filhos e pelos netos; magreza de reformas que não chega, nem de longe, para as coisas indispensáveis, assaltos em plena rua, antes à noite, agora a qualquer hora do dia…
A GNR, em alguns locais, presta atenção e faz companhia; apesar de pequena, a reforma dá sempre jeito, mesmo dando para pouco. Os grupos locais de solidariedade são ainda o maior apoio e companhia… Mas as preocupações permanecem. Pobre país se nele escasseia amor e lugar os idosos! Muitos não se sentem amados e julgam-se um peso para a família que os rejeita e para a sociedade que os suporta. Nos meios rurais a vizinhança ativa conta, mas a pecha do desinteresse e do incómodo está a contagiar.
Comunidades locais e paróquias têm de se sentir procuradoras dos idosos mais sofridos e isolados. Têm de amar, ajudar, gritar, denunciar, bater à porta e abanar filhos e netos, vizinhos e instituições, governo e autarquias. Os idosos são uma riqueza, deve-se-lhes respeito, gratidão e amor gratuito. Uma dívida nunca paga. Sem a sabedoria dos velhos e o amor que lhes é devido, o mundo torna-se triste e insuportável.
Indícios do Divino na poesia portuguesa do século XX
Isabel Allegro de Magalhães
Professora catedrática da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
da Universidade Nova de Lisboa
In Para lá das religiões,
ed. Chiado Editora
09.02.12
Professora catedrática da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
da Universidade Nova de Lisboa
In Para lá das religiões,
ed. Chiado Editora
09.02.12
(...) Na literatura do século XX e do início deste século em
Portugal, é possível identificar, mesmo se a multiplicidade impede que dela se
fale em geral, uma intuição intelectual, uma sabedora pergunta pelo
Transcendente, latente ou explícita. Traços de preocupação pelo religioso, o
divino ou Deus, enquanto Presença outra – procurada, negada, acolhida,
debatida, velada ou abertamente configurada – são visíveis em muita da poesia e
da narrativa ficcional.
É verdade que, na cultura portuguesa, em parte devido à
forte herança de um sentido messiânico, de raiz judaica, o sentido de um
“descontentamento” ou de um “desassossego”, ou então de nostalgia ou saudade, é
uma constante em vários autores, traduzindo-se na consciência de um
irremediável ficar aquém ou no adro, e na constante busca de um além
inatingível, que são elementos matriciais da nossa cultura. O “mito sebástico”
parece dar sequência, imaterial mas intensa e constante, a essa antiga
expectância perante “outra coisa ainda”, essa que será mesmo “linda”, como no
poema ‘Isto’, de Fernando Pessoa, se diz:
«[...]
Tudo o que sonho ou faço,
O que me falha ou finda
É como um terraço
Sobre outra coisa ainda.
Essa coisa é que é linda.»
(PESSOA: “Cancioneiro”, ‘144’)
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