terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

O país dos filhinhos do papá existe mesmo

João Miguel Tavares é um jornalista do PÚBLICO que leio quando posso. Nas suas crónicas não perdoa compadrios nem carreirismos com base em apelidos de família. Denunciar isto é importante, sobretudo quando tal situação atinge cargos governamentais. 

Exercício de combate à poluição no Porto de Aveiro



Gostei de saber que se realizou, no Porto de Aveiro, no passado dia 22 deste mês, um exercício de combate à poluição, promovido pela Autoridade Marítima Nacional. O exercício ocorreu nas instalações do Departamento Marítimo do Norte, depois da realização de uma ação de formação e treino que se estendeu durante três dias. 
Segundo a nota que nos foi enviada, o exercício respondeu a uma simulação de derrame de fuelóleo provocado pela colisão de um navio tanque na ponte cais n.º 26 do Terminal de Granéis Líquidos. 
Esta ação mostra à evidência que na área portuária os responsáveis estão atentos a eventuais ocorrências no âmbito da poluição do ambiente, com prejuízos para as populações, em geral.

Li aqui 

Rota das Padeiras regressa a 28 de março

Pão doce 


Padas 
«Mistura-se a farinha, o sal, o fermento e a água. Amassa-se muito bem e deixa-se a levedar. Depois é preciso dar abas e tender. Por fim, leva-se ao forno a lenha, bem quente e, pouco depois, estão prontas a...devorar. 
A receita das afamadas Padas de Vale de Ílhavo não se aprende em duas ou três linhas, mas as “especialistas” dão uma ajuda: de 28 a 31 de março, a Rota das Padeiras regressa a Vale de Ílhavo. 
Na base da confeção deste pão há um contexto muito particular, que o torna tão único e tão precioso. A farinha de trigo não refinada, proveniente das moagens tradicionais de Vale de Ílhavo, a lenha de pinho, a temperatura do forno a lenha e, claro, as carismáticas Padeiras deste lugar que continuam a cozer o pão conforme lhes ensinaram as mães e as avós. 
Durante quatro dias, a Câmara Municipal de Ílhavo e a Associação Cultural e Recreativa “Os Baldas” arregaçam as mangas e reforçam o empenho em fazer perdurar a tradição. Os primeiros dois dias são dedicados ao público escolar e sénior; sábado e domingo, o pão “é para todos”.» 

Nota: Informação cedida pela CMI

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Notas do meu diário: Pedofilia na Igreja e fora dela

O Papa está triste, mas é corajoso 
Os lobos espreitam famintos!

Tenho para mim que a erradicação da pedofilia na Igreja Católica e fora dela não será tarefa fácil. Eu sei que o clero está animado das melhores intenções para que aqueles crimes abomináveis não mais venham a acontecer na Igreja, em especial, e em todo o mundo, em geral. Mas quem ousará acusar os pedófilos, se não tiver provas concludentes de que, realmente, houve crime ou pressões sobre as crianças? As dificuldades de prova e o perigo de denúncias infundadas limitam a procura da verdade e, consequentemente, a condenação. 
Os pedófilos são tarados e criminosos convencidos de que são autores do crime perfeito. De modo que estou muito cético em relação à descoberta dos pedófilos com rostos de anjos… Enganam meio mundo para atingirem os seus hediondos fins. Penso que urge educar as crianças, desde tenra idade, com pais e professores atentos, no sentido de se evitar o pior. Os lobos espreitam famintos!
Fiquei muito chocado quando ouvi a declaração de que a Igreja Católica fez desaparecer processos relacionados com a pedofilia. O mal feito a crianças indefesas não teria importância? Os interesses da Igreja abafam os interesses das pessoas? E quem foram os responsáveis por isso? 
Foi anunciado que do Vaticano hão de surgir indicações concretas que ajudem os educadores no trabalho de casa que tem de ser feito, mas também que levem os bispos a prestar mais atenção aos comportamentos dos clérigos das suas dioceses. Porém,  também é verdade que toda a gente tem obrigações nesta como noutras matérias. 
Será altura de a Igreja repensar o celibato dos presbíteros e bispos? 

F. M.

domingo, 24 de fevereiro de 2019

Anselmo Borges: Cimeira global histórica anti-abusos

Anselmo Borges

"Enfrentar o monstro da pedofilia 
na Igreja e em toda a parte"

1. Não conheço condenação mais dura e funda da pedofilia do que estas palavras de Jesus no Evangelho: “Deixai vir a mim as criancinhas”, e é preciso tornar-se como uma criança, “para entrar no Reino dos Céus”, porque elas são simples, inocentes, não discriminam. Imediatamente a seguir Jesus diz: “Ai de quem escandalizar uma criança. Era melhor atar-lhe a mó de um moinho ao pescoço e lançá-lo ao fundo do mar.” Não se pode fazer mal às crianças: elas são inocentes, elas não fazem mal (é esse o sentido de inocente, a partir do verbo nocere: causar dano, fazer mal, com o prefixo negativo in). 
É assim para todos e sempre. Mas isso vale de modo especial para a Igreja. E o que é que se passou, desgraçadamente? Foram milhares de menores e pessoas vulneráveis que foram abusados. Mesmo sabendo que o número de pedófilos é muito superior na família e noutras instituições, a gravidade da situação na Igreja é mais dramática. Por várias razões: as pessoas confiavam na Igreja quase sem condições, o que significa que houve uma traição a essa confiança, e o clero e os religiosos têm responsabilidades especiais. O mais execrável: abusou-se e, a seguir, ameaçou-se as crianças para que mantivessem silêncio, pois, de outro modo, cometiam pecado e até poderiam ir para o inferno. Isto é monstruoso, o cume da perversão. E houve bispos, superiores maiores, cardeais, que encobriram, pois preferiram salvaguardar a instituição Igreja, quando a sua obrigação é proteger as pessoas, mais ainda quando as vítimas são crianças. O Papa Francisco chamou a esta situação “abusos sexuais, de poder e de consciência”. Também diz, com razão, que a base é o “clericalismo”, julgar-se numa situação de superioridade sagrada e, por isso, intocável. Neste abismo, onde é que está a superioridade do exemplo, a única que é legítimo reclamar? 

Frei Bento Domingues: Os outros estão a mais? (2)

Bento Domingues
"A declaração de Abu Dhabi é o gesto religioso, cultural e político 
mais importante desde há muitos séculos"

1. A fonte da realidade, una e múltipla, é sempre oculta para quem olha de fora. É da experiência mais imediata que há outros e outros. Uns são acolhidos, outros são rejeitados e outros ainda são vistos com indiferença pelos nossos afectos e comportamentos. Por pouco que se aprofunde, cada ser humano é um abismo misterioso. 
Quando falamos dos direitos e deveres humanos, enunciamos um reconhecimento e uma vontade que mais parecem uma veleidade do que uma energia de acção. Quando invocamos a fraternidade humana designamos apenas um horizonte e um desejo. Se desistíssemos desse horizonte, teríamos de responder a uma pergunta inquietante: quem tem direito a excluir os outros da condição comum? A pena de morte, por exemplo, significa um poder absoluto sobre o outro, em nome de quê? 
Que fazer para alterar aquilo que ofende a condição humana? É uma pergunta imensa, mas não nos impede de recordar coisas muito básicas. Parece evidente que existe, na consciência, a noção de bem e de mal. O bem deve-se praticar e o mal deve-se evitar. Diz-se que no concreto das tradições culturais e éticas, muitas vezes, aquilo a que uns chamam bem outros chamam mal. Mas não exageremos. Não pode ser uma apologia do relativismo: se vale tudo, nada vale! 
As sabedorias antigas da reciprocidade pediam: não faças aos outros o que não desejas que os outros te façam a ti; ou, de forma positiva, faz aos outros o que desejas que os outros te façam a ti. 
Essas generalidades não servem para construir uma articulação concreta de direitos e deveres que tornem possível a vida em sociedade. Pertence às normas fundamentadas do Direito e aos diferentes órgãos legítimos do poder a busca da sabedoria e da arte de governar para evitar a tirania e a desordem. 

sábado, 23 de fevereiro de 2019

Georgino Rocha: Amai os vossos inimigos

Georgino Rocha
"Amar o inimigo, não é antes de mais uma disposição afectiva, mas gestos e actos de amor que respondam a gestos de ódio, perseguições, calúnia, pretensões."


Jesus quer que os discípulos entendam o alcance das bem-aventuranças apresentadas na planície, após a descida da montanha. Por isso, continua o discurso, dando exemplos acessíveis da vida quotidiana e recorrendo a contraste. Por isso, usa uma linguagem simples e acessível, interpelante e radical. Linguagem em que sobressai, por um lado, o realismo das relações humanas, sobretudo nos seus dramas de violência e ódio, e por outro, o proceder misericordioso de Deus, generoso e pronto para o perdão. E Jesus adianta uma sentença com sabor a promessa a quem seguir o caminho das bem-aventuranças: “Será grande a vossa recompensa e sereis filhos do Altíssimo“. Os discípulos acolhem a novidade proclamada, exultam pelo futuro anunciado e sentem, com certeza, a exigência humana do que lhes é encomendado.

Lucas, no relato que faz, junta uma série de sentenças de grande alcance libertador. (Lc 6, 27-38). Manicardi, no seu comentário, p 106, afirma que “no nosso quotidiano, o inimigo pode ser o nosso grande mestre, porque pode tornarmos conscientes dos sentimentos tenebrosos que habitam o nosso coração e que não viriam ao de cima se tivéssemos sempre relações boas e serenas com todos. O inimigo revela a qualidade do nosso coração”. De facto, há ainda zonas da nossa mente imersas no inconsciente desconhecido, na escuridão, sujeitas a reacções primárias e descontroladas, dotadas de enorme potencial destrutivo. Com energias prontas a “disparar” sempre que são provocadas. E o discípulo está chamado a amar com todo o coração, com toda a alma, com todas as forças, e com toda a mente (cf Lc 10, 27).

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