terça-feira, 18 de outubro de 2005

Um artigo de Francisco Perestrello, na Ecclesia

Cinema de Aventuras – O Regresso
Dentro dos diversos géneros que povoaram o cinema desde os primeiros tempos o filme de aventuras inclui-se entre os mais populares. Logo no início, em pleno cinema mudo, sucediam-se as correrias, os assaltos aos comboios, as perseguições e lutas corpo a corpo que, sem o apoio do sonoro, obrigavam a uma expressão muito viva.Com o passar dos anos foi o western que veio a ocupar a parte de leão, primeiro no cinema americano, estendendo-se depois à Europa pelas produções alemãs dos anos 60, pelo “Western Spaghetti”, italiano e, a reboque deste, pelas co-produções e produções espanholas. Até a Jugoslávia invadiu a área dos índios e cowboys com relativo sucesso.
A partir dos anos 70 o western entrou num progressivo declínio, sendo hoje um género anacrónico que só reaparece em produções de grande envergadura, vencendo assim a falta de continuidade na sua produção.
Mas o cinema de aventuras vivia também de heróis populares, vindos ou não da banda desenhada. E, entre estes, contava-se Zorro, com sucessivos filmes desde 1920, caindo também a sua presença na 7ª Arte a partir de meados dos anos 70.Em 1998 o lendário herói foi retomado pela Columbia Pictures, recorrendo aos actores bem cotados Antonio Banderas e Catherine Zeta-Jones, produzindo «A Máscara de Zorro» com meios mais abundantes dos que eram tradicionais e com o apoio das técnicas mais recentes, obtendo o êxito que se procurava.
Uma sequela foi inevitável e, no ano corrente, com os mesmos actores, podemos ver «A Lenda de Zorro», que nos transporta de novo ao reino da fantasia, com uma dose maciça de ingenuidade, maniqueísmo e inverosimilhança, despertando o gosto pelo desenvolvimento da imaginação e suportando-se numa moral infalível, mesmo que discutível quando aprofundada em todo o seu contexto.
Mas, em qualquer caso, regressa assim o filme de aventuras tradicional.

Um artigo de António Rego

Posted by Picasa Luta de vida e morte
Continua, invencido, o mais antigo combate do mundo. A vida e a morte debatem-se ferozmente nas formas mais subtis e nas fases mais surpreendentes de todos os seres vivos. Com a temporalidade no horizonte, com a hora marcada de chegada e partida. Sempre no duelo pela sobrevivência se foi operan-do o evoluir da terra, na convicção planetária, ainda hoje não desmentida, de que apenas na Terra existe vida.
Contam-nos as mais antigas histórias e fábulas que a espada da morte sempre vigiou todas as portas de emergência da vida e, no duro combate, sobreviveu o mais forte, oportuno e sagaz. A história de todas as vidas é uma vitória única sobre milhões de hipóteses de morte.
Até que a inteligência humana sobrepassou todas as etapas do instinto e, na compreensão de si mesma e do cosmos, começou a organizar os seus campos de combate contra todos os inimigos sérios e irracionais. A medicina, instintiva primeiro, racionalizada depois, começou a compreender os elementos de vida e morte que compõem o universo. Assim, a vida humana, ápice de todas as vidas, ganhou estatuto senhorial sobre todas as outras. A esperança de vida foi e vai crescendo à medida que os povos e civilizações compreendem e enquadram o todo da saúde como um bem primário das comunidades.
Mas nem assim a morte fica afastada. Apenas adiada mais alguns meses ou anos. E acabamos por compreender, como nos diz a Bíblia, que a vida é um breve sopro. De vez em quando surgem fenómenos que tornam isso mais evidente: catástrofes que dizimam milhões de vidas, guerras que absurdamente ceifam o melhor da juventude de tantos povos, epidemias que varrem milhões de seres no grande combate do microcosmos que rodeia e habita todos os seres humanos. Quantos vírus terão de ser vencidos para que a vida humana triunfe da morte. E mesmo assim, descobertas vacinas e antídotos, nunca a vida cantará total vitória pois uma inteligência subversiva de sobrevivência continua a vigiá-la e, esgotados os recursos, vencê-la. Exames, rastreios, diagnósticos, imunizações, ressonâncias, bioquímicas, cirurgias e transplantes, têm sempre inimigos à espreita, prontos para atacar qualquer inadvertência. E com toda a nova tecnologia de prevenção e cura, novas doenças, aparentemente invencíveis, vão surgindo.
O que se passa com as epidemias periódicas, feitas pandemias, encaixa-se nesta lógica de luta entre a vida e a morte. Sabendo que uma não sobrevive sem a outra.Até ao momento em que, definitivamente, a morte será vencida. Aqui entramos no campo da Fé que nos coloca num patamar de visão do mundo muito para além das análises, fármacos, mesmo nas tecnologias deslumbrantes que hoje conseguem verdadeiros milagres de “ressurreição”.
Estamos perante milagres passageiros. A Ressurreição e a Vida ultrapassam de longe todos os cálculos do homem.

segunda-feira, 17 de outubro de 2005

POBREZA EM PORTUGAL

Posted by Picasa Governo promete mais dinheiro para combater pobreza
O ministro do Trabalho e da Solidariedade Social garantiu hoje que o Orçamento de Estado para 2006 vai incluir "recursos mais significativos" para o combate à pobreza, que em Portugal atinge uma em cada cinco pessoas. Numa cerimónia para assinalar o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, Vieira da Silva manifestou-se "chocado" com os níveis de pobreza em Portugal, que incide sobretudo sobre as crianças, os idosos e as mulheres.
No dia em que está prevista a entrega do Orçamento de Estado para 2006, o ministro disse que, apesar dos "momentos difíceis" que o país atravessa, vão ser destinados "recursos mais significativos para os instrumentos de combate à pobreza" que terão, no entanto, de ser "geridos com muito rigor".
Para tal, o Governo aposta no reforço dos mecanismos já existentes, como o Rendimento Social de Inserção (antigo rendimento mínimo), e no complemento de reforma para os idosos mais pobres – uma medida anunciada no programa de Governo e que começará a ser aplicada em 2006.
O Executivo pretende que, até ao final da legislatura, nenhum reformado receba menos de 300 euros por mês, estando previsto que os idosos com mais de 80 anos sejam os primeiros a beneficiar desta medida.
(Para ler mais, clique PÚBLICO)

PAPA DÁ VOZ AO "GRITO DOS POBRES"

Posted by Picasa
É PRECISO INTENSIFICAR A LUTA CONTRA A MISÉRIA Bento XVI deu ontem voz ao “grito dos pobres”, pedindo que a comunidade internacional os ajude “a minorar este flagelo global”, intensificando a “luta contra a miséria”. “A pobreza é um flagelo contra o qual a humanidade tem de lutar sem parar”, referiu o Papa, que recordou que cada pessoa “é chamada a uma solidariedade cada vez maior para que ninguém seja excluído da sociedade”.
O apelo surgiu na véspera do Dia Mundial de Luta contra a Pobreza, criada em 1987 pelo padre Joseph Wrensinski, e assumida em 1992 pelas Nações Unidas. “Somos chamados a uma solidariedade cada vez maior, para que ninguém fique excluído da sociedade”, sublinhou o Papa, perante milhares de peregrinos reunidos na praça de São Pedro.
Bento XVI assegurou a sua oração “aos pobres que lutam com coragem por viver com dignidade, com a preocupação da sua família e as necessidades dos seus irmãos”, saudando “todos os que se colocam ao serviço da pessoa necessitada”.
Portugal é o país da União Europeia onde há mais desigualdade entre ricos e pobres, uma situação que é característica dos estados em vias de desenvolvimento, segundo dados revelados ontem pela associação Oikos.
Para assinalar o Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza, várias organizações portuguesas lançam hoje um apelo para que o País coloque a pobreza e a desigualdade no debate público, deixando de se concentrar apenas na discussão sobre crescimento económico e redução do défice do Estado.
Fonte: ECCLESIA

DIA INTERNACIONAL PARA A ERRADICAÇÃO DA POBREZA

Posted by Picasa Portugal desafiado a reflectir sobre a pobreza que há entre nós e no mundo
Para assinalar o Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza, várias organizações portuguesas lançam hoje um apelo para que o País coloque a pobreza e a desigualdade no centro do debate público.
A campanha mundial "Global Call for Action Against Poverty", que em Portugal tem o nome de "PobrezaZero" (www.pobrezazero.org), assinala a data com a publicação de um “Manifesto”, no qual afirma que “o relegar para o passado da pobreza no mundo, passa necessariamente pela sua erradicação em Portugal”.
“A pobreza, em Portugal, é um problema social grave e o seu não reconhecimento tem-se revelado, ultimamente, um dos maiores entraves à sua erradicação”, refere o documento.
O texto refere que um em cada cinco portugueses vive no limiar da pobreza e que 12.4 por cento da população activa (5531.6) ganha o salário mínimo, entre outros dados. Por outro lado, as 100 maiores fortunas portuguesas representam 17 por cento do Produto Interno Bruto Nacional – 22,4 mil milhões de Euros. O país tem a pior distribuição de riqueza no seio da União Europeia com os 20 por cento mais ricos a controlarem 45.9 por cento do rendimento nacional!
“Apelamos ao poder político e económico que reconheça o fenómeno da pobreza como um terrível problema social e que, com a sociedade civil, encontre soluções adequadas para a sua progressiva erradicação”, referem as organizações sociais.
O “manifesto conclui-se com a proposta de criação de um Grupo de Trabalho Permanente, entre a Sociedade Civil organizada, empresas e grupos parlamentares, “para o cumprimento dos direitos e garantias consignadas, não só na Constituição Portuguesa, mas também nas Convenções internacionais”.
As organizações subscritoras pedem ainda a criação de um Grupo de Trabalho Permanente, entre a sociedade civil organizada e os Meios de Comunicação Social, “de forma a debater, já no próximo ano, a situação dos 20 por cento mais pobres, em Portugal, e a distribuição da riqueza, em Portugal e no mundo”.
Fonte: Ecclesia

Um texto de Alexandre Cruz, do CUFC

Posted by Picasa Alexandre Cruz, do CUFC Uma fronteira de justiça e Paz
ESTADO LAICO, MAS UMA SOCIEDADE DE PESSOAS COM SONHOS, TRADIÇÕES, CULTURA
1. O fundamental separar das águas
“A César o que é de César e a Deus o que é de Deus”. Eis a resposta sábia de Jesus, manifestação da vontade visionária de Deus em Pessoa que proporciona ambiente para a essencial liberdade religiosa nas sociedades. É um separar das águas que Cristo propõe diante da malícia da interpelação apresentada pelos matreiros fariseus que Lhe armavam a cilada. Perguntar se “é lícito ou não pagar tributo a César” e aguardar silenciosamente a resposta do Senhor, sabendo que não podia dizer nem “sim” nem “não” é, o que poderíamos chamar de, colocar à prova a inteligência de Deus. Num quadro de abordagem ao estudo das relações entre Religião e os Estados, numa compreensão purificadora das sociedades teocráticas entre Serviço Religioso e Serviço Político (não dizemos Poder, pois só Deus pode tudo!), esta tem sido uma das passagens mais estudadas da Escritura. Cristo inaugura um tempo novo, a fim de haver lugar para todas as convicções de consciência na vida social. Ou seja: ‘cada coisa no seu lugar’, mas todas as realidades da ordem do espiritual dando também o seu contributo à vida da sociedade.
:
2. Futuro, na corresponsabilidade pelo bem comum
Ao lançarmos o olhar sobre os séculos de história escrita ou sobre os extremismos que persistem na história humana, dos políticos aos religiosos, das ditaduras que impedem ambientes de liberdade e dignidade humanas, aos fundamentalismos religiosos que impedem o acesso purificado ao Rosto Belo de Deus…então apreciamos a maravilha que Cristo hoje nos oferece no Evangelho. A Sua Escola é o serviço, o Seu exemplo é dar a vida pelo bem de todos. Foi há dias apresentado o Relatório Internacional sobre a Liberdade Religiosa no Mundo (o ideal que Deus mais aprecia). O panorama continua bem complicado! Numa maturidade que a Humanidade procura, nem deve haver imposição de Religião, nem a liberdade deve ser usada como argumento (onde estamos no ocidente laicista da rejeição) a ponto de querer banir da vida pública a convicção profunda das pessoas. Perguntemo-nos: Como vão os valores humanos /educação?
: 3. FERMENTO, é a palavra do equilíbrio
Tal como na massa, assim o fermento comparado ao CRISTÃO NA SOCIEDADE, deve ir persistindo e semeando os valores mais nobres até ao Evangelho. O mundo actual, mesmo o que nos rodeia, porventura (em dimensões que vamos vendo e num certo atraiçoar da autêntica “liberdade”) quase que tem alergia à transferência da visão pessoal da vida para o bem comum. É por isso que ao cristão de hoje o desafio é SER FERMENTO. Como vai a qualidade do nosso fermento? Actuamos ou deixamos que o mundo aconteça? Cuidado que entretanto já pode ser tarde…

Ainda a procissão em honra de Nossa Senhora dos Navegantes

Posted by Picasa Foto de Dinis Manuel Alves
Apontamento fotográfico da peculiar Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, na Gafanha da Nazaré. Um trabalho de Dinis Manuel Alves. Para ver em SOLIDARIEDADE.

domingo, 16 de outubro de 2005

Uma reflexão do pároco da Glória, para este domingo

Duas forças Deus e o mundo não podem pôr-se em pratos da mesma balança; não são forças de igual nível para poderem ser comparadas; nem sequer são princípios concorrentes ou antagónicos; muito menos com pesos iguais ou igualáveis.
As nossas limitações tentam-nos, a muitos de nós, a pôr em confronto o Criador e as coisas por Ele criadas; e, então, valorizamos um, com exclusão do outro, correndo-se o risco de ficarmos de fora, ou de Deus ou do Mundo.
O Homem, pensante e livre na procura da verdade, tendo os pés misturados com a poeira da terra, sabe que cresce e se torna grande quando não tem medo de pôr os olhos mais para o Alto.
Estamos, de facto, entre duas forças, ambas a merecer e a exigir o nosso compromisso, o nosso respeito, o nosso amor; saber encontrar a coragem de dar a Deus e de dar a César o que a cada um pertence e tem direito, é um acto de grande humildade; só os pequenos sabem fazê-lo com grandeza! E, por isso, se tornam grandes e primeiros.
O melhor de tudo é fazer aproximações: empurrar, com respeito, carinho e delicadeza, o mundo para Deus; e, com palavras e acções, pôr Deus nos espaços e lugares por Ele mesmo criados.
P. João Gonçalves in "Diálogo", 1043 - XXIX DOMINGO COMUM

JUSTIÇA: PORTUGAL EXIGE AQUILO QUE NÃO TEM

Em Salamanca, onde está a decorrer a Cimeira Ibero-Americana, o Presidente Sampaio pediu ao Presidente da Venezuela, Hugo Chavez, que diligenciasse junto dos tribunais venezuelanos, para que o piloto português, detido há um ano naquele país por alegadamente estar envolvido no tráfico de droga, fosse julgado o mais depressa possível. Hugo Chavez prometeu, segundo os jornais, que iria interessar-se pelo assunto. Penso que é legítima a actuação do Presidente Jorge Sampaio, ao procurar defender um cidadão português, detido no estrangeiro, que se declara inocente. No entanto, também não posso deixar de pensar que em Portugal há centenas de compatriotas nossos na mesma situação, em prevenção preventiva, e com julgamentos atrasados há imenso tempo, sem que tenha havido quem interceda por eles. E com que moral é que o nosso País protesta no estrangeiro contra a prisão e falta de julgamento seja de quem for, se entre nós se passa, precisamente, o mesmo? Não há portugueses e estrangeiros anos e anos à espera que os nossos tribunais se decidam? Não há em Portugal 40 venezuelanos em prisão preventiva, sem que a Justiça se apresse? Isto de se exigir aos outros o que não oferecemos aos nossos concidadãos e aos estrangeiros que temos presos não pode passar pela cabeça de ninguém. Antes de se exigir, temos de dar o exemplo. Fernando Martins

CIMEIRA IBERO-AMERICANA PEDE AOS EUA FIM DO BLOQUEIO A CUBA

A Cimeira Ibero-Americana, que está a decorrer em Salamanca, aprovou, por unanimidade, uma declaração em que pede aos EUA o fim do bloqueio económico, comercial e financeiro a Cuba. Esta decisão, justíssima, só perde por tardia, mas não é, de modo algum, um qualquer sinal de concordância com o regime ditatorial de Fidel Castro. Há muito que vários países, unilateralmente, têm vindo a pedir o fim do bloqueio a Cuba decretado pelos EUA, uma vez que, no fundo, quem mais sofre com ele é o povo cubano. O regime, esse só lucrará com ele, por ficar na posição de vítima face às populações. E a prova está aí, com Fidel no poder há tanto tempo, poder que ele vai mantendo à custa também da repressão que exerce sobre todos os que ousam criticar a ditadura que lidera. Pessoalmente, estou convencido de que o regime castrista só acabará com a morte de Fidel. Nessa altura, não haverá qualquer personalidade cubana com o poder carismático do ditador Fidel Castro, capaz de eternizar o regime opressor nascido do derrube do também ditador, de direita, Fulgêncio Baptista. F.M.

ABORTO: Referendo só depois de Setembro de 2006

Tudo indica que o Tribunal Constitucional vai chumbar o referendo sobre o Aborto, por considerar inconstitucional a aprovação da proposta na Assembleia da República no passado mês de Setembro, no sentido de o mesmo se fazer, como queria o PS, em 27 de Novembro, entre as eleições autárquicas e as presidenciais. Isto mesmo adiantado ontem pelo jornal “PÚBLICO”, com chamada à primeira página. Segundo este diário, a verificar-se o chumbo, uma outra proposta sobre o referendo só poderá voltar a ser apresentada a partir de Setembro de 2006, altura em que se iniciará, em princípio, a segunda sessão legislativa da X Legislatura.

ETIQUETAS

Arquivo do blogue

DESTAQUE

Picasso - Um génio

Picasso, um dos maiores génios da pintura universal, nasceu neste 1881, em Málaga, Espanha. Faleceu em 1973. Foi um génio. O quadro, foto do...