quinta-feira, 14 de abril de 2005

Um soneto de Silva Peixe

Rio Vouga ..... Belezas da nossa terra 


Tão linda a nossa ria, esta laguna; 
É um perfeito lago adormecido! 
Não há, por mais encantos que reúna, 
Melhor que o nosso Vouga apetecido. 

Distingo o casario além na serra... 
Se olhar p'rá Costa Nova é um altar! 
A bênção do Senhor cai sobre a Terra 
Que mais tens, Natureza, p'ra nos dar? 

As águas cristalinas e mansinhas, 
A Gafanha a sorrir, casas branquinhas! 
Que inefável pureza, Santo Deus!

Belezas que se gravam na retina 
Encantos duma hora matutina 
Que eu passo a meditar, olhando os céus! 

In "Aveiro, Princesa do Vouga" (1974) 

Silva Peixe Manuel Silva Peixe nasceu em Ílhavo a 12 de Abril de 1902. Com apenas 5 anos ficou órfão de pai. Com a tenra idade de doze anos, embarcou como moço de bordo. Desde logo manifestou a sua veia poética, tendo, sobre esta primeira viagem, escrito: "Tão novo fui p'ro mar com doze anos E a voz da tempestade conheci! Na grande imensidão dos Oceanos! Deixei a mocidade que perdi!" Pela sua profissão de marinheiro, e pelo seu "passatempo" como poeta, ficou conhecido como poeta-marinheiro. Silva peixe participou em programas da RTP, e esteve, por várias vezes, presente na universidade de Aveiro, onde a sua poesia foi analisada e lida perante catedráticos. Foram cerca de vinte os livros que mandou imprimir, a despesas próprias. Poucos dias antes da sua morte foi ao Museu Marítimo de Ílhavo "depositar" todas as medalhas que lhe ofereceram. Morreu em 1990, contando já com a bela idade de 88 anos. 

In "site" da Câmara Municipal de Ílhavo

Centenário da GAFANHA DA NAZARÉ

Presidente da Junta mostra a Oliveira, que já aceitou a terra gafanhoa ....
Festa rija entre 2006 e 2010 Ainda faltam uns anitos, mas já há quem pense na celebração do centenário da freguesia da Gafanha da Nazaré, que foi criada em 1910. Contas feitas, que são fáceis de fazer, em 2010 haverá festa rija, certamente de homenagem a quem a foi fazendo até hoje: gafanhões e outras gentes que para aqui vieram trabalhar e viver, de vários quadrantes de Portugal e do estrangeiro. Manuel Serra, o presidente da Junta de Freguesia, falou-me dessas comemorações, há dias, e garantiu-me que as celebrações vão estender-se de 2006 a 2010, com a envolvência de toda a gente e de todas as instituições (mais de 20, de diversos âmbitos), porque a terra e os gafanhões bem o merecem. A ideia está na forja e aceitam-se sugestões para preencher os cinco anos que nos separam do ponto mais alto dos festejos, que terá lugar num dia que será especial para todos, em 2010.
Para já, foi transplantada para o jardim da Junta, ao lado da sede e do mercado, uma oliveira tricentenária, oferecida por alguém que adoptou esta terra como sua. A árvore aceitou a terra gafnhoa, pegou, e promete que em 2010 mostrará a sua própria perenidade, associada à perenidade desta terra que os gafanhões construíram com sangue suor e lágrimas, ao longo de mais de 100 anos. Fernando Martins

Um artigo de Acácio Catarino

... "Campos de concentração" (Territorialmente desconcentrado)
1. Quando era Primeiro Ministro o Prof. Cavaco Silva, uma distinta especialista e “alta dirigente” na área da Segurança Social afirmou que muitos lares de idosos e acamados eram, no seu conjunto, um verdadeiro “campo de concentração” que não era reconhecido como tal. Podemos dizer hoje, volvidos mais de dez anos, que o “campo de concentração” (lares de idosos e acamados) se mantém, embora com algumas atenuações. E podemos dizer que abrange muitas outras pessoas, para além das idosas e acamadas. Tais pessoas são vítimas não só da falta de lares e de outros equipamentos sociais adequados, mas também da inexistência ou insuficiência de políticas e de outras actuações, bem como do desconhecimento – quase desprezo – da sua realidade.
(Para ler o artigo na íntegra, clique Correio do Vouga)

POSTAL ILUSTRADO

Posted by Hello Sé de Aveiro

quarta-feira, 13 de abril de 2005

Um artigo de Severiano Teixeira

....
A diplomacia da fé O Papa? Mas quantas divisões tem o Papa? Perguntava Estaline quando se tratava do Vaticano na política internacional. Divisões, divisões, o Papa não tinha nenhuma. Mas como se viu, não precisou delas para derrotar o comunismo. Aquela simples pergunta encerrava, na sua essência, a definição mais acabada e definitiva desse princípio da política internacional a que chamamos "realismo". Um princípio que faz assentar as Relações Internacionais, exclusivamente, no poder e o poder, exclusivamente, na força. Foi esse o erro de Estaline. Confundir o poder com a força militar. Nesse sentido o Papa não tinha poder. Mas tinha influência. Ou melhor, tinha o poder da influência. Não tinha o poder das armas, mas tinha o poder da Fé. E a diplomacia da fé João Paulo II soube usá-la como nenhum dos seus predecessores. Foi um testemunho vivo de luta contra o princípio realista. E foi a prova provada dos limites do "realismo". Sem uma única espingarda, foi um verdadeiro actor internacional. Apenas com a autoridade espiritual transformou-se, como disse Garton Ash, no primeiro líder mundial.Nas tragédias do século XX, outros Papas antes de si tinham desempenhado um papel internacional. Bento XV, que em 1917 tentou, em vão, uma solução para a Grande Guerra. Pio XII, que em 1939, igualmente em vão, apelou à paz. E o próprio João XXIII, que dedicou a sua última encíclica Pacem in Terris às questões internacionais. Mas nenhum foi tão longe como João Paulo II.
(Para ler o texto na íntegra, clique Diário de Notícias)

Vaticano revela números da homenagem mundial so Papa

Praça de São Pedro ...
O Vaticano revelou os números da verdadeira peregrinação mundial em que se tornou a última homenagem a João Paulo II, falecido a 2 de Abril. Os dados são relativos ao período de 3 a 8 de Abril, dia do funeral. Media
A sala de imprensa da Santa Sé e o Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais (CPCS) passaram mais de seis mil acreditações a jornalistas, fotógrafos e repórteres para a cobertura mediática destes momentos. A sala de imprensa abriu, desde o primeiro dia de Abril, um secretariado para a acreditação e um centro de serviço de imprensa. O CPCS encarregou-se das licenças junto dos operadores audiovisuais e abriu um centro para a distribuição dos passes. É, obviamente, impossível quantificar o número de estações radiofónicas e televisivas que transmitiram em directo o funeral do Papa, até porque a Rádio e o Centro Televisivo do Vaticano deram autorização, indistintamente, a todas as estações que desejavam retransmitir o seu sinal. Apenas à EUR-EBU ligaram-se 80 estações televisivas para transmissão em mundovisão. 137 redes televisivas de 81 países dos cinco continentes informaram o CPCS terem transmitido os funerais. A página Web da Santa Sé recebeu 1 milhão 300 mil visitantes durante as exéquias papais, com um ponto máximo de 54 mil conexões simultâneas, ocupando uma banda de 9 gigabites por segundo. Missa exequial
Concelebraram 157 Cardeais. 700 Arcebispos e Bispos estiveram presentes. Participaram 3 mil prelados e sacerdotes. 300 foram os que distribuíram a Comunhão. Fizeram-se representar 159 delegações estrangeiras: 10 soberanos reinantes; 59 chefes de Estado; 3 príncipes herdeiros; 17 chefes de Governo; 8 vice-chefes de Estado; 6 vice-primeiro-ministros; 4 presidentes de Parlamento; 12 ministros dos negócios estrangeiros; 14 ministros; 24 embaixadores; 10 presidentes, directores gerais, secretários gerais e presidentes de organizações internacionais; Marcaram presença representantes de outras confissões cristãs e religiões do mundo: 23 delegações de Igrejas Ortodoxas e Ortodoxas Orientais; 8 Igrejas e comunhões eclesiásticas do Ocidente; 3 organizações cristãs internacionais; 17 delegações de religiões não cristãs e organizações para o diálogo inter-religioso. Presença de peregrinos
Mais de 3 milhões de peregrinos reuniram-se em Roma. 21 mil pessoas por hora entravam na Basílica de São Pedro, o que corresponde a 350 pessoas por minuto. 13 horas de espera, em média, para entrar na Basílica – com um tempo de espera máximo de 24 horas. A fila chegou a ter um comprimento de 5 quilómetros. No dia do funeral estiveram 500 mil fiéis na Praça São Pedro e na Via da Conciliação, além de 600 mil participantes nas zonas onde se dispuseram ecrãs gigantes e 400 pessoas com deficiência sobre o sagrado da Basílica. Pessoal destacado
8 mil voluntários: 1300 no Tor Vergata; 1500 em São Pedro; 450 nas estações ferroviárias e noutros lugares onde se dispuseram ecrãs gigantes; 2 mil escuteiros; 11 mil e 900 agentes de segurança: 530 nas fronteiras e 8 mil e 963 em Roma. Fonte: Agência ECCLESIA

A cultura do entretenimento

O entretenimento pode ser, segundo Isabel Allegro Magalhães, interpretado como uma colonização, uma ocupação de uma espaço interior vago. Um tempo que temos entre outros tempos já ocupados é colonizado. Esta ocupação da vontade e do espírito por algo que vem do exterior, que entretém, é o oposto do tempo de gestação, de solidão, de pausa, de criação, exigido pela construção de uma personalidade autónoma. O entretenimento não é simples divertimento, prazer, gosto ou elevação estética. É a vivência do espectáculo, da exterioridade, do estar fora de si, da aparência, da alienação. Esta ocupação trava caminhos individuais, igualiza e generaliza. Transforma a pessoa em mais um elemento das massas, com a pretensão de responder a expectativas genuínas e à vontade do público. Deste modo infantiliza, constrói o fácil, o imediato, a imitação da vida em vez da própria vida. Não problematiza nem abre à transcendência. O problema reside na incapacidade de simbolização (e é o símbolo que religa a superfície e o fundo). Deslizando à superfície tornamo-nos incapazes de transcender o visível, o tangível, a pele. A esta ausência sucedem-se outras: a da capacidade critica e a da indignação. Tudo se torna possível e aceitável. Recuamos e cedemos. Alastra na sociedade contemporânea o sentimento de vazio e deserto. A perda ou empobrecimento das tradições religiosas herdadas conduz a procuras por vezes sem norte e a respostas sem verdadeira transcendência. Mas essa experiência de vazio e de busca podem-se tornar numa verdadeira oportunidade para a qual a Igreja deve propor desafios de qualidade contrariando assim a corrente medíocre. As não-certezas e a consequente perda das seguranças, pode ser um novo inicio: é essa a atitude que provoca uma disposição de abertura espiritual. O Naufrágio onde se perde tudo, é a metáfora perfeita da experiência filosófica inicial. Perdido o supérfluo e acessório o desejo de sabedoria essencial.
In Site da Comissão Episcopal da Cultura (Foto e texto)

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