A crise do Pai Natal
O mercado vive duma espécie de engodo. Comprar e vender é um acto livre que tem cálculos, contas, necessidades, desejos, ilusões, jogos, riscos, lucros, posse, rejeição. Isso pode acontecer num mercadinho de bairro ou no grande bairro do mundo onde as coisas se compram e vendem porventura com vista larga. Os governos já entenderam que nesta matéria não podem ser demasiado pródigos tanto em estímulos como em repressões ao que se chama consumo. Convidar a poupanças próximas do exíguo, paralisa uma comunidade que vive das suas trocas e circulações que suscitam trabalho e criatividade. Alimentar o vício do supérfluo pode conduzir a uma círculo fechado e estrangulador para uma economia que se julga em movimento. Como um mecanismo de água estagnada que ilusoriamente circula dentro do mesmo poço sem se renovar e enriquecer.
Claro que tudo isto vem a propósito do Natal. Dizemos vezes sem conta que a celebração do nascimento de Jesus nem de perto nem de longe se restringe a uma dobadoira de luzes artificiais que nada iluminam. Apenas divertem o olhar. Mas o facto é que alguma economia se reanima nesta quadra, e empresas há que não “sobrevivem” sem o Natal. Por isso, em tempo de escassez, assistimos a algumas iniciativas tíbias, sem saber se navegam no mar tradicional da ilusão ou são um real contributo para a saída da crise que já nos cansa e que queremos exorcizar.
É essencial não perder os gestos de solidariedade, festa e partilha de afectos através de símbolos. Talvez se possa reconverter a indústria da qualidade: investir mais no significado e menos no objecto que se compra – por prazer, necessidade, partilha, amizade, ou mesmo - e esse é o ponto mais digno - o que melhor celebra o Nascimento de Jesus. Se, com a crise, desaparecer o Pai Natal e toda a sequela de mitos que arrasta, não se perde grande coisa. Não é grave se ele for para o desemprego desde que se salve o sinal íntimo que pretende traduzir.
quarta-feira, 23 de novembro de 2005
terça-feira, 22 de novembro de 2005
HERMAN JOSÉ ARREPIOU CAMINHO
É PRECISO APRENDER A PROTESTAR CONTRA O LIXO TELEVISIVO QUE INVADE AS NOSSAS CASAS
Não é novidade para ninguém se dissermos que Herman José é um dos maiores humoristas de sempre do panorama artístico nacional. Ao longo da sua vida, tem brindado os portugueses com inúmeros programas de real originalidade e de grande capacidade criativa.
Acontece, porém, talvez por falta de talento momentâneo ou por pensar que a anedota pornográfica é sempre fonte de sucesso, que Herman José caiu no erro de julgar que os portugueses vão todos os dias na onda do que é rasca. O que não é verdade, porque há muita gente que sabe distinguir o que é bom, e forma, do que é mau, e deforma.
Daí que muitos, como eu, tenham posto de lado o seu humor, carregado de mau gosto e de baixeza moral. Para bastantes portugueses, a solução foi desligar a SIC na hora nobre em que ele trabalhava para gente que ri facilmente, optando pela anedota barata que não casa bem com ambientes familiares e de princípios morais.
Por isso, o último programa do grande humorista português, marcado com a bolinha vermelha, nem sequer figurou entre os 15 mais vistos da televisão portuguesa.
Mas como Herman José é um homem inteligente, resolveu arrepiar caminho e regressar aos moldes dos seus tempos áureos, apostando num programa que sirva todas as famílias, agora sem a bolinha vermelha e, por isso, sem anedotas, piadas e sketches que envergonham os mais sensíveis e os mais equilibrados sob o ponto de vista moral.
Esta decisão de Herman José foi ao encontro dos interesses da SIC, que ficou satisfeita pela opção do humorista. Mas uma coisa é certa. É preciso apostar na educação de todos, para na hora da televisão sabermos escolher o que é digno de ser visto. Mas também temos de aprender a protestar, com urgência, contra o lixo televisivo que invade as nossas casas.
Fernando Martins
EM DESCANSO POR UNS DIAS
Em descanso por uns dias e ainda com limitações técnicas, não pude marcar presença neste meu diário "on-line", aberto à comunidade cibernáutica. No entanto, não me esqueci de quantos me lêem com regularidade, como sinal de uma fidelidade cativante.
Aqui continuarei com toda a gente, a caminho de um ano de actividade na aldeia global que merece e precisa do envolvimento sadio de todos, sempre pela positiva.
Fernando Martins
sábado, 19 de novembro de 2005
AVEIRO: MAIS RESIDÊNCIAS UNIVERSITÁRIAS


Tudo indica que em 2008 haverá mais residências universitárias em Aveiro, para dar respostas aos muitos estudantes que as procuram. A primeira fase da construção das novas residências, prevista para o início daquele ano, vai a concurso em breve, segundo informou o responsável pelos Serviços Sociais da UA ao JN. Em 2008, portanto, haverá mais 634 "camas".
Um artigo de Rui Machete, no DN
É PRECISO ACREDITAR QUE HÁ UM FUTURO
Em Portugal, a crise começou a ser encarada a sério pelos governos. O actual Executivo, em particular, tem revelado coragem nas medidas a tomar, porventura ainda insuficientes
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É um truísmo dizer que o modelo de Estado europeu de bem-estar se encontra em crise. Os portugueses vivem em pleno essa crise, apesar de nunca terem usufruído completamente das vantagens do Estado-Providência.
Nesta situação, os comportamentos defensivos dos vários sectores da população activa dinamizam-se fortemente - funcionalismo público, incluindo os juízes e os militares, sindicatos representantes dos trabalhadores com contratos sem prazo, etc.
Até as estruturas administrativas autónomas de base territorial, regiões e autarquias sobretudo, se entrincheiram por detrás dos privilégios orçamentais que conseguiram no passado. Os que não têm poder reivindicativo nas negociações colectivas, porque ainda ou já não participam na produção, ou não são representados pelos sindicatos, resignam-se, ou participam nas manifestações de rua que exprimem o desagrado pelas políticas de contenção.
É um quadro que se observa mais ou menos generalizadamente por toda a Europa ocidental. As dificuldades do Estado social resultam em grande medida da excessiva confiança no desenvolvimento económico continuado dos anos sessenta do século passado, da pesada intervenção do Estado na economia, da concorrência internacional exacerbada pela globalização e da própria evolução das condições técnicas do aparelho produtivo.
Os antídotos mais frequentemente preconizados apontam para o exemplo americano e aconselham a concretização de um neoliberalismo sem contemplações com a justiça distributiva.
As terapêuticas necessárias parecem ser, todavia, bem mais complexas e não poderão circunscrever-se apenas aos aspectos económicos.Mas, como quer que seja, põe-se às democracias uma questão crucial ainda não resolvida como conseguirem os Governos fazer aceitar pelos seus eleitores - compostos justamente pelos destinatários das medidas restritivas - as reformas tão necessárias?
As hesitações, as manobras de diversão e as fugas à realidade por parte dos responsáveis políticos explicam-se em grande parte por esta dificuldade. Grassa em muitos países, na classe política, grande desorientação sobre como ultrapassar o obstáculo da opinião pública contrária.
Em Portugal, a crise começou a ser encarada a sério pelos governos. O actual Executivo, em particular, tem revelado coragem nas medidas a tomar, porventura ainda insuficientes. É desejável sob muitos pontos que possa incidir um pacto de regime que permita unir os esforços dos partidos democráticos no esforço comum, mas há que reconhecer ter faltado até agora, apesar dos esforços do Presidente da República, determinação no combate ao pessimismo e sobretudo uma clara mensagem de esperança.
Portugal precisa de poder acreditar no seu futuro e é importante dar as razões concretas para que a confiança seja recuperada.
Princípios e Orientações sobre os Bens Culturais da Igreja


I – FINALIDADE E NATUREZA DOS BENS CULTURAIS DA IGREJA
A Igreja de Cristo está no mundo para continuar no tempo a missão de Jesus, Filho de Deus em nossa condição humana. Esta missão é a de facultar aos homens e mulheres, na linguagem de cada tempo e das diversas culturas, a vida divina que os salva do mal. Ela assim o faz, reunindo as pessoas, anunciando-lhes a mensagem evangélica e tornando presentes, em assembleias de oração, aqueles gestos e sinais sagrados que o Salvador mandou repetir em sua memória.Este é o fundamento dos princípios que se seguem.
1. A Igreja Católica, para realizar os seus fins, que recebeu por mandato de Cristo, sempre procurou os meios necessários para os atingir.Esses meios supõem o uso em liberdade de espaços adequados à reunião de assembleias, ao ensino, à vida em grupo, à oração comunitária e individual, à celebração de gestos religiosos.
2. Para que sejam adequados às finalidades transcendentes a que se destinam, a Igreja caracteriza esses espaços com os atributos do sagrado, o que faz pela reserva exclusiva e pela expressão artística.
3. Com fundamento na sua natureza de instituição divina e nos princípios inalienáveis da liberdade de religião, reconhecidos pela legislação do Estado, a Igreja mantém-se fiel à sua tradição milenar de dar afectação pública e permanente para o culto e de conferir carácter sagrado àqueles espaços, edifícios ou lugares que o justifiquem.
4. Para o desempenho cabal da sua missão e continuando a encarnação da acção divina na linguagem humana, a Igreja usa bens móveis, materiais e imateriais, que afecta também ao culto de Deus e ao ensino catequético, tais como imagens, alfaias, símbolos decorativos, vestes, livros, cânticos, costumes tradicionais.
5. A Igreja guarda e estima esses bens móveis, ainda quando, perdendo o seu uso litúrgico ou expressividade catequética, eles sejam apenas mas acentuadamente testemunho da tradição.
(Para ler mais, clique aqui)
sexta-feira, 18 de novembro de 2005
JACINTA ACTUA EM LUANDA EM 1 E 2 DE DEZEMBRO

"A presença em Luanda de uma das mais importantes cantoras de jazz portuguesas traduz a importância que Portugal atribui às relações bilaterais ao nível cultural com Angola", afirmou João Pignatelli, adido cultural da embaixada de Portugal na capital angolana.
"A política a seguir nesta área passa pela realização de iniciativas conjuntas entre instituições portuguesas e angolanas, com um forte apoio da iniciativa privada dos dois países", acrescentou Pignatelli, em declarações à agência Lusa.
O primeiro espectáulo de Jacinta, que se desloca pela primeira vez a Angola, terá lugar no Hotel Trópico (1 de Dezembro), uma das principais unidades hoteleiras da capital angolana, e o segundo no Espaço Baía (2 de Dezembro), junto à Marginal de Luanda.
Jacinta estará acompanhada por uma banda formada por José Pedro Coelho (saxofones), Rodrigo Monteiro (contrabaixo), João Cunha (bateria) e Diogo Conceição (piano).
Fonte: Rádio Renascença
Filme sobre João Paulo II emociona o seu sucessor
Estreia em Portugal em 19 e 20 de Dezembro, em horário nobre
Bento XVI mostrou-se emocionado na ante-estreia mundial do filme “João Paulo II”, uma coprodução das italianas Lux Vide e RAI Fiction e da norte-americana CBS. O filme foi projectado na sala Paulo VI do Vaticano, ontem à tarde, perante cerca de 6 mil pessoas.
“A visionação deste filme renovou em mim, e penso que em todos os que tiveram a graça de conhecer João Paulo II, um sentimento de profunda gratidão a Deus, que deu à Igreja e ao mundo um Papa de tão elevada estatura humana e espiritual”, disse Bento XVI após a projecção.
O actual Papa sublinhou a “comunhão espiritual” que os fiéis ainda mantêm com Karol Wojtyla, visível nas constantes peregrinações ao seu túmulo, nas grutas do Vaticano. “A ligação afectiva e espiritual com João Paulo II, que se tornou estreitíssima nos dias da sua agonia e morte, não se interrompeu, porque é uma ligação entre almas: entre a grande alma do Papa e as dos numerosos crentes; entre o seu coração de pai e os corações dos inumeráveis homens e mulheres de boa vontade, que nele reconheceram o amigo, o defensor do homem, da verdade, da justiça, da liberdade, da paz”, apontou.
O filme, de quatro horas de duração, estreará na televisão italiana nos dias 27 e 28 de Novembro e nos EUA a 2 de Dezembro. Muitos pormenores sobre a vida do Papa Wojtyla foram revelados com a colaboração do director da sala de imprensa da Santa Sé, Joaquín Navarro-Valls, e do secretário pessoal de João Paulo II, Arcebispo Stanislaw Dziwisz.
A sala irrompeu em aplausos quando o filme mostrava o momento em que João Paulo II pediu ao Cardeal Joseph Ratzinger que aceitasse o cargo de prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé.
No visionamento de ontem estiveram presentes representantes de televisões de todo o mundo, entre os quais o director de Programas da RTP1, Nuno Santos. A estreia em Portugal está prevista para os dias 19 e 20 de Dezembro, em horário nobre.
“João Paulo II” foi filmado em 12 semanas, utilizando 4 mil fatos e gastando milhões de Euros em efeitos especiais – com a reconstituição da Capela Sixtina, do apartamento do Papa e de 4 “papamóveis”.
No elenco, além de John Voigt e Cary Elwes (que representam o papel do Papa), contam-se Ben Gazzarra, Christopher Lee, Vittoria Belvedere, Daniele Pecci, Valeria Cavalli, Gabriele Ferzetti, Flavio Bucci e Giuliano Gemma.Em declarações à Rádio Vaticano, John Voigt confessou que “uma das coisas importantes que descobri foi a forma como esta personagem se tornou tudo aquilo que vemos agora no filme: a sua capacidade de tratar as pessoas, a sua fé fortíssima, as suas posições morais”.
Fonte: Ecclesia
ASSOCIAÇÃO DE SOLIDARIEDADE SOCIAL VIVER EM ALEGRIA


De um grupo de pessoas aposentadas, que se reuniam para passar o tempo, nasce a Associação de Solidariedade Social “Viver em Alegria” na Figueira da Foz. Isto acontece com toda a naturalidade, porque cedo começam a sentir que não podiam ficar por aí e que era preciso fazer algo de importante em prol da comunidade. A actual presidente da direcção, Natércia Crisanto, licenciada em História, "mostra" ao SOLIDARIEDADE como de um encontro de aposentados pode nascer uma instituição como esta, que aposta em partilhar e socializar com alegria.
::
NB: Nas minhas saídas, aproveito, por vezes, a oportunidade de conhecer instituições, que depois divulgo aqui e publico. Para conhecer esta, clique SOLIDARIEDADE
Comunicado final da Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa
BISPOS PORTUGUESES REUNIDOS EM FÁTIMA, DE 14 A 17 DE NOVEMBRO
1. De 14 a 17 de Novembro de 2005 reuniu, na Casa de Nossa Senhora das Dores do Santuário de Fátima, a 161ª Assembleia plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) com a participação do Presidente e da Vice-presidente da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP). Esteve também presente o Senhor Núncio Apostólico, D. Alfio Rapisarda.
2. O início da primeira sessão foi aberto à comunicação social e constou do discurso de abertura do Presidente da CEP, D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga. D. Jorge começou por sublinhar a importância da transmissão da fé como tema basilar para a reflexão da CEP ao longo do próximo triénio. Apontou, depois, alguns desafios concretos no momento presente da sociedade portuguesa: educar para a corresponsabilidade de todos na preservação da natureza, de modo a prevenir tragédias como a dos incêndios; valorizar o poder local, nomeadamente o autárquico, fundamental para o desenvolvimento harmónico e integral dos habitantes; apelar para uma cultura da vida em todas as suas dimensões e etapas, desde a fecundação até às condições humanizantes para o seu desenvolvimento; entender a educação da sexualidade numa visão integral da dimensão afectiva do ser humano e que implique todos os agentes formativos, particularmente a família. Congratulou-se com a realização do Congresso Internacional para a Nova Evangelização (ICNE); evocou a memória de D. Alberto Cosme do Amaral, Bispo emérito de Leiria-Fátima, recentemente falecido.
(Para saber mais sobre o que decidiram os bispos portugueses, clique aqui)
Um artigo de António Rego
Visita à Cidade
Não foi apenas Lisboa. Todo o país viu. E, pelos resultados de audiência e atenção dos media, o país entrou na festa, tal como mergulha na dor duma tragédia ou no entusiasmo dum acontecimento festivo. Nas suas proporções, os media por empatia, “congregam a comunidade dispersa” dando-lhe sintonia e unidade - também religiosa. Tornando, assim, irrelevante, qualquer distância física entre o emissor e o receptor.
Aconteceu em Lisboa, integrado no Congresso, o cortejo da Luz. Foi um elemento, entre muitos outros, visita à cidade que esteve no subconsciente de todas as sessões das cinco capitais da Europa que abraçaram o projecto. Por muitas formas se tem tentado expressar a incapacidade dolorosa de comunicar por inteiro para o “outro lado do muro”. E parece, de facto, um muro, esta separação agressiva, apática ou neutral entre a Igreja e o Mundo. Velho problema que ganhou contornos diversos desde que Jesus falou do Mundo (que veio salvar), mas a que os seus discípulos não pertencem. E na exegese, ora conflituosa ora condescendente ou mesmo exaltante desta palavra Mundo, se tem o cristianismo confrontado, explicitando por vezes, de forma mais corajosa, a dualidade constante de bem e mal, pecado e salvação no âmago do mundo. Também se pergunta se a Igreja não está “fora” da cidade por dela ter fugido ou por ela a ter abandonado. Eis uma questão que exige uma procura constante de diálogo e clareza nas marcações de fronteira mas também nas linhas de aproximação. Há, nesta dicotomia, dialécticas falsas e aproximações simplistas. Mas há passos gigantes, ensaiados sob o impulso do Espírito e ensinamentos da história. O maior e mais próximo de nós surge do Concílio Vaticano II que de tão próximo e familiar o damos por adquirido, esquecidos dos obstáculos que a Igreja corajosamente já venceu.
Tudo isto para dizer que o Congresso, como a Pastoral da nova evangelização ensaiam passos de diálogo e aproximação com o nosso mundo sem trair a originalidade da sua mensagem. O cortejo da Luz, que ocorreu naquela inesquecível vigília, foi uma visita à cidade que se sentiu bem, olhada e iluminada pelo olhar da Virgem de Fátima.Com o brilho e a luz nos olhos do Povo.
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