sábado, 5 de maio de 2012

DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO: Há quem fale com o coração nas mãos

Texto de Maria Donzília Almeida



“Le coeur a des raisons que la raison ne connait pás!"

Blaise Pascal 


Disse, um dia, a um conceituado cardiologista, meu conterrâneo, que ele deveria estar muito orgulhoso da profissão que abraçara, nomeadamente, da sua especialidade clínica! Expliquei: para mim, o coração é....a caixinha dos sentimentos, onde se guarda aquilo que mais prezamos na vida, o Amor! Está no imaginário popular, a mesma ideia que refere o coração como depositário desses mesmos sentimentos. Logo, um cardiologista deve ser muito apreciado pelo comum dos mortais! Cuida e trata dessa preciosa “caixinha”! 
As expressões populares “ter bom coração” ou “ter mau coração”, conforme os sentimentos nele albergados, atestam, precisamente, o que atrás foi dito. Mas, ouçamos o que dizem os especialistas, que falam racionalmente! 
O coração humano é o órgão responsável pelo percurso do  sangue bombeado, através de todo o organismo, que é feito em aproximadamente 45 segundos em repouso. Bate cerca de 109.440 a 110.880 vezes por dia, bombeando aproximadamente 5 l de sangue. 
Neste tempo, o órgão bombeia sangue suficiente a uma pressão razoável, para percorrer todo o corpo nos sentidos de ida e volta, transportando assim, oxigénio e nutrientes necessários às células que sustentam as atividades orgânicas.
O coração é o órgão central da circulação, localizado na caixa torácica, levemente inclinado para direita e para baixo, sendo constituído por uma massa contráctil, o miocárdio, revestido interiormente por uma membrana fina, o endocárdio, é envolvido por um saco fibro-seroso, o pericárdio. 
O coração é constituído por duas porções: a metade direita ou coração direito, onde circula o sangue venoso e a metade esquerda, onde circula sangue arterial. Cada uma destas metades do coração é constituída por duas cavidades, uma superior - a aurícula - e uma inferior - o ventrículo. Estas cavidades comunicam entre si pelos orifícios aurículo-ventriculares. As duas aurículas encontram-se separadas pelo septo interauricular e os dois ventrículos pelo septo interventricular. 
Na cavidade atrioventricular esquerda encontra-se a válvula mitral, e no orifício atrioventricular direito a válvula tricúspide (são válvulas que se abrem em direção ao ventrículo e se fecham para evitar o refluxo do sangue). 
A circulação sanguínea é assegurada pelo batimento cardíaco, ou seja, o batimento do coração, que lança o sangue nas artérias. 
O coração é um órgão muscular que, no ser humano, tem o tamanho aproximado de um punho fechado. 
Aconselham os especialistas que a tensão arterial esteja dentro dos valores aconselhados para cada idade, evitando-se a hipertensão que acompanha amiúde o avanço da idade. O contrário, a hipotensão, ou tensão baixa, também deve despertar alguma atenção, pois, pode levar a uma síncope, como frequentemente me acontecia, na juventude, quando ocorriam descidas bruscas. Sou hipotensa! 
A proximidade de colegas, que estudavam medicina, na mesma casa, em Coimbra, fez-me despertar alguma curiosidade por estas questões. Aprendi, que quando estamos apaixonados (!?).....ficamos com taquicardia (batimentos rápidos); quando, pelo contrário desfrutamos de um estado de beatitude perfeito... quando atingimos o nirvana...........sentimos bradicardia! (o coração a bater compassadamente) E... o nosso músculo cardíaco é o responsável por tudo isto! Grande coração! 

Há quem fale com o coração nas mãos e aqueles que depositaram os seus corações nas mãos desses homens, que lhes afinaram o ritmo e lhes acertaram o batimento. O sentimento de gratidão que é inerente à minha pessoa, faz-me também agradecer àqueles cardiologistas, que além fronteiras, restituíram a vida de qualidade, a dois familiares. Estes souberam confiar o coração nas mãos de outrem! Bem hajam! Este coração agradece! 

05.05.2012


Sem comentários:

Enviar um comentário