terça-feira, 7 de fevereiro de 2006

À conversa com... António Vitorino d'Almeida

A Igreja deve valorizar o seu património cultural
VP – Que grandes diferenças encontra entre a música austríaca e a nossa, para além da qualidade musical e do apoio governamental?
AVA – Respeitam-se os músicos. Existe na Universidade um curso para pessoas que gostam de música e que não têm jeito para a música, mas que têm o direito, perfeitamente lógico, de querem saber música e eventualmente a serem críticos de música e de jornal. Ora musicólogo já é diferente. Aliás, há muita gente que se chama musicólogo e sendo assim “eu vou ali e já venho”… Os cursos de Musicologia que aí se fazem e que dão esses doutoramentos são uma cadeira complementar de piano ou composição no estrangeiro. Cá se é preciso fazer-se alguma coisa a nível da música a gente do Governo é que manda na música em Portugal. Eles é que são consultados. Na Áustria não é assim. Quem é consultado é quem toca piano, é quem rege, é quem sabe de música. Na Áustria, como quem tem a palavra são músicos autênticos, a estrutura é outra.
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VP – Fora esta lição que nos dá, foi adido cultural da Embaixada, o que lhe valeu uma condecoração do Presidente da República Austríaco. Que significado concreto teve e tem esse momento para si?
AVA – É uma condecoração normal. Não é rara, mas é sempre significativo.
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VP – Mudando agora de área, em 1989 apresentou uma candidatura para o Parlamento Europeu. Que motivo o levou a experimentar, através dum partido de pequena dimensão? Esperava mesmo vencer?
AVA – A questão era a seguinte: em Estrasburgo não está ninguém, que eu saiba, eu não estava de certeza na altura, alguém que pudesse defender os interesses culturais portugueses. É óbvio que tinha esse objectivo. Só entrei na política por causa disso, com vista à cultura. O partido pelo qual optei tinha gente séria e só não ganhei por poucos votos.
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VP – E hoje voltaria a tomar a mesma opção, de perfilar nessa política?
AVA – Não sei se voltaria. Na altura fi-lo convictamente. Havia uma protecção à arte e ao espectáculo na comunidade europeia. Há volta e meia uns eventos, uns Festivais de Cultura, mas não fica nada e só se gasta dinheiro. Constroem-se novos espaços mas o público não aumenta significativamente. Seria muito mais importante uma estrutura fixa e normal. Todas as semanas.
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(Para ler mais, clique ESPECIAL, em Voz Portucalense)

Escolas do 1º Ciclo vão ter ensino artístrico

JÁ NO PRÓXIMO
ANO LECTIVO
A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, anunciou a criação de ensino artístico nas escolas do 1º ciclo já no próximo ano lectivo, através do aproveitamento de recur-sos humanos de instituições profissionais locais. "O que estamos a preparar é consolidar o que está definido na reforma do ensino básico, generalizando no próximo ano o ensino artístico, à semelhança do que foi feito com o inglês", afirmou Maria de Lurdes Rodrigues, na Casa da Música, Porto.
Segundo referiu, está já a ser preparado para apresentação um programa que visa preencher o alargamento do horário nas escolas do 1º ciclo do ensino básico. O ensino artístico será leccionado por profissionais de escolas locais de música, de teatro e dança, entre outras expressões artísticas. "Queremos dar oportunidade a que as escolas integrem o seu projecto artístico contando com aquilo que são recursos locais", frisou a ministra, acrescentando ser necessário "desafiar escolas profissionais das expressões a intervir ao nível do primeiro ciclo".
Na sua opinião, basicamente, as escolas poderão leccionar uma qualquer área artística que seja localmente forte, inclusive as marionetas. "Precisamos muito de melhorar as condições de concretização do ensino artístico da ligação da arte à educação", defendeu.
O Ministério da Educação pretende também arrancar com o ensino artístico nos 2º e 3º ciclos do ensino básico, mas a este nível ainda há obstáculos a ultrapassar. "O problema é a organização dos recursos, precisamos de remover muitos obstáculos [de natureza burocrática e administrativa] e melhorar muito as condições para que aconteça a arte na educação", disse.
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CARNAVAL DE AVEIRO

Carnaval de Aveiro está de volta
Depois de um ano de interregno, por falta de alguns apoios considerados indispensáveis, o Carnaval de Aveiro, organizado pela paróquia da Glória, volta este ano, graças à prometida ajuda da Câmara Municipal, que garante a entrega de 32 500 euros. Diversos grupos, organizados uns e espontâneos outros, 11 carros alegóricos, música alegre (nem podia ser outra!), confraternização saudável, encontro de pessoas que apostam em construir comunidade, de tudo um pouco oferece o Carnaval de Aveiro, que salta para as ruas nos dias 19, 26 e 28 de Fevereiro. Os reis e suas comitivas chegarão de moliceiro, como manda a tradição, e logo à chegada ditarão as suas irreverentes leis para o período carnavalesco, que toda a gente optimista não deixará de acatar e de seguir. Esta iniciativa, que já se enraizou nos hábitos dos aveirenses de há 20 anos a esta parte, pretende mostrar que, afinal, os cristãos também sabem rir e folgar, porque acreditam que um santo triste é um triste santo. Fernando Martins

Um poema de Fernando Pessoa

Mar Português Ó mar salgado, quanto do teu sal São lágrimas de Portugal! Por te cruzarmos, quantas mães choraram, Quantos filhos em vão rezaram! Quantas noivas ficaram por casar Para que fosses nosso, ó mar! Valeu a pena? Tudo vale a pena Se a alma não é pequena. Quem quer passar além do Bojador Tem que passar além da dor. Deus ao mar o perigo e o abismo deu, Mas nele é que espelhou o céu. in Mensagem

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2006

DICIONÁRIO HISTÓRICO ÚNICO NA EUROPA

Confronto de Ordens religiosas
e maçónicas em publicação inédita
Está na fase final de elaboração o «Dicionário Histórico das Ordens e Instituições Afins em Portugal» que congrega de uma forma interinstitucional todas as Ordens de diferentes matrizes ideológicas e religiosas, promovido pelo Instituto São Tomás de Aquino e pela Revista dos Jesuitas «Brotéria». Este, que é o primeiro Dicionário sobre as Ordens todas que se faz em Portugal e na Europa, com esta abrangência, tem apresentação antecipada na Revista Brotéria do mês de Janeiro/Fevereiro 2006.
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No editorial, o Pe. Hermínio Rico explica que “o projecto do Dicionário procura responder a uma lacuna informativa e de apoio à investigação: a oferta, reunida numa só obra, de forma sistematizada e completa, do conhecimento que existe disperso sobre todo um conjunto de instituições sociais que são reconhecidas sob a mesma designação de ordem ou revestem tipo análogo de organização e fins prosseguidos”. Esta obra, refere o director da Brotéria “tem o objectivo de providenciar um instrumento de fácil acesso onde se compilam as informações básicas e se apontam os saberes disponíveis sobre todas estas entidades”, sublinha.
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(Para ler mais, clique Ecclesia)

"L' OSSERVATORE ROMANO" COMPARA PEÇA TEATRAL EM MADRID A CARICATURAS DE MAOMÉ

Jornal denuncia manifestações
de intolerância
contra a religião em Espanha
O jornal oficial do Vaticano considera que alguns espectáculos, que considera ridicularizarem o Papa e a Igreja Católica, em Espanha, constituem manifestações de intolerância contra a religião, comparando-os às caricaturas de Maomé, publicadas por um jornal dinamarquês, que têm sido alvo de controvérsia. O texto do “L'Osservatore Romano” que irá sair na edição de amanhã, de acordo com a AFP, será um editorial com direito a primeira página, sob o título “Progresso da liberdade ou recuo da civilização”, dedicado ao tema das caricaturas do profeta Maomé, que têm gerado reacções violentas em alguns países islâmicos. “O caso dessas caricaturas não é, infelizmente, o único exemplo do género”, lê-se no texto, que denuncia a existência em Espanha de “manifestações ultrajantes de intolerância contra a religião e a Igreja Católica que causam espanto”.
O caso citado é uma peça teatral, em cena em Madrid, em que, de acordo com o jornal, “o Papa actual é caricaturado, o seu predecessor ridicularizado, onde são lançadas ameaças obscuras contra os católicos e onde é incitada a apostasia”. Outro exemplo dado pelo editorial é o de “um vídeo difundido pela televisão em que o crucifixo se transforma num ingrediente para uma repugnante receita culinária”.
De acordo com o jornal do Vaticano, “a crítica, a polémica argumentada, o desacordo expresso, ainda que de formas radicais”, ou mesmo a sátira que denuncia a “idolatria de poderes” são “legítimos”.Contudo, o editorial defende que a sátira “privada de toda a finalidade crítica ou educativa torna-se pura obstinação”.
Este artigo do “L’Osservatore Romano” foi escrito dois dias após um comunicado do Vaticano que sublinha que a liberdade de expressão não autoriza as ofensas às convicções religiosas, considerando porém os actos violentos "deploráveis".
Fonte: PÚBLICO on-line

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onde é sempre agradável estar,
sobretudo em dia de sol, como o de hoje

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