ADOECER DA CURA…
José Sócrates, o Primeiro-ministro mais popular da última década, viveu ontem um dos dias mais difíceis dos seus primeiros dois anos de Governo. Não por ter perdido um ministro ou ser obrigado a remodelar, muito menos por ter sido criticado pelo Presidente da República ou ter sofrido uma derrota eleitoral intercalar. De tudo isto Sócrates já experimentou nestes dois anos e nem por isso tremeu do alto do seu pedestal.
Mas o dia de ontem foi diferente. Milhares de pessoas de Chaves e de vários concelhos do Alto Tâmega vieram para a rua pedir a cabeça do ministro da Saúde pelo encerramento de mais Urgências hospitalares e de Centros de Saúde e o que se viu nas televisões merece alguma atenção. Claro que o ministro Correia de Campos aproveitou o facto de estarem em causa autarquias nas mãos do PSD para dizer que tudo não passa de manipulação. Mas a ira dos populares, que engarrafaram ruas e estradas com ensaios de buzinões, parecia demasiado autêntica para ser mera manobra política.
Como é óbvio, afastar as Urgências de saúde das pessoas e obrigá-las a percorrerem quilómetros nas zonas menos desenvolvidas do país, levando uma hora para chegar a um hospital, é agravar os custos da interioridade. E a raiva do povo nas ruas não deixava margem para dúvidas: como há semanas o socialista Jorge Coelho avisou na SIC Notícias, “com a saúde não se brinca”.
Desvalorizar as queixas dos que se sentem vítimas de reais penalizações sociais é um erro que Cavaco experimentou com as portagens na Ponte 25 de Abril e que José Sócrates deve ter em atenção no encerramento das Urgências. O povo português já mostrou que está disposto a sacrifícios, que percebe a necessidade do Estado poupar, mas não está disposto a ouvir discursos contra a desertificação do Interior, para depois vir agravar as condições de vida para quem ainda resiste nessas zonas do país.
Se o Primeiro-ministro garante, como fez esta semana numa entrevista ao Expresso, que o Serviço Nacional de Saúde vai dar resposta, em todos os pontos do país, às mulheres que – dentro da nova lei – queiram abortar, é bom que não nos falte com igual prontidão, com os mais elementares Serviços de Urgência. Obrigar um cidadão do Interior, servido pelas piores estradas, a galgar o dobro dos quilómetros para ter um médico é um contra-senso. Se escamotear o problema em nome das poupanças públicas, José Sócrates arrisca-se a curar o défice e a adoecer da cura.
quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007
Frei Bento Domingues no CUFC
Em 28 de Fevereiro,
pelas 21 horas
“Sociedade, Ciência,
Religiões
– Em Cultura da Vida
e da Paz”
::
No âmbito dos 20 anos do CUFC (Centro Universitário Fé e Cultura), vai rea-lizar-se no dia 28 de Fevereiro, quarta-feira, pelas 21 horas, na sede daquela instituição vocacionada para o diálogo entre fé e cultura, junto à Universidade de Aveiro, um debate sobre “Sociedade, Ciência, Religiões – Em Cultura da Vida e da Paz”.
Estará presente Bento Domingues, teólogo, docente da Universidade Lusófona e colunista do PÚBLICO, para desenvolver o tema e animar o diálogo com todos os que o desejarem.
Estes debates integram-se no programa “Diálogo Inter-Religioso”, imple-mentado, há anos, pelo CUFC e destinado aos universitários, em particular, e aos aveirenses, em geral.
Estará presente Bento Domingues, teólogo, docente da Universidade Lusófona e colunista do PÚBLICO, para desenvolver o tema e animar o diálogo com todos os que o desejarem.
Estes debates integram-se no programa “Diálogo Inter-Religioso”, imple-mentado, há anos, pelo CUFC e destinado aos universitários, em particular, e aos aveirenses, em geral.
Novo quartel da GNR na Gafanha da Nazaré

UMA LUTA DE VINTE ANOS
O novo posto da GNR da Gafanha da Nazaré está a funcionar desde o final de Janeiro, servindo também as freguesias da Gafanha da Encarnação e do Carmo. As novas instalações eram uma necessidade com cerca de duas décadas, já que o espaço ocupado anteriormente não oferecia as condições de trabalho essenciais a uma unidade militar. Embora a mudança sem aviso tenha desagradado Câmara e Junta de Freguesia, as duas entidades admitem que o importante é que o posto está a funcionar. A GNR concorda, afirmando que o fundamental «é garantir as melhores condições de serviço à comunidade»
:
Leia mais no Diário de Aveiro
Dom Manuel Clemente é o novo Bispo do Porto
Ao receber a nomeação do Santo Padre Bento XVI para Bispo do Porto, quero, antes de mais, agradecer ao Sucessor de Pedro a confiança que põe em mim para tão exigente ministério. Por minha parte, toda a confiança tenho na graça divina, que nunca nos falta com o necessário para o que Deus nos pede. A Deus me entrego, à Virgem Santíssima e à comunhão dos santos.Dirijo uma palavra de muita consideração e estima ao Senhor D. Armindo Lopes Coelho, pedindo a Deus que o cumule de saúde e paz, na merecidíssima recompensa do seu fiel ministério. Consideração e estima que estendo também ao Senhor D. Júlio Tavares Rebimbas e aos Senhores Bispos eméritos residentes na Diocese do Porto. Com todos conto, no contributo inestimável da sua experiência e sabedoria.
Mensagem à Diocese
Ao sabor da maré - 6

TELEMÓVEL:
UM BRINQUEDO
PARA GRANDES E PEQUENOS
Ontem, numa clínica, pude apreciar quanto os telemóveis são o brinquedo dos nossos dias. Brinquedo para grandes e pequenos, para jovens e menos jovens, para gente de qualquer condição social.
Muitos dos que entravam na sala de espera vinham já de telemóvel na mão. Qual arma em riste. Pronta para o ataque. Os que vinham assim armados traziam os olhos fixos na máquina. Sentavam-se e começava a batalha do envia e recebe SMS, alguns usando uma rapidez incrível, com sorrisos nos lábios de quem está em diálogo interessante.
Ao meu lado, um mais velho, não parava de mexer no seu pequeníssimo aparelho, em jeito de quem joga qualquer coisa. Bem mirei e lá estava ele entretido, no carrega-e-carrega com um dedo ou outro.
Outros telefonavam por tudo e por nada: “Cheguei”, “Estou à espera”, “E por aí?”, “Vou sair mesmo agora”, “Onde nos encontramos?… e assim por diante.
Outros entretinham-se a mexer no telemóvel sem nada fazer de especial Parecia-me que estavam a tentar descobrir as suas múltiplas funções, muitas das quais nunca ou raramente se utilizam. E até crianças, quando chegavam, sentavam-se e reclamavam logo das mães os telemóveis para um joguinho…
Pensando bem, até acho melhor que cada um se entretenha com o seu telemóvel. Passa o tempo sem se aborrecer e… deixa de pegar em revistas velhas e gastíssimas pelo uso. Eu juro que nem lhes toco… sei lá por que mãos andaram…
F.M.
Muitos dos que entravam na sala de espera vinham já de telemóvel na mão. Qual arma em riste. Pronta para o ataque. Os que vinham assim armados traziam os olhos fixos na máquina. Sentavam-se e começava a batalha do envia e recebe SMS, alguns usando uma rapidez incrível, com sorrisos nos lábios de quem está em diálogo interessante.
Ao meu lado, um mais velho, não parava de mexer no seu pequeníssimo aparelho, em jeito de quem joga qualquer coisa. Bem mirei e lá estava ele entretido, no carrega-e-carrega com um dedo ou outro.
Outros telefonavam por tudo e por nada: “Cheguei”, “Estou à espera”, “E por aí?”, “Vou sair mesmo agora”, “Onde nos encontramos?… e assim por diante.
Outros entretinham-se a mexer no telemóvel sem nada fazer de especial Parecia-me que estavam a tentar descobrir as suas múltiplas funções, muitas das quais nunca ou raramente se utilizam. E até crianças, quando chegavam, sentavam-se e reclamavam logo das mães os telemóveis para um joguinho…
Pensando bem, até acho melhor que cada um se entretenha com o seu telemóvel. Passa o tempo sem se aborrecer e… deixa de pegar em revistas velhas e gastíssimas pelo uso. Eu juro que nem lhes toco… sei lá por que mãos andaram…
F.M.
Um artigo de António Rego

PERGUNTAS PÓS-REFERENDO
Quem terá votado no sim e no não ao aborto? Dum lado foi longamente explicado que se tratava apenas de respeitar as decisões da mulher sem a mandar para a cadeia. Do outro argumentou-se que a conversa do sim era só parte da questão. O que estava em causa era sim ou não ao aborto, sim ou não à vida.
Mais de 50% dos eleitores não compareceu. Os que foram às urnas, do Norte, Centro ou Sul, decretaram a vitória do sim. Isto é, a maioria dos que votaram.
Logo foram tiradas ilações pelo governo: assim sendo, vamos legislar o sim. Transformar, com carácter de urgência, o político em jurídico. E surgem de imediato, divisões no sim: pausa para reflexão da mulher? Aconselhamento? Capacidade de resposta dos hospitais? Objecção de consciência dos médicos? Alteração do Código Deontológico? Vinculação jurídica ou política? Constitucionalidade ou não? Aprovação pelo Presidente da República? Capacidade técnica de acorrer aos pedidos de aborto? Prioridades adiadas na saúde? Entrega ou não à medicina privada?
O canto de vitória foi mais partidário que ideológico. Muitos “defensores da mulher”, pelo que se percebeu só a defendem nesta circunstância. As concepções que publicamente sustentam de sexualidade, casamento descartável, exploração comercial da mulher, fazem desconfiar de humanismos circunstanciais muito distantes da defesa da dignidade da mulher.
A Igreja em Portugal também se interroga: que pensam os 97,5 de portugueses que se declaram católicos, em questões de moral familiar? Que jogos de consciência individual esconde este referendo? Terão sido mesmo os católicos que disseram não? Ou, na dúvida, se desculparam com o dia chuvoso de Fevereiro, como o haviam feito num dia escaldante de Verão em Junho de 1998?
Seria bom que antes de tantas respostas prontas e interesseiras, todos nos interrogássemos, passado serenamente algum tempo sobre o referendo de 2007. Para alguns o resultado do referendo foi uma vitória do progresso e da modernidade. Ou será, como diz Humberto Eco no seu último livro que “a história se está a enrolar em si própria, caminhando velozmente a passo de caranguejo”?
O tema está em aberto e o diálogo precisa ser continuado com as pontes possíveis nas convergências fundamentais.
Quem terá votado no sim e no não ao aborto? Dum lado foi longamente explicado que se tratava apenas de respeitar as decisões da mulher sem a mandar para a cadeia. Do outro argumentou-se que a conversa do sim era só parte da questão. O que estava em causa era sim ou não ao aborto, sim ou não à vida.
Mais de 50% dos eleitores não compareceu. Os que foram às urnas, do Norte, Centro ou Sul, decretaram a vitória do sim. Isto é, a maioria dos que votaram.
Logo foram tiradas ilações pelo governo: assim sendo, vamos legislar o sim. Transformar, com carácter de urgência, o político em jurídico. E surgem de imediato, divisões no sim: pausa para reflexão da mulher? Aconselhamento? Capacidade de resposta dos hospitais? Objecção de consciência dos médicos? Alteração do Código Deontológico? Vinculação jurídica ou política? Constitucionalidade ou não? Aprovação pelo Presidente da República? Capacidade técnica de acorrer aos pedidos de aborto? Prioridades adiadas na saúde? Entrega ou não à medicina privada?
O canto de vitória foi mais partidário que ideológico. Muitos “defensores da mulher”, pelo que se percebeu só a defendem nesta circunstância. As concepções que publicamente sustentam de sexualidade, casamento descartável, exploração comercial da mulher, fazem desconfiar de humanismos circunstanciais muito distantes da defesa da dignidade da mulher.
A Igreja em Portugal também se interroga: que pensam os 97,5 de portugueses que se declaram católicos, em questões de moral familiar? Que jogos de consciência individual esconde este referendo? Terão sido mesmo os católicos que disseram não? Ou, na dúvida, se desculparam com o dia chuvoso de Fevereiro, como o haviam feito num dia escaldante de Verão em Junho de 1998?
Seria bom que antes de tantas respostas prontas e interesseiras, todos nos interrogássemos, passado serenamente algum tempo sobre o referendo de 2007. Para alguns o resultado do referendo foi uma vitória do progresso e da modernidade. Ou será, como diz Humberto Eco no seu último livro que “a história se está a enrolar em si própria, caminhando velozmente a passo de caranguejo”?
O tema está em aberto e o diálogo precisa ser continuado com as pontes possíveis nas convergências fundamentais.
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007
Fecho de Centros de Saúde

Diga ao senhor ministro
que queremos ser espanhóis
Chaves, cidade transmontana que bem conheço e admiro, está hoje em protesto contra mexidas do Governo no estatuto do seu hospital, mas também contra o fecho de Centros de Saúde na região do Alto Tâmega.
Estas alterações nos Centros de Saúde, propostas por uma equipa de especialistas na matéria, têm gerado protestos a muitos níveis. Penso que alguns com legitimidade.
O que me choca é ver que no fundo quem vai sofrer é o povo humilde, pobre, com pensões miseráveis.
Em Chaves ouvi há pouco uma idosa protestar, e com razão. Diz ela que, agora, para vir da aldeia à cidade, ao médico, gasta 15 euros num táxi e o mesmo no regresso. E pergunta ela, apresentando-se como doente cancerosa, como é que pode viver com pouco mais de 200 euros de pensão.
A seu lado, uma mais arrebitada, disse: “Diga ao senhor ministro que queremos ser espanhóis.”
Chaves, cidade transmontana que bem conheço e admiro, está hoje em protesto contra mexidas do Governo no estatuto do seu hospital, mas também contra o fecho de Centros de Saúde na região do Alto Tâmega.
Estas alterações nos Centros de Saúde, propostas por uma equipa de especialistas na matéria, têm gerado protestos a muitos níveis. Penso que alguns com legitimidade.
O que me choca é ver que no fundo quem vai sofrer é o povo humilde, pobre, com pensões miseráveis.
Em Chaves ouvi há pouco uma idosa protestar, e com razão. Diz ela que, agora, para vir da aldeia à cidade, ao médico, gasta 15 euros num táxi e o mesmo no regresso. E pergunta ela, apresentando-se como doente cancerosa, como é que pode viver com pouco mais de 200 euros de pensão.
A seu lado, uma mais arrebitada, disse: “Diga ao senhor ministro que queremos ser espanhóis.”
Esta flaviense é do tempo em que os transmontanos raianos iam habitualmente ao médico a Espanha, onde muitos nasceram, pois era ali que as parturientes encontravam quem as ajudasse em momentos difíceis. Não me espanta, pois, que voltem a lembrar-se do país vizinho.
Quaresma

QUARESMA:
QUADRAGÉSIMO DIA
O termo Quaresma deriva do latim "quadragesi-ma dies", ou seja, quadragésimo dia. É o período do ano litúrgico que dura 40 dias: começa na quarta-feira de cinzas e termina na missa "in Coena Domini" (Quinta-Feira Santa), sem inclui-la.
:
O sexto Domingo, que dá início à Semana Santa, é chamado "Domingo de Ramos", "de passione Domini". Desse modo, reduzindo o tempo "de passione" aos quatro dias que precedem a Páscoa, a Semana Santa conclui a Quaresma e tem como finalidade a veneração da Paixão de Cristo a partir da sua entrada messiânica em Jerusalém.
Uma prática penitencial preparatória para a Páscoa, com jejum, começou a surgir a partir de meados do século II; outras referências a um tempo pré-pascal aparecem no Oriente, no início do século IV, e no Ocidente no final do mesmo século.
Nos primeiros tempos da Igreja, durante esse período, estavam na fase final da sua preparação os catecúmenos que, durante a vigília pascal, haveriam de receber o Baptismo.
Por volta do século IV, o período quaresmal caracterizava-se como tempo de penitência e renovação interior para toda a Igreja, inclusive por meio do jejum e da abstinência, marcas que ainda hoje se mantêm.
Na Liturgia, este tempo é marcado por paramentos e vestes roxas, pela omissão do "Glória" e do "Aleluia" na celebração da Missa.
:
Fonte: Ecclesia
Arte na cidade
Figueira da Foz:
Painel de António Lino
No edifício do tribunal da Figueira da Foz, junto ao jardim, há um painel de António Lino, que vale a pena ser apreciado. O tema, como não podia deixar de ser, é a justiça.
Quantas vezes por ali passamos sem nos determos na procura da mensagem do artista. O corre-corre da vida tem destas coisas. Nem nos deixa ver a arte que nos é oferecida de graça.
No edifício do tribunal da Figueira da Foz, junto ao jardim, há um painel de António Lino, que vale a pena ser apreciado. O tema, como não podia deixar de ser, é a justiça.
Quantas vezes por ali passamos sem nos determos na procura da mensagem do artista. O corre-corre da vida tem destas coisas. Nem nos deixa ver a arte que nos é oferecida de graça.
Sabia que...
Há mais católicos no mundo?
Pelas últimas estatísticas do Vaticano, há mais católicos no mundo. Os registos dizem que o número de católicos passou de 1098 biliões para 1115 biliões, entre 2004 e 2005. O aumento foi superior, em percentagem, ao crescimento da população mundial.
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