
Na modernidade, segundo a expressão célebre de Max Weber, a ra-cionalidade, a ciência e o materialismo "desencantam" o mundo, mas "não esgotam a necessidade humana de encontrar um sentido para o universo e para a existência". Quem o escreve é Martin Legros, no número de Setembro da revista Philosophie Magazine, que, no quadro do actual "reencantamento do mundo", segundo Peter Berger, apresenta quatro cenários, entrecruzados, para "esta contradição entre racionalidade e aspiração à espiritualidade, matriz do século XXI".
O primeiro cenário é o do retorno das religiões tradicionais renovadas. Segundo M. Eltchaninoff, há razões para o sucesso das religiões ditas clássicas. Face ao desenraizamento citadino, descobre-se que é essencial o laço comunitário e social das religiões. Com a oferta de um quadro de rituais colectivos, narrativas, símbolos, interditos, elas "estruturam a relação com o transcendente".
O segundo cenário é o do ateísmo enquanto combate da razão contra o fanatismo e a superstição e resposta aos enigmas humanos. A ciência e a técnica poderão substituir a religião. O processo de secularização acelerar-se-ia mediante "a convergência das nanotecnologias, das biotecnologias, das ciências da informação e cognitivas". Depois, para quê a religião quando o último limite, a morte, também ele for "talvez afastado"?
Os sociólogos constatam "desregulação" e individualização na fé, podendo Jean-Paul Willaine sublinhar que agora "as pessoas que se identificam como religiosas são menos crentes que antes e as 'sem religião' são menos ateias que antes".
Anselmo Borges
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