sexta-feira, 6 de outubro de 2017

MaDonA — O Dia Mundial do Sorriso


A cada passo, nos cruzamos com pessoas de rosto crispado, que parecem estar de mal com Deus e com o mundo. São incapazes de esboçar um sorriso, ao seu semelhante, (Será que paga imposto?) como se vissem em cada pessoa, um adversário, um inimigo. Por isso, resolvi debruçar-me sobre o tema.  
O Dia Mundial do Sorriso, conhecido como World Smile Day foi criado em 1999, sendo celebrado, na primeira sexta-feira de outubro. Deve-se a Harvey Ball, um artista de Worcester, Massachussets, sendo esta imagem do smiley, reconhecida internacionalmente. Um ícone, profusamente, usado por todos. 
Já que rir é a melhor terapia, a mais económica, ao alcance de todos, o sorriso abre-lhe a porta, de par em par. 
Pode ter múltiplos sentidos: desde o sorriso acompanhado de um piscar de olhos, como o do JRS no Telejornal, ao sorriso de cumplicidade, num aceno/intenção de conquista, ao sorriso amarelo de ironia, desdém, conveniência, até ao sorriso genuíno e cândido de uma criança que cativa e cria, imediatamente, empatia nas pessoas. 
Celebremos este dia com o rosto iluminado por um sorriso nos lábios e partilhemos a magia da comunicação que o sorriso traz, àqueles que, afanosamente, lutam pela sobrevivência.  
Não custa nada, mas cria muito; dura um segundo, mas pode ficar na memória para sempre; ninguém é tão rico que possa prescindir dele, nem tão pobre que não possa oferecê-lo. Alimenta boas vontades e constitui a senha dos amigos; é oásis para o fatigado, incentivo para o desanimado, alegria para o triste e o melhor antídoto para o mau humor; não pode ser comprado, mendigado, emprestado ou roubado, pois não é artigo de valor para ninguém, senão quando é oferecido naturalmente. Ninguém necessita mais de um sorriso do que aqueles que nada têm para dar! 
Gosto de sorrir à vida, àqueles que se cruzam comigo, de olhar olhos nos olhos e sentir os benefícios que daí advêm e são tantos. 
Ao contrário de muitos gestos e cumprimentos, o sorriso é o sinal de felicidade reconhecido em todo o mundo. 
Mesmo forçado, o sorriso melhora o humor. Ao dar uma boa gargalhada poderemos exercitar 53 músculos do rosto. Um antirrugas com massagem facial! 
Ao contrário de outras atividades que aprendemos com o tempo, os cientistas acreditam que saber sorrir é uma capacidade inata. 
Em geral, as mulheres sorriem mais do que os homens, (!?) porém quando ambos os géneros praticam trabalhos sociais e voluntários, os sorrisos vêm em mesmo número. Há, ainda, os que andam sempre de “tacha arreganhada”! (Mulheres, especialmente!) 
Sorrir também alivia o stress. Quando sorrimos, são libertadas endorfinas que melhoram o humor, criando serenidade. 
O sorriso é a expressão facial mais facilmente reconhecida, pois pode ser identificado até 300 metros de distância! Uma fita métrica...sempre à mão. 
Hoje em dia, com câmaras de vigilância em todo o lado, somos convidados a afivelar um sorriso para responder ao apelo: “Sorria que está a ser filmado!” 
Para terminar, vamos desafiar a sabedoria popular e contrariar o velho aforismo “Quem tem muito riso, tem pouco siso!” A terapia do riso teria os dias contados! 
Isso era no tempo da outra senhora, em que os portugueses não tinham nenhuma vontade de rir, ou não apetecia fazê-lo, abertamente, em público. Hoje, todos rimos uns dos outros a começar por nós próprios. 
Deixo as palavras eloquentes do grande republicano Bernardino Machado, avô do nosso ilustre Júlio Machado Vaz: “Rio-me da tristeza para a poder suportar melhor!” 

MaDonA, 06.10.2017 

Sem comentários:

Enviar um comentário