segunda-feira, 12 de junho de 2006

Pobreza tem muitas causas

É PRECISO PROMOVER
O CONCEITO DE
"CIDADANIA ACTIVA" Entrevista ao Jornal da Madeira de Alfredo Bruto da Costa, Presidente do CES e Vice-presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz
É preciso promover o conceito de “cidadania mundial” a favor do bem-comum, tal como defende a Doutrina Social da Igreja há mais de 40 nos, a partir de João XXIII. A pobreza tem uma dimensão moral que não pode ser ultrapassada sem a necessária mudança de mentalidades a vários níveis. O emprego instável e a sustentabilidade da segurança social não se resolvem apenas por intermédio de factores económicos ou financeiros, mas sobretudo através de uma “filosofia política”, em que se garanta “o grau de solidariedade que cada sociedade está disposta a dar”, segundo Alfredo Bruto da Costa ao Jornal da Madeira.
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Para ler a entrevista, clique ECCLESIA

MISÉRIA EM ÁFRICA

Vaticano denuncia desinteresse do mundo com a miséria em África O jornal do Vaticano, “L’Osser-vatore Romano”, denuncia na sua edição de hoje em italiano a indiferença do mundo perante as tragédias humanitárias que se vivem no continente africano. “Distraído de forma culpável, o mundo continua a ignorar a tragédia que quotidianamente se vive na África”, afirma o diário, num artigo que tem como título “África, o escândalo da miséria”. “A cada dia que passa morrem 800 crianças africanas, simplesmente porque as suas famílias não podem pagar a consulta médica ou tratamentos sanitários de base. Bastaria muito pouco para salvá-las”, alerta o “Osservatore Romano”. O jornal do Vaticano lembra que “bastaria assumir os gastos de saúde que, ainda que sejam poucas moedas para os critérios ocidentais, pesam como chumbo para os orçamentos das famílias africanas”. “Apesar dos bons propósitos manifestados em várias ocasiões nas conferências internacionais, na África, o escândalo da miséria continua a matar vítimas inocentes”, refere-se. O OR cita o relatório “Paying with their lives” (Pagando com as suas vidas), publicado por Save the Children, a maior organização internacional independente para a defesa e promoção dos direitos humanos. Na cúpula do G8 de 2005- recorda um comunicado da organização- os governantes assumiram o compromisso de trabalhar com governos africanos para que estes possam garantir tratamentos gratuitos nos países ou áreas mais pobres do mundo, mas desde então 250 mil crianças já morreram, O artigo do OR conclui lançando um apelo para que os países mantenham o compromisso de “aumentar as ajudas ao desenvolvimento e de incrementar o acesso à saúde em alguns dos países mais pobres”.
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Fonte: Ecclesia

domingo, 11 de junho de 2006

Um artigo de Anselmo Borges, no DN

A presença real de Jesus Cristo
Ninguém sabe quantos portu-gueses conhecem a razão por que na próxima quinta-feira é feriado nacional. Estou convicto de que esse número é diminuto. Aliás, o mesmo se deve passar com a maior parte dos feriados religiosos e também os outros. O que mais interessa já não é a referência do feriado, mas o feriado em si. Na base do feriado da próxima quinta- -feira, Festa do Corpo de Deus, está um banquete. Dois banquetes marcaram o Ocidente. Um é O Banquete, de Platão, com todos aqueles diálogos sobre o amor nas suas várias perspectivas. O outro é a Última Ceia de Cristo, enquadrada também por um longo discurso sobre o amor e na iminência da morte. Jesus tomou o pão e o cálice com vinho, pronunciou a bênção e disse: "Tomai, comei e bebei, isto é o símbolo da minha vida entregue por amor e salvação de todos."
Os primeiros cristãos, animados pela fé no Jesus crucificado e ressuscitado para a vida do Deus-Amor vivente, juntavam-se à volta da mesa numa refeição fraterna e festiva - quem presidia era o dono ou a dona da casa - e alimentavam-se do Pão e da Palavra, aprofundando a fé, a esperança e o amor.
Essas celebrações lembravam a Última Ceia e também aqueles banquetes que Jesus tivera ao longo da vida. Banquetes frequentemente escandalosos, pois Jesus comia e convivia com pecadores e publicanos, marginalizados e gente de vida pouco recomendável. Por outro lado, tornava-se por vezes um hóspede inconveniente e até insolente, já que aproveitava a ocasião para denunciar a hipocrisia e o modo de vida dos líderes.
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Para ler todo o artigo, clique aqui

Uma reflexão do padre Georgino Rocha

Quem
é o nosso Deus?
Jesus apresenta-se, hoje, de modo totalmente novo e original. Os discípulos reconhecem a diferença e, respeitosamente, ajoelham em adora-ção. Acontece este episódio em Galileia, terra onde “tudo começou”. Também agora, vai recomeçar uma nova fase. Qualitativamente diferente. Defini-tivamente envolvente. Obrigado, Senhor Jesus, por esta nova fase tão expressiva e surpreendente. Para ti e para nós. Mostras-te como Senhor, o único que pode tudo, em toda a parte e para sempre. Recorres a títulos próprios de Deus. Usas uma linguagem ousada, nunca ouvida. Queres ter discípulos em todos os povos. Defines os horizontes do trabalho dos teus apóstolos. Estabeleces as regras fundamentais que devem observar. “Ide, ensinai, baptizai quem acreditar. Fazei tudo isto em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. Dás, assim, início à missão que comporta uma dupla realidade: introduzir o ser humano na intimidade divina e fazer conhecer quem é Deus: uma família de pessoas. É admirável, Senhor, esta verdade que desperta e mobiliza a nossa vocação fundamental: somos filhos de Deus pelo baptismo, partilhamos a sua mesa na eucaristia, assumimos a parceria da sua missão de “gerir o mundo”, cultivando a sintonia de sentimentos e celebrando os sacramentos de serviço, designadamente o matrimónio e a ordenação. Senhor Jesus, a dignidade humana encontra aqui o seu alicerce mais sólido. O único definitivamente válido. O único que revela o valor relativo de todos os outros, ainda que oficializados em solenes declarações. Todos somos irmãos em humanidade. Cada um é chamado a fazer-se irmão pela vida nova que tu ofereces e queres fazer chegar sempre mais longe. A ninguém pode ser negada ou destruída esta dignidade que tem as suas raízes no próprio coração de Deus. E este Deus é uma família de pessoas. Cada uma tem nome próprio: Pai, Filho e Espírito Santo. Que bom, Senhor, seres tu a dizê-lo! Ninguém teria tal ousadia. Os nomes indicam também as funções que elas realizam. Vivem em comunhão plena, em relação recíproca constante, em dádiva permanente. Não anulam as diferenças, mas integram-nas em admirável e fecunda harmonia. São, Senhor Jesus, a Santa Tri-Unidade ou a Santíssima Trindade, a fonte escondida e inesgotável da vida presente e futura.

10 de Junho

Valores e Símbolos que temos de cultivar O dia 10 de Junho continua a ser o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Mesmo sem o apoio popular, já que o povo está mais voltado para as alegrias que o Futebol lhe possa dar, é bom que o Presidente da República insista em programar a celebração do 10 de Junho. Apesar da notória indiferença dos nossos compatriotas pelos feriados nacionais, algo ficará dos discursos de circunstância proferidos nos actos comemorativos, em que se celebra Portugal, o nosso maior poeta épico e as comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, onde vão perpetuando a nossa língua, os nossos costumes e as nossas culturas, ao mesmo tempo que alimentam as saudades pelo torrão natal. Eu não sei se nas escolas, nas famílias, nas instituições e nos clubes de cultura e recreio se fala do Dia de Portugal, com uma preocupação pedagógica, aos mais novos. E se não, julgo que seria importante que de futuro os programas anuais contemplassem esse propósito, para não ouvirmos, como já ouvi, os maiores disparates sobre o que se celebra no Dia 10 de Junho. Portugal, Camões e as Comunidades Portuguesas merecem, de facto, que nos debrucemos sobre os valores e os símbolos que eles têm para nos oferecer. Se não o fizermos, perderemos muito da nossa identidade, como povo e como Nação. Fernando Martins

Citação

“Estou firmemente convicto de que o convívio com os livros reforça a nossa inteligência e acentua os valores éticos e sociais que são essenciais para a vida em comunidade. Foi pelos livros que aprendi o valor da liberdade e da coragem, da frontalidade e da ousadia, da dignidade e do respeito pelos desfavorecidos. Foram os livros que me ensinaram a sonhar, sorrir, chorar, sofrer, gozar, perder e ganhar; afinal, foram os livros que me ensinaram a viver.”
José Miguel Júdice, no PÚBLICO de sexta-feira

Gotas do Arco-Íris - 21

ESPANADORES,
POIS CLARO! Caríssimo/a: Madre Teresa de Calcutá é interpelante e, na sua figura pequena e frágil, consegue colocar pedras seguras ao longo do difícil caminhar da Humanidade. Já assim Francisco de Assis e tantos e tantas que se apagaram para que refulgisse a Luz... Há dias tropecei com algumas das suas palavras que me fizeram parar um pouco e rever os últimos anos da minha existência... Ri-me com vontade quando ela afirma que “o teu espírito é o espanador de qualquer teia de aranha”... E depois não pára: “quando não possas caminhar, usa a bengala. Mas nunca te detenhas! Faz com que, em lugar de pena, as pessoas sintam respeito por ti.” Claro que eu podia escrever isto, mas sendo da Madre Teresa tem outro peso... Pois bem, é com esse peso que te quero deixar; mas antes permite que recorde três datas relativas à nossa Terra: Há 150 anos, no dia 1 de Junho de 1856, foi fundada a Sociedade Musical, na Murtosa, orientada por Agostinho António Leite. Em 1861, no dia 30 de Abril (já passaram 145 anos), foi a conclusão dos trabalhos da construção da estrada da ponte do Estaleiro ao Forte, ou seja daquela rua a que pomposamente chamamos Avenida de José Estêvão... E em 1881, há 125 anos, a 24 de Dezembro, era criada a escola feminina da Gafanha da Nazaré... Será que «espanadores precisam-se» para arejarmos as nossas teias de aranha?! E bons Amigos, não façamos como uma vizinha que mora já ali e me disse que tinha vergonha de andar com a bengala: se precisarmos de uma bengala, encomendemos duas... para andarmos mais direitos!
Manuel

quinta-feira, 8 de junho de 2006

BARCELONA: Obra-prima de Gaudí

Sagrada Família de Gaudí
abre ao culto em 2008
Catedral da Sagrada Família de Barcelona, obra inacabada do arquitecto catalão Antonio Gaudí, será aberta ao culto religioso no final de 2008. A informação foi divulgada pelo presidente do Patronato da construção, Joan Rigol. Rigol ressaltou que a obra arquitetónica não será somente um lugar de oração, mas "um ponto de encontro da religiosidade, arte e cultura". Joan Rigol disse à imprensa que assim que o tecto da nave central da Igreja for coberto (fechando o tecto da nave à altura do cruzeiro, da abside e da parte interior da fachada principal, actualmente descobertos) e a autorização do Arcebispo for dada, o grande sonho de Gaudí (1852-1926) será realizado. O artista foi enterrado na cripta da basílica, em 1926. A imponente obra que Antoni Gaudí deixou inacabada é, apesar disso, o exemplo mais representativo da genialidade do arquitecto catalão. Os trabalhos iniciaram-se em 1883, e as partes pessoalmente concluídas Gaudí foram a Cripta Neo-Gótica, parte da abside e a fachada da Natividade. Das quatro torres desta última, o autor apenas viu concluída a dedicada a São Barnabé. Após a morte do arquitecto, os trabalhos continuaram, mas em 1936, durante a guerra civil Espanhola, os desenhos e maquetas deixados por este foram destruídos por um incêndio, tendo o projecto sido retomado mais tarde em 1952.
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Fonte: Ecclesia

HERA apresenta...

:: "O MEU HERBÁRIO"
Estão disponíveis na página da HERA-Associação para a Valorização e Promoção do Património (www.heraonline.org), na secção "Diário de Viagem", as fotografias relativas à nossa última actividade de sensibilização ambiental: "O meu Herbário".
A actividade foi desenvolvida em colaboração com a Câmara Municipal de Aveiro, no âmbito da campanha Bandeira Azul, e acompanhada pela biologa TERESA SERAFIM, da HERA.
Mais informações no site www.heraonline.org.

BUSS – Balcão Único de Solidariedade Social

Solidariedade em rede
é urgente
para se chegar a mais gente
Criado em Outubro de 2004, no âmbito do projecto Aveiro Digital, o BUSS – Balcão Único de Solidariedade Social tem de se tornar auto-sustentável, quando completar dois anos de existência. Para isso, precisa de alargar o seu raio de acção, “massificando” a quantidade de instituições e de pessoas, para atingir uma abrangência regional e mesmo nacional, sublinha Tiago Lagarto, representante neste consórcio do CNE (Corpo Nacional de Escutas) e gestor do projecto, do qual fazem parte mais sete parceiros, nomeadamente, a Associação Betel de Ponte de Vagos, a Cáritas Diocesana de Aveiro, a Delegação de Aveiro da Cruz Vermelha Portuguesa, a Obra da Providência da Gafanha da Nazaré, o Centro Social Paroquial de Nossa Senhora de Fátima, a Rádio Terra Nova da Gafanha da Nazaré e a empresa Senso Comum. Para o nosso entrevistado, este consórcio nasceu por todos os parceiros acreditarem que, nos tempos que correm, se tornar urgente a solidariedade em rede, para se chegar a mais gente. E se é verdade que todas as instituições vivem a solidariedade em relação às pessoas, também é imperioso fazer com que as instituições cultivem a solidariedade entre si, adianta-nos Tiago Lagarto. “Neste momento, o nosso raio de acção está demasiado limitado, existindo poucos cidadãos, instituições e empresas registados no portal do projecto, que mora em http://www.bussocial.org/”, frisa o nosso entrevistado. O registo é indispensável, quer para quem deseja oferecer bens e serviços, quer para quem pretende recebê-los. O processo de registo é facílimo e gratuito, ao mesmo tempo que viabiliza uma iniciativa de grande alcance social, totalmente voltada para quem cultiva o gosto de dar e para quem precisa de receber. As ofertas, que têm de ser registadas no BUSS, não acarretam para quem dá e para quem recebe qualquer despesa, “a não ser o tempo que é preciso para quem oferece e para quem quer receber se encontrarem; a partir daí, é necessário ir buscar os bens oferecidos ou ter uma porta aberta para os acolher”, esclarece. E acrescenta: “por exemplo, ainda não temos nenhuma instituição no Porto que seja capaz de receber as ofertas que têm sido doadas nessa cidade.” O portal não faz, neste momento, nenhum serviço de transporte ou de armazenamento dos bens (aceitam-se ofertas), porque a sua função apenas se situa ao nível do estímulo da troca e da implementação da solidariedade on-line. “Depois dos contactos estabelecidos através do BUSS, as instituições e os cidadãos têm de se entender para se concretizar a doação e a recepção”, refere Tiago Lagarto. “A solidariedade em rede – lembra – cultiva a máxima de que ‘o que não serve para um pode servir para outro’, sendo certo que nem sempre o primeiro tem conhecimento de alguém que possa necessitar de um bem que já não lhe serve para nada, na empresa ou em casa.” Adianta que, frequentemente, pessoas, instituições e empresas atiram para o lixo ou inutilizam objectos que podem ser muito úteis para outros. “Este conhecimento de que um bem ainda pode servir só pode existir se houver a noção de que estamos em sociedade e que há necessidades diferenciadas nas comunidades”, refere. No BUSS, os objectivos sublinham que “não há apenas partilha de bens, mas há ainda partilha de conhecimentos e de disponibilidades; não podemos pensar que somente temos objectos para oferecer, porque o nosso tempo também pode e deve ser partilhado”, acrescenta o nosso interlocutor. Nessa linha, o portal pode dar uma ajuda, registando as ofertas de horas livres que cada cidadão pretende oferecer à comunidade. Neste momento, o CNE, que é uma escola de valores em que avulta a solidariedade, apenas está representado pelo Agrupamento nº 588 da Gafanha da Nazaré, “mas os órgãos regionais já estão por dentro do assunto”. Em breve, vai ser dinamizada uma iniciativa de divulgação do projecto dentro do Escutismo, “para trazermos mais Agrupamentos e mais jovens a esta rede”, salienta Tiago Lagarto. “O BUSS pretende implementar – garante – acções educativas junto daquela organização juvenil, no pressuposto de que o CNE tem na solidariedade um dos valores mais fortes.” “O BUSS não quer substituir nada nem ninguém; somente deseja facilitar a vida a todos. Há, de facto, algumas dificuldades por parte de certos sectores da nossa sociedade em aderirem às novas tecnologias, mas também há resistências ao conceito de solidariedade”, enfatiza o nosso entrevistado. Essas dificuldades e resistências, “que são um perigo”, devem levar-nos a insistir e a acreditar que “é possível e urgente facilitar a vida às pessoas e às instituições”, numa época em que as preocupações nos absorvem e nos levam a esquecer ou a ignorar os outros, sobretudo os que mais precisam. Quanto aos bens a ofertar, Tiago Lagarto dá como exemplo o facto, hoje muito frequente, de empresas e famílias reformularem os seus sistemas informáticos e outros equipamentos, bem como mobiliário, não sabendo, normalmente, o que hão-de fazer deles. Urge, então, dizer a todos que “esses bens afinal ainda poderão ser muito úteis a pessoas ou instituições”. Refere que os ofertantes podem até usufruir da Lei do Mecenato, porque as instituições beneficiadas passam recibo. Quanto aos bens alimentares, aponta um caso recente: “Uma empresa tinha um lote de cereais para bebés, cujo prazo de validade estava em vias de caducar. Feito o registo da doação, o lote dos cereais foi entregue a uma instituição, que resolveu partilhar a oferta com outras instituições, por não ter capacidade para consumir tudo nos prazos estabelecidos.” Fernando Martins

Um artigo de D. António Marcelino

DIREITA
E ESQUERDA…
JÁ CHEGA
DE MARCAR PASSO A prova de que a linguagem “direita e esquerda” é redutora e perde cada dia mais sentido está no facto de que anda tudo baralhado. Agora já se diz que o governo de esquerda faz política de direita, como se titula, com displicência, de direita, o que há socialmente de mais progressivo, como o respeito pela vida e pela família, bem como pela promoção e pela defesa de uma e de outra. Também se teima em rotular a Igreja de direita retrógrada, ela que é a instituição que há mais tempo e de modo mais organizado e persistente, promove a acção social em favor de todos e é quase a única que está viva e activa em campos sociais difíceis, que ninguém quer, nem deseja. Do mesmo modo são de direita conservadora as propostas de cariz ético, indispensáveis no campo da investigação e das novas tecnologias com dimensão antropológica. Classificar de direita ou de esquerda a actividade social, institucional e humana por razões meramente ideológicas e políticas, quando a realidade contradiz os conceitos e a acção se reduz a palavras fáceis, é inverter todo o sentido de uma responsabilidade social alargada e marginalizar instituições e pessoas, úteis e comprometidas, em favor de amigos e de interesses que surgem logo quando o vento é favorável. Já chega de marcar passo para ficar sempre colado ao mesmo chão. Ao lado muitas coisas vão desabando, enquanto se discute tudo para se saber o que é de direita ou de esquerda. Ver a sociedade apenas pela janela de uma ideologia de valor relativo ou de uma política limitada nos seus postulados e objectivos, é empobrecer cada vez mais a mesma sociedade, e continuar a levantar muros, onde é urgente derrubar os que restam. Mais do que discutir o campo da direita ou da esquerda, é importante pensar, correctamente, os problemas que afectam as pessoas e as suas vidas, unir esforços e gerar consensos e compromissos para lhes procurar a solução possível. Há problemas graves como a educação com sucesso futuro na escola e na família, a marginalidade juvenil, a instabilidade no trabalho, a insegurança de pessoas e bens, a crescente miséria material e moral, o decréscimo acentuado da natalidade, a instabilidade conjugal e familiar, o escandaloso clientelismo partidário, o poder incontrolável da comunicação social, a apatia dos jovens, frente a um futuro cada vez mais fechado, o desencorajamento e o pessimismo generalizados, a situação injusta e deprimente de muitos idosos que a família de sangue já “matou” e esqueceu, a loucura anestesiante do desporto por parte de gente que não o pratica, o aumento do custo de vida e das coisas essenciais, sem outro horizonte de que amanhã será pior, tudo problemas conhecidos, que não se compadecem com o marcar passo de discussões pouco menos que inúteis. Não há saída para estes problemas se se passar o tempo a pôr rótulos e a aproveitar as situações mais difíceis e problemáticas, para ataques mútuos, sem uma acção conjunta que se enriqueça com as diferentes sensibilidades e propostas. Em quadrantes ideológicos diversos há gente séria e honesta, solidária e generosa, que quer colaborar na procura do bem comum, em aspectos bem concretos e difíceis do mesmo. O tempo é de acção orientada. Quem tem mais púlpito nos meios de comunicação, sejam políticos ou outros agentes sociais privilegiados, nem sempre parece preocupado em abrir janelas para novos horizontes de vida e de acção. Há quem diga que é incultura. Não o será sempre.

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