Efeméride: Garraiada Sensacional

1917 – 2 de setembro

Praça de touros em Aveiro

«No tauródromo do Rossio, construído em Abril de 1916, realizou-se uma garraiada sensacional (Almanaque Desportivo do Distrito de Aveiro, 1950, pg. 148) – J.»

Anotações:

«Uma fotografia antiga mostra uma praça de touros, de pedra e cal construída no Rossio, com a data registada de 1874. Em notícia inserida mais adiante, refere-se que uma praça de touros, mandada construir por Domingos João dos Reis e inaugurada em 21 de Julho de 1907, foi desmontada em 8 de Setembro de 1908 e vendida em hasta pública. Daqui se conclui que, ou há alguma imprecisão nos elementos registados ou, então, terão existido três praças de touros distintas no Largo do Rossio. Mas estas não são as únicas referidas no Calendário Histórico de Aveiro. Existem várias referências tauromáquicas. Por exemplo, consultando-se os registos referentes ao dia 11 de Setembro de 1910, encontra-se uma notícia relativa a «uma garraiada promovida pela Companhia de Salvação Pública Guilherme Gomes Fernandes» por ocasião da inauguração de uma nova praça de touros, «erguida no Chão da Palmeira, em Santo António, que teve duração efémera». Daqui parece poder inferir-se que houve uma certa tradição tauromáquica na cidade de Aveiro.
Relativamente ao rigor da data registada na fotografia da praça de touros, não há a menor dúvida, tanto mais que em 16 de Setembro de 1875 há uma notícia da realização da «primeira das duas corridas de touros levadas a efeito, por curiosos, em benefício do Asilo de José Estêvão», na praça de touros do Rossio, sendo a outra no dia seguinte. – HJCO.»

"Calendário Histórico de Aveiro” 
de António Christo e João Gonçalves Gaspar

Nota pessoal: Registe-se a curiosidade do gosto pela tauromaquia em Aveiro, terra que nada tem a ver com gado bravo. Na memória da minha meninice ou juventude está o movimento bastante significativo de pessoal que se deslocou para a Praia da Barra, de carro e bicicleta, mas também a pé, por mor de uma tourada que lá se realizou em arena montada para o efeito. Quem há por aí com a história dessa tourada ou garraiada? Contudo, há registo de uma garraiada, na Barra, em 1921. FM

Comentários