sexta-feira, 17 de novembro de 2006

Caminhos de Santiago

Casa na Rua Direita, com as conchas.
Junto ao telhado,
por cima da janela central, pode ver-se uma
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PEREGRINOS DE SANTIAGO
PASSAVAM POR AVEIRO
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Dizem os entendidos que Aveiro era ponto de passagem para os Peregrinos de Santiago de Compostela. Segundo ouvi há tempos, os que peregrinavam a Santiago costumavam passar por aqui, fundamentalmente para uma visita ao túmulo de Santa Joana Princesa.
O assunto, que eu saiba, ainda não está suficientemente averiguado. E seria bom que algum historiador fizesse esse estudo.
De qualquer modo, a atestar essa eventual passagem, está, numa casa da Rua Direita, o símbolo dos Peregrinos de Santiago, a vieira, ou concha, bem lá no cimo, como pode ser apreciado. Há duas neste edifício, onde, segundo se diz, se acolhiam os peregrinos.
F.M.

EVOLUCIONISMO

Sobre os actuais debates
em torno do Evolucionismo
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1. A história da proposta e desenvolvimento das teorias evolucionistas (1), desde o século XIX até hoje, está marcada por muitos debates e controvérsias. O decorrer do tempo e o progresso científico alteraram substancialmente a natureza dessas polémicas, mas não as eliminaram.
: 2. Para se compreenderem os actuais debates em torno das teorias evolucionistas importa antes de mais retirar de cena aquilo que pouco ou nada interessa. O que não interessa é o chamado criacionismo, um conjunto de concepções de base muito pouco científica, que pretende fazer depender o entendimento do mundo natural não da investigação da própria natureza, mas da leitura de um texto bíblico. O criacionismo é um fenómeno de filiação protestante, e implica um literalismo bíblico que só raras denominações protestantes praticam. A sua sobrevivência explica-se por razões culturais e sociais muito específicas, razões essas que, em geral, não se verificam na Europa e de maneira nenhuma em Portugal. Este criacionismo nunca teve lugar na tradição católica (coisa totalmente diferente é o criacionismo filosófico-teológico, isto é, a noção de que, na ordem do ser, tudo o que existe é mantido, e criado, por Deus).
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BIENAL INTERNACIONAL DE ARTE

RECOMENDA-SE ...
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"Recomenda-se um a três sorrisos por dia" é o título deste quadro da artista Diana Costa, patente ao público na galeria do edifício da antiga Capitania, junto às pontes, em Aveiro. Faz parte das 77 peças de 48 autores que foram seleccionadas pelo júri da I Bienal Internacional de Arte Contemporânea, que está à disposição de todos na cidade dos canais.
Ontem andei por lá. Não vi tudo, que a arte deve ser apreciada com conta, peso e medida. E foi bom sentir e ler o que pensam e fazem os artistas que mereceram a honra de integar esta I Bienal Internacional.
Estive na antiga Capitania, fui à Galeria do Edifício da Câmara, onde está a arte do convidado especial, Evariste Richer, que se inspirou no aspecto "atmosférico" de Aveiro, e andei pelas salas do palácio Morgados da Pedricosa. Para outro dia fica o que está exposto no Museu da Cidade.
A exposição ou, melhor dizendo, as exposições podem ser apreciadas até 30 de Dezembro, de terça a domingo, das 14 às 19 horas. Mas não deixe para o fim. Olhe que o tempo passa a correr.
Fernando Martins

CUMPLICIDADE

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PESCA MAIS RENDA
DE MÃOS DADAS
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No paredão da Meia-Laranja, na Praia da Barra, há sempre pessoas que passeia. Outras, muitas, que pescam ou tentam pescar. Há tempos, quando por ali deambulava ao sabor da maresia, um pescador interpelou-me com um sorriso: - "Ó amigo, qual é o Padroeiro dos pescadores?"
Perante tão inesperada pergunta, respondi-lhe que talvez fosse o São Pedro. Então, ele disse-me com graça: - "Olhe, peça-lhe que me ajude, porque vim do Porto de madrugada e ainda não pesquei nada!"
Era quase meio-dia e o nosso pescador ainda não tinha apanhado nenhum peixe. E ali continuou com uma paciência sem fim...
Ontem, no mesmo paredão, vi, entre outros pescadores, este casal que ali estava numa grande cumplicidade. Ela não gostava nada da cana de pescar, mas sabia fazer renda.... Passei quatro vezes e as suas posições e interesses nunca se alteraram... Só de vez em quando é que se olhavam e sorriam...
Fernando Martins

quinta-feira, 16 de novembro de 2006

PADRES CASADOS?

Presidente da CEP
defende celibato sacerdotal
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D. Jorge Ortiga, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, defendeu hoje em Fátima que a situação do celibato é "vantajosa" para os sacerdotes, como disciplina da Igreja, aludindo à sua experiência pessoal.
Comentando a reunião do Papa com os chefes de Dicastérios da Cúria Romana, ocorrido esta manhã no Vaticano e convocado para debater esta temática, o presidente da CEP disse que o celibato "continua a ter a validade que sempre teve, teologicamente, e é, sem dúvida nenhuma, uma mais-valia para o exercício do ministério, do ponto de vista da disponibilidade pastoral".
Sobre a iniciativa de Bento XVI, considerou a discussão como "algo positivo" e admitiu que o Papa possa tomar "no momento oportuno", uma decisão sobre estas matérias, que são questões disciplinares e sujeitas a alteração. Apesar disso, o Arcebispo de Braga sublinhou que não considera o momento actual como o mais indicado para quaisquer mudanças."Quem entra no seminário, faz uma escolha", apontou.
D. António Montes, Bispo de Bragança-Miranda e vice-presidente da CEP, falou da questão da "readmissão" dos padres casados, frisando que a situação já vai acontecendo. Quanto ao celibato, sublinhou a sua dimensão de "opção prévia" para todos aqueles que querem seguir o caminho do sacerdócio, afastando a ideia de "imposição".
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Fonte: Ecclesia

CIDADES SANTAS

Compostela

Roma

Jerusalém

::: Jerusalém, Roma e Compostela
unidas pelo projecto
«Cidades Santas»
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Jerusalém, Roma e Compostela estão unidas, a partir de agora, pelo projecto “Cidades Santas”, destinado a promover o desenvolvimento e valorizar o seu riquíssimo património artístico e cultural. O projecto foi apresentado ontem, quarta-feira, em Roma. “O acordo de colaboração entre os três municípios, firmado no ano passado, começa a dar os seus primeiros passos”, explicam os autarcas das três cidades, num comunicado conjunto. A partir de agora, está disponível on-line o novo portal www.holycities.info, para informar sobre as iniciativas que as administrações das três cidades manterão conjuntamente. O "site" prevê uma secção de notícias, na qual as três administrações locais poderão incluir as novidades mais interessantes, e oferecerá informações de carácter geral sobre os três destinos, com "links" para os "sites" institucionais de cada cidade. Além da comunicação pela Internet, o novo projecto, que une três dos destinos turísticos e religiosos mais importantes do mundo, será divulgado também com folhetos e outros materiais informativos.
:: Fonte: Redacção/Zenit

PADRES CASADOS?

Concluído encontro
do Papa com chefes
da Cúria Romana
Já chegou ao fim a reunião de Bento XVI com os chefes de Dicastérios da Cúria Romana, destinada a analisar a questão criada pela “desobediência do Arcebispo Milingo e a reflectir sobre a dispensa do celibato obrigatório e os pedidos de readmissão dos padres casados. Uma breve nota da Santa Sé indica que o encontro decorreu na sala Bolonha do Palácio Apostólico do Vaticano. As conclusões desta reunião não deverão ser tornadas públicas, dado que se trata de uma iniciativa consultiva. A questão do celibato é do foro disciplinar. Na Igreja Católica Oriental os sacerdotes podem ser casados; na Igreja Católica Latina optou-se pela disciplina do celibato, estabelecido em 1139 (II Concílio de Latrão). O diaconado permanente, por outro lado, pode ser conferido a homens já casados. Embora reconhecendo as dificuldades da guarda do celibato e a dignidade do matrimónio, Roma tem-se mostrado firme na actual disciplina. No último Sínodo dos Bispos, em 2005, havia uma grande expectativa sobre eventuais mudanças, mas a assembleia sinodal considerou que os “viri probati” (“homens testados” – expressão que designa homens de confiança casados, de comprovada fé e virtude) não são solução para a crise vocacional. O Cardeal Juan Sandoval Iñiguez, Arcebispo de Guadalajara e presidente delegado do Sínodo, defendeu que o recurso aos “viri probati” não representa uma solução, mas “um problema”, dando como exemplo a situação que se vive nas Igrejas Orientais ligadas a Roma “que têm padres casados, mas que sofrem, apesar disso, de crise de vocações”. Já em Abril deste ano, Bento XVI destacou, a importância do celibato para os sacerdotes da Igreja Católica. Recebendo no Vaticano os Bispos do Gana, em visita “ad Limina”, o Papa lembrou que "os que recebem este sacramento estão configurados dum modo particular a Cristo".
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Fonte: Ecclesia

UM ARTIGO DE D. ANTÓNIO MARCELINO

MUDAM OS ROSTOS,
PASSAM OS ANOS...
Já alguém disse que hoje a única coisa permanente é a mudança. De facto, tudo muda. Bem vistas as coisas, foi e será sempre assim. A mudança tem a sua marca dentro das pessoas e das coisas vivas e assinalará o ritmo da vida até à grande e definitiva mudança, essa já sem retorno. A criança nasce e fica logo marcada pelo signo mudança. A noite dá lugar ao dia. O Inverno à Primavera, a ignorância ao saber. Muda-se de residência, de profissão, de partido político. Muda-se de opinião e de hábitos, de costumes e de tradições. É tal a sua vertigem que até já se muda de marido ou de esposa, não de filhos, mais depressa e com maior facilidade do que se muda de casa, de lugar de trabalho ou do café habitual. Não mudar, diz-se, é para muitos sinal de estarem velhos e ultrapassados, de pouca abertura ao tempo que vivemos e às coisas novas que vão surgindo tão depressa e tão sem controle, como vento que sopra de todos os lados, sem que se saiba de onde vem. Porém, também se fala de resistência à mudança, pela dificuldade de se terem atitudes consequentes, sem se olhar, cuidadosamente, às razões que levam às convicções e referências estáveis, capazes de orientar e comandar a vida. Não podemos esquecer que as mudanças mais difíceis têm a ver com a capacidade de acolher os desafios inevitáveis e as oportunidades que não criamos. Mudou muita coisa após a implementação do regime democrático. Porém, muita gente que fala de democracia continua a ser fundamentalista e intransigente com quem pensa e age de modo diferente. E, pior ainda, quando se tem poder económico ou político. O Concílio Vaticano II marcou a exigência de novos rumos para a Igreja, quer em relação à sua expressão comunitária, como à sua relação com a sociedade, por força da sua missão. A verdade é que muitos cristãos, e mesmo responsáveis, que são capazes de falar com eloquência sobre os textos conciliares, não dão grandes sinais de mudança interior no seu agir e deturpam o rosto da Igreja que procura a renovação.
Há ainda as vicissitudes da vida, como a idade e o caminho já andado, que levam à mudança exterior e à separação de muitas coisas que se consideravam indispensáveis. Esta, porém, corre o risco de se tornar corrosiva das atitudes e dos sentimentos, se interiormente não se assume como espaço de novas oportunidades, investimento de experiências adquiridas, desbravar de campos pouco cultivados, abertura a uma doação mais gratuita, ou seja, se não promove mudança interior, sinal de conversão à novidade, que sempre espreita em nós pela sua vez. Quem tem fé e horizontes de vida entende melhor esta exigência interior e entende também o que alguém deixou aí como hino do bispo diocesano: “Mudam os rostos, passam os anos, não passa Cristo, nem muda o amor.” A mudança nestes casos é um problema de bússola e de capacidade do essencial. A fé abre caminho, ilumina-o e estimula a que nele se ande sem medo nem nostalgias.
As mudanças que se nos impõem não são todas iguais, nem têm a mesma dimensão existencial e social. Cada um de nós, porém, permanece o mesmo, sempre que entende e aceita o que subsiste nas mudanças que o atingem, a ponto de não cair na tentação de passar ao lado, mas se dispõe a enfrentar serenamente a realidade, de se orientar no que muda, de modo a que tudo tenha um sentido positivo. A fé ajuda a que na vida tudo seja luz, mesmo quando a noite se torna longa e incómoda. A mudança pode ser uma ocasião de nos apercebermos que estamos vivos e levamos connosco uma força impar, que pode não ser física, mas acaba por ser a mais determinante.

quarta-feira, 15 de novembro de 2006

PROCRIAÇÃO MEDICAMENTE ASSISTIDA

Bispos aprovam nota sobre a PMA e apelam ao «Não» no referendo sobre o aborto
A assembleia plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), reunida em Fátima, anunciou que vai publicar uma Nota Pastoral sobre a Procriação Medicamente Assistida (PMA). Mesmo com uma nova Lei aprovada no Parlamento, os Bispos publicam o documento para “orientar” os fiéis católicos. Sobre o próximo referendo ao aborto, D. Carlos Azevedo, Secretário da CEP, disse aos jornalistas que os Bispos esperam que os portugueses possam “amadurecer serenamente a sua consciência” nesta matéria e deixou um apelo aos que “estão convictos do Não” para que não deixem de votar. Os trabalhos da assembleia, iniciados na passada segunda-feira, abordaram ainda algumas questões da relação entre a Igreja e o Estado. A CEP lamenta o atraso do Governo na nomeação dos seus representantes na Comissão bilateral, prevista na Concordata para o desenvolvimento dos bens da Igreja que integrem o património cultural português. O Ministério da Cultura ainda não terá indicado o nome do vogal escolhido. “Não compreendemos a razão deste atraso”, lamentou D. Carlos Azevedo, frisando que “o Património é algo que todos valorizamos”. Outro tema é a questão das novas percentagens dos descontos que o Clero passará a fazer para a Segurança Social, com os Bispos a manifestarem disponibilidade para negociar. A assistência espiritual nos Hospitais e as aulas de EMRC no 1º ciclo são assuntos em que é preciso um acordo entre Igreja e Estado. D. Carlos Azevedo lamentou ainda a ausência de uma representação da Igreja no Conselho Consultivo das Famílias, um órgão de natureza consultiva composto por representantes de entidades não governamentais, criado este Verão. Seguindo o plano de reflexão sobre a transmissão da fé, os Bispos abordaram o papel da família, da escola e da universidade neste processo. O Secretário da CEP salientou “a crise da família na transmissão da fé” e salientou a importância de a Igreja apresentar “intensificar e renovar pedagogias”, criando métodos e técnicas eficazes.
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Fonte: ECCLESIA

Um livro de D. Manuel de Almeida Trindade

"Pessoas e Acontecimentos"

Eu não sei se os meus amigos leitores gostam de reler os livros de que gostaram, e gostam, muito. Eu tenho esse hábito e não o quero perder. Porque o que é bom vale sempre a pena repetir, como quem saboreia uma guloseima que nos estimula o sabor das coisas. 
Aconteceu há dias com a releitura de “PESSOAS E ACONTECIMENTOS”, um livro com textos de D. Manuel de Almeida Trindade, publicado em 1987, aquando da celebração do 25.º aniversário da ordenação episcopal do então Bispo de Aveiro. 
D. Manuel de Almeida Trindade escreve muito bem e consegue transmitir a quem o lê uma faceta importante da sua personalidade, que é a serenidade. Mas também nos conduz a fontes de conhecimentos e de vivências que refletem o homem de fé profunda e o humanista que olhava para todos como irmãos na caminhada da vida. 
O atual Bispo Emérito de Aveiro, que vive em Coimbra, evoca, com maestria, figuras gradas do seu tempo, fala do Vaticano II em que participou com uma sensibilidade rara, mostra o que pensa com uma facilidade enorme, recorda acontecimentos importantes com uma fidelidade a toda a prova, ou não fosse ele um cultor do diário pessoal, de onde saíram outras obras significativas. Penso que “PESSOAS E ACONTECIMENTOS” merece uma releitura… ou leitura, em tempo de tanta futilidade que enche os escaparates das livrarias. 

Fernando Martins 

Foto: Retrato de D. Manuel,
feito pelo artista aveirense Gaspar Albino

PASTORAL DA CULTURA

PASTORAL DA CULTURA
COM NOVO “PORTAL”
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O Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC) lançou, há dias, um novo “Portal”, com morada certa em www.snpcultura.org, tendo por finalidade promover o diálogo com a cultura e com os agentes culturais. Pretende fazer, no fundo, uma leitura cristã dos acontecimentos mais marcantes no campo das expressões artísticas, mas também das ciências. O SNPC é um organismo da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, comissão esta liderada por D. Manuel Clemente, Bispo Auxiliar de Lisboa. O SNPC está sob a responsabilidade do padre, docente universitário e poeta José Tolentino Mendonça. A partir de agora, quem estiver interessado em saber algo mais sobre a cultura, numa visão da Igreja Católica, pode consultar este “portal”, que está em permanente actualização, através de textos diversos, tendo em vista levar cada um de nós a reflectir e a experimentar o diálogo com a cultura, sob os mais diversos ângulos. Várias rubricas, logo a abrir, são um desafio à nossa ânsia de saber mais, num mundo marcado por um certo indiferentismo, ao nível da cultura religiosa. O meu convite aqui fica, pois. F.M.

PARA QUEM ESTUDA

NO CUFC, nos dias 22 e 29 de Novembro
OFICINA
"SABER ESTUDAR"
Por vezes, há iniciativas interessantes, como a que me chegou às mãos – OFICINA "SABER ESTUDAR". É uma organização do CUFC (Centro Universitário Fé e Cultura) e destina-se a alunos do Ensino Superior. A orientação fica a cargo do Prof. Luís Sancho, docente da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro e dirigente do CNE (Corpo Nacional de Escutas). Os objectivos apontam para verdades indesmentíveis: é sempre possível estudar melhor… pois estudar bem é uma arte!... É possível gerir melhor o tempo e encontrar o melhor método de estudar… Por isso, é lançado um desafio aos universitários: venham ampliar as muitas capacidades que todos têm, no sentido de descobrirem novas formas de estudar, através da organização do tempo e da procura de outras técnicas. A acção decorre na CUFC, nos dias 22 e 29 de Novembro, das 15 às 17 horas. As inscrições poderão ser feitas no CUFC, junto à Universidade de Aveiro.

UM ARTIGO DE ANTÓNIO REGO

QUANDO OS JOVENS
ENVELHECEM
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Mesmo que nos horizontes económicos se acendam ténues lampejos de esperança, apercebemo-nos que o cidadão comum continua a sentir o seu dia-a-dia mais caro e sacrificado. Os discursos de estímulo podem ter algum efeito no investimento, na criação de novas empresas, na aceitação de algumas medidas de risco, na confiança com que se inventam novas formas de sobreviver. Os pobres vão rodando nas escalas, mas são quase sempre os mesmos, nas pequenas culturas e trabalhos de sobrevivência, nas inúmeras faltas do essencial dentro dos novos conceitos de alimentação, saúde, casa, trabalho, educação, etc. Todos sabemos que emergiram novas pobrezas. Muitas, próximas de carências afectivas, dependências, isolamentos, marginalizações, ou simplesmente a recusa de se deixar encaixar numa sociedade que cerca o cidadão de servidões e vassalagens para poder triunfar. A Caritas de Espanha acaba de revelar que, no último ano, se alterou, na Europa, o perfil dos sem-abrigo. Grande parte deles é constituída por jovens, que sofrem agressões cada vez mais frequentes. Os jovens sempre inventaram margens na evolução das sociedades. Com muitas contestações, cantares, ritmos e gritos. Tudo isso existirá mas com alguns problemas agravados pelas alterações no acesso ao ensino, com a desvalorização social dos cursos, com os mestrados no desemprego, com o desentendimento familiar que leva muitos a fugir para o deserto da noite e para as celas do vão de escada. Numa sociedade envelhecida como a nossa, parece que os idosos teriam fechadas todas as oportunidades e que todas pertenceriam aos jovens. Mas não é assim. Eles próprios envelhecem mais cedo. Basta ver a sequência de adolescentes e jovens que entram nas televisões a vender a frescura da sua vida e, num pequeno intervalo de séries, passam a fazer de adultos com os rostos marcados pelo desgaste que nenhuma maquilhagem consegue disfarçar, num anúncio precoce de envelhecimento. Importa, todavia acentuar outros quadros: que eles próprios descrevem: “há entre nós uma rede multiforme de vidas ao serviço da vida… queremos uma cultura da vida nas relações familiares, na vida associativa, no compromisso social, no empenhamento profissional, na aceitação positiva do diferente, no diálogo de gerações, na generosidade de gestos de partilha de bens e serviços”. O Conselho Nacional da Pastoral Juvenil foi uma oportunidade de muitos jovens reverem o seu próprio rosto… rejuvenescido.

terça-feira, 14 de novembro de 2006

UM ARTIGO DE ALEXANDRE CRUZ

Os tempos e lugares
do essencial
1. Atravessa a forma de pensar do mundo contemporâneo ocidental uma ideia de que tudo tem de ser muito prático, directo, de que de tudo tem que se tirar um lucro, um proveito, um benefício. No fundo sempre assim foi e será no realismo da condição humana. Mas se é natural o carácter prático (da realidade) das coisas que estão sempre aí, todavia, mal vai quando nesse benefício não se vê mais que o interesse pragmático próprio em desvalor do bem comunitário. Perder-se a noção do bem comum, pelo apressar e concorrência muitas vezes feroz da vida social, será caminhar para uma progressiva pobreza de horizontes de vida e de felicidade (que tanto de procura), deitando a perder o próprio futuro. Não existam dúvidas, quanto mais progredir o sentido prático que acentua exclusivamente os (contra) valores do interesse próprio mais a sociedade cristalizará nas suas noções de cooperação e mais um espírito agreste de menor sensibilidade ética vai fazendo o seu caminho para a menoridade. Há, naturalmente, um espírito prático que na vivência da responsabilidade diária faz parte do caminho no procurar fazer bem e da melhor forma possível tudo o que se faz. Isto é muito positivo na óptica de ser-se profissional (fazer bem) naquilo que compete; mas outra coisa bem diferente e menos feliz será assumir uma “mente pragmática” e, a certa altura, não ser capaz de, com flexibilidade de espírito, ver bem mais longe que a “vírgula ou a fórmula” que bloqueia a mente. Como proporcionar um crescimento para a abertura de horizontes que saibam apurar finalidades acima do prático diário? 2. A questão anterior, mais premente que nunca (pelo fechar de muitas mentalidades a novas dimensões de vida e ao encontro com o “outro” diferente), pode obter resposta muito positiva nas correntes de solidariedade e entreajuda que, de forma espontânea e criativa vão proliferando. Fala-se hoje muito, entre nós, da renovação dos sistemas sociais, institucionais, religiosos e políticos, e mais ainda na renovação urgente dos sindicatos; verifica-se, em contraposição com essas instituições que vivem “do e no passado”, cada vez mais como a simplicidade e acessibilidade de processos e de comunicação é sucesso visível, que se poderá espelhar (entre tantos outros exemplos) na mundialização do microcrédito e nos móveis IKEA, e em muitos outros sectores; processos simples, acessíveis, pessoais, que souberam superar a complexidade fixista dos sistemas clássicos. Todas as correntes de solidariedade, hoje global, traduzida numa rede de milhares de ONG’D (Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento), imbuídas de um espírito prático mas ético, são assim sinal de um novo essencial encontrado como resposta aos desafios reais da própria Humanidade. As energias, os tempos e os lugares onde estas ONG’D actuam semeando dignidade humana e esperança, representarão hoje uma corrente de liberdade sem fronteiras e sem “registo de propriedade”. 3. Diz-nos esta nova realidade “livre”, sem tutela de registo político, filosófico ou religioso e ao mesmo tempo num espírito inclusivo de todas as visões de mundo no que elas têm de dignificante, que estamos diante de um novo essencial. Sendo certo que importará reflectir, dar tempo e lugar, interiorização no entendimento dos “porquês” da ética, fazendo caminho de aperfeiçoamento e profundidade das razões, muitas vezes surpreende-nos a pequenez de espírito de alguns sistemas religiosos que, tão codificados e donos da “propriedade solidária”, menorizam o que o outro faz de bem, apelidando-o de “mera filantropia”. Será que como todas as “filantropias”, em partilha e sua reflexão, não estaremos mais perto da personalização do absoluto? A verdade é que os tempos e lugares do mundo global presente não coabitarão com as mentes fechadas mas serão de espíritos abertos na urgência de novas sínteses de proximidade humana pois estamos num tempo totalmente novo. Também é certo que dos primeiros passos será assumir um continuado espírito de renovação e inclusão, e tal abertura de mentalidade, mesmo na era da especialização globalizada, só se atinge mais plenamente com o necessário “momento” de discernimento e reflexão sobre “qual é o “essencial” no meio de tantos acessórios(?)”. Sendo a “reflexão” algo invisível ao olho clínico, todavia ela precisa de nós, do nosso tempo e lugar para irmos apurando a qualidade do ideal que buscamos e não nos perdermos nas coisas (só) práticas. Tal como a felicidade não é um presente que se compre assim também o idealizar da vida e da sociedade que se quer (ou não se quer) não poderá depender (só) da prática do orçamento. Que seria de um país com o slogan do défice equilibrado mas com uma multidão desmotivada, desempregada e, mesmo lutando e trabalhando, sem lugar para sobreviver? Nem tudo podem ser números ou coisas práticas, e a noção de “sustentabilidade” implicará mais horizontes de caminho com as pessoas (estas sim, são a realidade prática).

PADRES CASADOS?

CELIBATO SACERDOTAL
EM DISCUSSÃO
POR INICIATIVA DO PAPA
Pouco depois de ter nomeado um novo prefeito para a Congregação do Clero, (Cardeal Cláudio Hummes), Bento XVI convocou os seus mais directos colaboradores da Cúria Romana para uma reflexão alargada sobre o celibato obrigatório para os sacerdotes, na Igreja Latina. Esta é uma questão disciplinar, discutida há muito tempo e particularmente sensível, sobretudo num momento em que muitos países tradicionalmente católicos se debatem com o problema de falta de vocações para o ministério sacerdotal. Nas Igrejas Orientais, podem ser ordenados homens casados, mas não é consentido casar depois da ordenação e o celibato é obrigatório para o episcopado. O diaconado permanente, por outro lado, pode ser conferido a homens já casados. O celibato consagrado, em geral ligado à virgindade, aparece na Igreja desde os seus primórdios, como ideal de imitação de Jesus e de sua Mãe e condição de maior liberdade para o culto e serviço de Deus. Foi-se generalizando na Igreja depois das perseguições, como sucedâneo do martírio. O seu prestígio foi aumentando a ponto de, nalgumas Igrejas do Ocidente, se tornar obrigatório para os ministros sagrados (Concílio de Elvira, c. 300). Nas Igrejas do Oriente tornou-se obrigatório para os bispos (Concílio In Trullo, 692). Hoje, na Igreja Latina, é obrigatório para os sacerdotes e facultativo para os diáconos permanentes, o que não impede que sejam admitidos sacerdotes casados regressados de outras confissões cristãs. Embora reconhecendo as dificuldades da guarda do celibato e a dignidade do matrimónio, Roma tem-se mostrado firme na actual disciplina.
:: Leia mais em ECCLESIA

JOSÉ GIL - CITAÇÃO

"Vê-se que o espaço público falta cruelmente em Portugal. Quando há diálogo, nunca ou raramente ultrapassa as «opiniões» dos dois sujeitos bem personalizados (cara, nome, estatuto social) que se criticam mutuamente através das crónicas nos jornais respectivos (ou no mesmo jornal). O «debate» é necessariamente «fulanizado», o que significa que a personalidade social dos interlocutores entra como uma mais-valia de sentido e de verdade no seu discurso. É uma espécie de argumento de autoridade invisível que pesa na discussão: se é X que o diz, com a sua inteligência, a sua cultura, o seu prestígio (de economista, de sociólogo, de catedrático, etc.), então as suas palavras enchem-se de uma força que não teriam se tivessem sido escritas por um x qualquer, desconhecido de todos. Mais: a condição de legitimação de um discurso é a sua passagem pelo plano do prestígio mediático - que, longe de dissolver o sujeito, o reforça e o enquista numa imagem «em carne e osso», subjectivando-o como o melhor, o mais competente, o que realmente merece estar no palco do mundo."
In 'Portugal Hoje - O Medo de Existir'

CASA GAFANHOA

CÂMARA DE ÍLHAVO
PRETENDE AMPLIAR
CASA GAFANHOA
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Em declarações ao "Jornal de Notícias", o presidente da Câmara de Ílhavo, Ribau Esteves, anunciou o propósito da autarquia de ampliar a CASA GAFANHOA, pólo museológico que retrata o viver de lavrador rico, das primeiras décadas do século XX. Pretende-se construir um edifício de raiz perto da CASA GAFANHOA, para servir como área de exposições.

Outra garantia do presidente ilhavense vem no sentido dotar esta casa-museu de um funcionário que permita a entrada para visitas a qualquer hora, sem ser necessário pedido prévio, como acontece actualmente.

Boas notícias para quantos apreciam a cultura e a história de um povo que transformou areias esbranquiçadas e estéreis em terra fertilíssima, quantas vezes à custa de um esforço sobre-humano.

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Leia mais em JN

segunda-feira, 13 de novembro de 2006

SEMANA DOS SEMINÁRIOS

SEMINÁRIOS
VIVOS SÃO PRECISOS
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Seminário de Santa Joana Princesa, em Aveiro

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Até domingo, 19, está a decorrer, no País, a Semana dos Seminários, com uma preocupação fundamental, que é a de nos levar a reflectir sobre a sua necessidade. Sem estas casas de formação, abertas a quem deseja seguir o presbiterado, em moldes radicalmente diferentes dos que conhecemos há décadas, a Igreja não teria quem servisse o Povo de Deus e as comunidades humanas, a tempo inteiro, como o fazem os padres que conhecemos. Os tempos são outros e as pedagogias não podem ficar num passado que já não volta a marcar os nossos quotidianos. A formação dos futuros padres está a ser feita de forma mais aberta, com os candidatos ao sacerdócio a frequentarem as escolas públicas ou privadas comuns. Aí, os alunos dos Seminários e Pré-Seminários convivem com toda a gente, colegas e professores de ambos os sexos, têm acesso às mesmas fontes do saber dos alunos normais, mas regressam, depois, aos ambientes onde se cultiva e exercita a espiritualidade, onde se partilha a fé com mais regra, onde se debruçam sobre matérias mais específicas da vocação que têm ou julgam ter. Hoje, os Seminários assim são mais vivos, mais completos, mais adequados aos desafios dos tempos que vivemos, formando jovens enraizados no mundo, para trabalharem numa Igreja que não pode fechar-se nos templos. Porque não pode haver Igreja sem padres, os católicos têm de olhar com mais atenção para os Seminários, numa perspectiva de colaboração assídua e muito interessada, sob pena de cortarem as asas, com a sua indiferença, às acções de evangelização, numa época, como a nossa, em que a descristianização está a progredir a olhos vistos. Na sua mensagem para a Semana dos Seminários, D. António Marcelino sublinha que “a Diocese ama e não pode deixar de amar [o Seminário], porque ele será sempre um sinal visível da confiança que Deus deposita em nós, e mostra que nunca desistirá de levar a bom termo o Seu projecto de um amor que salva”. Julgo que é preciso pensar em tudo isto. Não apenas durante esta Semana dos Seminários, mas sempre. Fernando Martins

BISPOS PREOCUPADOS

Aborto e crise social
preocupam
os Bispos portugueses
O próximo referendo sobre o aborto e a crise social que o nosso país atravessa foram duas das principais preocupações apresentadas pelo presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. Jorge Ortiga, na abertura dos trabalhos da assembleia plenária deste organismo. A reunião magna do episcopado decorre em Fátima até ao próximo dia 16 de Novembro. “A Igreja foi e será sempre ‘profeta’ da vida oferecendo, em permanência, razões para a defender”, referiu o Arcebispo de Braga, deixando críticas aos sinais de uma “cultura de morte” na nossa sociedade, nos quais incluiu o aborto, o tráfico de seres humanos, a exploração sexual de crianças e adolescentes, a eutanásia, o racismo e a xenofobia, a violência gratuita e as desigualdades económicas, culturais, sociais e tecnológicas. Sobre a posição da Igreja em relação ao aborto, o presidente da CEP referiu que “é com palavras claras que exprimimos a nossa posição, mesmo que nos situem no espaço dos retrógrados em confronto com outros países: somos inequivocamente pela vida desde a concepção até à morte”. Ao mesmo tempo, acrescentou, “afirmamos o nosso compromisso na resposta a situações que se revestem duma peculiar dramaticidade”. “Reafirmamos, uma vez mais, a malícia intrínseca de todo o aborto provocado, pois constitui gravíssimo atentado à vida humana inocente e indefesa”, disse ainda. Para este responsável, “carece de qualquer razoabilidade e sentido falar do ‘direito a abortar? por parte da mulher-mãe, invocando o direito a dispor arbitrariamente do seu próprio corpo, porque o concebido não é “apêndice” da mãe, mas antes uma realidade humana autónoma e, como tal, inviolável”. “Da mesma forma, também não se pode reconhecer ao poder constituído, na sua vertente legislativa, competência para liberalizar ou descriminalizar o que, por sua natureza, é crime. Nenhuma lei positiva pode transformar em não-mau ou em bom o que é mau em si mesmo”, indicou. D. Jorge Ortiga admite, contudo, que o Estado poderá “desculpabilizar, total ou parcialmente, os que cometem determinada acção má, atendendo às múltiplas circunstâncias atenuantes concretas”. Adivinhando as críticas que a posição da Igreja sobre esta matéria poderá gerar, D. Jorge Ortiga aponta que a laicidade não significa calar os responsáveis católicos, mas, pelo contrário, dar-lhes a “ possibilidade de marcar a nossa presença e expressar o nosso pensamento numa sociedade onde pululam as propostas e os confrontos doutrinais”. “A cultura hodierna, algo perdida ou confusa, exige palavras claras, ainda que humildes porque conscientes de não sermos donos absolutos da verdade”, acrescentou.
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Fonte: Ecclesia

AS MINHAS REPORTAGENS

PRIMEIRO ENCONTRO DAS IPSS DO DISTRITO DE AVEIRO
O ESTADO NÃO PODE
TRATAR DE MODO IGUAL
O QUE É DIFERENTE
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Decorreu no Centro Social Cultural e Recreativo de Avelãs de Cima, Anadia, no passado sábado, 28 de Outubro, o I Encontro das IPSS do Distrito de Aveiro, com a participação de cerca de uma centena de dirigentes. A iniciativa partiu da UDIPSS (União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social), tendo por tema “Os Novos Desafios da Solidariedade”. Os trabalhos desenvolveram-se durante todo o dia, com a abordagem de questões relacionadas com os novos desafios impostos por uma sociedade em rápida transformação.
Trabalhos em parceria e em rede, formação contínua, qualidade dos serviços e projectos, legislação e o exercício da solidariedade, num País rico em voluntariado, foram assuntos que suscitaram diálogo enriquecedor.
Na sessão de abertura, as intervenções de fundo estiveram a cargo do presidente da CNIS, Padre Lino Maia, do director do Centro Distrital de Segurança Social (CDSS), Celestino de Almeida, e do Governador Civil, Filipe Neto Brandão.
O Consultor Jurídico da CNIS, Henrique Rodrigues, com Margarida Menezes e Rui Monteiro, do CDSS de Aveiro, abordaram questões técnicas fundamentais, para o presente e para o futuro das IPSS. José Carlos Batalha e José Leirião (através de comunicação enviada por escrito), da UDIPSS de Lisboa, trataram dos temas voluntariado e novos desafios da solidariedade.
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Foto: Lacerda Pais e Lino Maia
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Para ler mais clique SOLIDARIEDADE

domingo, 12 de novembro de 2006

UM ARTIGO DE ANSELMO BORGES, NO DN

RELIGIÃO E (IN)FELICIDADE
Sobre o inferno escreveu Tomás de Aquino: "Aos bem-aventurados não se deve tirar nada que pertença à perfeição da sua bem-aventurança. Ora, cada coisa conhece-se melhor pela comparação com o seu contrário. E, por isso, para que os santos tenham mais satisfação na bem-aventurança e dêem por ela abundantes graças a Deus, concede-se-lhes que contemplem com toda a nitidez as penas dos ímpios." Muito antes, Tertuliano, Padre da Igreja, tinha escrito: "Que espectáculo grandioso! Exultarei, contemplando como tantos e tão grandes reis, dos quais se dizia que foram recebidos no céu, gemem nas trevas profundas. A visão de tais espectáculos, a possibilidade de que te alegrarás com tais coisas - que pretor ou cônsul ou questor ou sacerdote poderá oferecê-la, por muita generosidade que tenha?" Não duvido de que subjacente a estes textos se encontra a ideia de que um dia será feita justiça. A injustiça é intolerável. Mas, sub-reptícia e inconscientemente, aninha-se neles muito sadismo. A crença no inferno foi uma das polícias mais eficazes de todos os tempos. No entanto, o inferno não faz parte do Credo cristão e só pode pregá-lo quem nunca meditou no mistério insondável da liberdade humana, mergulhada nos condicionamentos da temporalidade. Aliás, mesmo do ponto de vista conceptual, o que é que pode querer dizer uma condenação eterna? Às acusações de que deste modo se está a abrir caminho à irresponsabilidade e ao vale-tudo deve responder-se que o amor não banaliza, mas responsabiliza, devendo acrescentar-se que Deus só levará à plenitude as possibilidades concretizadas pelo ser humano no tempo. Não constitui nenhum exercício de masoquismo lembrar que, desgraçadamente, para um número indeterminável de homens e mulheres, a religião, cujo núcleo é a salvação e a felicidade plena, em vez de ser o espaço da alegria, da expansão e da vida, foi, de facto, o espaço da tristeza, da humilhação e da morte.
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Leia mais em DN

GOTAS DO ARCO-ÍRIS - 39

QUAL A COR
DA CASTANHA?
Caríssimo/a: Há cada pergunta que nos fazem logo pela manhã; esta da cor da castanha leva-nos para profundas recordações... Ontem recebi carta de amigo de velha data a responder a um pedido que lhe fiz. Já lhe agradeci, mas fui pensando que este ano éramos muito menos junto dos nossos Santos. E, quase sem querer, caí na esparrela de recuar, recuar, recuar até à década de cinquenta do passado século; aí sim estávamos lá todos e os que não estavam não se dava por isso: a animação, a alegria, o barulho e a música afastavam o tempo e deixavam passar a nossa confiança no futuro. Planeavam-se as serenatas e, no lareiro, as brasas assavam umas castanhas compradas na taberna do canto. Sentados, a conversar e a tomar conta para não se estorricarem, estavam dois que, passo e volta, comiam uma ou outra que se mostrava mais apetecível. E foram conversando e comendo, agora uma, depois outra, e conversando... Quando deram por ela, tinham embarcado todas as dignas e restavam as queimadas, pretas, cheias de cinza, algumas mesmo podres e deformadas. Depois dos risos malandrecos, perplexidade e alguma desconfiança inquieta nos olhares que trocaram. Não havia fuga possível; foi o bom e bonito quando se deixou de ouvir o ensaio para a tal serenata e os comensais se aproximaram. Descoberta a falta de cor das castanhas, meus amigos, a lenha utilizada foi outra... Onde se demonstrou que nem sempre as castanhas o são. Manuel

FORÇA QUE CONVOCA

O ESPÍRITO VENCE O Espírito vence A espessura da noite E uma língua de fogo inumerável Purifica, renova, acende, alegra O mistério criado. Eis a força Que convoca a Igreja Nos templos e nas praças E suscita entre o povo testemunhas Com palavras ousadas de verdade Em frente dos juízes. Profunda chama, Que secreta iluminas O coração do homem: Com a boa notícia restabelece A vacilante fé, acende o amor Na esperança que é semente Da salvação do mundo.
Da “Liturgia das Horas”,
na “Hora Intermédia” de hoje

VIOLÊNCIA ESCOLAR

CRISE DE AUTORIDADE
FAMILIAR PROVOCA AUMENTO
DA VIOLÊNCIA ESCOLAR
O aumento da violência escolar deve-se, em parte, a uma crise de autoridade familiar, onde os pais renunciam a impor disciplina aos filhos, remetendo-a para os professores, defenderam especialistas em educação, reunidos na cidade espanhola de Valência para analisar o assunto “Família e Escola: um espaço de convivência”. Os participantes no encontro, dedicado a analisar a importância da família como agente educativo, consideram que é necessário evitar que todo o peso da autoridade sobre os menores recaia nas escolas, o que obriga a “um esforço conjunto da sociedade”. “As crianças não encontram em casa a figura de autoridade”, um elemento fundamental para o seu crescimento, disse na conferência inaugural do congresso o filósofo Fernando Savater. “As famílias não são o que eram antes, um núcleo muito amplo e hoje o único que muitas crianças contactam é a televisão, que está sempre em casa”, sublinhou. Para Savater os pais continuam a “não querer assumir qualquer autoridade”, preferindo que o pouco tempo que passam com os filhos “seja alegre” e sem conflitos e empurrando o papel de disciplinador quase exclusivamente para os professores. No entanto, e quando os professores tentam exercer esse papel disciplinador, “são os próprios pais e mães que não exerceram essa autoridade sobre os filhos que intentam exercê-la sobre os professores, confrontando-os”. “O abandono da sua responsabilidade retira aos pais a possibilidade de protestar e exigir depois. Quem não começa por tentar defender a harmonia no seu ambiente, não tem razão para depois se ir queixar”, sublinha. O filósofo acusa igualmente as famílias de pensarem que “ao pagar uma escola “deixa de ser necessário impor responsabilidade, alertando para a situação de muitos professores que estão “psicologicamente esgotados” pela situação e se convertem “em autênticas vítimas nas mãos dos alunos”. Os professores, afirma, não podem ser deixados sós, e a liberdade “exige uma componente de disciplina” que obriga a que os docentes não estejam desamparados e sem apoio, nomeadamente das famílias e da sociedade. “A boa educação é cara, mas a má educação é muito mais cara”, afirma, recomendando aos pais que transmitam aos seus filhos a importância da escola e a importância que é receber uma educação, “uma oportunidade e um privilégio”. “Em algum momento das suas vidas, as crianças vão encontrar disciplina”, disse Savater que, em conversa com jornalistas, explicou ser essencial perceber que as crianças hoje não são mais violentas ou mais indisciplinadas que antes, mas que hoje “têm menos respeito pela autoridade dos mais velhos”. “Deixaram de ver os adultos como fontes de experiência e de ensinamento para os passarem a ver como uma fonte de incómodo. Isso leva-os à rebeldia”, afirmou. Daí que mais do que reformas aos códigos legislativos ou às normas em vigor, é essencial envolver toda a sociedade, admitindo que “mais vale dar uma palmada, no momento certo” do que permitir as situações que depois se criam. Como alternativa à palmada, oferece outras, como suprimir privilégios, alargar os deveres ou trabalhos de casa.
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Fonte: IID

sábado, 11 de novembro de 2006

SÃO MARTINHO


São Martinho,
muito mais que
as castanhas


O calendário litúrgico aponta hoje, 11 de Novembro, para a celebração da festa litúrgica de São Martinho de Tours, Bispo e Confessor, figura muito querida da religiosidade popular e tradicionalmente associada ao “magusto”. S. Martinho de Tours nasceu na Hungria, em 315, e faleceu, sendo Bispo de Tours, França, em 397. Este Santo era filho de um oficial romano que servia na Panónia, actual Hungria, e foi ele próprio militar. Dois anos depois de se ter convertido à fé católica e baptizado na Gália, deixou o exército e passou a levar vida solitária, sob a orientação espiritual de Santo Hilário de Poitiers. Eleito mais tarde bispo de Tours, exerceu de modo admirável as suas funções de pastor, sendo considerado o iniciador da vida monástica na Gália e o grande evangelizador de França, país em que existem 3700 paróquias de que é padroeiro. A sua fama de evangelizador e de fundador de mosteiros torna-se motivo para que os Beneditinos, nos séculos XI e XII, o transformem em orago e protector dos mosteiros que iam fundando ou refundando na Península Ibérica. Na tradição popular, ficou célebre o episódio da partilha da sua capa de oficial de cavalaria romano com o mendigo que morria de frio, dando assim origem ao chamado “Verão de S. Martinho”.
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Fonte: Ecclesia

DEUS É EM NÓS...

A DANÇA DIVINA
DA POESIA
A aproximação de Teixeira de Pascoaes ao teólogo de Hipona, a Jerónimo ou a São Paulo só deve ter surpreendido quem não tivesse notado como Pascoaes transforma qualquer tema, e o comentário é de Fernando Pessoa, num «degrau para a religiosidade». Pascoaes apontara, com a sua obra poética, um tremeluzente norte à poesia portuguesa, que fora, no século anterior, substancialmente clássica e com ele entrou, «com passo decidido, na pura linha romântica do irracional» . E o irracional é a paisagem onde o sagrado reflorescerá como categoria necessária. O conhecimento mítico-poético e o conhecimento religioso que a Modernidade colocou sob suspeita, considerando-os sombras da razão, regressam como uma arte inexplorada. Entre sentimento e mistério, entre nítido e indeterminado alumiam-se afinidades («Deus é, em nós, como uma lembrança» , há-de escrever Pascoaes. «A atitude divina é anti-racional» ). Busca-se numa experiência originária aquilo que as estratégias do pensar deixam em silêncio e que vem guardado na linguagem densa dos símbolos. Ganha verdade a declaração de Jung: «O século das luzes nada apagou».
Mas não é exactamente de cristianismo que se trata. Já na recepção às biografias que Pascoaes escreveu, criticava-se o facto de ele «tratar os santos com um simples processo poético» . Num artigo dos anos 50, Manuel Antunes classificava tanto Pessoa e Régio como Pascoaes de poetas do sagrado, profundamente religiosos, mas avisando que «nenhum deles conhece o cristianismo (...) existencializado, sensibilizado. Apenas mostraram «através de tenteios, do caminhar nas sombras, do dualismo inquieto, do ansioso interrogar do mistério sentido ou pressentido (...), grande, secreta e inextinguível nostalgia de Deus» . De facto, ao pisar o invulgar território que tinha em S. João de Gatão seu centro magnético, estamos longe da elaboração teológica ou mesmo de uma retórica da experiência religiosa. A Pascoaes a santidade interessou enquanto fantasmagoria. Cada uma das biografias aborda, não a história propriamente dita, nem sequer os meandros labirínticos da legenda, mas a representação imaginária de uma prática da alma. Pois é isso que ele repete: «só me interessam as almas».
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SUBSÍDIOS PARA A HISTÓRIA DA GAFANHA


"CASA GAFANHOA", na rua S. Francisco Xavier,
perto da igreja matriz da Gafanha da Nazaré.
Há sinalização adequada


CASA GAFANHOA
foi inaugurada há seis anos

A CASA GAFANHOA, pólo museológico do Museu Marítimo de Ílhavo, completa hoje seis anos, pois foi inaugurada em 11 de Novembro de 2000. Trata-se de um edifício do princípio do século XX, que foi adquirido pela Câmara Municipal de Ílhavo e entregue à administração do Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré, a entidade que mais lutou por este espaço, que reflecte a vida de um lavrador rico desta região. 
A casa antiga, depois de bem restaurada com todo o respeito pela traça original, mostra um recheio totalmente dominado por móveis e utensílios do princípio do século, num desafio constante à pesquisa e estudo de quanto os primeiros gafanhões nos legaram, mostrando um viver simples, mas prático, que não pode hoje deixar de nos encantar pela simplicidade que se desprende de tudo. 
Recorrendo à minha memória, posso lembrar que nas casas gafanhoas podia ver-se a cozinha com a sua trempe de ferro, panelas de três pés, aparadores, mesa e bancos toscos. Os talheres eram de ferro e alguns de cabo de osso. A um canto havia a cantareira com a respectiva cântara de ir à fonte buscar água, junto à mata da Gafanha, que dava gosto beber pela sua limpidez e frescura (que lhe era dada pela cântara de barro). 
Na cozinha de fora, mais modesta, com chão de junco, e na principal, de tudo um pouco ali se encontrava, desde roupa pendurada nos cabides até aos armários com louça e com comida que se não estragasse com o calor. O forno, onde se fabricava a sempre apetecida boroa de milho (e com que apetite era esperada a bola — boroa pequena e achatada — para comer com chouriço ou alguma carne de porco, mesmo gorda), era obrigatório em quase todas as casas gafanhoas. E também a salgadeira que guardava, no sal, o porco, governo de todo o ano. Também ali ficava, a um canto, a barrica com sardinha salgada, bem acamada. 
Na CASA GAFANHOA, podem apreciar-se os quartos pequenos, onde mal cabia uma cama e a respectiva mesa-de-cabeceira, com a mala do enxoval da casa, quantas vezes sem guarda-fatos e sem outros móveis, que o dinheiro e os hábitos não davam para mais. Sobre as camas das casas gafanhoas não faltavam as mantas de tiras, que as tecedeiras fabricavam com farrapos e restos de roupa velha, tiras essas cortadas nas noites de Inverno, ao serão, sobretudo pelas mulheres da casa. Mas ainda se hão-de admirar cobertores grosseiros de lã, lençóis de linho churro, e a um canto, o lavatório, normalmente só usado aquando da visita do médico a algum familiar doente. 
A Sala do Senhor, à frente, que se abria na Páscoa ou em dias de casamento ou baptizado, com um crucifixo sobre uma toalha alva, em cima da cómoda, onde se guardavam as roupas brancas e de festa. Havia cadeiras à volta, retratos nas paredes, principalmente dos casamentos, ampliados, que são actualmente grandes e importantes fontes de conhecimento da maneira de vestir e de ser das pessoas dos tempos antigos, sobretudo desde que a fotografia começou a marcar presença e a registar os principais acontecimentos das famílias. Aliás, em cima da cómoda, onde dois castiçais suportavam outras tantas velas para acender em dias de trovoada e, ainda, quando havia a visita das “almas” e quando se velavam os mortos, podiam ver-se algumas fotos de datas marcantes da família, a par das jarras de flores, renovadas semana após semana. 
No pátio interior não faltam as padiolas, os carros de mão e de vacas ou bois, com todos os seus apetrechos, as várias alfaias agrícolas, encabadas com paus toscos, a charrua e o arado, a um canto o galinheiro para as galinhas e galos, sobretudo, se refugiarem à noite, pois que de dia andavam, normalmente, a campo, comendo sementes, restos de comida e bicharada, quando não comiam outras coisas bem piores. E também não falta a retrete, pequena e de tampo de madeira, com o indispensável buraco a meio, que quarto de banho era coisa que não existia. E porque falamos de quarto de banho, o tal que só apareceu muito mais tarde, talvez na década de 50 para o grosso da população, que os mais ricos já o tinham havia algum tempo, se não nos falha a memória, perguntar-se-á onde tomavam banho os gafanhões. Ao que nos têm dito, tomavam-no na cozinha, geralmente ampla e que dava para o viver do dia-a-dia, numa grande bacia de lata, com água aquecida nas panelas de ferro de três pés. 
A água estava sempre quente, para o que fosse preciso, porque se cozinhava em panelas mais pequenas. Para o que fosse preciso, significa para lavar a loiça e para se lavarem, antes de se deitarem, especialmente os pés, que nem tudo podia ser lavado todos os dias, talvez por falta de hábito. Para o pátio interior ainda davam os currais dos porcos e das vacas ou bois, que sempre berravam acusando a falta da "lavagem", os primeiros, e da erva ou palha seca, de milho, os segundos. O celeiro também tinha uma porta para este pátio e às vezes para o exterior. 
Nos beirais dos telhado viam-se as abóboras a secar e à espera do Natal, para fazer os bilharacos. No pátio de fora não faltava a eira, onde se malhavam e secavam os cereais, cobertos de noite pelo tolde, feito de palha de centeio, a estrumeira (quando não era no pátio interior), para onde se deitava tudo o que pudesse transformar-se com o tempo em esterco, tão necessário à fertilização dos solos, a par do moliço e de mistura com ele. 
Viam-se as medas de palha e o “cabanéu” (prisma triangular, feito de uma armação de troncos de eucalipto e de ripas, e deitada sobre uma face), onde se arrumavam lateralmente e num dos topos, bem apertadas para não entrar a chuva, as palhas de milho, secas, para no Inverno servirem para alimento do gado. No interior guardavam-se alfaias agrícolas, menos usadas no dia-a-dia, e também ali dormiam, em especial os filhos da família, quando havia milho na eira, para o guardar dos ladrões que às vezes deixavam o lavrador sem nada do que granjeou durante todo o ano agrícola. Claro que não podemos esquecer, o poço, de onde se tirava a água para os usos domésticos, e um outro, o de rega, com o seu engenho puxado por vaca ou boi, que servia para regar o aido. 

Fernando Martins

ARTE EM AVEIRO

Pintura de José Maia - "OUTONO" -
publicada pelo jornal Correio do Vouga
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PRIMEIRA BIENAL
INTERNACIONAL
DE ARTE CONTEMPORÂNEA
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A Primeira Bienal Internacional de Arte Contnporânea vai ser inaugurada hoje, pelas 16 horas, em Aveiro, no auditório da Assembleia Municipal, edifício da antiga Capitania. Nessa altura, será divulgado o nome do vencedor do "Prémio Aveiro", no valor de dez mil euros, e dos três artistas que foram distinguidos com menções honrosas. As 77 obras seleccionadas e os trabalhos do artista convidado, Evariste Lichr, podem ser apreciados até 30 de Dezembro nas Galerias da Capitania, Paços do Concelho, Morgados da Pedricosa, Museu da Cidade e Teatro Aveirense. As 77 obras seleccionadas são de 49 artistas. Dessas, 40 são pinturas, 14 são fotografias, 12 são esculturas e 11 são desenhos. Esta Primeira Bienal Internacional é uma iniciativa da Câmara Municipal de Aveiro e do Círculo Experimental de Artistas Plásticos - AveiroArte. Paralelamente à Bienal, há um programa que inclui eventos culturais diversos, que serão anunciados em tempo oportuno.

UM LIVRO DE FLANNERY O’CONNOR


"UM BOM HOMEM
É DIFÍCIL DE ENCONTRAR”

Confesso que não conhecia a escritora Flannery O’Connor, como não conheço, obviamente, muitas outras. Aliás, é impossível conhecer tantos e tantos escritores bons, cujas obras enchem os escaparates das livrarias e… das grandes superfícies comerciais. Esta escritora americana, falecida em 1964 com apenas 39 anos, foi-me revelada pelo padre e poeta José Tolentino Mendonça, em ensaio publicado no caderno “Mil Folhas”, do “PÚBLICO”, com tais encómios, que não pude deixar de comprar este livro, que agora foi editado pela editora Cavalo de Ferro. 
A tradução foi da bióloga e escritora Clara Pinto Correia, que afirmou, a propósito desta preciosidade: “Li as histórias todas, uma por uma, noite dentro, sempre a sentir-me quase na margem do rio por onde se navega para outra dimensão qualquer. Era incrível. Era hipnótico. Era impossível de interromper antes de chegar ao fim e depois eu apagava a luz e ficava a dar voltas na cama (…). 
A minha Flannery morreu em 1964. Descubram-na agora e cada um que julgue por si mesmo.” Senti o mesmo quando li os contos que Flannery criou para quem gosta mesmo de ler. O pormenor das descrições de uma época, cheia de contrastes, e o fascínio dos desfechos dos contos, mais a tranquilidade com que a escritora me envolveu, deixaram-me, realmente, fascinado. 
Na contracapa há uma transcrição do “New York Times”, que é mais um desafio a quem aprecia boa literatura. Diz assim: “Ela não era só a melhor escritora deste tempo e lugar: ela conseguiu expressar algo secreto sobre a América, algo chamado Sul, com um dom transcendente de expressar o espírito real de uma cultura que é transmitido por escritores que se tornam naquilo que vêem. Ela era um génio.”
Esta pode ser uma óptima aposta para um fim-de-semana mais calmo e mais rico. 

Fernando Martins

UM LIVRO PARA O NATAL

Uma obra a lançar dia 23 de Novembro
"UM MENINO
CHAMADO NATAL"
Com texto de Joaquim Franco e fotos de Elísio Assunção e Ana Paula Ribeiro será lançado a 23 de Novembro, às 18.30 horas, na Livraria Bertrand do Centro Comercial Vasco da Gama, a obra “Um Menino chamado Natal”. Fazem a apresentação a pintora Emília Nadal e o jornalista António Marujo. Com 33 representações artísticas do Presépio e “palavras” que o fazem actual, este livro pretende ser um contributo para proclamar um Natal que, antes de ser a festa da família, da solidariedade, da boa-vontade, das juras mútuas de respeito e amizade, já era o que sempre foi: a celebração de um “nascimento”… “Um Menino chamado Natal” é um projecto de duas editoras – a Lucerna e a Sociedade Bíblica – com uma mensagem de motivação ecuménica, vocacionado para toda a sociedade.
Pelas referências que me chegam, este pode ser um livro para todas as idades e bem adequado para prendas de Natal, época propícia à demonstração das amizades e dos amores. Em vez de tantas futilidades que às vezes ofertamos, penso que esta obra pode ser uma óptima prenda de Natal.
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Fonte: Ecclesia

quinta-feira, 9 de novembro de 2006

UM ARTIGO DE D. ANTÓNIO MARCELINO

PRAGMATISMO
PERIGOSO E CONSEQUENTE
Diz-se hoje, a torto e a direito, que “temos de ser pragmáticos”.Os dicionários anotam que pragmatismo é “a doutrina filosófica que adopta como critério da verdade a utilidade prática, identificando o verdadeiro com o útil”. A dar fé à definição, é fácil ver como sob a capa do pragmático muita coisa se pode esconder, mesmo com pessoas bem intencionadas. Encontramos neste “ser pragmático” a chave de leitura de decisões, pessoais, familiares e públicas, carregadas de consequências e que reduzem, de modo leviano, a verdade aos interesses mais variados, a coberto da utilidade, dita prática. É verdade que muitas vezes se perde demasiado tempo a reflectir e a ponderar, prejudicando, assim, a necessidade de decisões de certa urgência, que não se podem adiar eternamente. Como também acontece que, por receio de se enfrentarem problemas e situações, estes se vão ampliando, dando origem a outros não menos graves. O que é claro e aparece como certo e sensato é que o pragmatismo não pode, a qualquer preço, cultivar a superficialidade e a insensibilidade e pôr no simplesmente útil o móbil de toda a acção. O que é útil para uns, nem sempre o é para outros da mesma comunidade e com iguais direitos. Um útil relativizado pode tornar-se antro e vespeiro. O homem pragmático pode ser corajoso, mas é por vezes pouco culto e, por isso mesmo, pouco reflexivo, cego e pouco sensato. Se acrescenta a tudo isto a teimosia e o orgulho de não reconhecer o erro da sua precipitação e teimosia, então é o desastre completo. Se não se vê logo, o tempo não consegue ocultá-lo por meses e anos. A formação técnica, quando menospreza a formação humanista e se manifesta mais atenta aos resultados que às pessoas, é campo aberto, fora do laboratório experimental, para o pragmatismo das decisões perigosas e inconsistentes, ainda que vistosas e aplaudidas. Parece que já chegamos aqui em muitos campos, públicos e privados. É preocupante ver a ligeireza de decisões irrealistas e pobres, bem como o cuidado de iluminar apenas o lado que interessa do problema que, pragmaticamente, se pretende resolver. Vem-se decidindo minimizar o ensino da história e da filosofia, do latim e do grego, e investir tudo para que a matemática e o inglês sejam o grande motor da cultura actual. Assim se sublinham os aspectos utilitários de um problema grave que é o da formação para a vida, como se as pessoas fossem apenas máquinas e produtores de riqueza. Formar gente que cultive a harmonia do saber, consciente de que, por esta harmonia, o saber é mais universal e sólido e constitui o clima que permite que as pessoas sejam mais pessoas, não pode ser um decisão meramente pragmática. Nem sempre o objectivo da utilidade é respeito pela verdade. A utilidade muda segundo os interesses de ocasião. A verdade persiste na procura do interesse real e global de pessoas e comunidades. Este pragmatismo à moderna da sociedade do vazio, nasce e alimenta-se de um relativismo perigoso porque vazio de ideias, culturalmente analfabeto, incapaz de construir no presente um futuro que valha. Exprime-se por gritos de poder, não dá voz aos intervenientes e interessados, deixa-se fascinar pelo resultado imediato. Fabricam-se e publicam-se resultados que quem está no terreno sabe que são falsos; promete-se o que se sabe, de antemão, que não se pode dar; fomentam-se grupos emotivos de apoio que abdicaram de pensar e para os quais, também, o útil passou a ser o verdadeiro; por imponderada atenção, às minorias dá-se o que se nega ou dificulta às maiorias. O espectáculo atinge famílias, Estado, grupos corporativos, ambiente em geral, porque o contágio não pára. Se fascina parte da plebe, revolta a outra parte. A unidade de um povo, há que afirmá-lo, nasce da verdade, não do pragmatismo que a não respeita. E só na verdade tem consistência a esperança da felicidade e do bem-estar.

PARA SABER MAIS

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SOS
CULTURA CATÓLICA
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Acontece em muitos sítios da Internet: basta um clique em F.A.Q. (Frequently Asked Questions) para ultrapassar dúvidas surgidas ao navegar... Com a Igreja Católica, passar-se-á o mesmo: navegando por páginas institucionais ou informativas, podem levantar-se questões relacionadas com expressões utilizadas, com normas da Igreja, com a sua organização interna e relacionamento externo. As respostas estão em www.ecclesia.pt/sos. E se não estiverem lá, é possível perguntar e, poucos dias depois, chega a resposta.
Como fazer?
O SOS Cultura Católica responde a questões, a dúvidas e propõe explicações para problemas específicos de uma comunidade cristã. Para isso, é necessário preencher o formulário proposto "Pergunte-nos". A questão é encaminhada para um perito do SOS Cultura Católica, cuja resposta é enviada pessoalmente a quem coloca a questão. O gestor do SOS Cultura Católica, em contacto com o perito, retira referências pessoais à questão colocada e publica no SOS Cultura Católica a pergunta e a resposta sem qualquer referência à pessoa que se dirigiu ao SOS Cultura Católica, tanto na pergunta como na resposta.
Perguntas com resposta
As respostas às perguntas que são colocadas aos peritos do SOS Cultura Católica estão publicadas por temas e por ordem alfabética. As últimas perguntas e respectivas respostas mostram-se com destaque especial. Entre as ferramentas oferecidas pelo SOS Cultura Católica, destaque para o motor de busca. Em "Procurar" é possível verificar se a resposta que se pretende já está ou não publicada on-line. Esse deverá, aliás, ser um procedimento a efectuar antes de dirigir qualquer questão ao SOS Cultura Católica. Neste sítio da Internet poderá encontrar respostas na área da História da Igreja, das normas da Igreja Católica (Direito Canónico), da Bíblia, da liturgia, dos sacramentos e questões administrativas das várias comunidades, nomeadamente as paroquiais.
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Fonte: ECCLESIA - Texto de Paulo Rocha

PARA REFLEXÃO

LIBERDADE,
PAZ E DESENVOLVIMENTO
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Celebra-se hoje o Dia Mundial da Liberdade. E amanhã, sexta-feira, o Dia Mundial da Ciência ao Serviço da Paz e do Desenvolvimento. Dois temas que merecem uma reflexão profunda, entre todos, pessoas e instituições, para se conseguir uma sociedade mais justa e mais harmoniosa, onde a fraternidade seja uma realidade. Se é verdade que passamos a vida a falar e a reclamar liberdade, quantas vezes sem coerência, também é correcto pensar que esse bem inestimável nunca será possível, enquanto houver injustiças que escravizam. A liberdade, que neste dia se comemora, tem de ser olhada como uma conquista diária de cada um e de todos. É um caminho longo e difícil, com subidas e descidas, mas sempre com as metas da verdade e da tolerância a desafiarem-nos e a incitarem-nos a prosseguir, na mira de alcançarmos uma sociedade com homens e mulheres capazes de se respeitarem e de se ajudarem. Uma sociedade onde a solidariedade seja norma de vida para todos. Amanhã, as nossas reflexões têm mais dois grandes desafios. São eles a paz e o desenvolvimento, alimentados pelas ciências que devem estar ao seu serviço. Nesta perspectiva, se as ciências forem direccionadas para o desenvolvimento e para a paz, e não para alimentar guerras e conflitos, entre pessoas e países, temos meio caminho andado para alcançarmos a justiça e a liberdade. Uma coisa, porém, é certa. Não vale a pena passarmos a vida a falar de Liberdade, de paz e de desenvolvimento, se não contribuirmos para tudo isso, com o nosso empenho de todos os dias. É que há muito o hábito de pensar que a paz, o desenvolvimento e a liberdade são tarefas para os outros.
Fernando Martins

STELLA MARIS

JANTAR COM ESPECTÁCULO
PROF. MARCOS DO VALE
MOSTRA A SUA ARTE
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O Stella Maris é um clube da Obra do Apostolado do Mar, com sede na Gafanha da Nazaré, junto ao Porto de Pesca longínqua. Foi criado pela Diocese de Aveiro com a vocação de congregar e apoiar homens do mar e suas famílias, o que sempre fez, tanto ao nível da solidariedade como espiritual.
Presentemente, está a passar por uma fase de remodelação, sob a direcção do diácono permanente Joaquim Simões, esperando-se que em breve possa alargar a sua acção a toda a zona banhada pela ria e pelo mar, no âmbito diocesano.
Nessa linha, avançou com uma iniciativa que, para além de ser congregadora de gente com ligações ao mundo marítimo, pretende juntar amigos, à volta da mesa, no dia 25 de Novembro, pelas 20 horas, num jantar de convívio e com animação a cargo do Prof. Marcos do Vale, um ilusionista e hipnotizador de renome.
As inscrições podem ser feitas até 22 de Novembro, pessoalmente, no Stella Maris, ou pelo telefone 234367012.

quarta-feira, 8 de novembro de 2006

Um artigo de António Rego

Não matarás
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Vendo do nosso lado, ninguém morre de amores pela figura de Sadam Hussein. Como chefe, político, militar, interlocutor e, nos últimos tempos, como estratega ou defensor das próprias causas. Antes de cair a sua estátua em Bagdad já parecia desmoronado o deus com pés de barro, mais frágil do que todas as suas arrogâncias faziam supor. Conhecemos o homem público, o detestado por muitos e por muitos amado. Mal sabemos quanto de verdade e teatro, política e circunstância havia nas suas palavras e imagens. Chegavam-nos apenas poeiras dum ditador que construiu o seu reinado para venda de imagem. Mas isso acontece com quase todos os chefes de quem se conhecem os adereços e se ignora a substância. Desde aquele dia em que lhe abriram a boca para observarem os dentes, com uma sequência de imagens humilhantes que foram vendidas ao planeta, nos fomos apercebendo que, por trás de todas as máscaras, havia um homem que também tinha medo e que queria salvar a vida. Tinha caído a estátua e a pessoa. Começou um processo de julgamento de que conhecemos algumas ramas aligeiradas que nos quiseram oferecer. Muitos, durante esta operação de acusação e defesa, foram abatidos. Vieram ao de cima alguns crimes cometidos pelo ditador que nem sabíamos em pormenor ou mesmo se eram os crimes mais graves dum longo regime de opressão. Pode agora acorrer-nos o sentimento vago de converter a repulsa em compaixão, como somos capazes de enganar a polícia para salvaguardar o criminoso. Tem acontecido com os faróis na estrada a avisar os eventuais transgressores, como na fácil compaixão pelo assaltante. Acontecerá agora com Hussein pelo simples facto de ter sido condenado. Mas foi condenado a pena de morte. E entramos num terreno ético, escandalosamente discutível, uma vez que se trata duma vida humana – para além de inocente ou criminosa – que é aniquilada por outro ser humano.
A condenação à morte duma pessoa e a sua execução não é nem mais leve nem mais grave que um aborto praticado sobre um ser humano vivo a que, por comodidade se chamará feto, gérmen ou embrião. Custa a crer que haja quem julgue inocente um caso e criminoso outro. Ninguém tem poder sobre a vida de ninguém. Nem a mãe é dona do seu ventre. Nem a humanidade dona dum ser que gerou.

terça-feira, 7 de novembro de 2006

DROGA NAS PRISÕES

ESTADO INCAPAZ
DE RESOLVER O PROBLEMA
Há muito que se fala da circulação e consumo de droga nos estabelecimentos prisionais da responsabilidade do Estado. Sabe-se que a droga é ali consumida pelos presos como se estivessem em qualquer bairro com negócio à vista de toda a gente.
Porque o consumo e a normal compra e venda de droga é coisa do dia-a-dia nas prisões portuguesas, o Estado resolveu avançar com a ideia de "oficializar" tais comportamentos, garantindo a toda a gente um apoio descarado, para evitar o perigo de alguém trocar as seringas, causadoras da propagação da SIDA e de outras doenças contagiosas. O mesmo Estado cria, então, salas de chuto, para todos ficarem mais sossegados. Na verdade, isto tudo é ridículo e próprio de gente inconsciente e irresponsável. O Estado, em vez de promover o tratamento dos doentes, preparando-os para a vida fora das cadeias, ajuda os toxicodependentes a manterem o vício e a "doença", com a cumplicidade de alguém que permite a entrada da droga e a livre circulação da mesma. Como é possível que a droga possa entrar nas cadeias, quando é certo que nada nem ninguém entra ou sai sem autorização dos responsáveis? E como é que, uma vez lá dentro, ela chega às mãos dos reclusos? Disso o Estado não cuida. Mas devia cuidar. Fernando Martins

Um artigo de Alexandre Cruz

O aborto do bom-senso?
1. É muito interessante e óptimo demais o discurso do partido político radical. Em questão muito delicada – como o referendo ao Aborto -, assunto que exige capacidade de diálogo e confronto de ideias que sirvam a sociedade portuguesa (“para onde queremos ir?”), que considerar de um partido político com assento no parlamento quando nas suas palavras marca a agenda da seguinte forma: “A campanha (do BE) acentuará a sensatez e a decência contra a intransigência, o fanatismo e as agendas ocultas do ‘não’. Para o coordenador do BE no ‘sim’ (ao aborto) está a humanidade e a convergência.” (Jornal Público, 6 de Nov., pág. 9) A juntar a esta admirável declaração podem-se referir, no mesmo contexto de lançamento da campanha que é agora o único problema nacional, as palavras, também tão interessantes, de pessoa dirigente do mesmo partido político (com salários pagos, com tanto sacrifício, por todos os portugueses para servirem o bem comum), que sublinha que todos os que defendem o “não” ao aborto são “fanáticos e terroristas”. Mais maior qualidade de pensamentos e ideais – cada um fala do que lhe vai na alma! - pode, ainda, verificar-se e confirmar-se quando do outro partido político (com salários pagos, com tanto sacrifício, por todos os portugueses para servirem o bem comum) vem a reclamação de que este assunto nacional é propriedade do seu partido (tal como o embrião é propriedade da barriga da mãe), e que por isso todos os outros devem estar calados; leia-se opinião de Odete Santos: “Diga a RTP o que disser, a verdade é que no debate que organizou sobre um tema de inegável importância marginalizou o partido que mais se tem batido, denodadamente, pela despenalização do aborto, o PCP.” Por isso este será o partido que tem autoridade para declarar que “O debate mostrou que o “não” (ao aborto) vai continuar a utilizar a mentira, o terror e a hipocrisia”. (Jornal Público, 5 de Nov., pág. 8) Fica-nos a questão: será o aborto uma questão política? 2. São, assim, muitas, elegantes e cheias de sentido de responsabilidade e educação, as atribuições delicadas e simpáticas da campanha lançada por deputados para a sociedade portuguesa; eis-nos diante da exaltação degradante completa do resto de bom senso que, desta forma, apresenta as novas regras do jogo onde as palavras de ordem são o chamar ao “outro”, àquele que “pensa diferente”, de “fanático” e “terrorista”. Quase que dá vontade de lhes dizer: “acordem, não nos acordem!” O pior caminho desses nomeados partidos simpáticos é “atacar” sem ética os que pensam diferente; gente tão intelectual que ainda não entendeu que a sociedade no seu geral vive a “indiferença” adormecida e alienante e que esse caminho partidário radical acaba por virar o feitiço contra o feiticeiro; todo o fanatismo que critica o outro de “fanático”, espelho do vazio integrista de facções deste tempo, acaba por ser – QUANDO SE PENSA O QUE SE QUER DA VIDA E DA SOCIEDADE – mais um voto no sentido contrário. Na outra face da moeda, não se pode crer que haja futuro num indiferentismo – estratégico ou de puro descompromisso social - e num não optar em assuntos que, porventura, podem dividir a sociedade. Claro que são tantas, é natural, as temáticas que dividem a sociedade; mas quanto “silêncios” de quem não se sente livre?! Quantas vozes com ideias importantes a serem ditas para bem da sociedade que preferem o cómodo “deixa andar”?! Talvez seja oportuno e muito interessante – senão mesmo o mais importante – ler neste contexto a URGÊNCIA de um debate aberto, clarificador, diferenciador das palavras (tão caras) que estão em jogo; talvez, neste caminho cultural, seja cada vez mais importante o papel do PENSAR A VIDA e de quem nos ajude, com autenticidade e procura da Verdade, nessa tarefa indo ao fundo das questões e não lendo apenas no “apagar do fogo”, na visão utilitarista dos números ou dos casos de saúde pública. Já agora, que fazem esses senhores do abortismo político dia-a-dia no acompanhamento das pessoas, das situações, dos sofrimentos? 3. A intolerância dos partidos políticos radicais fala por si. Deputados à Assembleia da República a chamar “fanático” e “terrorista” ao outro que pensa diferente é esse sinal degradante inqualificável. É este o modelo de sociedade que se pretende? Nesta questão joga-se muito mais que o ficar pela “rama”; há uma “raiz” cultural que está a secar pois as “causas” de tudo estão quase esquecidas e investe-se de olhos tapados só nas consequências. Claro que ninguém quer ver pessoas julgadas, nunca, de maneira nenhuma numa sociedade com valores; mas claro que ninguém, primeiro de tudo pois no princípio está a vida, num estado de direito de dignidade humana poderá ver pessoas – ainda que invisíveis – mortas. Como criar pontes nesta complexidade? Esta é a questão essencial a debater. Haverá disponibilidade interior para o debate? Mas para “embelezar” mais a pintura eis que já há semanas, mudada a casaca de primeiro-ministro para líder partidário, faz-se o apelo – que distrai o país de outras questões - da modernidade civilizacional do acto de abortar; testemunho este confirmado pelos números de Portugal que (no dizer do Ministro da Saúde) faz poucos abortos. Não há palavras! Dizemos, já agora, talvez também fosse bom Portugal acompanhar a Europa nas realidades boas!... Definitivamente, se nós estivéssemos “lá” nesse século, teríamos de “ser como os outros” e seríamos absolutamente incapazes de ser diferentes. Não teríamos partido para a Índia nem seríamos capazes de abolir a escravatura (feliz novidade portuguesa em 1775). Não estava na moda! A realidade primeira que nos preocupa, pois sem ela nada feito, são as condições para o “diálogo”. A intransigência intolerância em relação ao “outro”, quando existe, é sempre o sinal de surdez e menoridade; estas impedem um crescer em dignidade humana de dia para dia.