quinta-feira, 11 de janeiro de 2007

UM ARTIGO DE OLIVEIRA DE SOUSA

PONTA DE LANÇA
IGUALDADE
O Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos, instituído em 2007 por decisão do Parlamento Europeu e do Conselho, «pretende sensibilizar a população para os benefícios de uma sociedade justa e coesa», como se lê no site da União Europeia.
Partindo do princípio que os grandes debates, os movimentos, os ciclos da vida das pessoas em que é necessário insistir, dinamizar, provocar consciencialização têm sempre como causa próxima algum distanciamento da maioria (pelo menos a maioria que pode determinar a vida de todos, os percursos da história, o futuro dos que se preocupam e têm futuro, no fundo, os cidadãos comuns para os quais é preciso revitalizar em matéria, aparentemente, menos preponderante nos hábitos ordinários, então, pelo menos entre nós, é necessário instituir o século da Igualdade de Oportunidades. A própria União Europeia é um painel de desigualdades!?
Uns têm sol, outros têm neve; alguns são ricos, muito ricos, a maioria é pobre; meia dúzia é monarquia, os restantes são repúblicas; querem o Estado Social, depois não sabem como gerir; repudia-se o consumo, mas todos têm como referência a economia de mercado; deseja-se menos poluição, mas ninguém sabe o que fazer quando faltam as energias – quem é que acredita que não haja para aí muitos projectos alternativos aos combustíveis fósseis, mas que aguardam oportunidade para singrar a altos preços no mercado!?; e assim sucessivamente…
Tal como começámos, para se criar esta oportunidade de igualdades na Europa é porque a coisa está mesmo desgraçadinha! É um ponto de partida; valha-nos isso!Nisto da igualdade… só mesmo o Futebol Clube do Porto para a Taça! Trata o Atlético como seu semelhante! Ou, vá lá, o Bayern de Munique, no torneiro do Dubai, reconhece no Benfica uma super potência!
Desportivamente… pelo desporto!
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Fonte: "Correio do Vouga"

CITAÇÃO

"A corrupção é o cancro da democracia. E PSD e PS não têm feito tudo nem para a evitar nem para a reprimir."
José Carlos Vasconcelos,
Visão, 11-1-2007
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Nota: Concordo com José Carlos Vasconcelos. Por que razão os responsáveis governamentais, a Assembleia da República, os partidos e a Justiça não cerram fileiras para acabar com a corrupção? Por que razão o deputado do PS João Cravinho anda tão desgostoso por não ver este assunto, de suma importância para a democracia, debatido no Parlamento? Por que razão tem havido tantos obstáculos à elaboração do projecto legislativo que ele próprio há tanto tempo anda a querer levar ao plenário da Assembleia da República? Por que razão o PS tem posto tantas dificuldades à proposta de João Cravinho? De facto, já era tempo de os políticos não brincarem com coisas tão sérias. F. M.

AO SABOR DA MARÉ - 2

Santuário de Schoenstatt
DIA LINDO!
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Hoje esteve um dia lindo. Sem vento nem grande frio, o sol, embora ameno, aquece ambientes e pessoas. Saí para dar uma volta, curta mas reconfortante, e dei comigo a passar por um dos lugares mais acolhedores do concelho de Ílhavo. SCHOENSTATT, em plena mata da Gafanha. Quando cheguei, no meio de um silêncio impressionante, senti o carinho que as Irmãs de Maria oferecem àquele recanto de alguma forma paradisíaco. O jardim cuidado, limpo e asseado, envolve o pequeno Santuário de Schoenstatt, cópia fiel do original do mesmo nome, na Alemanha. Tudo convidava ao silêncio e à contemplação. Ali respira-se um ar diferente: sereno, puro, límpido. O espírito como que nos envolve, nos capta a atenção, nos conduz até ao interior daquela pequena capelinha, onde, de facto, é bom estar. Na intimidade com o divino, sentimos que o humano se deixa possuir por ideais de procura de Deus, através de Nossa Senhora, baptizada com um nome curioso: “Mãe, Rainha, Vencedora, Três Vezes Admirável de Schoenstatt.” Se nunca lá foi, convido-o a passar por lá. Verá que vale a pena. F.M.

UM ARTIGO DE D. ANTÓNIO MARCELINO

IGREJA CONSERVADORA
E OBSCURANTISTA?
Estamos em tempos em que o respeito mútuo deve ser a regra de ouro da convivência pacífica, mas em que alguns parecem ter jurado não ir por esse caminho. Haverá gente assim em todos os quadrantes da sociedade, tanto políticos como religiosos, e teremos por isso de nos acautelar para que as divergências de opinião, sempre legítimas, não criem muros difíceis de transpor, nem espaços de incomunicação. Para isto há que usar a cabeça, depor os preconceitos, olhar o outro como pessoa, dar consistência válida às opiniões, cultivar projectos de paz e de construção de uma sociedade onde todos tenham lugar. Ser diferente ou ter uma opinião diferente não quer dizer que se seja inimigo. O pluralismo é sempre um enriquecimento, quando as pessoas têm dimensão moral, sabem acolher e respeitar, não nadam no vazio. É evidente que o diálogo e a convivência se dificultam a ponto de se tornarem impossíveis, se as pessoas contarem menos que as ideias e as coisas e se, por detrás, das opiniões dominarem interesses de qualquer ordem ou apenas houver emoções à procura de justificação. Quando assim acontece, surgem sempre os fantasmas e logo se diz que os cristãos são obscurantistas, que a liberdade tem de ser absoluta, que o deus de cada um é ele próprio, e por aí adiante… Se voltarmos a página, também podemos ver alguns radicalismos e modos de agir no espaço religioso, que podem traduzir algum fundamentalismo inaceitável. Por sorte, há muita gente séria e honesta, em todos os quadrantes da vida social, que mostram que o equilíbrio é possível, tal como o é a convivência respeitosa e sadia. O problema do aborto, que vai enchendo a praça pública, presta-se a um bom exercício de reflexão, serena e fundamentada, de modo a que propostas diversas ganhem valor de cidadania e ajudem a solução de situações pontuais, sem que ponham em causa valores e aspectos fundamentais. Toda a gente, presumo eu, está interessada em promover a vida, esse valor supremo e inestimável, sem o qual nada pode subsistir. O caminho, porém, tem de ser marcado pela honestidade e pela clarividência. O valor da vida não pode dobrar-se ante promessas eleitorais ou programas partidários. Um exemplo: O “Movimento de cidadania e de responsabilidade”, disposto a lutar pelo “sim”, diz que “o feto ainda não é vida humana”. Quem pensa de modo contrário, acrescenta, quer misturar os termos do debate e confundir as pessoas É assim que acontece, acentua, com “a Igreja conservadora e obscurantista”… Mas então, o feto vivo, que é fruto de dois elementos humanos vivos, o espermatozóide e o óvulo, se não é vida humana, o que é? E quando começa, então, a ser? É a vida humana fruto de um salto qualitativo que acontece num momento determinado, ou existe desde o início com todas as capacidades da pessoa, que apenas aguardam o seu natural desenvolvimento e manifestação, para que se possam verificar? Outro exemplo: Um grupo de deputados portugueses no Parlamento Europeu, também defensores do sim, acaba por confessar para justificar a sua luta, que “o resultado deste referendo não interessa apenas a Portugal. Interessa igualmente à Europa, onde outros três países ainda criminalizam as mulheres por interromperem a gravidez: Irlanda, Malta e Polónia”. Assim mesmo. Como é possível assim reflectir, seriamente, sobre o valor da vida gerada e ainda no seio da mãe? Que respeito podem merecer tais posições, se elas não respeitam o essencial de uma reflexão que ocupa o país? Um mundo de misturas, confusões e desvios. Todos reconhecem que o aborto é crime. Então, há que lutar juntos para evitar e erradicar o crime. Quanto às mulheres que decidiram abortar e aos pais que geraram uma nova vida, sempre calados na opinião pública, mas que estão muitas vezes na origem da decisão, os tribunais que os julguem, com a sabedoria e a benevolência possíveis, porque sempre a fraqueza humana nos acompanhará. Mas não se fale de direitos da mãe, nem se omita ou se cale a responsabilidade do pai, esmagando o direito fundamental do filho já gerado. Nem surjam leis para empatar que se ande o caminho que pode levar a uma solução digna de um país humanizado onde todos contem e não apenas alguns sejam considerados.

quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

SÃO GONÇALINHO

Capela de São Gonçalinho
FESTA DAS "CAVACAS"
COMEÇA HOJE
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Começam hoje os festejos em honra de São Gonçalinho, um santo muito popular que Aveiro deve assumir como seu, à semelhança do que acontece com o São João no Porto e Santo António em Lisboa. A ideia, que não é minha, ouvi-a a muito boa gente. Porque Aveiro gosta muito deste santo, cuja vida está envolta em muita lenda, e porque lhe atribuem muitos milagres. Até se diz, com alguma graça, que o Beira Mar, o clube mais representativo da cidade e região, não perde em dia de São Gonçalinho. Não conheço as estatísticas, mas que o povo diz isto, lá isso diz. Estou em crer que não será tanto assim... O Beira Mar só ganha se jogar bem e com a garra que o santo pode inspirar nesse dia. Imaginem se os jogadores pensassem nisso em todos os jogos. De certeza que o Beira Mar não estaria no fim da tabela da Liga de Futebol. Mas o São Gonçalinho também é a festa das cavacas. As promessas da oferta das cavacas são tantas que elas nunca faltaram para, nas horas marcadas, serem lançadas de cima da capela dedicada ao santo, para alegria e gozo de gente nova de todas as idades, da cidade e arredores. Por isso, daqui formulamos votos de que o São Gonçalinho continue a unir as gentes de Aveiro, não só em torno das suas tradições , mas também das propostas que ele nunca deixa de fazer, para todos se aproximarem um pouco mais de Cristo, que tanto amou. A partir de hoje e até segunda-feira a capela de São Gonçalinho vai ser palco de uma romaria feita pelo povo. Novos e velhos por ali hão-de passar para venerar o santo e para comer cavacas. Boa festa e bom apetite.

PAPA NÃO VEM A FÁTIMA

Fátima: Maqueta da Igreja da Santíssima Trindade
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BENTO XVI DECLINA
CONVITE PARA VISITAR
FÁTIMA EM 2007
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O Papa Bento XVI recusou, por questões de agenda, o convite para ir a Fátima em Outubro, por ocasião da inauguração da Igreja da Santíssima Trindade, anunciou ontem a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP). "O Santo Padre não virá a Fátima neste ano de 2007", mas enviará um representante para "presidir em Outubro à inauguração da Igreja da Santíssima Trindade", revelou o porta-voz da CEP, D. Carlos Azevedo.
Em 2006, por ocasião das comemorações dos 90 anos das aparições, o presidente da CEP e o bispo de Leiria-Fátima pediram uma audiência a Bento XVI para fazer o convite, mas nem sequer esse pedido foi atendido pela Santa Sé. "A resposta é que não era possível responder na agenda de 2007, uma vez que o Santo Padre, até pela sua idade, restringe as suas saídas", explicou D. Carlos Azevedo.
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Fonte: "PÚBLICO"

ABORTO -11

Um texto de D. José Policarpo, Cardeal-Patriarca de Lisboa

Referendo:
Sim ou Não?
I – O que é que se pretende? 1. Aproxima-se a consulta popular em que o eleitorado vai ser convidado a dizer “sim” ou “não” a um alargamento legal do aborto, até às dez semanas de gravidez, tendo como motivo a justificá-lo apenas a vontade da mulher grávida. Embora a Igreja, porque é contra o aborto em todas as circunstâncias, não concorde com a Lei actualmente em vigor, ela apresenta razões para justificar o pedido da mulher: violação, mal-formação do feto, graves distúrbios psíquicos para a mãe. Agora pretende-se tornar legal que a mulher grávida peça o aborto só porque o quer. O que é que se pretende? Que motivos levam a esta ousadia legislativa? O Estado democrático, através das leis que aprova, procura o bem da comunidade nacional. A arte de legislar tem uma forte componente cultural: as leis aplicam à vida concreta da sociedade, em ordem a harmonizá-la, os valores fundamentais da cultura de um Povo. É daí que provém a exigência ética de todas as leis. Será que a nossa cultura deixou cair o valor humano universal que é a dignidade da vida humana e o dever do Estado de a defender e proteger? Será que esta intenção legislativa propõe um bem fundamental para todos os portugueses?
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Leia mais em Ecclesia

terça-feira, 9 de janeiro de 2007

ABORTO - 10

EM AVEIRO
DOZE MIL PELO "NÃO"
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O movimento cívico “Liberalização do aborto? Não!” recolheu mais de 12 mil assinaturas para poder pedir à Comissão Nacional de Eleições o seu pedido de inscrição como grupo de cidadãos eleitores. Mandatários e apoiantes deste grupo cívico entregarão as assinaturas recolhidas na região de Aveiro no próximo dia 10. “É de elementar justiça, neste momento, felicitar todos aqueles que, com o seu esforço, permitiram que em pouco mais de duas semanas se ultrapassasse o dobro das assinaturas necessárias para constituir um grupo cívico”, refere um comunicado enviado à Agência ECCLESIA. Entre os signatários do movimento “Liberalização do aborto? Não!” constam figuras dos mais variados quadrantes, e um Prémio Nobel da Paz, D. Ximenes Belo.

ABORTO - 9: UM ARTIGO DE ANTÓNIO REGO

Por muito que se atenue
nas palavras,
o aborto consiste
em destruir
um ser humano
PARTIDARIZAR O ABORTO
É natural que, a um mês do Referendo do sim ou não ao aborto - é disso que se trata - algumas dúvidas se levantem a quem tem de fazer uma escolha no dia 11 de Fevereiro, ainda que seja não votar ou votar em branco. Como conciliar o uso da firmeza e da tolerância neste complexo debate? Que diferença de método e de espírito entre esta campanha e uma campanha eleitoral comum? Que lugar ocupam os partidos neste xadrez? Onde começa e acaba a liberdade de consciência num tema tão delicado como a destruição da vida humana? Torna-se claro que o objecto colocado em referendo não é referendável: a vida. A frase adoçada - interrupção voluntária da gravidez - tenta quebrar a brutalidade do acto abortivo como agressão a um ser indiscutivelmente vivo, humano e indefeso. Não há ciência que possa negar a humanidade dum ser com quatro, cinco ou nove semanas, mesmo que se não entre no preciosismo (?) do segundo exacto em que começa a vida. Ninguém deseja que a mulher, seja qual for a razão por que decidiu provocar o aborto, vá para a cadeia. O seu sofrimento já é uma pesada pena. Mas o que está em causa é a liberalização, o sancionamento social, jurídico e económico dum gesto que, por muito que se atenue nas palavras, consiste em destruir um ser humano na evolução do seu crescimento. Esta é a real questão que deve ser colocada, sem eufemismos e com o maior respeito pela vida da mulher e do homem. É este problema que precisa ser frontalmente colocado como um tema humano e não religioso, inscrito na lei natural e formulado na Lei de Deus. Todo o arrepio que acompanha qualquer descrição pormenorizada deste acto, procede do ser contra natura e não de qualquer estreita lei dum obstinado legislador. Mais ou menos explicitamente os Mandamentos de Deus estão inscritos em dois lugares: na alma humana, no âmago mais profundo e sincero da sua contemplação, e no Decálogo com formulação verbal expressa. Estamos perante uma questão que não pertence aos partidos políticos, aos poderes estabelecidos, nem sequer às religiões institucionais. Pertence ao mais secreto e sacro do ser humano. Mas não é uma questão privada ou individual. Tinha razão o Patriarca de Lisboa quando dizia que o aborto não é uma questão religiosa.

ÍLHAVO: CONCURSO LITERÁRIO JOVEM

Entrega dos trabalhos até 14 de Março
PARA PROMOVER A ESCRITA
E VALORIZAR
A EXPRESSÃO LITERÁRIA
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Com o objectivo de fomentar hábitos de leitura nas camadas jovens, criar e/ou consolidar hábitos de escrita, promover a escrita e valorizar a expressão literária, a Câmara Municipal de Ílhavo vai realizar mais uma edição do Concurso Literário Jovem
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Na presente edição deste Concurso, pretende-se ainda, através da criação da secção “Temática Marítima”, subordinada ao tema “Memória das Profissões Marítimas”, promover a ligação dos ilhavenses, nomeadamente dos mais jovens, ao seu rico património marítimo e fomentar o dialogo entre gerações. Com esta VI edição do concurso, a Câmara Municipal de Ílhavo, atendendo à elevada importância que o Mar assume para o nosso Concelho a vários níveis, pretende ainda proporcionar uma experiência pedagógica e lúdica em torno das memórias marítimas da região, estimulando os alunos a uma viagem ao passado para construir conhecimento no presente e no futuro. Este concurso é dirigido aos alunos das Escolas do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos e poderão participar alunos de qualquer estabelecimento de ensino do Concelho de Ílhavo, até ao 9º ano de escolaridade, que poderão concorrer nas modalidades de texto narrativo e texto poético. A todos os autores será entregue um certificado de participação, cabendo ainda aos três primeiros classificados de cada categoria, prémios sob a forma de material didáctico, no valor de 100 euros para o 1º classificado, 50 euros para o 2º classificado e 25 euros para o 3º classificado. O prazo de entrega dos trabalhos decorre entre o dia 2 de Novembro de 2006 e o dia 14 de Março de 2007, devendo os mesmos serem entregues por mão própria ou enviados por correio, com aviso de recepção e endereçados para a Câmara Municipal de Ílhavo - VI Concurso Literário Jovem - Avenida 25 de Abril -3830-044 Ílhavo.
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Fonte: Portal da CMI

NAVIO-MUSEU SANTO ANDRÉ

Na Gafanha da Nazaré
Navio St. André
reabre sábado
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Desde o passado mês de Outubro em recuperação nos estaleiros da Navalria, o Navio-museu Santo André reabrirá, este sábado, ao público, com visitas guiadas das 14 às 20 horas. Terá ainda lugar uma conferência de imprensa que contará com as presenças do director do museu e do presidente da Câmara Municipal de Ílhavo

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Leia mais no Diário de Aveiro

DIA DA ALFABETIZAÇÃO - 2

VAMOS OFERECER LIVROS?
A propósito do Dia da Alfabetização, que ontem se comemorou, li, numa agenda para 2007, uma sugestão interessante. Diz assim: “Pegue em todos os livros que não vai reler e ofereça-os.” Eu sei que, para muitos (e eu estou entre esses), os livros da biblioteca pessoal são como filhos: não se dão… não se oferecem. Mas se fizermos um pequeno esforço, talvez possamos oferecer alguns que… estão por ali há anos sem ninguém lhes tocar. Lê-se na agenda que os livros que pudermos e quisermos oferecer podem muito bem ser canalizados para escolas e prisões, onde serão acolhidos de braços abertos. E mais: a sua Junta de Freguesia ou paróquia também podem informar quem precisa de livros. E há, ainda, ONGs (organizações não governamentais) que se encarregam de os mandar para os países de Língua oficial portuguesa. Ora aqui ficam algumas boas ideias.

segunda-feira, 8 de janeiro de 2007

UM ARTIGO DE ALEXANDRE CRUZ

Depois da festa,
vamos à Vida!
1. As festas de Natal e Ano Novo são sempre oportunidades (únicas) de encontros e reencontros onde os sentimentos de esperança diante de um novo ano redobram a capacidade da superação dos obstáculos permanentes. Não faltam tempos e lugares (e no fundo todos o são) onde a paz do Natal e o brilho expectante do Ano Novo terão de ser a “esperança em exercício” na construção de uma “Humanidade mais humana”. (No uso da liberdade pluralista e que é nossa convicção partilhada dizemos Natal, no seu sentido sempre novo, caloroso e aconchegante mais original, não dizemos só “Boas Festas”…) Essa Humanidade sonhada, também entre nós, onde as pessoas não serão números e os números económicos não serão tudo, nem serão os computadores que decidem o que “abre” ou o que “fecha” mas sim as pessoas na sua realidade pessoal e comum (não virtual), e em que o equilíbrio social entre ricos e pobres, litoral e interior de Portugal, seja um ideal constante, essa Humanidade (humana) continua a ser o sonho que procuramos. Até na luta pelo pão de cada dia! Uma das notícias nacionais da entrada em 2007 era que o “pão sobe 20%”; até o pão?! Que abismo de distância entre as (simpáticas e economicistas) mensagens políticas de Natal e Ano Novo e a realidade social do Portugal profundo? Não será possível um maior realismo que capte o estímulo à esperança dos mínimos para todos? O discurso cai ao lado, o saco (do pão) está roto! Fazem-se campanhas periódicas de recolha de alimentos, de quando em quando vêm os números dramáticos da pobreza em Portugal, que se agrava no interior… sabe-se que as fusões dos grandes grupos económicos quererão criar mais império para “alguns” deixando sabe-se lá como a multidão… Não, não ao menos não suba o pão!... Há gente que passa fome (por variadas circunstâncias todas as noites e dias de Natal)... 2. Alguns sinais dos tempos (perturbantes) continuam a marcar o exercício da nossa cidadania diária. Os tempos são de apreciável “liberdade”, mas esta cai se não está assente nos pilares da responsabilidade e dignidade humanas. Parece mesmo que na euforia emocionante somos dos melhores do mundo, que o digam as indústrias do telemóvel, o “investimento” no Euromilhões (que esbanja agora no Raly Dakar) ou as despesas da quadra natalícia que dariam para uma OTA (aeroporto). Entre tantas formas de formação humana sempre necessárias, uma delas será a educação para o consumo; sim, para mais em Portugal sabermos gerir a vida real, para melhor discernirmos os equilíbrios e as fronteiras entre o (saudável) bom senso e o (evitável) excesso. Talvez o equilíbrio das coisas possa ser medido pelo “depois”; há sempre um depois, e é nele que a verdade se apura (desde que haja tempo e vontade para reflectir); e “depois” das festas, o que fica mesmo para a vida como fruto de proximidade humana? Qual o “saldo” do essencial, dos motivos e valores do que festejámos? Tantas vezes excedemo-nos na emoção e, depois, torna-se-nos difícil o equilíbrio da razão das coisas e do ler a realidade do “dia seguinte”. Esse dia seguinte, se o anterior foi bem preparado e vivido, só pode ser de refrescada continuidade no caminho que constrói paz e harmonia entre todos. Eis a pergunte sempre difícil quanto essencial: de que valem as festas se não nos fizerem parar, pensar, (re)encontrar, para assim conduzirem mais esperança à vida diária? 3. A passagem de ano - para além do fogo de artifício - teve das piores fotografias que se poderia imaginar: uma corda ao pescoço de Sadam Hussein. Nessa corda mortífera, no filme de telemóvel da humilhação que agrava todos os ódios, estará o cair por terra da procura de estáveis caminhos democráticos. A morte de alguém, decretada por sistemas de justiça, acreditamos, nunca será caminho para a paz. A justiça – se o quer ser na grandeza da construção da democracia assente na dignidade da pessoa humana (é a única base de todo o futuro) – não pode “responder” com a mesma moeda de qualquer ditador. Todos os males cruéis e indignificantes que o ditador fez são ditadura; todo o ideal de um sistema de justiça em construção democrática não poderá nunca ser compatível com os mesmos usos mortíferos. Caiu a autoridade moral! Pena de morte (esta que continua a ser o sinal maior da degradação e incapacidade humanas), nunca! Só que: quem tem mesmo autoridade (parece cada vez mais que morre solteira) para defender a vida e não a morte? Como é possível vermos no Conselho de Segurança da ONU das nações que mais praticam a pena de morte nos seus sistemas de justiça? Foram inúmeras as vozes de países e organizações que se levantaram contra o crime da passagem de ano, ainda para mais filmado e exposto globalmente pelo vencedor do prémio TIME 2006 (o utilizador da Internet). 4. Desse “momento” de Sadam veio uma pergunta que nos fica para a história (pergunta como resposta à humilhação que lhe faziam): “É isto a Humanidade?” Esta pergunta volta-se para todos os lados, para ele e para o futuro das nações. Que todas organizações e países que se manifestaram (contra a morte) não esqueçam que há muitas mais vítimas e ideais de dignificação da Vida sempre a defender; dos que estão nesses tremendos “corredores” da morte aos que na solidão e sofrimento desesperam e pedem a eutanásia, das Vidas que são executadas (sem se poderem sequer defender) antes mesmo de verem a luz do dia aos que no mundo não têm pão e morrem de fome. Vamos, todos os dias de Vida!... Se se é contra a execução de Sadam então ter-se-á de ser contra todas as formas de morte. Que o ano novo traga absoluta coerência, para haver mesmo HUMANIDADE E VIDA!

ABORTO - 8

DEZ RAZÕES
CONTRA O ABORTO
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No Portal Evangélico, da Aliança Evangélica Portuguesa, li "Dez Razões" que justificam a sua posição contra o Aborto.
Elas aqui ficam, em síntese, mas vale a pena ler todo o texto, com as explicações sobre cada razão.
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1. O ABORTO É CONTRA A VIDA
2. O ABORTO É CONTRA A MULHER
3. O ABORTO É CONTRA O HOMEM
4. O ABORTO É CONTRA A CRIANÇA
5. O ABORTO É CONTRA A FAMÍLIA
6. O ABORTO É CONTRA A CONSCIÊNCIA
7. O ABORTO É CONTRA A DIGNIDADE HUMANA
8. O ABORTO É CONTRA O DIREITO À DIFERENÇA
9. O ABORTO É CONTRA A ÉTICA
10. O ABORTO É CONTRA DEUS
Para ler tudo,

DIA DA ALFABETIZAÇÃO

Renoir: Leitura
OFEREÇA HOJE UM LIVRO
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Se puder, ofereça hoje um livro. Se não puder, que a vida está muito cara e os livros não fogem à regra, fale aos seus familiares e amigos dos bons livros que tem lido, na esperança de que os venham a ler. O importante, no fim de contas, é contribuir para a erradicação do analfabetismo. Quando se fala de analfabetismo, logo as pessoas associam a ideia aos que não sabem ler. Mas não é correcto pensar assim. Há os analfabetos funcionais, que são os que, tendo aprendido a ler, não conseguem interpretar qualquer texto, por mais simples e acessível que ele seja. É a tal iliteracia… Eu penso que essa capacidade de interpretar o que se lê vem muito, ou essencialmente, da leitura e do esforço que ela exige para se compreender o que está escrito. Vem, pois, do treino. Quem lê muito, à partida, habitua-se a interpretar com mais facilidade. Pela minha experiência, acumulada durante a vida, vou percebendo que muita gente lê muito pouco. E lê muito pouco porque na realidade não tem tempo para isso. Com vidas cheias de tarefas profissionais, sociais, culturais e recreativas, entre outras, não será possível, realmente, encontrar uma horita por dia para ler bons livros. Quedam-se pelos jornais e revistas e não passam disso. Então, que os leitores de ocasião se comprometam hoje, Dia da Alfabetização, a ler com mais regularidade, optando por obras de qualidade. É que a leitura é mesmo uma extraordinária fonte de conhecimentos. F.M.

domingo, 7 de janeiro de 2007

ABORTO - 7

“SIM” ou “NÃO”?
Os partidários do “SIM” e do “NÃO” estão já preparados para a partida, na defesa das ideias em que acreditam. O referendo é já em Fevereiro e urge aproveitar o tempo para fazer passar as mensagens que se propõem fazer chegar ao povo português, pouco dado a este tipo de consultas. A abstenção adivinha-se, a não ser que os partidários das duas correntes em confronto descubram a arte de sensibilizar os eleitores para se deslocarem às mesas de voto. À partida, o povo português, que se diz católico, votará “NÃO”, porque é essa a posição da Igreja Católica. Nessa perspectiva, a cultura da vida tem de estar sempre no horizonte dos crentes, contra a cultura da morte que muitos teimam em proclamar. Em nome de direitos ou pseudodireitos, há quem aceite a ideia de pôr fim a um ser em formação e já com reflexos de quem sente e experimenta sensações, com garantias de ser pessoa daí a uns meses. Confesso que tenho muitas dificuldades em aceitar as teorias dos que defendem o aborto. Não por ser católico, simplesmente, mas por ter a convicção de que vidas são eliminadas por vontade das mães. Dos pais e dos seus direitos, curiosamente, ninguém fala. Os filhos serão só delas?
Gostaria que, como gente civilizada, todos soubessem expor com clareza, objectividade e elevação as suas propostas. É o mínimo que se pede. Mas já se ouvem por aí palavras de ordem e acusações sem sentido. O direito à opinião e à expressão livre do que se pensa deve ser respeitado.
Mas uma coisa é certa: se o "SIM" vencer, os católicos continuarão ligados à noção de que o aborto que agora se pretende despenalizar é um mal e, por isso, um pecado. Fernando Martins

UM ARTIGO DE ANSELMO BORGES, NO DN

Dois tipos de experiência
Nas sociedades tradicionais, uma das razões da valorização dos velhos estava em que eles eram os depositários da experiência acumulada. Nas nossas sociedades científico-técnicas, a experiência tem também um lugar determinante. Trata-se, porém, de duas perspectivas diversas, expressas, aliás, por dois termos diferentes, explícitos concretamente no inglês e no alemão, para traduzir a palavra portuguesa experiência: experiment e experience (inglês), Experiment e Erfahrung (alemão).
Os dois primeiros termos (experiment e Experiment) designam a experiência (experimentação) no sentido das ciências experimentais, empírico-matemáticas, predominante nas sociedades científico-técnicas.
Há, porém, um sentido diferente de experiência, expresso pelos termos experience e Erfahrung, e é aquele que se refere ao mundo dos valores e das significações propriamente humanas. Sem pôr de parte o sentido da experimentação científica, é este sentido que presentemente é necessário recuperar, para reencontrarmos uma dimensão essencial da existência. De facto, fascinados pelo domínio da experimentação objectivante, corremos o risco de esquecer o humano e até de destruí-lo.
Se se pretender captar o Homem exclusivamente segundo o paradigma das ciências positivas físico-naturais, o que resta é a sua redução a coisa, a simples objecto, pura peça de uma máquina gigantesca e anónima. Que lugar teriam então ainda a originalidade subjectiva e essas questões sempre vivas que tornam a nossa vida realmente humana e que têm a ver com o amor, a morte, a graça, o mistério, a alegria, o trágico, a transcendência, o sentido último?
Mesmo uma viagem semântica curta pela palavra experiência mostra-nos a impossibilidade da sua redução ao sentido positivo-científico.
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Lei mais em DN

TECENDO A VIDA UMAS COISITAS – 2

AS “CRACKERS”
Caríssimo/a: São 3 horas da tarde, ou, p.m., como dizem. Aqui (na Escócia, em Aberdeen, conhecida por “the granite city” ou “the silver city” e que é considerada “the oil capital of Europe”) já é noite. Ali na carpete brincam o Daniel e a Sara, com o lego, construindo uma quinta. Recordam certamente a tia Susan que, em Gask, com Ian, seu marido, cria galinhas e pratica uma agricultura biológica. Lá estivemos, no Sábado anterior ao Natal, a cumprir um ritual: sempre que vem alguém de Portugal a primeira visita que faz é à tia Susan. Brindaram-nos com a refeição festiva da Escócia (a mesma que apreciaríamos, com ligeiras alterações, no dia de Natal e no Ano Novo). * De início, as “crackers”: imagina um rebuçado redondo aí com uns 30 centímetros de ponta a ponta. Cada pessoa tem direito à sua; constituídos os pares, cada um puxa do seu lado com toda a força que tiver, até se ouvir um estampido seco – TRECK –, é o papel rasgar-se; do cilindro sai um “toy”, uma “joke” e uma coroa de papel colorido que nos apressamos a colocar na cabeça. O “toy”, que traduzo por “brinquedeira”, tanto pode ser um corta-unhas como um sofisticado e minúsculo instrumento musical ou o último modelo de automóvel. A “joke”, anedota ou dito jocoso, é manifestação do fino humor britânico e a ilustrá-lo aí ficam duas que me saíram: “Q.-Why was the computer so tired? A.-Because it has a hard drive.” “Q.- Who is the most famous married woman in America? A. – Mrs. Sippi.” * Veio o salmão: uma delícia. Ao sermos confrontados com uma montanha de “beefdinner” – o prato já preparado e posto à nossa frente – com puré, carne picada, feijão verde, cenoura, … sei lá que mais, tivemos que reconhecer a nossa incapacidade para a trepar: andámos às voltas, pela base, e fomos subindo, libertando o interior. A sobremesa: “clootydumpling” e … “trifle”. Outros nomes, outros sabores. Ah, já me esquecia que, por deferência muito especial, bebemos vinho tinto do … Chile! * Seguiu-se a visita à quinta; a colheita dos ovos (dois) debaixo dos macios onde as galinhas fizeram a postura. Vieram então as palavras do Ian, enquanto dava a comida ao latagão do gato preto e renovava os grãos dos comedouros dos pássaros, e que ainda agora me ressoam nos ouvidos: - Aqui tudo é feliz! Veja, até o gato! * Bom dia de Reis. Manuel

sábado, 6 de janeiro de 2007

UM POEMA DE FERNANDO PESSOA

O INFANTE
Deus quer, o homem sonha, a obra nasce. Deus quis que a terra fosse toda uma, Que o mar unisse, já não separasse. Sagrou-te, e foste desvendando a espuma, E a orla branca foi de ilha em continente, Clareou, correndo, até ao fim do mundo, E viu-se a terra inteira, de repente, Surgir, redonda, do azul profundo. Quem te sagrou criou-te português. Do mar e nós em ti nos deu sinal. Cumpriu-se o Mar, e o Império se desfez. Senhor, falta cumprir-se Portugal!

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In "Mensagem"

IMAGENS DA RIA

COSTA NOVA
COM SUAS CORES
Pintura a óleo de Carlos Fragoso. Trabalho de 1921, com assinatura do autor, no canto inferior direito.
A composição revela-nos um belíssimo conjunto de palheiros da Costa Nova, que delimitam a obra. Predominam as tonalidades frias, em azul, que entram em harmonia com as tonalidades quentes de castanhos e dourados.
Esta peça foi doada ao Museu Marítimo de Ílhavo pelo autor e integra as colecções desde 1934.
Este é mais um bom motivo para visitar o museu ilhavense.
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Fonte: "Viver em", edição da CMI

NAVIO-MUSEU SANTO ANDRÉ

Navio-Museu Santo André

REABERTURA
NO PRÓXIMO SÁBADO
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Concluídos os trabalhos de restauro, o Navio-Museu Santo André encontra-se novamente atracado no Canal de Mira, junto ao Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, com data de abertura marcada para o próximo dia 13 de Janeiro (Sábado). Nesse dia, e para assinalar a data, o Navio-Museu Santo André encontrar-se-á em regime de Dia Aberto, entre as 14 e as 20 horas. Às 16 horas, assista à apresentação do programa comemorativo dos 70 anos do Museu Marítimo de Ílhavo. Não perca!
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Nota: Ontem passei pelo Navio-Museu Santo André, a que me ligam tantas recordações, desde que este navio chegou à Empresa de Pesca de Aveiro, destinado à pesca do bacalhau. Gostei de o ver já preparado para receber visitantes.
Permitam-me, no entanto, um reparo: a área envolvente, que não é, ao que suponho, da responsabilidade das autarquias, mas sim da APA (Administração do Porto de Aveiro), precisa de ser remoçada. Tal como está, não passa de um espaço morto e abandonado, mesmo à espera de quem olhe para ele. E dele faça, então, um jardim que atraia as pessoas e proporcione, também, condições para os visitantes do Navio-Museu se sentirem bem, antes ou depois da visita.
Falta, de facto, por ali qualquer coisa que torne mais digno todo o enquadramento do Santo André. Os arquitectos saberão melhor do que eu o que é necessário que se faça.
O apelo aqui fica, na esperança de que alguém o leia.
F.M.

sexta-feira, 5 de janeiro de 2007

CORTEJOS DOS REIS

GAFANHAS DA NAZARÉ
E ENCARNAÇÃO
CUMPREM TRADIÇÃO
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As paróquias da Gafanha da Nazaré e Gafanha da Encarnação continuam, e bem, a cumprir a tradição. No domingo, dia 7, os Cortejos dos Reis vão animar as ruas daquelas cidade e vila, com os autos de Natal a mostrarem, sem cansar, uma tradição verdadeiramente popular.
Penso que este cunho popular é que garante a repetição, ano após ano, dos Cortejos dos Reis, em favor daquelas paróquias. O povo participa mesmo, quer na preparação dos autos e no ensaio dos cânticos, quer incorporando-se nos cortejos que percorrem as principais ruas das freguesias. E depois, claro, no leilão dos presentes.
Confesso que gosto de ver esta movimentação em torno do Cortejo dos Reis. Não só porque dá vida a tradições com muitas décadas, mas também por unir as pessoas, contribuindo, assim, para a valorização das comunidades cristãs.
Felicito, pois, todos os que cultivam o gosto pela preservação das boas tradições dos nossos avoengos.
F.M.
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Foto do boletim "Viver em", da CMI

BOCA DA BARRA

FUI VER O MAR
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Hoje tive saudades de ver o mar. Numa fugida, fui à boca da Barra para respirar o ar puro que ainda vem do oceano... Foram apenas uns minutos para apreciar a serenidade do mar, que o princípio de tarde, sem vento, proporciona. Outros por lá andavam também. Foi muito bom.
À boca da Barra há sempre barcos que entram e saem, normalmente guiados pelos pilotos.
Nesta foto, pode ver-se a lancha dos pilotos a acompanhar mais um barco que se dirige ao Porto de Aveiro.
Este gosto que tenho de ir ver o mar e barcos que entram e saem não é só meu. Há muita gente que nunca se cansa de admirar esta vida do Porto de Aveiro, com as suas valências comercial, industrial e pesca.
Recomendo a quem anda cansado que saia de casa para ver o mar calmo ou mais agitado. Um e outro emprestam-nos forças para derrubar o stresse.

FILARMÓNICA GAFANHENSE

A Filarmónica Gafanhense, constituída em 1836, é a mais antiga associação do concelho de Ílhavo. Nesta entrevista, Carlos Sarabando Bola, presidente da direcção, traça os objectivos da colectividade
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Filarmónica Gafanhense

FILARMÓNICA GAFANHENSE
DÁ MÚSICA DESDE 1836
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A Filarmónica Gafanhense é a mais antiga colectividade do concelho de Ílhavo. Depois de ter estado relativamente parada, regressou em força ao activo. Como tem sido estes últimos tempos?
Este último ano, 2006, foi um ano de arranque com uma perspectiva de cativar os jovens, de procurar ensinar a mais jovens a cultura musical e, ao mesmo tempo, dar-lhes condições para eles poderem apanhar mais gosto, incentivo e amor à causa que é a Filarmónica Gafanhense, para a desenvolver no seu todo. Uma banda filarmónica requer um número considerável de executantes.
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Neste momento, quantos músicos é que tem a Filarmónica Gafanhense?
Neste momento, já podemos contar com um número de sensivelmente 40 executantes. Em Março de 2006, quando iniciámos o mandato, propusemo-nos terminar o ano com 40 executantes, e conseguimos alcançar esse objectivo. Agora, vamos procurar alcançar o maior número possível de músicos. Temos mais quatro que estão a aprender o solfejo e o instrumento que eles mais gostam, para os podermos integrar na banda.
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Qual a percentagem de músicos jovens?
Cerca de cinquenta por cento dos executantes têm entre 9 e 17 anos de idade, o que nos dá uma satisfação muito grande, embora também nos dê uma responsabilidade maior. Para podermos contar com eles, temos que dar-lhes melhores condições, mas também devemos exigir mais deles, na medida em que cada um deles quer fazer mais por si.
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Leia mais em Diário de Aveiro
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Um trabalho do jornalista Cardoso Ferreira

quinta-feira, 4 de janeiro de 2007

UM TEXTO DE TOLENTINO MENDONÇA

Teixeirá de Pascoaes
A DANÇA DIVINA DA POESIA
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A aproximação de Teixeira de Pascoaes ao teólogo de Hipona, a Jerónimo ou a São Paulo só deve ter surpreendido quem não tivesse notado como Pascoaes transforma qualquer tema, e o comentário é de Fernando Pessoa, num «degrau para a religiosidade». Pascoaes apontara, com a sua obra poética, um tremeluzente norte à poesia portuguesa, que fora, no século anterior, substancialmente clássica e com ele entrou, «com passo decidido, na pura linha romântica do irracional» . E o irracional é a paisagem onde o sagrado reflorescerá como categoria necessária. O conhecimento mítico-poético e o conhecimento religioso que a Modernidade colocou sob suspeita, considerando-os sombras da razão, regressam como uma arte inexplorada. Entre sentimento e mistério, entre nítido e indeterminado alumiam-se afinidades («Deus é, em nós, como uma lembrança» , há-de escrever Pascoaes. «A atitude divina é anti-racional» ). Busca-se numa experiência originária aquilo que as estratégias do pensar deixam em silêncio e que vem guardado na linguagem densa dos símbolos. Ganha verdade a declaração de Jung: «O século das luzes nada apagou». Mas não é exactamente de cristianismo que se trata. Já na recepção às biografias que Pascoaes escreveu, criticava-se o facto de ele «tratar os santos com um simples processo poético» . Num artigo dos anos 50, Manuel Antunes classificava tanto Pessoa e Régio como Pascoaes de poetas do sagrado, profundamente religiosos, mas avisando que «nenhum deles conhece o cristianismo (...) existencializado, sensibilizado. Apenas mostraram «através de tenteios, do caminhar nas sombras, do dualismo inquieto, do ansioso interrogar do mistério sentido ou pressentido (...), grande, secreta e inextinguível nostalgia de Deus» . De facto, ao pisar o invulgar território que tinha em S. João de Gatão seu centro magnético, estamos longe da elaboração teológica ou mesmo de uma retórica da experiência religiosa. A Pascoaes a santidade interessou enquanto fantasmagoria. Cada uma das biografias aborda, não a história propriamente dita, nem sequer os meandros labirínticos da legenda, mas a representação imaginária de uma prática da alma. Pois é isso que ele repete: «só me interessam as almas».
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Para ler todo o texto, clique aqui

GESTO BONITO

Padre João Gonçalves, à direita,
presidente das Florinhas do Vouga,
num ambiente da instituição
CivilRia apoia
Florinhas do Vouga
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Enquanto tanta comunicação social se gasta a sublinhar o negativo, o escandaloso e outras coisas sem qualquer interesse, li no "Correio do Vouga" desta semana uma notícia que merece ser divulgada e apontada como exemplo a seguir. Diz assim:
“Em plena época de troca de presentes, quando a maior parte das empresas gasta rios de dinheiro em lembranças para colaboradores, fornecedores e clientes, a CivilRia, empresa do ramo da construção civil, destinou o dinheiro que gastaria em ofertas à instituição particular de solidariedade social Florinhas do Vouga. Cinco mil euros foram já entregues no dia 21 de Dezembro, altura em que as duas entidades assinaram um protocolo com vista a repetir a iniciativa nos próximos anos. A instituição de solidariedade social de Aveiro compromete-se a usar o dinheiro recebido no combate à pobreza, nomeadamente na cozinha social que dispõe no Bairro de Santiago, na comparticipação da compra de medicamentos para mais carenciados ou na prevenção da toxicodependência juvenil.”
Não quero condenar, à partida, o bom hábito de presentearmos os nossos familiares e amigos. Mas acho que o podemos fazer sem exageros e sem grandes gastos, preferencialmente ofertando pequenas lembranças, com alguma utilidade. E se formos nós a fazê-las, com o nosso esforço e imaginação, tanto melhor. Com esta notícia do "Correio do Vouga", apetece-me (e faço-o mesmo) sugerir que no próximo Natal haja mais empresas a seguir a CivilRia. Em nome da solidariedade e da caridade cristã. F.M.

UM ARTIGO DE D. ANTÓNIO MARCELINO

D. António Marcelino
ANO DE ESPERANÇA
QUE AS FRUSTRAÇÕES
DIFICULTAM
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Conhecida a situação presente e vendo as tendências que se manifestam, com maior clareza no contexto geral do país, não é difícil prever os tempos que se avizinham.Há acontecimentos em campo, como o referendo sobre o aborto, que, qualquer que seja a solução encontrada, as coisas já estão tão baralhadas e as pessoas tão rotuladas, que os problemas surgidos serão graves e inevitáveis e o fosso, entre pessoas e grupos, mais fundo e intransponível. As fracturas nas relações pessoais e sociais serão cada vez maiores, mesmos nos espaços habitados por gente do mesmo ofício, que tem de coexistir. As alterações que se vão dar nas relações são, por agora, imprevisíveis. As tendências centralizadoras, fiscalizadoras e totalitárias do governo, de que a gente atenta já se apercebeu, e das quais se fala e se escreve, por enquanto, sem peias nem censura, manifestam-se em campos bem diversos e não convidam nem à participação, nem à corresponsabilidade. A prática democrática vai ficando cada vez mais distante e confinada a umas tantas coisas, sempre muito emblemáticas e para que se veja. O povo é ignorado sobre problemas graves que lhe respeitam; e pode perguntar-se se ainda ordena alguma coisa. Até as medidas acertadas se tornam odiosas, porque não houve ou não se quis que houvesse tempo para escutar e para explicar, passando-se assim ao lado de um direito normal dos cidadãos em regimes democráticos. As sondagens dão o que se quiser e os males existentes, ainda que expressivos, de sectores conhecidos, já não são passíveis de uma justa e normal relativização. A crise atingiu instituições fundamentais da vivência humana e social, como as famílias e as escolas, e não faltam corifeus que alimentam a sua destruição e dizem, sem pejo, que assim deve ser. Quando coisas de todos se põem à discussão pública, muitas decisões já estão tomadas. Os feudos políticos com o mesmo patrão vão virando vespeiros, por vaidade ou ânsia de poder. As minorias de toda a espécie não procuram apenas o seu direito de ser, viver e a expressar-se, mas querem campo para se imporem, exigindo privilégios, palco e respeito que outros nunca terão, reagindo com orgulho às opiniões contrárias e não respeitando ninguém que não afine com o seu tom. Sempre têm gente do poder a dar-lhes avales, guarida e apoio, sem cuidado de ver o conjunto e as influências deletérias sobre o povo honesto e sério, que é maioria. Quando se fala de corrupção, logo há quem acrescente: “E não sabes tu metade do que se passa…”. Quando se mostra perplexidade em relação ao que de muito grave anda aí pelos tribunais, ouve-se, de imediato: “Mas tu ainda pensas que isso vai dar alguma coisa?” O povo parece que perdeu o rumo. Critica ferozmente o governo, mas tece loas ao chefe do mesmo. Diz que as coisas vão mal, mas porta-se como se estivéssemos no melhor dos mundos, onde tudo abunda sem limitações e perguntando por que privar-se do que agrada. As contradições multiplicam-se e vêm também de cima: o que ontem era mau, hoje é bom, para amanhã voltar a ser mau…Nada se resolve por via do humor fácil, da crítica ou das manifestações de rua, embora isto conte como entretenimento que desvia a atenção do mais importante, ou como coisa condenada à nascença. Voltou-se, na comunicação social, à voz do patrão. A esperança torna-se cada dia mais difícil, porque até ao que merece aplauso, e não faltam coisas que o merecem, se lhe esvazia o conteúdo e o sentido. Dois mundos a coexistir numa democracia que se empobrece, incapazes de diálogo, ambos depositários da verdade total e única. Muitos já desistiram, à espera que se volte a folha. Tudo, menos adiar o país. Há que dar conteúdo a uma esperança activa. Afinal, só esta pode fazer com que um dia o sol brilhe e seja sol que ilumine e aqueça a todos. Dar sinais de esperança, por difícil que seja, é condição para sobreviver hoje amanhã.

FESTA DOS REIS

TRADIÇÕES REVIVIDAS
COM OS MAIS IDOSOS
No próximo dia 6 de Janeiro, sábado, a tradição dos Reis vai ser revivida no auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro, a partir das 14.30 horas. Depois, na cantina do Serviço de Acção Social, serão saboreados os doces e outros acepipes da época. Os contemplados são idosos da região de Aveiro, ligados a diversas instituições vocacionadas para esta faixa etária, estando garantida muita animação e grande confraternização. A organização é do Voluntariado Diocesano Vida Mais e de Projectos de Voluntariado Universitário – CUFC, com AAUAv. O apoio é da Reitoria e do SAS da UA e de outros departamentos da mesma universidade. Da animação consta um Auto de Natal por Crianças, Jovens e Idosos, a actuação do Grupo Coral 2001 e da Tertúlia Bairradina, o Rancho As Tricaninhas do Antuã, o Grupo de Danças e Cantares Tradicionais da Misericórdia de Oliveira do Bairro e a Tuna Universitária de Aveiro. Nos tempos que correm, em que muitos idosos ficam um tanto ou quanto esquecidos ou mesmo à margem das festas, é digno de louvor tudo o que se faça por eles. Esta Festa dos Reis é então uma boa razão para nos congratularmos. Mas ainda para sublinharmos a necessidade de todas as comunidades aproveitarem as datas mais marcantes para oferecerem aos idosos, sobretudo aos mais abandonados, momentos em que possam reviver as tradições que perduram nas suas memórias. Claro que o indispensável apoio de toda a gente deve ser uma realidade palpável.
Neste caso, para além dos membros da organização e dos serviços que os ajudam, deve registar-se o empenhamento dos directores e funcionários das instituições que aceitaram o convite para marcarem presença nesta Festa dos Reis.

AVEIRO: PRÉMIO DE POESIA

PRÉMIO MUNICIPAL
DE POESIA NUNO JÚDICE
Foi ontem apresentado o Prémio Municipal de Poesia Nuno Júdice, concurso literário promovido pela Câmara Municipal de Aveiro em parceria com a Universidade e o Grupo Poético de Aveiro. Este prémio, a entregar no Dia Mundial da Poesia, visa enaltecer a obra do poeta e fomentar o aparecimento de novos autores.
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Leia mais em Diário de Aveiro e em CMA

quarta-feira, 3 de janeiro de 2007

ALMOÇO DE NATAL

Posted by Picasa
Sede do Stella Maris, na Gafanha da Nazaré
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STELLA MARIS QUER CRESCER
NA VERTENTE CULTURAL
E SOCIAL
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O Clube Stella Maris está apostado em renovar-se e crescer na vertente cultural e social. O compromisso foi afirmado com toda a clareza pelo presidente da direcção da instituição que se dedica ao apostolado do mar, com sede na Gafanha da Nazaré.
No almoço de Natal que o Stella Maris ofereceu a mais de uma centena de pessoas carenciadas do concelho de Ílhavo, no dia 22 de Dezembro, Joaquim Simões realçou que embora a instituição que lidera há uns meses passe por dificuldades económicas, “a direcção não está falida”, por se encontrar animada e cheia de dinamismo, como provam as iniciativas recentes (ver CV de 29 de Novembro) e os projectos de renovação. Perante D. António Francisco, Bispo de Aveiro, e Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Joaquim Simões sublinhou que “o sector das pescas mudou”, exigindo que mude também “este equipamento que ao longo dos anos deu grande apoio ao homem do mar e da ria e às suas famílias”. “Com a diminuição dos barcos de pescas, hoje já não se recorre tanto ao Stella Maris. Há uns anos servíamos 100 refeições diárias; hoje servimos 20 a 25. Mas as despesas com pessoal são as mesmas”, disse.
Obras de renovação
O presidente da direcção referiu que o clube vai levar a cabo obras de renovação, de modo a poder ser “mais moderno” e dar “respostas com mais dinamismo”, e agradeceu o donativo de 4 000 euros da Câmara Municipal de Ílhavo.Justificando o subsídio à instituição, Ribau Esteves afirmou: “É um incentivo para que a tornem mais nossa e mais comunitária. A Câmara Municipal de Ílhavo tem o maior prazer em ser parceira de gente que gosta de fazer”. O autarca ilhavense, notando que era a primeira vez que o novo Bispo de Aveiro estava no concelho de Ílhavo, deu-lhe as boas vindas – “Sentimo-lo nosso”, disse – , pedindo a D. António Francisco que conte com a “boa gente de Ílhavo”. No final da refeição, antes da visita guiada às instalações do Stella Maris, D. António Francisco, agradeceu o trabalho “dedicado e generoso” e afirmou que é necessário “fazer desta instituição o que os seus fundadores para ela pensaram e delinearam”. Dirigindo-se aos autarcas de Ílhavo e a alguns responsáveis por instituições de solidariedade social que colaboraram no almoço, o Bispo de Aveiro afirmou: “Sempre que o bem está em causa, aí está a Igreja para colaborar convosco”.
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Fonte: Correio do Vouga

GDG: Juniores - época de ouro

De pé, da esquerda para a direita: Nelson, Djalma, Lombomeão, José Cruz, Teixeira e Jacob. Em baixo: Sizenando, José Nunes, Balacó, Amaro, Costa, Anselmo e Carlitos
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GRUPO DESPORTIVO
DA GAFANHA
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- Uns juniores de raça -
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Hoje veio-me às mãos uma antiga publicação comemorativa do 35º aniversário do Grupo Desportivo da Gafanha (GDG), vinda a lume em 1992. O clube foi fundado, com este nome, em 1957.
Nesta revista, em que colaborei com gosto, falou-se de uma equipa de Juniores e da sua época de ouro, em 1971/72. Venceu a zona C do campeonato distrital, derrotando grandes equipas. Nesse ano, e durante o apuramento, empatou em Águeda e em Aveiro, com o Beira-Mar, vencendo os restantes jogos.
Venceram depois o Paços de Brandão e no F.C. do Porto conheceram o gosto amargo da derrota. Porém, cheios de força, impuseram, no segundo jogo, uma derrota ao mesmo clube por 1 a 0. Os treinadores foram o primeiro sargento Amílcar e José Alberto.
Quem se lembra deste jogo?

GRUPO ETNOGRÁFICO DA GAFANHA DA NAZARÉ

Fundado em 3 de Setembro de 1983, o Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré é uma referência na cultura local, como se depreende da entrevista concedida pelo seu presidente, Alfredo Ferreira da Silva
Em dia de "Janeiras", Ferreira da Silva ao centro
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Grupo Etnográfico
da Gafanha da Nazaré:
23 anos de danças,
cantares e tradições
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Nestes 23 anos, qual tem sido a actividade do Grupo Etnográfico?
A actividade tem sido em torno da pesquisa das tradições desta terra, como a recolha de cânticos, danças, rezas e todas essas tradições. Começámos por fazer um festival por ano, temos tido algumas deslocações ao estrangeiro, como Espanha, França, Alemanha, Itália, Sicília, e também em Portugal, incluindo os Açores. A par da preservação, temos feito algumas exposições retratando a actividade desta terra, de há décadas atrás, algumas fixas, no salão da Junta de Freguesia, e outras móveis, uma delas por ocasião de um festival, em que também fizemos um cortejo com cinco carros exemplificativos de como se trabalhavam as artes desta terra. Tentamos cativar gente jovem para o grupo, para que os jovens não andem por aí. Recriámos também a Procissão da Senhora dos Navegantes na ria, que tem sido um espectáculo com uma adesão fantástica. Fazemos também, anualmente, um festival na Barra, em Agosto. Quando se começou a construir em altura aqui na Gafanha da Nazaré, e as pessoas começaram a vender as suas casas antigas para se construírem prédios, andámos pela freguesia à procura de uma casa antiga, do tipo gafanhoa, procurámos incentivar as pessoas a preservarem algumas dessas casas antiga, o que foi difícil, mas, ao fim de alguns anos, conseguimos arranjar uma, onde hoje está a Casa Museu Gafanhoa. Esta tem sido a nossa actividade. Somos uma associação sem fins lucrativos, de utilidade pública.
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Trabalho do jornalista Cardoso Ferreira
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Toda a entrevista no Diário de Aveiro

UM ARTIGO DE ANTÓNIO REGO

ANO NOVO
É muito difícil adivinhar o que se escondeu por detrás do rosto, traje e ritmo, na celebração da passagem de ano. Dos que partiram para longe e dos que ficaram. Dos que se ocultaram na agitação de anónimos em salas, praças, ruas e castelos de fantasia inventados para a circunstância. Tudo na escorregadia passagem do tempo que, à esquina, tanto promete e nada garante. Que será afinal um ano que passa, um número que muda e conduz à exaustão física, psicológica, económica, os agentes deste ritual complexo que a todos envolve e questiona? No momento de falar todos tartamudeiam os mesmos lugares comuns nos desideratos para um Ano Novo. Mas todos, possivelmente, encobrem um oceano de inquietações, anseios, procuras, incertezas, medos recônditos. Trata-se de espantar os monstros que podem surgir na neblina de cada novo minuto que o rodar do tempo transporta. Ninguém é dono do tempo e dos factos. As notícias escorrem, com uma sensualidade estranha, sobre os naufrágios, os acidentes de estrada, os fogos, os crimes, os cataclismos e as lágrimas de tantos fustigados pela dor. E sabemos que muitos dramas ficaram por dizer e muitas alegrias por contar. E tantos acontecimentos de festa e ternura tratados com o desprezo de causas insignificantes. O que dá importância à celebração dos acontecimentos e os transforma em liturgia é a sua capacidade de se projectarem para além do seu tempo real. E esse valor mede-se pela intensidade com que se vivem. A passagem de ano tem realmente um significado dentro de cada ser humano que experimenta a sua limitação de tempo e a sua incapacidade de controlar a história. Sempre no ímpeto irreprimível de felicidade. Há algo de transcendente dentro de cada ser como vocação de infinito que o leva a olhar o imediato como medida estreita para os horizontes que interiormente vislumbra. A chegada do Ano Novo parece-se muitas vezes, exteriormente, com um Carnaval selvagem e uma explosão celebrativa próxima da histeria. Mas esconde anseios no coração de cada ser que o remetem à sua vocação humana de infinito. As fronteiras do absurdo e do sublime confundem-se por vezes na complexa condição humana. Aos cristãos incumbe colocar o tempo, o espaço e divertimento no seu lugar certo. Com a força dum espírito que olha e celebra o longe.

DIA MUNDIAL DA PAZ - 1 DE JANEIRO

HOMILIA DO BISPO DE AVEIRO NA SOLENIDADE DE SANTA MARIA, MÃE DE DEUS, E DIA MUNDIAL DA PAZ

PAI E MÃE
BERÇO DA VIDA
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"A coragem com que defendermos a vida; a lucidez com que mediarmos os conflitos; o caminho que percorrermos para aproximar os desavindos; a disponibilidade com que acolhermos quem nos procura; a capacidade de perdoarmos sem medida nem cálculos; o exercício da compaixão da reconciliação e da misericórdia; o gosto, o encanto e a alegria das bem-aventuranças; o ânimo evangelizador e o testemunho da generosidade e da fidelidade dos nossos sacerdotes, diáconos e consagrados; o exemplo das famílias cristãs, santuários de vida e comunidades de amor, em que se reflecte o rosto de um amor feliz e fecundo constituem um dom abençoado e insubstituível que a Igreja oferece à Humanidade. Só assim pode crescer no mundo “a árvore da paz”. No oceano imenso da necessidade e da urgência de paz, quer a Igreja de Aveiro respondendo ao apelo do Santo Padre nesta Mensagem “fazer-se ao largo”, com Deus ao leme, para que cada homem e mulher, cada idoso, jovem ou criança seja coração da paz e cada família, cada mãe e cada pai sejam sempre berço da vida, acolhida com generosidade tantas vezes heróica e com respeito sempre sagrado"
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Leia toda a homilia em ECCLESIA

TECENDO A VIDA UMAS COISITAS – 1

ENCALHADO…
Caríssimo: Encalhei. Foi tudo muito certinho – tirando o avião que se atrasou. No mais, normalidade. Bem vejo as gaivotas, os corvos e até os pardais, pousados nos esguios ramos daquela árvore que ali se projecta no ceu cinzento. Adivinha-se a terra coberta por branco manto de gelo. A medo tento pôr um pé de fora e depois o outro. Mas o deslize é inevitável. Recolho. Há que esperar. * -Sabes, o bacalhau hoje está embrulhado… -Pois, acabaste de comer e logo te sentaste a ler e a escrever. Não pares, anda! -Ando?…Como?… Ando por onde? -Anda aqui para a minha beira e fica de pé enquanto passo a ferro… -!?! * Encalhei e agora, como dizem os Escoceses, “o tempo está mau; muito gelo; era preciso vento para vir neve; precisamos de muita neve”. Será que com ela a temperatura sobe e eu poderei sair? Para já o –3 graus é uma constante e dizem que até o gelo fica “preto” nas ruas e nos passeios… Entretanto vai olhando pelas janelas o Manuel Ainda a tempo:
1 - Surge o “TECENDO…” como resposta a um desafio. Veremos… 2 - Ao Ângelo e a todos os Amigos que vão conversando, fica a saudação amiga e grata.

segunda-feira, 1 de janeiro de 2007

UM POEMA DE FERNANDO PESSOA

Barra: mar de Verão
Olhando o mar,
sonho sem ter de quê
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Olhando o mar, sonho sem ter de quê. Nada no mar, salvo o ser mar, se vê. Mas de se nada ver quanto a alma sonha! De que me servem a verdade e a fé? Ver claro! Quantos, que fatais erramos, Em ruas ou em estradas ou sob ramos, Temos esta certeza e sempre e em tudo Sonhamos e sonhamos e sonhamos. As árvores longínquas da floresta Parecem, por longínquas, 'star em festa. Quanto acontece porque se não vê! Mas do que há pouco ou não há o mesmo resta. Se tive amores? Já não sei se os tive. Quem ontem fui já hoje em mim não vive. Bebe, que tudo é líquido e embriaga, E a vida morre enquanto o ser revive. Colhes rosas? Que colhes, se hão-de ser Motivos coloridos de morrer? Mas colhe rosas. Porque não colhê-las Se te agrada e tudo é deixar de o haver?
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Publicação sugerida
pelo leitor José Lima Simões

IMAGENS DA GAFANHA DA NAZARÉ

FAROL DA BARRA
O Farol da Barra é, sem dúvida alguma, um ex-libris do concelho de Ílhavo. Localizado na Praia da Barra, Gafanha da Nazaré, por onde entram e saem os mais variados tipos de embarcações (pesca, turismo e transportes marítimos), é ponto de passagem obrigatória para quem vem até aqui, quer em viagem de férias quer de negócios, mas também para quem busca, com a visão do mar, uns momentos de stresse.
O nosso Farol suscita curiosidade, ou não fosse ele um dos mais altos da costa portuguesa. Daí que seja sempre ponto de focagem para quem gosta de levar recordações desta terra que o mar e a ria beijam por todos os lados. E com a vantagem de permitir ser fotografado de qualquer ângulo e a qualquer hora. Experimentem.
F.M.

DIA MUNDIAL DA PAZ

Mensagem de Bento XVI para a celebração do Dia Mundial da Paz
A PESSOA HUMANA,
CORAÇÃO DA PAZ
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"O dever de respeitar a dignidade de cada ser humano, em cuja natureza se reflecte a imagem do Criador, tem como consequência que não se possa dispor da pessoa arbitrariamente. Quem detém maior poder político, tecnológico, económico, não pode aproveitar disso para violar os direitos dos outros menos favorecidos. De facto, é sobre o respeito dos direitos de todos que se baseia a paz. Ciente disso, a Igreja faz-se paladina dos direitos fundamentais de cada pessoa. De modo particular, ela reivindica o respeito da vida e da liberdade religiosa de cada um. O respeito do direito à vida em todas as suas fases estabelece um ponto firme de importância decisiva: a vida é um dom de que o sujeito não tem completa disponibilidade. Igualmente, a afirmação do direito à liberdade religiosa põe o ser humano em relação com um Princípio transcendente que o furta ao arbítrio do homem. O direito à vida e à livre expressão da própria fé em Deus não está nas mãos do homem. A paz necessita que se estabeleça uma clara fronteira entre o que é disponível e o que não o é: assim se evitarão intromissões inaceitáveis naquele património de valores que é próprio do homem enquanto tal"
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