quarta-feira, 17 de maio de 2006

Um poema de Ruy Cinatti

Regresso Eterno Altos silêncios da noite e os olhos perdidos, Submersos na escuridão das árvores Como na alma o rumor de um regato, Insistente e melódico, Serpeando entre pedras o fulgor de uma ideia, Quase emoção; E folhas que caem e distraem O sentido interior Na natureza calma e definida Pela vivência dum corpo em cuja essência A terra inteira vibra E a noite de estrelas premedita. A noite! Se fosse noite… Mas os meus passos soam e não param, Mesmo parados pelo pensamento, Pelo terror que não acaba e perverte os sentidos A esquina do acaso; Outros mundos se somem, Outros no ar luzes reflectem sem origem. É por eles que os meus passos não param. E é por eles que o mistério se incendeia. Tudo é tangível, luminoso e vago Na orla que se afasta e a ilha dobra Em balas de precário sonho... Tudo é possível porque à vida dura E a noite se desfaz Em altos silêncios puros. Mas nada impede o renascer da imagem, A infância perdida, reavida, Nuns olhos vagabundos debruçados, Junto a um regato que sem cessar murmura.

São Francisco Xavier recordado por Académicos

Academia Internacional
de Cultura Portuguesa
evocou São Francisco Xavier
São Francisco Xavier foi recordado pela Academia Internacional de Cultura Portuguesa (AICP), numa Sessão Comemorativa do V Centenário do Nascimento do missionário Jesuíta, com a presença do Pe. João Caniço, José Filipe Monteiro e Narana Coissoró.
Em declarações à Agência ECCLESIA o presidente da AICP, Adriano Moreira, disse que a iniciativa desta sessão partiu de uma proposta de Narana Coissoró, natural de Goa e um estudioso da biografia de São Francisco Xavier, proposta que, refere, “acolhemos imediatamente”, porque era, inclusive, “opinião comum dos académicos que o Centenário devia ter merecido uma celebração nacional portuguesa”.
Justificando esta lamentação, Adriano Moreira salienta o “interessante trajecto e intervenção de São Francisco Xavier, e a memória que ficou no Oriente, tal como foi traçada pelos oradores e com intervenção do Dr. Narana Coissoró”.
“Sem deixar de pôr em evidência a origem do Santo - acrescenta - chegou à conclusão de que foi um agente do «portuguesismo» no Oriente”.
O interesse da Academia Internacional de Cultura Portuguesa pelo Santo Jesuíta não é de hoje, até porque, ressalva Adriano Moreira, “já tínhamos uma tradição de pessoas que estão ligadas à Academia relacionadas com o nosso antigo companheiro, o Pe. Silva Rego, que fez estudos muito aprofundados sobre o padroado português no oriente e sobre São Francisco Xavier”.
Apesar da distância temporal, a memória deste santo tem permanecido nos portugueses ao longo dos anos, e exemplo disso é “a enorme manifestação de fé em Lisboa”, por ocasião da invasão de Goa em 1961. “Embora o Santo só tenha estado 10 meses em Lisboa”, houve uma procissão, com uma grande multidão que rezava “a pedir a protecção do santo para a cidade”, recorda.
Na opinião do presidente da AICP, “há hoje uma necessidade importante de visitar e revalorizar as pessoas que, ao longo dos tempos, contribuíram com erros e acertos para o encontro e entendimento das culturas diferenciadas”.
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Fonte: Ecclesia
A alta velocidade
dos media Aqui vamos, a olhar os Meios de Comunicação Social como quem olha para nós próprios, na procura da nossa identidade, no prolongamento das nossas histórias, no imaginário das nossas ficções. Os media só nos merecem atenção quando nos reflectem ou quando nos sentimos no interior de qualquer notícia, drama, ou festa, ou numa das tantas parábolas que quotidianamente nos contam, envolvendo o nosso melhor ou o pior do nosso complexo universo. Acabamos por ser proprietários, editores, produtores e consumidores, no alimento e continuidade que proporcionamos à feitura diária da narrativa das nossas vidas.
Desta responsabilidade nenhum cidadão se livra quando espreita uma televisão ou quando poisa um olhar curioso sobre o título dum jornal ou se mira num qualquer plasma como espelho. Ou quando compra um livro pela força da capa ou pela sugestão do título. Do outro lado, eles, os patrões dos media, sabem disso, como se vigiassem a janela da nossa alma ou consultassem o livro íntimo das nossas preferências. E como o bom negociante nunca discute com o cliente - o cliente tem sempre razão - com as nossas escolhas vamos dando corda à máquina que nos tritura enquanto zurzimos anátemas impotentes contra os opressores. As correntes que se cruzam neste jogo secreto, as cumplicidades que se criam, geram as grandes teias que envolvem globalmente o nosso universo de que os media são a expressão, boca de saída de todas as correntes. É um erro pensar que os media são uma peça isolada da grande mecânica social e cultural. Desempenham funções especiais nesse motor complexo, lançam chispas e chamas sobre acontecimentos insignificantes antes de serem mediáticos. Ao colocar a humanidade em mesa redonda dão e tiram a voz ao poder ou ao povo, exaltam ou humilham a dignidade humana, geram uma consciência de verdade e justiça ou amolecem gerações com o vírus da mediocridade. Dom precioso do homem e da técnica, imparável na sua celeridade e perfeição, invadem o universo fantástico de informação e partilha, oportunidade de expressão e diversidade de olhares, abrem as portas a experiências planetárias de festa e dor, tornando a humanidade mais próxima e porventura mais fraterna. Sempre seduzida pela serpente do dinheiro e do poder, mas sempre passível de ser suplantada pelas energias infatigáveis que não deixam de puxar o barco da humanidade para a sua vocação original e sublime. Linhas de ferro deste comboio fantástico e veloz são a liberdade e a dignidade que sempre devem ser cultivadas e enriquecidas na expressão e no rigor com que a história da vida humana merece ser narrada. Por isso se celebra a Comunicação Social como um dom do nosso tempo, em "rápido desenvolvimento". E com um preço de viagem nem sempre acessível a todos. E por vezes com riscos agravados por irresponsáveis timoneiros na alta velocidade dos media.

terça-feira, 16 de maio de 2006

Mulher de coragem

Manuela Ferreira Leite critica quem tem de criticar e aplaude quem tem de aplaudir
Não é a primeira vez que a economista e política Manuela Ferreira Leite critica quem tem de criticar, sempre de acordo com o que pensa e com o considera útil e correcto. Aplaude do mesmo modo quem tem de aplaudir. E faz tudo, independentemente das cores partidárias em jogo, sejam de quem governa ou da oposição, e mesmo do seu próprio partido, o PSD. De facto, aquando do Orçamento do Estado, criticou a posição dos seus correligionários na Assembleia da República por terem votado contra, porque em sua opinião aquele documento, da responsabilidade do Governo do Eng. Sócrates, merecia compreensão pelo rigor apresentado e pelo esforço desenvolvido com vista a resolver o problema do Défice Público. Agora, também está de acordo com a decisão do Governo do PS de fechar algumas maternidades, se os estudos feitos assim o recomendarem. Defende Manuela Ferreira Leite que devem ser salvaguardados os interesses das crianças, das mães e até o futuro dessas mesmas crianças. Nesse caso, as maternidades que não tiverem condições médicas e técnicas para garantirem os trabalhos de parto com qualidade devem ser encerradas. A coragem e a honestidade de Manuela Ferreira Leite têm tanto mais valor, quanto é certo ser ela uma apoiante de Marques Mendes, o líder do PSD. Condena ela os que vão atrás dos demagogos, por manifesta cegueira política, sem estudarem os casos convenientemente. Por isso, e porque atitudes como a exibida pela economista e política de todos bem conhecida são raras, o nosso aplauso para Manuela Ferreira Leite. Fernando Martins

A VOZ DAS MULHERES DO SUL

Amanhã, 17 de Maio, quarta-feira,
pelas 21.30 horas, no CUFC, junto à UA
"A Voz das Mulheres do Sul" é uma iniciativa do GRAAL, no âmbito do projecto RAAC – Rede de Acção e Aprendizagem Comunitária sobre Género, cujo objectivo é sensibilizar o público português para as questões de Género e Desenvolvimento, nomeadamente para os problemas vividos pelas Mulheres do Sul. Este ENCONTRO contará com a presença de representantes do Movimento PROMAICA de Angola, que irão apresentar ao público português a realidade da mulher angolana e o trabalho realizado no âmbito da promoção da mulher e do desenvolvimento do país. Esta Acção de Sensibilização, aberta a todo o público, está a percorrer o país durante o mês de Maio, em Portalegre, Castelo Branco, Coimbra, Aveiro, Porto, Golegã e Lisboa. ::
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O que é a PROMAICA?
A PROMAICA é um movimento constituído por mulheres, organizado por dioceses/províncias, paróquias e pequenas comunidades. Este movimento tem como principal objectivo promover a mulher angolana nos domínios espiritual, moral, intelectual, cultural e profissional, bem como defender a dignidade e igualdade do ser humano e capacitar a mulher para as diversas tarefas socioeconómicas e políticas, fazendo com que ela ocupe um lugar-chave na Sociedade e na Igreja. O Movimento PROMAICA nasceu há 13 anos, na sequência de um curso de formação de líderes. Desde então, multiplicou exponencialmente o número de membros, contando actualmente com mais de 41 mil mulheres e com um vasto curriculum de intervenção na sociedade angolana. São exemplo disso mesmo os projectos em formação profissional, alfabetização, saúde, produção agrícola e pecuária, defesa dos direitos humanos, protecção de crianças abandonadas, ambiente e cultura, entre outros. É um movimento considerado actualmente como uma das forças mais significativas na organização da sociedade civil de Angola.

Um poema de Sebastião da Gama


Pelo Sonho é que vamos, 
comovidos e mudos. 
Chegamos? Não chegamos? 
Haja ou não haja frutos, 
pelo Sonho é que vamos.

Basta a fé no que temos. 
Basta a esperança 
naquilo que talvez não teremos. 
Basta que a alma demos, 
com a mesma alegria, 
ao que desconhecemos 
e ao que é do dia-a-dia.

Chegamos? Não chegamos?
- Partimos. Vamos. Somos.

Desemprego traz novas formas de pobreza

Comissão Nacional Justiça e Paz
apela à intervenção
dos cristãos e políticos
O Grupo de Trabalho «Economia e Sociedade» da Comissão Nacional Justiça e Paz está preocupado com o “surgimento de novas formas de pobreza no nosso país”, para as quais considera que o desemprego está a contribuir". O desemprego também está a contribuir, em seu entender, "para uma maior desigualdade na repartição dos rendimentos”.
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Clique aqui para ler mais.

Protocolo do Estado vai ser alterado

Mota Amaral
defende lugares
da Igreja
no protocolo oficial
João Bosco Mota Amaral está a preparar um projecto de lei alternativo ao do PS sobre as alterações ao protocolo do Estado. Ao DN, o ex-presidente da Assembleia da República afirma que a proposta que o PS dará amanhã a conhecer "não faz sentido".
Mota Amaral refere-se especificamente ao único ponto conhecido do projecto, que passa por afastar ou não dar destaque à Igreja Católica no protocolo. "O lugar dos membros da Igreja nas cerimónias oficiais não tem a ver com a separação entre o Estado e as igrejas, mas com a História e com o conhecimento da sociedade portuguesa".
O antigo líder da AR aponta ainda um problema de reciprocidade: "Quando há cerimónias religiosas, em Fátima por exemplo, os titulares do Estado também aparecem. Seria estranho que, há uns anos atrás, nas exéquias do senhor cardeal D. António Ribeiro se tivesse reservado a quinta fila para o Presidente da República ou o primeiro-ministro". Para Mota Amaral, "cada um na sua esfera própria deve respeitar-se, até porque no protocolo do Estado estão definidos outros lugares que não os dos funcionários públicos de topo".
Pelo PS, Vitalino Canas afirma ao DN que a ideia do projecto de lei, que amanhã será apresentado em conferência de imprensa, é o de "pôr em letra de lei aquilo que não está, tudo o que envolve o protocolo do Estado". O deputado socialista lembra que desde 1976 que existe a separação entre Estado e Igreja e que, portanto, o convite de membros da hierarquia católica fica ao critério de cada um. "As pessoas que organizam as cerimónias podem ter gestos de cortesia para as figuras nacionais ou locais da Igreja", diz Vitalino, que garante que no fundo o protocolo deixa de ser omisso em relação a esta matéria.
O DN tentou ouvir o chefe do protocolo do Estado, embaixador Manuel Côrte-Real, cujo gabinete remeteu para o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros: "O assunto já ultrapassou o nosso âmbito". António Carneiro Jacinto, porta-voz do MNE, esteve ontem incontactável.
. Fonte:Um texto de Francisco Almeida Leite, no DN

segunda-feira, 15 de maio de 2006

Conímbriga - Ruínas merecem uma visita





Imaginar e “ver” o passado foram sempre para mim um prazer. Daí que, nos meus passeios, procure ver vestígios de outras civilizações, com tudo o que eles preservam. A beleza, a arte inventiva, a riqueza e as marcas de povos que ocuparam o território que é o Portugal de hoje encantam-me sobremaneira. Desta vez fui a Conímbriga para me reencontrar com as civilizações pré-romana e romana. Sem pressas, porque o tempo era e é todo meu. 
Os romanos terão conquistado Conímbriga em 136 antes da era cristã, durante a expedição de Décimo Júnio Bruto, mas só no reinado de Augusto a cidade se remodelou à maneira romana, diz o Guia das Ruínas, com texto de Virgílio Hipólito Correia. 
As ilustrações, de diversos autores, são muito belas. Quem chega, os seus olhos deparam com uma muralha imponente, construída nos finais do século III depois de Cristo. Nela, os seus moradores empregaram materiais de algumas habitações e outras construções públicas, como o anfiteatro. Mas o que ficou e depois foi soterrado com a decadência da cidade pode nos nossos dias encantar-nos, se gostarmos de apreciar a pré-história e história. 
A Casa dos Repuxos é uma excepcional obra de arquitectura, que corresponde à remodelação de um edifício anterior, lê-se no Guia das Ruínas, que recomendo a quem lá for. O vestíbulo, o peristilo central (pátio interior, com repuxos que funcionam), o triclínio (leito onde os romanos se reclinavam para comer e conversar) e outras dependências da casa estão bem à vista do visitante. 
Termas, casas com os seus mosaicos polícromos que reflectem cenas da vida e do mundo mental dos romanos, basílica paleocristã, aquedutos, ruas e lojas podem ser admirados, com leitura obrigatória das explicações bem visíveis junto de tudo o que há para ver. No Museu, preservam-se as mais variadas peças (utensílios domésticos, estatuária, armas, moedas, pedras tumulares, inscrições, ornatos, etc.) encontradas durante as escavações, sobretudo a partir de 1899. Se passar por Coimbra, não deixe de ir a Conímbriga. Este é o meu conselho. 

Fernando Martins 


NB: As fotos servem para abrir o apetite.

Confissões Religiosas

Nomeados os membros
da Comissão do Tempo
de Emissão
das Confissões Religiosas
A presidência do Conselho de Ministros e o Ministério da Justiça nomearam, em despacho publicado no “Diário da República” – II Séria, n.º 71, de 10 de Abril de 2006, os membros da Comissão do Tempo de Emissão das Confissões Religiosas, após consulta à Comissão da Liberdade Religiosa.
Em representação da Igreja Católica foi nomeado o Cónego António Rego, director do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja, que já desempenhava idêntica missão, no âmbito do programa “«A Fé dos Homens»".
Em representação da Aliança Evangélica Portuguesa foi nomeado Samuel Pinheiro Pinto; em representação da Comunidade Israelita foi nomeada Ester Mucznik; em representação da Comunidade Islâmica de Lisboa foi nomeado Mahomed Abed Gulano; e em representação da Comunidade Bahá i foi nomeado Mário Mota Marques.
O Artigo 25.º da Lei Liberdade Religiosa, relativo aos tempos de emissão religiosa, determina que “nos serviços públicos de televisão e de radiodifusão é garantido às igrejas e demais comunidades religiosas inscritas, por si, através da respectiva organização representativa, ou conjuntamente, quando preferirem participar como se fossem uma única confissão, um tempo de emissão, fixado globalmente para todas, para prossecução dos seus fins religiosos” (nº1).
A atribuição e distribuição do tempo de emissão é feita tendo em conta a representatividade das respectivas confissões e o princípio da tolerância, por meio de acordos entre a Comissão do Tempo de Emissão das Confissões Religiosas e as empresas titulares dos serviços públicos de televisão e de radiodifusão.
O número 3 deste artigo define que “a Comissão do Tempo de Emissão das Confissões Religiosas é constituída por representantes da Igreja Católica e das igrejas e comunidades religiosas radicadas no País ou das federações em que as mesmas se integrem, designados por três anos por despacho conjunto dos membros do Governo responsáveis pelas áreas da justiça e da comunicação social, depois de ouvida a Comissão da Liberdade Religiosa”.
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Fonte: Ecclesia

CUFC: Encíclica de Bento XVI

Hoje, pelas 21.30 horas
Palestra sobre
a encíclica
"DEUS É AMOR"
Carlos Furtado vai proferir uma palestra sobre a encíclica de Bento XVI “Deus é amor”. Formado em Psicologia e Teologia, o sacerdote dominicano fará uma leitura da “imagem de Deus” e do “amor humano”, com base na primeira encíclica do Papa. O encontro está marcado para as 21.30 horas do dia 15 de Maio, no Centro Universitário Fé e Cultura.

Dia Internacional da Família - 15 de Maio

Papa valoriza
família fundada
sobre o matrimónio
É preciso defender “a família fundada sobre o matrimónio” porque essa é “o pilar da sociedade e isso interessa crentes e não crentes”, afirmou Bento XVI aos participantes da Assembleia Plenária do Conselho Pontifício para a Família, que celebra 25 anos de fundação.
O pontífice falou das “uniões de facto que, apesar de recusarem as obrigações do matrimónio, pretendem gozar dos direitos equivalentes”, e das tentativas de “legalizar as uniões homossexuais, atribuindo a essas o direito de adopção de filhos”.
“A família fundada sobre o matrimónio, constitui um património da humanidade”, frisou Bento XVI, dirigindo-se a todos os Estados que, acentuou, devem ter pela família “a máxima consideração”.
O Papa lembrou que “está a crescer o número de separações e de divórcios, que rompem a unidade familiar”, acentuando os “não poucos problemas” criados às crianças, “vítimas inocentes de tais situações” de instabilidade familiar.
Nesse sentido Bento XVI convida os cônjuges “a superarem as dificuldades e a manterem-se fiéis à sua vocação, recorrendo ao sustento de Deus com a oração e participando assiduamente nos sacramentos, de modo particular na Eucaristia”.
Citando a sua primeira Encíclica, «Deus Caritas Est», Bento XVI sublinhou ainda que o “eros degradado em puro «sexo»” torna-se “uma simples coisa que se pode comprar e vender”, e que, “na realidade, encontramo-nos perante uma degradação do corpo humano”. Contudo, releva, “graças a Deus, não poucos, e especialmente entre os jovens, que vão descobrindo o valor da castidade, que aparece cada vez mais como uma garantia segura de amor autêntico”.
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Fonte: Ecclesia
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Sobre Dia Internacional da Família,
pode ler mais aqui e aqui

As saídas

Há sempre ganhos e perdas
Uma saída de casa, por mais curta que seja, pode implicar ganhos e perdas. Foi o que me aconteceu com este último fim-de-semana. Se ganhei em descanso e no reencontro com as civilizações pré-romana e romana, na visita que fiz a Conimbriga, perdi na pouca atenção que dei ao que aconteceu durante esse período. Fátima, com a maior peregrinação dos tempos recentes, Santa Joana, padroeira da cidade e diocese de Aveiro, sempre venerada no 12 de Maio, data da sua passagem para a vida, mais íntima, com Deus, entre outros acontecimentos, não tiveram neste espaço o tratamento que mereciam. Os meus leitores vão desculpar-me, com certeza. Fernando Martins

domingo, 14 de maio de 2006

CSPVC - Histórias De/Em Família




Integrada no seu Plano Anual de Actividades, o Centro Social Paroquial da Vera Cruz vai viver mais uma semana temática, intitulada "Histórias De/Em Família" e que tem como principal objectivo promover o estreitamento de laços familiares.
Esta semana ocorre entre os dias 15 e 20 de Maio e, havendo iniciativas em todos os 6 dias, cada dia vai ter uma magia própria onde a colaboração familiar é fulcral.

(Para ler mais e para conhecer
o programa, clique SOLIDARIEDADE)



Um artigo de Anselmo Borges, no DN

Religião: promessas e ópio?
Entendo - ou julgo entender - as promessas a Nossa Senhora de Fátima, ao Santíssimo Sacramento, ao Senhor dos aflitos ou aos santos.
Habituadas a verem a sobre-vivência, a saúde e a sua vida em geral dependentes de senhores e senhoras "omnipotentes", egoístas, arbitrários e tiranos, as pessoas atiram para cima de Deus todos esses atributos. Então, como diante dos senhores deste mundo se põem de joelhos, oferecem como presente o que lhes faz falta, metem cunhas - como é que os pobres chegam a uma operação no hospital sem uma cunha? -, também fazem promessas a Deus e a Nossa Senhora, andam de rastos, oferecem sacrifícios, na esperança de que talvez desse modo Deus e a Nossa Senhora se comovam e tenham compaixão.
Num diálogo com Óscar Lopes, em 1970, no Seminário da Boa Nova, Valadares, sobre a crise da fé, D. António Ferreira Gomes, cujo centenário do nascimento se comemorou no passado dia 10, deixou um pronunciamento polémico. Referindo-se à religião de Fátima, disse: "Sabemos que para baixo de Fátima ainda há todo o culto mágico que, tomado a sério, é uma ofensa profunda a Deus, porque na realidade a magia está a embotar o sentimento religioso do povo. A magia é uma vontade de encadear, de prender as forças sobrenaturais, consideradas mais como malignas do que como benéficas. Ora, isto, em relação à religião cristã, é a maior ofensa que se pode fazer a um Deus de bondade. Mas nós lidamos com isto, lidamos com a religião utilitária, do 'dou para que dês'. Eu prometo, eu faço uma promessa para que Deus me faça isto ou aquilo. Faço um negócio, um contrato. E para quê? Evidentemente, para a vida, para a saúde, para o dinheiro, para isto tudo. Ora, isto, com muita piedade e muita fé no nosso povo, isto não é religião cristã de forma nenhuma."
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(Para ler mais, clique aqui)

Gotas do Arco-Íris - 17

NÃ, NÃO HÁ A COR PRETA
NO ARCO-ÍRIS!...
Caríssimo/a: Ainda bem, ainda bem! Como tudo é diferente daquele Maio de 1945 que marcou o final da 2.ª Grande Guerra Mundial! Vendo as imagens de um qualquer álbum que recordem essa época... Bem, o melhor é esquecer! E também as estórias que rememoram esse período estão estafadas e a juventude habituada a leituras fáceis de iPod e meios parecidos – que até podes levar e pagar depois .. - dizia eu, a juventude nem suporta ouvir o velhote começar “naquele tempo...”. «Pois se era naquele tempo que nos deixe em paz que agora os tempos são outros!...» E eles têm razão!... Que interessa que os rapazes (porque as raparigas não precisavam de ir!...) levassem para a Escola e lhes serviriam de almoço uns nacos de broa com duas petingas cozidas (aquelas que a Mãe fizera sobrar da ceia da véspera...), embrulhadas em envelhecido papel de jornal... Pois claro, esquece!... E no regresso das aulas (lá pela tardinha, que nesse tempo o horário ia muito para além do que estava estabelecido...), com o aperto da fome, o nosso aluno a devorar as ervilhas e quando levantou os olhos e viu ali à sua frente o ti Gandarinho, o dono da terra, que lhe sorria e certamente bendizia a Deus que criou aquelas ervilhas para matar a fome daquele triste!... Ervilhas verdes... fome negra... mas que seca! A cor preta não há no Arco-Íris! Os jovens têm razão! Haja esperança! Manuel

quinta-feira, 11 de maio de 2006

A Queima das Fitas

Não poderá haver alegria
sem excessos
alcoólicos? Os órgãos de comunicação social deram notícia da Queima das Fitas de Coimbra, quiçá a festa académica de mais repercussão no País. As tradições da academia de Coimbra, com séculos de história, justificam que assim seja. De tal maneira, que não há estudante que tenha passado pela velha universidade que não guarde gratas recordações para o resto da vida. Acontece, porém, que a Queima das Fitas da cidade dos estudantes, tal como acontece nas demais cidades que albergam outras universidades, mostra sempre os excessos de uns tantos, que em nada enriquecem a tradição. Pelo contrário, mostram uma alegria que, envolvida nas bebidas alcoólicas, a empobrecem grandemente. Para mim, e julgo que para muitos, a alegria, justificável para quem acaba um curso superior, não precisa das bebedeiras que atiram dezenas e dezenas de estudantes em estado de coma para os hospitais, para além da triste figura que fazem. Quando, há anos, se iniciaram os cortejos académicos na cidade de Aveiro, também não resisti à atracção que eles exercem em alguns de nós. Logo, contudo, os deixei de ver, por notar que o vinho e a cerveja passaram a dominar e a estragar o ambiente festivo. De garrafas na mão, completamente ébrios, não raro diversos estudantes se abeiravam da multidão assistente com conversas e atitudes estúpidas, que tão-só mostravam que algo vai mal nestes festejos. Por que razão não convencem esta gente jovem, sobretudo a que julga que não há festa sem vinho em demasia, a cultivar uma alegria sã, sóbria, delicada, engraçada, crítica, sem cair no exagero sem sentido do álcool? Não poderá haver alegria sem excessos alcoólicos? F.M.

Um artigo de D. António Marcelino

PODE A CIÊNCIA
SER DOGMÁTICA
E O SABER
INDISCUTÍVEL?
Muitas décadas atrás, num esquema cultural como o nosso, no geral pouco aberto a confrontos com outros saberes e pareceres, a tendência para dogmatizar, por parte dos poucos que iam tendo acesso ao que de novo aparecia no campo cientifico menos vulgarizado, era muito frequente. Lembro-me que foi assim com as teorias de Freud, um homem de ciência de que se comemoram agora, por todo o lado, os 150 anos do seu nascimento. Uma boa ocasião para reflectir. Quem já então andava com livros na mão para aprender mais do que aquilo que se exigia ao comum, ou quem tinha de ensinar ciências que tinham a ver com o conhecimento da pessoa e os comportamentos humanos, não podia passar ao lado de Freud, mas também não podia deixar de procurar outros pontos de referência para uma compreensão mais adequada. A compreensão no campo científico nunca fecha portas a novas aquisições ou à melhor clarificação daquilo a que já se teve acesso. Foi assim comigo. Não pretendendo ser, neste aspecto, um cientista, a responsabilidade de educador e de professor de gente que havia de ser útil a outros, sempre me levou além do livro de texto e do que fazia parte da sua constelação. Procurei estudar Freud, ir pela sua mão um pouco mais além para desvendar a importância do inconsciente e sua influência, perceber o que no seu entender significavam os meios propostos para o conseguir. Pela formação humanista e filosófica e uma compreensão mais alargada da pessoa e das suas riquezas e capacidades naturais, sem retirar à sexualidade o seu sentido e dimensão, cedo achei exagerado o postulado freudiano que referenciava de algum modo ao sexo e à sua influência, os problemas que afectavam as pessoas. Freud era um psiquiatra, aí se desenvolvia o seu mundo. Ele passou, então, a ser a pedra de toque do valor indispensável dos psiquiatras, os novos “gurus” da sociedade, todos a confessarem-se freudianos, porque, em geral, não tinham outro horizonte que as escolas europeias que os haviam formado. Foram muitos destes que passaram a fazer escola entre nós. As novas gerações falavam, assim, a mesma linguagem, Aparecem agora cientistas abalizados, nacionais e estrangeiros, a ler com serenidade as aquisições de Freud e os aspectos em que enriqueceu o património científico mas, ao mesmo tempo, a relativizar, com igual serenidade, os seus dogmatismos redutores, continuados pelos discípulos mais fieis e menos críticos de ontem e de hoje. Certamente que os psiquiatras, psicanalistas e psicólogos, cada um no seu campo próprio, mais preparados e sempre a actualizar-se, abriram seus horizontes e, sem fecharem os livros de Freud, sabem relativizar os absolutos de então, conscientes de que na ciência eles são empobrecedores e paralisam a capacidade e a vontade de estar disponível para ir mais além. Hoje, para muita gente e cada vez para mais gente, o divã do psicanalista e o consultório do psiquiatra e do psicólogo, tornam-se indispensáveis. Perante situações doentias sem especiais sinais orgânicos, ouve-se dizer se “já foste ao psiquiatra” ou se “já fizeste psicanálise”. O estilo de vida que por aí se vive, sem controle dos sentimentos, das apetências, do domínio do tempo, um estilo descomprometido de valores e de regras, de recurso diário à leitura sentimental, com preito ao superficial e ao efémero, não pode deixar de esvaziar as pessoas, levar à perda do sentido, fechar os horizontes da liberdade interior, fazer entrar em agonia ou em incapacidade de luta, privar de protagonismo e de vontade de libertação. Não pode deixar de gerar doentes, cada vez mais graves e menos adaptados à vida e aos desafios normais que ela comporta. Será que tudo isto encontra no divã e no consultório a solução e a cura? A pessoa humana, em toda a sua dimensão, leva consigo horizontes de vida e de vivência que são gritos, profundos e incontidos, de regresso às suas origens mais recônditas. Gritos que não se satisfazem apenas com o conhecimento do inconsciente e da sua influência. O médico da psique sente tanto as suas limitações, como o que põe o seu saber ao cuidado da saúde física e que já não se pode dispensar de ver a pessoa no seu conjunto e na sua história. O homem será sempre o “grande desconhecido”, mesmo quando se vai conhecendo melhor.

Alertas de Bento XVI no Vaticano

Matrimónio não é equiparável a outras formas
de união Bento XVI pediu hoje que se evite qualquer "confusão" entre o casamento e "outros tipos de união baseados num amor débil", como as uniões de facto ou as uniões homossexuais.“A diferença sexual que conota o corpo do homem e da mulher não é um simples dado biológico, mas reveste-se de um significada bem mais profundo: exprime aquela forma de amor com que o homem e a mulher se tornam uma só carne, podendo realizar uma autêntica comunhão de pessoas abertas à transmissão da vida e cooperam, assim, com Deus para a geração de novos seres humanos”, disse o Papa, falando no Vaticano aos participantes de um Congresso Internacional sobre a família e o matrimónio. "Só a rocha do amor total e irrevogável entre homem e mulher é capaz de fundar a construção de uma sociedade que se converta em casa para todos os homens", acrescentou.Bento XVI lembrou os ensinamentos de João Paulo II sobre o amor e pediu a superação de "uma concepção privada do amor, hoje tão difundida". "A comunhão da vida e do amor, que é o casamento, configura-se, assim, como um autêntico bem para a sociedade", sustentou o Papa. O Instituto Pontifício João Paulo II para os estudos sobre Matrimónio e Família, da Universidade Pontifícia Lateranense, promove por estes dias o Congresso “A herança de João Paulo II sobre o matrimónio e a família: amar o amor humano”. Bento XVI lembrou que no dia 13 de Maio de 1981, em que sofreu um atentado contra a sua vida, João Paulo II preparava-se exactamente para anunciar a criação deste Instituto. O Papa referiu-se a dois elementos que caracterizam “a novidade do ensinamento de João Paulo II sobre o amor humano”: primeiro, que o matrimónio e a família têm a sua raiz “no núcleo mais íntimo da verdade sobre o homem e o seu destino”; segundo, que em Cristo “se manifesta também a verdade plena da vocação do amor humano”. Lembrando a sua primeira encíclica, "Deus caritas est", Bento XVI sublinhou que “a estreita relação que existe entre a imagem de Deus Amor e o amor humano permite-nos perceber que à imagem do Deus monoteísta corresponde o matrimónio monogâmico”.
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Fonte: Ecclesia

Um artigo de Alexandre Cruz

Abri as portas
do interior! Há problemas estruturais que não podem deixar ninguém descom-prometido. Ninguém pode “lavar as mãos” pelo que acontece, melhor, que vem acontecendo no referente ao planeamento do território nestas três décadas da democracia portuguesa. Basta colocarmo-nos no lugar do “outro”. Governos e oposições, sucessivamente, a par de um certo indiferentismo e ineficácia do colectivo nacional, fomos deixando o lindo interior de Portugal. Agora, quase tudo está consumado. Cada porta que se fecha tem por trás de si um sem número de causas que nos fazem pensar sobre o modo como temos sido regidos, o modo como afinal “somos” e vivemos. Apesar de tudo e por estranho que pareça, se nós próprios não somos capazes de “amar” e “agarrar” com alma este lindo país de sol, com gerações novas a quem importa passar um testemunho novo, corresponsável, com valor e na base dos valores fundamentais, o certo é que está garantido que há mesmo que goste das nossas terras. Só que, depois, quando vêm para habitar a terra abandonada por nós já nos sentimos mal, não gostamos. Afinal, em que ficamos? Abandonamos às “silvas” o interior mas depois temos complexo em “abrir mão”, sermos acolhedores, de quem vem tentar a sua sorte entre nós, dando vida às aldeias desabitadas…! É certo que “casa onde não há pão todos ralham e ninguém tem razão!” Se calhar em termos estratégicos para com o interior de Portugal estamos um pouco assim. E não chega umas apostas esporádicas e publicitadas; “chega”, sim, do degladiar entre governos e oposições quanto a matérias vitais de sobrevivência! Quanto mais combatem mergulhados nos pormenores de algumas vírgulas em Lisboa, mais brilha a ineficácia da gestão do bem comum e menos os portugueses vislumbram um horizonte que os mova, ainda que com sacrifícios. Será preciso um forte e alargado pacto de regime reformista para repovoar o interior do nosso país. Uma total mudança de mentalidades. Hoje a realidade é bem dura. Somos muitos os teóricos a proclamar a “ida” para o interior, a urgência de mais acessos para mais indústria, instituições públicas, de famílias e novas gerações a re-habitar gerando vidas, futuro, esperança; mas somos poucos a seguir o que dizemos, apaixona-nos bem mais o litoral, o desenvolvimento em actividade e não o desenvolvimento a edificar, em geral gostamos mais do mar que da serra. Assim tem sido nestas últimas décadas, até ao ponto presente a que chegámos. Que soluções, que caminhos de renovação? Ou resignamo-nos e “fechamo-nos” diante dos factos. Seria bem interessante que num instante, num ano, a população influente de Lisboa ou do litoral desenvolvido fosse “acampar” para o interior. Que sensações!... Certamente que as medidas, os equilíbrios e as decisões, com a realidade bem presente e sofrida na pele, seriam bem mais realistas e impulsionadoras para todos. Falta-nos, tantas vezes e em tantos lados, a visão completa da realidade mais profunda; sim, daquela realidade crua sem “chavões” que não vem nos jornais e que existe dois anos antes de qualquer eleição ou da longe visita de qualquer autoridade importante. Escondemos a realidade procurando iludi-la!... Certamente que em todos os níveis faz-se aquilo que se considera que é o melhor para todos; um “melhor” no presente para o futuro. É um caminho que sempre custa, só que normalmente custa aos mesmos. Tal não pode (mais) acontecer. Há um fenómeno no nosso país recordista das desigualdades sociais: estas crescem desmesuradamente. E tantas vezes parece que as medidas (que sempre se esperam renovadoras no equilíbrio) ferem grandemente os já feridos e desesperados da vida. O mesmo acontece com as regiões de Portugal, as mais pobres mais podres e abandonadas serão, até ao abandono geral; os estudos estatísticos aí estão, e daqui a trinta anos, pelo andar da carruagem, “seremos” um interior sem gente que ainda “caímos todos ao mar”! Claro que tal não acontecerá! Porque o interior (afinal) também é Portugal, porque as medidas do futuro próximo, de forma globalmente consensual, serão de dar fortíssimos apoios humanos, sociais, fiscais, industriais, turísticos,… ao investimento no interior! “Todo o País vai dar ao interior!” Talvez seja este um bom slogan, mas não morto, bem vivo, onde os próprios filhos da nação nasçam com toda a alegria, segurança e esperança em terras de Luís de Camões! Assim seja, pois com “romendos” não se vai lá. “A ver vamos, como” dizemos nós…

quarta-feira, 10 de maio de 2006

NO CUFC, Palestra sobre encíclica de Bento XVI

"DEUS É AMOR"
Carlos Furtado vai proferir uma palestra sobre a encíclica de Bento XVI “Deus é amor”. Formado em Psicologia e Teologia, o sacerdote dominicano fará uma leitura da “imagem de Deus” e do “amor humano”, com base na primeira encíclica do actual Papa.
O encontro está marcado para as 21.30 horas do dia 15 de Maio, no Centro Universitário Fé e Cultura.

Desportistas de notícias

Brasil sem
jornais diários
desportivos José Carlos de Vasconcelos, director do JL – Jornal de Letras, Artes e ideias e coordenador editorial da revista Visão, disse há dias, em Aveio, no CUFC, que o Brasil, decerto a maior potência mundial do Futebol, em termos de entusiasmo do povo, não tem jornais diários desportivos. Os apaixonados do Futebol vão aos estádios para viver a festa mais popular dos brasileiros, participando activamente, com a sua alegria, no espectáculo. E são mais de 180 milhões de pessoas. Em Portugal, com dez milhões de portugueses, há três diários desportivos, que ocupam os primeiros lugares ao nível das tiragens. E todos os outros quotidianos, mais os semanários e até os mensários, não dispensam as páginas consagradas ao desporto. O mesmo acontece com as rádios e com as televisões. Dá a impressão que os desportistas portugueses preferem ler os mexericos e guerrinhas que enchem esses jornais, deixando às moscas, a maioria das vezes, os belos estádios construídos para o Euro 2004. Ainda há tempos, no jogo que permitiu a festa da subida do Beira-Mar à Superliga de Futebol, o Estádio Municipal não conseguiu juntar mais de 7500 espectadores, ou seja, um quarto da capacidade das bancadas. Os nossos compatriotas são, afinal, desportistas de notícias, nanja do jogo propriamente dito. De tal maneira é assim, que até as televisões e rádios exploram essa faceta dos portugueses. A saída ou contratação de treinadores ou de jogadores, os candidatos a presidentes dos clubes, as tricas dos dirigentes e outras banalidades do mundo desportivo enchem os noticiários a todas as horas, até à exaustão. Tudo o mais é relegado para segundo plano. É pena. Fernando Martins

Universidade de Aveiro por estes dias

Universidade de Aveiro com seus recantos e encantos (Para ver melhor, clique na foto)

FESTAS DO MUNICÍPIO

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO DE ARTES PLÁSTICAS

Antiga Capitania

:: Escola de Belas Artes de Lisboa ::

Amanhã, dia 11 de Maio, pelas 18 horas, na Galeria da Antiga Capitania, será inaugurada a Exposição de Artes Plásticas, com obras de alunos finalistas da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Esta é uma inauguração itinerante, pois serão sequencialmente inaugurados os espaços de exposição da Galeria dos Paços do Concelho, do Bar-Café Teatro Aveirense, acabando no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. No âmbito do Programa de Actividades das Festas do Município, a Câmara Municipal de Aveiro, o Teatro Aveirense e a Universidade de Aveiro, com o apoio da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, organizaram uma Exposição de Artes Plásticas que estará patente em diversos locais da cidade: edifício da Antiga Capitania, Paços do Concelho, Teatro Aveirense e Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. A exposição, cujo objectivo é a divulgação de novos artistas na área da pintura contemporânea, contará com a participação de 47 jovens artistas, alunos finalistas da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e poderá ser visitada até ao dia 9 de Julho. O horário de visita é de terças a domingos, das 14 às 19 horas, nas Galerias da Antiga Capitania e dos Paços do Concelho; de quartas a sábados, das 10 às 12 horas e das 13 às 2 horas; e aos domingos das 14 às 19 horas, no Bar-Café Teatro Aveirense; e no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, de segundas a sextas-feiras, das 9 às 23 horas e aos sábados, das 10.30 às%

Um artigo de António Rego

A desesperança
de vida Vale ou não a pena o prolongamento da vida? Até quando? Para quê? Colocados inquestionavelmente os termos éticos - a vida humana é intocável desde o primeiro instante até ao último alento - pergunta-se por esse grande intervalo que é todo o tempo em que assumimos a existência desde o crescimento até ao declínio. É aí que se joga conscientemente a nossa breve felicidade. O respeito pela vida nesse tempo essencial ilumina toda a defesa da vida como um todo de alta dignidade que constitui cada segundo da existência humana. Mas as contas da segurança social (não só por cá) começam a deixar supor que viver muito custa caro, os idosos são um peso para os jovens, a chamada esperança de vida é um desespero para os contabilistas que não sabem como esticar os descontos de alguns anos de trabalho em favor de "muitos" anos de velhice, inactividade, despesa pública e, como se presume de alguns discursos, de desperdício de vida. Nesse caso, e usando legitimamente uma fracção de ironia, os hospitais poderiam colaborar, juntamente com as ambulâncias, as farmácias, os médicos, desmobilizando-se dos fatigantes esforços de prolongar a vida a quem já deveria produzir rendimentos públicos com a sua inofensiva ausência. Ainda por cima - e para fechar este capítulo de pressupostos indecorosos - com gente que, além de quase apenas vegetar, sente que já não faz nada nem nada de interessante tem a fazer cá por baixo. Importa aqui fazer breve viagem por outro circuito: o controlo da natalidade é um dado adquirido e inteligente do desenvolvimento. Toda a gente sabe que nenhum homem ou mulher deve ter o número de filhos que fisicamente é capaz de gerar. Mas o que parece óbvio é que à antiga ausência de contas demográficas sucedeu um cálculo estreito e acomodado a razões pragmáticas. Como referiu o Público, as "famílias de filho único representam um terço do total a nível nacional". O que gera, como se sente, uma sociedade de velhos pela simples razão de definir os filhos como um peso primário e como um deficit insustentável para o orçamento familiar. Aqui começa outra história: a lógica desta atitude infere-se de diversos recantos: cultura, economia, concepção de vida, amor, entrega gratuita, partilha radical do ser e do ter. Quanto a velhice, senectude, terceira idade, ou a eufemística expressão de idoso, presbítero, ancião, vetusto, provecto - tudo não passa duma sobrecarga de desafectos que tem origem na concepção da vida como um peso. Mesmo quando o não soube dizer bem - o cristianismo sempre celebrou a vida humana numa dimensão única, original e profética, sem margem para ambiguidades.