domingo, 12 de março de 2006

Um artigo de Tiago Mendes, no Diário Económico

Deficiências
Um desejo:
que o tema dos direitos dos deficientes não fique apenas na agenda da Primeira Dama. Há uma magistratura de influência por cumprir
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Muitas coisas separam Portugal de Inglaterra. Uma é evidente: a forma como os deficientes se integram na sociedade. Algo que põe à prova, mais do que o sentido de justiça social, o valor da cidadania de um país. Em Oxford, não se sente o ostracismo relativamente aos deficientes que há em Portugal. Apercebemo-nos disto um pouco por toda a parte: das universidades aos teatros, das discotecas aos ginásios. E, claro, na rua, onde reaprendemos a olhar o deficiente como um cidadão igual aos outros. Sem qualquer reacção especial. Sem a escolha angustiante entre olhar e não olhar. A ”normalidade” no tracto social é um dado adquirido. O exemplo maior? Enquanto o português discute o politicamente correcto da denominação ”pessoa com deficiência” face a ”deficiente”, os ingleses têm, na famosa série ”Little Britain”, um personagem que anda de cadeira de rodas sem precisar dela, divertindo-se à custa do amigo. Já dizia Pessoa que um dos traços distintivos entre os homens é a qualidade da ironia, marca superior da civilidade.
O sentido de justiça para com os deficientes diz muito do país que somos. Sobretudo em relação aos que não têm qualquer responsabilidade pela deficiência que possuem. Em Portugal, existe uma miríade de leis por cumprir. Na Inglaterra, não. Os edifícios têm acessos adequados e os passeios estão rebaixados. As universidades garantem igualdade de oportunidades no acesso, na frequência e na avaliação dos estudantes. É comum vermos cadeiras de rodas mecanizadas e cães-guia pela cidade. Um cão-guia custa três anos de treino e cerca de 20 mil euros. As cadeiras não serão baratas. A diferença nos níveis de vida é real, mas acaba por ser uma questão menor: o importante é a igualdade de oportunidades na sociedade em que se vive.
Na política portuguesa há pouco interesse no tema, não obstante a minoria silenciosa de 500 mil portugueses com algum tipo de deficiência poder mudar uma eleição. Três razões ajudam a perceber o porquê disso. Primeira: a inveja, pouco convidativa a olharmos para aqueles que têm menos ”projecção social” do que nós. Segunda: uma débil consciência cívica, favorável à continuação do estado das coisas. Terceira: a dependência do Estado, uma forma de alívio rápido para as consciências de muitos. A Inglaterra notabiliza-se também aqui, por ter visto crescer, a par da liberdade, um forte espírito de comunidade, onde a participação do cidadão no espaço público é uma imagem de marca. E onde os ‘lobbies’ têm um papel natural, havendo alguns que lutam pelos direitos dos deficientes, algo pouco visto em Portugal. O que nos leva - no contexto da tomada de posse do novo Presidente da República - a juntar ao desejo de ”boa sorte”, este outro: que o tema dos direitos dos deficientes não fique apenas na agenda da Primeira Dama. Há uma magistratura de influência por cumprir.
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Publicado no Diário Económico, a 8 de Março de 2006

GOTAS DO ARCO-ÍRIS - 8

E DEUS FEZ UMA ALIANÇA!...
Caríssimo/a:
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Andávamos nós muito divertidos, quando fomos confrontados com a doença... Ainda bem que tudo parece ultrapassado pois, de repente, surge-nos um texto que responderá ou não às nossas inquietações e perplexidades: traz-nos a própria voz de DEUS.
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“DEUS disse a Noé e seus filhos: Estabelecerei a minha aliança convosco, com a vossa descendência e com todos os seres vivos que vos acompanham: as aves, os animais domésticos, os animais selvagens que estão convosco, todos quantos saíram da arca e agora vivem na terra...
DEUS disse ainda: Este é o sinal da aliança que estabeleço convosco e com todos os animais que vivem entre vós, por todas as gerações futuras: FAREI APARECER O MEU ARCO SOBRE AS NUVENS, QUE SERÁ UM SINAL DE ALIANÇA ENTRE MIM E A TERRA. Sempre que eu cobrir a terra de nuvens e aparecer nas nuvens o ARCO, recordarei a minha aliança convosco e com todos os seres vivos e nunca mais as águas formarão um dilúvio para destruir todas as criaturas.”
E se DEUS disse, está dito!...
Sobre a semana que passou apenas duas pequenas gotas que, na sua frescura, me permitam prestar homenagem sentida a João Cidade e à Mulher.
João Cidade, português, mais conhecido no Mundo por S. João de Deus, é um exemplo vivo de louco pelo Homem! Arco altaneiro que abrigou e continua a abrigar os mais de menos que a sociedade enjeita e repele...A sua obra aí está para quem quiser ver.
À Mulher e da Mulher outros dirão o que é bom que se diga; por mim, levanto aqui o meu arco a todas as Mulheres que me têm ajudado (e continuam a ajudar) a crescer. E se as actuais o permitirem, gostaria de trazer para junto de nós aquelas heroínas que, na sua humildade e no seu labor silencioso, fizeram a nossa Terra. Bem hajam!
Manuel

Uma reflexão do padre João Gonçalves, pároco da Glória

Oferta estranha
Há quem dê do que sobra; há quem dê do que faz falta - já custa mais. Mas há quem se dê a si mesmo - em tempo, em presença, em vida por vida. Ao Patriarca Abraão foi pedido que oferecesse o próprio filho; a sua atitude interior foi de disponibilidade ainda que, certamente, de interrogações e sofrimento.
Deus fez o mesmo; quando entendeu necessário para nós, ofereceu-nos o Seu Filho Jesus. E se a Abraão Deus dispensou do acto da oferta de Isaac, com Jesus não fez o mesmo: deixou que o processo fosse até ao fim, e acabou em oferta de cruz.Era preciso salvar a Humanidade e recriar no Homem o sentido da esperança; e, quando se ama, faz-se tudo pelo amado, nem que vá até ao Calvário ou à morte.
Deus está por nós; está do nosso lado, apesar das nossas infidelidades; vem ao nosso encontro, por ruas e avenidas, pelos montes e vales; e não desiste de procurar quem se perdeu, e oferece sempre novas oportunidades, a maior das quais foi a oportunidade de Se fazer encontrar connosco, no Seu Filho muito amado, entregue em oferta por todos nós.
Da nossa parte há-de ficar sempre lugar para a gratidão, gentil e delicada. Afinal, amor paga-se com amor!
: In "Diálogo", 1065 - II DOMINGO DA QUARESMA - Ano B

sábado, 11 de março de 2006

AVEIRO: Feira de artes e ofícios

FEIRA ARTES E OFÍCIOS
12 DE MARÇO DE 2006
A Feira das Artes e Ofícios vai ter lugar no próximo Domingo, dia 12 de Março de 2006, das 8 às 19 horas, nas Praças 14 de Julho e Joaquim Melo Freitas.
De realçar que a Feira das Artes e Ofícios tem por objectivos reavivar tradições e mostrar o que de melhor se faz em artesanato, transmitindo cultura e saberes às gerações mais novas.

Presidente da CNIS aplaude José Sócrates

Rede Nacional de Equipamentos Sociais
vai ser alargada O Presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) está satisfeito com as medidas hoje anunciadas por José Sócrates, para o Programa de Alargamento da Rede Nacional de Equipamentos Sociais (PARES). Este Sábado, o primeiro-ministro apresentou, no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, o programa que prevê um investimento de 450 milhões de euros, verba a aplicar nos próximos quatro anos, e que irá criar mais de 15 mil postos de trabalho e 45 700 vagas em creches, centros de actividades ocupacionais, lares residenciais, serviço de apoio domiciliário a pessoas com deficiência, centros de dia, lares de idosos e serviço de apoio domiciliário a idosos.
Para o presidente da CNIS, Pe. Lino Maia, “estas medidas são muito oportunas”, disse à Agência ECCLESIA, sublinhando que “serão estas as áreas em que é mesmo preciso apostar”.
O Programa PARES vai-se realizar através de parcerias com as câmaras municipais e com as instituições particulares de solidariedade social (IPSS) e também com os privados.
Segundo o Pe. Lino Maia, não se trata de “apoio a instituições lucrativas” que, faz questão de salientar, “têm também um trabalho grande a desempenhar na área” mas, explica, “o que está em agenda é apoiar fundações que têm intervenção na área social e que não são propriamente lucrativas”. Esta foi, pelo menos, a explicação que o presidente da CNIS obteve do ministro do Trabalho e da Segurança Social, Vieira da Silva, num encontro que tiveram recentemente, revelou. “Do encontro que tive com o senhor ministro fiquei agradado e acho que está no caminho certo”.
O programa que José Sócrates hoje apresentou foi referenciado pelo próprio a 24 de Fevereiro no Parlamento, e sobre este o Pe. Lino Maia tinha manifestado à Agência ECCLESIA dúvidas em saber se os apoios anunciados para os equipamentos sociais contemplavam, ou não, as instituições com fins lucrativos. “Foram feitas afirmações que pareciam indiciar a disponibilidade para apoiar organizações lucrativas. Não houve um esclarecimento do que se pretendia de facto dizer”, comentou hoje o Pe. Lino Maia.
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Fonte: Ecclesdia
Foto de Dinis Alves, do Solidariedade

As minhas escolhas

No DN, pode ler "O Iraque e a revolução falhada", um artigo deFranc isco Sarsfield Cabral. No mesmo jornal, sugiro a leitura de mais este texto: "O que vai mudar nas nossas cidades" .
No Diário de Aveiro, há este texto que vale uma reflexão: "Sócrates pede a Aveiro para 'puxar pelo país'".

Desemprego não pode deixar-nos tranquilos

Consciências não podem sossegar perante a falta de emprego
O presidente da Comissão Coordenadora das Semanas Sociais Portugueses considera que as consciências não podem ficar sossegadas perante o drama do desemprego, que afecta pessoas de todas as idades.«Por respeito para quem está em situações dramáticas de falta de colocação, não é sério ficarmos agarrados a ideias feitas ou atribuindo responsabilidades a quem, com realismo, não pode resolver todos ou a maior parte dos problemas», afirmou Manuel Porto.
Este responsável manifestou algumas inquietações, ao falar do «orgulho » com que os europeus falam do seu modelo social. «Temos o direito de o manter sem nenhuma alteração quando as estatísticas mostram que na “eurolândia” a taxa de desemprego é de 8,3 por cento, com uma taxa de crescimento que se queda por 1,6 por cento? », interrogou.
Em contraponto, apontou o bloco norte- -americano «criticável a muitos propósitos, “desconhecendo” incompreensivelmente carências básicas de tantos cidadãos, mas com índices de crescimento anual muito mais elevados – 3,6 por cento – e uma taxa de desemprego de 4,9 por cento, quase metade da “eurolândia”». «Talvez o caminho correcto esteja de permeio, numa sociedade com uma ampla cobertura social que permita, por isso mesmo, uma flexibilidade e uma participação maiores», afirma.
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Fonte Ecclesia

A foto do dia

Praia da Barra
O mar é sempre reconfortante. Quando o stresse nos invade, com o corre-corre da vida, vale sempre a pena deixar tudo, por uns simples momentos, e procurar a paisagem marítima que nos leva, quantas vezes em sonhos, para paraísos tranquilizantes. Neste fim-de-semana sugiro esta experiência, que não custa dinheiro.

sexta-feira, 10 de março de 2006

4º Lugar para padres futebolistas portugueses

2.º Liga Europeia de Padres Católicos em Futsal Sacerdotes futebolistas oferecem troféu
ao Santuário de Fátima A selecção portuguesa de sacerdotes futebolistas ofereceu ontem, 9 de Março, ao Santuário de Fátima o troféu obtido pela participação no campeonato europeu de padres futebolistas, realizado em Zabreb, na Croácia, a 7 e 8 de Fevereiro. Recorde-se que a selecção portuguesa trouxe de Zagreb um honroso 4.º lugar, após uma competição entre dez países europeu, e com o troféu a ficar em casa, para a equipa croata. A taça e um quadro com uma fotografia da equipa portuguesa foram entregues ontem ao Reitor do Santuário de Fátima, Mons. Luciano Guerra, na presença do Bispo de Diocese de Leiria-Fátima, D. Serafim de Sousa Ferreira e Silva, após um almoço/convívio oferecido pelo Santuário aos sacerdotes futebolistas. Durante a tarde, os sacerdotes visitaram a exposição “Fátima Luz e Paz”, mostra representativa das ofertas feitas ao Santuário ou a Nossa Senhora de Fátima. No local, puderam apreciar outras ofertas de devotos desportistas, como as camisolas do futebolista Romário e do campeão de ciclismo Joaquim Agostinho. O grupo dirigiu-se depois à Capelinha das Aparições, para uma oração individual, e visitou o local onde estão sepultados dos três Videntes de Fátima, na Basílica do Santuário.
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Fonte: Santuário de Fátima

Enciclopédia de Fátima

Mais de cem artigos na Enciclopédia sobre Fátima
O próximo volume da Documentação Crítica de Fátima sairá no próximo mês de Maio. Em declarações à Agência ECCLESIA, D. Carlos Azevedo, presidente da Comissão Científica para a Documentação Crítica de Fátima, referiu também que em relação à Enciclopédia sobre Fátima “os artigos estão todos entregues e metade da colaboração já chegou”. Ao todo esta obra terá mais de uma centena de artigos.
Em 2007, publicar-se-á também uma bibliografia e cronologia de Fátima.Com muita documentação, o próximo volume abrange cinco anos (1922-27): “do processo canónico até à criação da capelania” – realçou. O primeiro tomo do volume abrange de 4 de Maio de 1922 até 12 de Outubro de 1922. “Há muita documentação nesta fase porque há a primeira grande peregrinação onde vão cerca de 40 mil pessoas e dá muito brado na imprensa” – disse D. Carlos Azevedo.
Na reunião da Comissão Científica para a Documentação Crítica de Fátima ficou também decidido que o Santuário iria contratar um técnico superior de arquivo para ajudar na preparação do trabalho para a beatificação da Irmã Lúcia. “Recolher todas as cartas e catalogá-las para ser mais fácil o acesso aos documentos” – salientou.
Como serão digitalizados os primeiros mil números do jornal a «Voz da Fátima», no próximo dia 22 de Março haverá uma reunião com a participação da Biblioteca Nacional (BN), o Santuário de Fátima e a empresa responsável pela digitalização.
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Fonte: Ecclesia

Citação

"Os ventos não parecem favoráveis, mas o novo Presidente vislumbra 'brisas propícias', como Cabral quando partiu para o Brasil num mesmo dia de Março."
António José Teixeira, no "Diário de Notícias" de hoje
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(Para ler todo o editorial do director do DN, clique aqui)

As minhas escolhas

No DN, pode ler um artigo de Maria José Nogueira Pinto, intitulado "De ser mulher". No semanário Voz Portucalense, há uma boa entrevista ao padre Victor Melícias, intitulada "Multiculturalidade, unidade nas diferenças", na secção Especial.

ROTA DA LUZ CONSOME-SE A SI PRÓPRIA

Sede da Rota da Luz

Novo presidente da Rota da Luz, em entrevista ao Diário de Aveiro "A Rota da Luz tem um lado
autofágico e consome-se a ela própria"
Sente que é presidente de uma instituição fragilizada, já que os municípios têm dado sinais de descontentamento com o funcionamento da Rota da Luz e falam até na necessidade de criar outra entidade?
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Este é o momento em que os municípios, as administrações regionais e a administração central estão a pensar na reformulação do modo de encarar o turismo. Não é um exclusivo das autarquias – todos estamos a pensar quais os novos modelos adequados. É um momento importante porque os modelos se estão a definir. As regiões de turismo, por força de novas entidades que surgem mas também por causa dos novos paradigmas, têm de repensar a sua maneira de intervir. Estamos todos de acordo quanto a isso. O turismo é cada vez mais uma componente importante do PIB e percebemos que este modo de agir tem de ser muito mais bem organizado do que o foi até hoje.
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(Para ler toda a entrevista, clique aqui)

quinta-feira, 9 de março de 2006

CAVACO SILVA toma posse como Presidente da República

Presidente da República reafirma disponibilidade para cooperar com o Governo
O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, reafirmou hoje, durante a cerimónia de tomada de posse, que está a decorrer no Parlamento, a sua total disponibilidade para cooperar com o Governo de José Sócrates. Cavaco Silva propôs cinco desafios à sociedade portuguesa. O primeiro é a criação de condições para o crescimento mais rápido da economia, com o objectivo de proporcionar mais emprego aos portugueses e aproximar Portugal dos parceiros europeus.
O segundo desafio compreende a qualificação dos recursos humanos, tanto ao nível da educação dos jovens como da qualificação dos trabalhadores.
A terceira proposta feita por Cavaco Silva reside no reforço da credibilidade do sistema de justiça, com o intuito de criar um sistema de justiça "mais eficaz, credível e responsável".
O quarto ponto é a sustentabilidade do sistema social e a necessidade de se encontrar uma fórmula que permita manter o actual apoio social aos mais desfavorecidos, aos desempregos e aos reformados.
Por último, Cavaco Silva apontou a credibilização do sistema político como o quinto desafio a que Portugal tem de responder. "Os agentes políticos têm de ser um exemplo de cultura da honestidade, de transparência, de responsabilidade, de rigor na utilização dos recursos do Estado, de ética do serviço público, de respeito pela dignidade das pessoas, de cumprimento de promessas feitas", sublinhou.
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(Para ler mais, clique PÚBLICO)

Um artigo de Bagão Félix, no Correio do Vouga

SER E TER
Fazem parte dos verbos fundamentais da nossa existência. Andam de mãos dadas e de pés atados: o ser e o ter. Às vezes sós, muitas vezes acompanhados do saber, do fazer, do dar, do amar. O nosso viver confronta-se invariavelmente entre a liberdade de se ser, a necessidade de se ter, a responsabilidade de se dar, a capacidade de se fazer, a exigência de se saber, o impulso de se amar. Mas, num tempo impulsionado cada vez mais pelas tecnologias poderosas e pela obsessão da circunstância, é entre o ser e o ter que nos vemos constantemente desafiados. É de tal modo assim, que na linguagem corrente nos deixamos aliciar pela hegemonia do ter, mesmo se com isso apenas estamos a ser. Usa-se e abusa-se do ter, para se expressar uma acção, um movimento, um processo, um estado de alma até. Já não sói dizer-se “penso”, mas “tenho uma ideia”, “quero” mas “tenho vontade”; ou um “tenho um desejo”, quando nos bastaria tão simplesmente a conjugação do verbo desejar. E, não raro, até nos damos conta de que, em vez de “sermos”, dizemos que “temos uma vida”… Este tipo de linguagem denuncia a supremacia quase inconsciente e perigosamente alienante do ter sobre o ser, no nosso quotidiano. Até os problemas que nos consomem em cada dia já não são do domínio do ser mas do ter. Por isso, dizemos “Eu tenho um problema” o que significa que transformamos a percepção do problema em qualquer coisa que passamos a possuir: o próprio problema!... E este vinga-se passando de possuído a possuidor. :
(Para ler mais, clique aqui)

ROTA DA LUZ VAI MUDAR DE NOME

A Região de Turismo da Rota da Luz deverá mudar a sua designação, revelou o novo presidente da instituição, Pedro Silva. Em entrevista ao Diário de Aveiro, a publicar nos próximos dias, o responsável adiantou que está em marcha um projecto de renovação da imagem institucional do organismo, de que faz parte a alteração do nome. «As regiões de turismo no país foram mudando o seu nome para que pudesse haver uma maior identificação geográfica», afirmou, acrescentando: «Qualquer pessoa em Espanha ou França percebe onde está Leiria-Fátima, ou o Alto Tâmega, ou a Serra da Estrela... São referências geográficas». «A Rota da Luz deve ser a única no país que não tem uma referência geográfica específica. Para melhor identificar a região, temos de mudar», salientou ao Diário de Aveiro, advertindo que a alteração da designação carece de aprovação da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro. O novo nome – que Pedro Silva não revela – será encontrado em conjunto com as autarquias que integram a Região de Turismo da Rota da Luz, de quem terá partido a ideia de alterar a designação da instituição. «Estamos a fazer contactos com as câmaras municipais e tenho encontrado muita sensibilidade», finalizou. Águeda, Albergaria-a-Velha, Arouca, Aveiro, Castelo de Paiva, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira de Azeméis, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga, Vagos, Vale de Cambra e São João da Madeira são os municípios que integram a Rota da Luz.

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Fonte: Um texto de Rui Cunha, no Diário de Aveiro

Um artigo de D. António Marcelino

COMPAIXÃO,
GRANDEZA
DE UM SENTIMENTO
FRATERNO Aqui há uns anos, quando disse, perante uma situação, então ainda dolorosa e difícil de compreender e de aceitar, que o sentimento mais respeitador e estimulante era a compaixão, rasgaram-se as vestes pelo escândalo de uma tal opinião. Tratava-se de um programa de televisão, preparado com grande publicidade, na qual não faltava pimenta suficiente para estimular, convidar a ver e a não perder. A compaixão não é nem dó nem pena, mas sintonia interior com a situação e os sentimentos do outro ou dos outros, que leva ao gesto fraterno de fazer o que é possível para ajudar, a fim de que a pessoa não se sinta só e perceba que há sempre um ombro amigo que se pode encostar ao seu, dividir o peso da sua cruz e convidar a prosseguir. O Deus de Israel teve compaixão do povo, escravizado no Egipto. Jesus Cristo mostrou a sua compaixão para com a multidão que, no deserto, estava esvaída de cansaço e de fome, sem meios para responder à sua necessidade. Este sentimento divino encontrou resposta para um e outro caso. A mensagem quaresmal do Papa fala deste sentimento de compaixão, porque, no mundo de hoje, há multidões famintas de pão, de saúde, de alegria, de paz, de amor, de respeito, de justiça, de apreço. Onde não houver atenção a esta realidade e consideração pelo que ela tem de doloroso, nada muda, a não ser para pior, no sentimento e na dor de quem se sente marginalizado, desatendido, não amado nem respeitado. Um irmão sente a dor do irmão e partilha-a, é cireneu de quem se verga ao peso da cruz e, como o samaritano da parábola, muda projectos pessoais para ser alívio consolador e eficaz. Um irmão não passa ao lado de quem sofre, nem é indiferente aos esforços de quem vai avançando na vida com confiança e esforço Um irmão não julga nem condena, antes compreende e ama. É esta a grandeza e a beleza da compaixão fraterna, da solidariedade aberta para com aquele, de perto ou de longe, que precisa de estima e de apoio. A pobreza da nossa sociedade está no egoísmo que torna estéril o espaço das relações pessoais, mata os sentimentos nobres, capazes de compaixão e de partilha, e estabelece, a partir de critérios pouco honestos e falíveis, que não reconhecem dignidade, nem direitos e deveres, a todos por igual. O calor da fraternidade, afectiva e efectiva, humaniza a sociedade. A frieza egoística que só tem lugar para os interesses pessoais, satisfeitos a qualquer preço, é um vendaval selvagem que destrói a justiça, mina a verdade, levanta muros de divisão e discórdia, torna impossível os sentimentos gratuitos. O amor compassivo traduz a procura serena do bem do outro, mormente quando ele já o não consegue por si ou encontra fechadas todas as portas de acesso para o poder alcançar e desfrutar. Para um crente, o projecto de Deus, revelado em Jesus Cristo, é um desafio que o leva a pôr os pés na terra de todos os que sofrem e a cultivar um coração fraterno. Ao crente, verdadeiro e sincero, amarga o pão da abundância, quando cruza os seus olhos com os olhos incómodos e o rosto desfigurado do faminto. A compaixão, expressão de amor e de caridade efectiva, não dispensa nem ilude a justiça. Porém, a vida do dia a dia vai-nos mostrando como é difícil a justiça para um coração que não sente a dor do próximo e é incapaz de compaixão e de sintonia com quem quer que seja, tanto nos momentos de sofrimento, como das pequenas alegrias. A Quaresma, bem compreendida e vivida, molda o coração ao bem, um coração de carne não de pedra. No respeito sem condições e na partilha generosa, permite e alimenta relações fraternas, as únicas que humanizam o mundo das pessoas e dão gosto à nossa vida em sociedade.

quarta-feira, 8 de março de 2006

SEMANA SOCIAL, EM BRAGA, de 9 a 12 de Março

Carta Aberta aos cristãos e «a todos os homens de boa vontade» a propósito das Semanas Sociais Portuguesas
"Uma Sociedade
Criadora
de Emprego"
Vai realizar-se em Braga, de 9 a 12 de Março, nova edição das Semanas Sociais Portuguesas, uma iniciativa da Conferência Episcopal Portuguesa, através da sua Comissão do Laicado e Família.
Em boa hora, a organização decidiu debater nesta edição o problema do emprego - um tema da maior importância e da maior actualidade, particularmente para Portugal. A este propósito, tenham-se em presença, pela preocupação que provocam, as mais recentes estatísticas publicadas por diversos organismos públicos nacionais e internacionais.
Na senda da inspiração do Papa João XXIII, este fórum destina-se certamente aos cristão e «a todos os homens de boa vontade» que, por exigência de consciência, estão preocupados com as implicações éticas, políticas e sociais do problema em causa no cumprimento da missão do Homem.
Estimula-se, pois, a viva participação de todos! Esta participação concretiza-se certamente pela presença nas sete sessões programadas, que contam com reflexões de várias personalidades com mérito reconhecido nacional e internacionalmente. Entre elas estão Renato Cardeal Martino, Jacques Delors, António Guterres, António Borges, Victor Constâncio, Jorge Braga de Macedo, Augusto Mateus, Daniel Bessa, Manuel Braga da Cruz, Eduardo Marçal Grilo e Roberto Carneiro. Concretiza-se, também, pelo posterior testemunho vivo da participação, nos diversos contextos da realidade social e da realidade eclesial.
Para esse efeito, mais que a discussão no âmbito das análises puramente científicas, instrumentos sempre exigíveis para o esboço de soluções possíveis, o fórum procurará criar, também, espaço para uma dinâmica de responsabilidade e de iniciativa, podendo cada um dar contributo relevante - pelo menos motivar os demais.Portanto, para além do convite que vos é dirigido, solicita-se que divulguem esta iniciativa e seus resultados nos contextos das vossas vivências, motivando as pessoas das vossas relações a participar no desenvolvimento e divulgação das soluções que aí se gizem para a questão do emprego, para bem de todos.
Com o maior empenho e que haja uma grande participação do vosso meio, junto os meus melhores cumprimentos,
Braga, 8 de Março de 2006
Pedro da Cunha-Sottomayor
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Um artigo de José Tolentino Mendonça

Bíblia, literatura e beleza
Quando Santo Agostinho, no seu De Doctrina Christiana, escrevia que quem folhear a Bíblia «encontrará muitos géneros de locução de tanta beleza», ousava temerari-amente equiparar os Livros Sagrados à excelência literária dos textos clássicos, reconhecendo que a qualidade espiritual é também enunciada por uma qualidade estética. Para Agostinho, a Bíblia era, claro, fonte de experiência religiosa, mas também, e de um modo irresistível, uma escola de escrita e de leitura. O seu século, porém, estava encravado num estreito cânone de beleza: se um jovem quisesse aprender a surpresa e perfeição do estilo devia unicamente beber na tradição retórica ou poética tradicional, que é como quem diz greco-latina. A Bíblia era apenas um suporte religioso. Uma língua de trapos acusada de ‘rusticitas’. As coisas que contava tinham um sentido, mas descritas de um modo irrelevante numa sociedade que se amotinava em torno aos filósofos, aos dramaturgos ou aos tribunos. As palavras de Agostinho falando de «tanta beleza» a propósito da Bíblia representariam, aos ouvidos do seu tempo, não um juízo, mas uma provocação. Hoje não sei bem o que são.
O entendimento da Bíblia, como repertório avulso de verdades, leva a que ainda um grande número de abordagens ao texto bíblico se interesse mais pelas ideias de homem, de alma ou de escatologia, negligenciando as ditas ‘palavras’, isto é, os dados da expressão, muitas vezes considerados como aspectos menores ou estranhos ao estudo de um documento essencialmente religioso. Embora, nos últimos anos, se vá consolidando a verificação de que a verdade bíblica é solidária com o seu suporte estético expressivo, pois fé e linguagem intrinsecamente se reclamam. E esteja a alterar-se uma certa conjuntura intelectual que remetia a Bíblia para o restrito domínio do religioso, esquecendo que a condição teológica da Bíblia é inseparável da sua natureza propriamente literária.
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(Para ler todo o artigo, clique aqui)

Dia Internacional da Mulher

Já não é sem tempo... em dois mil anos de civilização cristã
Em princípio, nada tenho contra os Dias Mundiais ou Internacionais. No mínimo, eles servem para chamar a atenção, levando-nos a reflectir, para a importância de pessoas, factos, propostas e projectos universais, ideias e sonhos, desafios e efemérides. O Dia Internacional da Mulher, contudo, revela, à saciedade, que as mulheres continuam, nas civilizações conhecidas destes tempos, numa situação de menoridade social, profissional, religiosa e cívica. Por mais que lutem, por mais que mostrem, claramente, que em nada são inferiores aos homens, em qualquer campo, elas sofrem, na grande maioria dos casos, uma discriminação ridícula e injusta. É certo que as mulheres já ocupam cargos e funções onde a condição do género não encontra obstáculos. Mas também é verdade que aos lugares de topo, sobretudo nas actividades privadas, raramente conseguem chegar. Os homens, por norma, não encontram essas dificuldades, em confronto com as mulheres. As mulheres estão em maioria nas universidades, nas escolas, nos serviços de enfermagem. As mulheres estão em maioria nas Igrejas, nas missões, no voluntariado social e nos trabalhos que exigem habilidade manual. As mulheres, que mantêm, no dia-a-dia, duas profissões, a que lhes paga um ordenado e a que elas têm de desenvolver na educação dos filhos e na lida da casa, nem sempre são remuneradas, no meio empresarial privado, em pé de igualdade com os homens. As mulheres, que são a maioria nas Igrejas, também merecem mais responsabilidades. E nessa linha, o Papa Bento XVI já prometeu, há dias, debruçar-se sobre o assunto, esperando-se alguns avanços no seio da Igreja Católica. As mulheres não estão na política em número suficiente para humanizarem, com a sua sensibilidade, as leis que nos governam. Mas estão nas artes, na cultura, na educação dos filhos, na solidariedade e na disponibilidade, onde mostram a riqueza do seu sexto sentido e a importância de ocuparem o lugar a que têm direito nas sociedades contemporâneas. Já não é sem tempo, em dois mil anos de civilização cristã.
: Fernando Martins

Um artigo de António Rego

Reinventar fogueiras
As ideias não nascem do chão. Nem do abstracto. Surgem – supõe-se – da cabeça das pessoas. Que está no corpo, que tem uma história, que passa pelo circuito do coração e, como hera teimosa, envolve o todo a partir da experiência acumulada no tempo. Quem diz ideias, diz ideologia ou mesmo crença. Obviamente que o ser ou não ser crente tem tudo a ver com Deus e tudo a ver com o homem.
Os crentes vivem a fé como dom e herança. Há ateus que, bem espremidas as razões, se afastaram da Igreja por motivos mais paroquiais que filosóficos ou teológicos. Nada em nós se explica sem o enquadramento ground, ou do contexto, que compõe todos os nossos discursos e sustenta muitas das nossas decisões.
Claro que voltamos ao tema da liberdade e da forma como esta aborda o sagrado que para os crentes está acima de tudo, inclusive da liberdade… sacralizada. A homilia de Cinzas do Cardeal Patriarca não podia ser mais límpida nesta matéria, revelando um respeito profundo pelos não crentes (a sua não crença é quase religiosa) e pedindo apenas que o mesmo respeito seja compartilhado pelo sagrado dos que acreditam. E, sobretudo, na convicção de que Deus continua imperturbável, seja qual for a sanha do pensar ou dizer do homem. Não estou a citar, e certamente nesta referência envolvo o meu todo de ser crente com o meu sacerdócio, profundamente marcado pelo mundo hodierno, na procura perseverante de sinais de Deus no universo dos crentes e descrentes.
Distinguindo a blasfémia da heterodoxia, a procura sincera da arrogância dogmática em qualquer direcção. Como aprendi do Concílio. O debate detonado pela bomba dos cartoons não deixa de ter utilidade, ao trazer para a ribalta um tema que tinha, como falta maior, o esquecimento ou aniquilação de Deus por via da indiferença.Mas preocupa que algumas opiniões exaltadas tenham por base uma ignorância supina (sem distinguir, por exemplo, o Carnaval das Cinzas) o que leva a crer que outra coisa está latente nesta questão: ir atrás dum carro que dá créditos no ringue dos intelectuais urbanos e azedos, e das minorias iluminadas que só mergulham no povo quando a temperatura das águas lhes convém.
Os intelectuais são a indispensável vanguarda duma sociedade e duma civilização. Mas não pensam apenas com a cabeça. Estão limitados também pela teia dos conceitos e preconceitos que os seus percursos pessoais acumularam. E muito do que dizem é mais fruto de sentimentos e ressentimentos que de brilhantes ideias que se acenderam numa noite escura visitada por minúsculos pirilampos. Não vale, por isso, a pena, reinventar fogueiras.

Os meus destaques

Hoje, pode ler a entrevista que o ainda Presidente da República, Jorge Sampaio, deu ao Diário de Notícias.
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Jorge Sampaio
Nasceu em Lisboa há 66 anos
Licenciado em Direito pela Faculdade
de Direito da Universidade de Lisboa
É Presidente da República desde Março de 1996

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A 48 horas de deixar o Palácio de Belém, o Presidente da República aceitou ter uma conversa com o DN, ao pequeno-almoço, no meio da preenchida agenda com que ocupou os últimos dias do seu mandato.
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O cargo de Presidente correspondeu ao que esperava?
Isto foi mais difícil do que eu supunha. Mas acho que as minhas qualidades se adaptam a este cargo. Exerci-o sem nenhum esforço particular. Acho que interpretei o regime semipresidencialista correctamente. Diz-se que houve instabilidade, mas fui forçado ela. Pela minha parte introduzi estabilidade e governabilidade no sistema. Foi um tempo de mudanças: os pais da pátria terminaram. Tenho pena de não ter havido, na geração dos 40/50 anos, ninguém que se tenha candidatado. Acho que era fundamental essa disponibilidade para e renovação.

terça-feira, 7 de março de 2006

Um artigo de Alexandre Cruz

Educar pelo
sentido artístico 1. Tem havido no seio da comunicação e educação uma certa aposta crescente na dimensão lúdica, artística, por forma ao “rótulo” ser mais motivador. Trata-se do esforço de criar pontes para com o destinatário (que também deve ser emissor) da mensagem, procurando despertar a motivação agarrando por dentro a pessoa naquilo que se pretende transmitir. Mas, com tantos factores de dispersão para a geração dos morangos com telemóvel, quer de entretenimento social quer pessoal, é cada vez mais difícil um envolvimento coerente de toda a pessoa numa certa mensagem, conteúdo, causa. Embora os nossos tempos sejam de sublinhada inovação tecnológica, o certo é que a criatividade, como habilidade pessoal, gosto criativo, não abunda muito pela nossa sociedade fora. É, por isso, essencial uma redescoberta da educação pelo sentido artístico mas que não deixe de fora a cultura, a identidade, o envolvimento de toda a pessoa. Caso não, as pessoas do futuro tornam-se cada vez mais estranhas à própria vida colectiva… Estas são algumas das conclusões fundamentais da Conferência Mundial de Educação Artística que por estes dias recorre em Lisboa, da organização da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), iniciativa que trouxe à nossa capital centenas de cientistas, professores e artistas. 2. Nesta nossa era de globalização acelerada, com tentações de igualitarismos e unicidades que desvirtuariam a riqueza tão diversificada da Humanidade, torna-se cabalmente importante o reconhecer para preservar as tradições, culturas, símbolos, até as próprias línguas. Como é maravilhoso sabermos que existem no mundo seis mil línguas e que, por si, são instrumento artístico e cultural, com as suas danças, cantares, cerimónias! Que secura, tão diferente e monótono, seria um mundo que anulasse a diversidade num “tudo igual” sem as cores da diferença! Estes nossos tempos, e ainda mais os tempos do futuro, de vidas e pessoas agarradas à máquina informática, precisam de valorizar em proporção toda a componente humana, personalizada, de habilidade manual, de invenção a partir do nada, num despertar dos sentidos logo a partir da mais tenra idade. O director-geral da UNESCO, que defende uma educação para todos (no âmbito da Declaração do Milénio), aposta decisivamente na qualidade, o que implica a noção artística da vida como caminho de criatividade. Koichiro Matsuura, dá o seu próprio testemunho a partir do Japão, sua terra natal: “No Japão, onde nasci e cresci, há educação artística. Aí, sempre teve muita importância, o que permite às crianças e aos jovens desenvolver uma forte compreensão do que é a arte. A educação artística – desenhar, pintar, fazer escultura, cantar, … - deve estar inserida no curriculum escolar e os professores devem ter formação para a leccionar.” 3. Certamente que a arte, pelo seu poder de sensibilização e interioridade, será um caminho capaz de criar pontes de vida relacional (uns com os outros), como dimensões essenciais de profundidade. Se as pessoas fossem máquinas não faria sentido esta aposta da UNESCO; mas como à dimensão pessoal pertence a abertura à admiração, sonho, poesia, profundidade de sentido e de paz, então, nos tempos tecnológicos, esta será uma aposta decisiva em formar para a vida com valores a própria pessoa. O testemunho, entre tantos outros especialistas na área do desenvolvimento da consciência humana na sua integralidade, vem também do nosso cientista António Damásio, para quem a imaginação e criatividade implicam uma obrigatoriedade em dar mais lugar à componente artística na própria formação, logo começando pelas idades mais novas. Ainda que a ciência exacta fascine todo o cientista na conjugação de factores em ordem à experiência científica concreta, todavia, como claramente já testemunhou a Conferência Mundial, na componente do cidadão situado na pluralidade de mundo, culturas, sensibilidades e sentidos de vida, “o ensino artístico é importante para criar cidadãos responsáveis”, numa abertura da arte à ética pessoal e social. 4. Que lugar temos para esta vivência e proposta? A tecnologia, por muito importante que seja, não passa de um instrumento; o essencial serão sempre as pessoas na sua abertura ao outro, na sua consciência de ser cidadão. São, a este respeito, muitos os caminhos andados entre nós; mas são muitos mais os percursos a sabiamente construir nesta nova era da comunicação. Pelo menos o importante é manter a distância crítica em relação ao próprio ideal. Como estaremos a este respeito de criatividade e responsabilidade daqui a uns 20 anos?... Veremos o fruto criativo ou a desilusão seca e desumana do que agora semeamos. (Já agora, por vezes é muito preocupante a forma como algumas crianças ou adolescentes de telemóvel tratam seus humildes e lutadores pais…). Talvez até mesmo a própria Europa inclusiva precise de se redescobrir a partir da sua inspiradora arte… Vamos apostar mais no património da qualidade (de sentir) humana, pois com pessoas renovadas não há missões impossíveis e todas as distâncias passam a sensibilizante proximidade!

Anuário Católico de Portugal

Há quebra progressiva nos baptizados
O “guia” da Igreja Católica de Portugal confirma, na sua edição de 2006, a quebra progressiva do número de Baptismos e de ordenações sacerdotais, no nosso país.
Sendo verdade que a vida da Igreja não se limita a números, as estatísticas dos últimos anos podem ser um convite à reflexão, sobre as dificuldades, os equilíbrios necessários, as sementes de renovação e os sinais do presente e do futuro para a Igreja Católica no nosso país.
O “Anuário Católico de Portugal” chega, em 2006, à sua 20ª edição, reunindo e apresentando um amplo conjunto de dados sobre a Igreja em Portugal. “Essa Igreja, que peregrina pela história, é uma realidade em permanente transformação”, alerta o Pe. Joaquim Garrido, director do Secretariado Geral da CEP, responsável por esta edição.
Os dados apresentados referem-se a 2003, retomando o trabalho da Secretaria de Estado do Vaticano, através do seu Departamento Central de Estatística. Em Portugal, segundo o Anuário, 91,52% da população professa a fé católica.De 2000 a 2003, o número de sacerdotes diocesanos baixou de 3.159 para 3.029 (menos 130), enquanto que o clero religioso manteve praticamente o mesmo número. A situação de 2003 mostra que por cada dois padres que morrem (nesse ano foram 80), apenas um é ordenado (37 novos sacerdotes).
Apesar desta quebra no número de padres, a maioria das mais de 4 mil paróquias estão confiadas à administração sacerdotal (99,15%) e apenas 37 paróquias são administradas pastoralmente por diáconos, religiosas e leigos.
Os seminaristas de filosofia e teologia também são menos, segundo os últimos dados disponíveis: de 547, entre diocesanos e religiosos, em 2000 passou-se para 471 em 2003.
O número de Baptismo mostra uma redução de quase 10 mil pessoas, mas esse dado deve ser lido à luz da variação do número de nascimentos em cada ano. Em 2000 foram baptizadas mais de 92 mil crianças com menos de 7 anos, e em 2003 esse número ficou-se pelos 82.640. O número de Baptismos depois dos 7 anos representa, actualmente, cerca de 6% do total e chegou, em 2003, aos 5.516 (5.938 em 2000).
As estatísticas, contudo, não são mais do que uma pequena parte do que é apresentado no Anuário Católico, que oferece informações sobre o Papa, a Santa Sé, a Conferência Episcopal Portuguesa, as Diocese do país, os Institutos de Vida Consagrada, movimentos e obras.
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Fonte: Ecclesia

Um poema de João de Barros

João de Barros

Invocação à terra 

Oh! terra! Oh! terra sã da minha Pátria! 
Eu ouço 
No peito, a crepitar, teu riso fresco e moço, 
No meu corpo a canção dos teus ritmos leais. 
Tudo o que em ti é vida e juventude eterna, 
Sinto-o na minha carne e em meu sangue mortais. 
Tua seiva amorosa e tua força terna 
Traz quimeras à alma e rosas aos rosais … 
Aprendi a chorar com o teu chorar de fontes, 
Aprendi a ambição olhando os horizontes 
E escutando o fragor do teu mar de epopeia! 
E, na volúpia ardente ou na divina ideia, 
No orgulho que exaspera ou na glória que vence, 
Sei que nada, afinal, criei ou me pertence: 
– Sei que triunfa em mim somente essa energia 
Que é pomar, é vergel, é canto matinal, 
É onda que palpita, é sol que me alumia, 
É brisa da manhã, é doçura e alegria 
É tudo o que tu és, terra de Portugal! : 

João da Barros (1881 – 1960), 
in “Oração à Pátria”