terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Maria de Fátima Teles é a nova presidente da CPCJ de Ílhavo



Maria de Fátima Teles 
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Ílhavo elegeu para sua presidente, para o próximo triénio, Maria de Fátima Teles, a representante do município.
Em comunicado que nos foi enviado, sublinha-se que «será dada continuidade ao trabalho desenvolvido por este organismo em prol da promoção dos direitos e proteção das crianças e jovens de Ílhavo, nomeadamente através das ações previstas no Plano Local de Promoção dos Direitos da Criança, envolvendo, para o efeito, todas as entidades parceiras da comunidade». 
Entretanto, a recém-eleita presidente acredita que, «com a experiência e o empenho já demonstrado pela equipa “residente”, todo o trabalho continuará a ser de excelência e focado no bem-estar das nossas crianças, jovens e suas famílias».

NOTA: Hoje, porventura mais do que nunca, a proteção de crianças e jovens deve estar sumamente atenta aos cuidados de quem mais precisa, a muitos e diversificados níveis, na certeza de que eles serão o futuro de uma sociedade mais justa e mais fraterna. Nesse pressuposto, todos devemos estar disponíveis para ajudar, no que for possível e estiver ao nosso alcance, a CPCJ. 

Menino Jesus Feliz



NATAL

Menino Jesus feliz 
Que não cresceste 
Nestes oitenta anos! 
Que não tiveste 
Os desenganos 
Que eu tive 
De ser homem, 
E continuas criança 
Nos meus versos 
De saudade 
Do presépio 
Em que também nasci, 
E onde me vejo sempre igual a ti.

Miguel Torga

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Georgino Rocha - Onde estão as freiras, nossas irmãs?

D. António Francisco 


«“É isto que, em nome da Igreja de Aveiro, vos peço: Sede testemunhas felizes da fidelidade de quem se encontra com Deus; sede apelo contínuo à vocação para que nunca faltem trabalhadores generosos da Messe do Senhor; sede trabalhadores incansáveis desta Igreja em missão”. Pedido feito por D. António Francisco no a 2 de Fevereiro de 2014, dia dos consagrados, e agora evocado como memória agradecida.»

“A maioria das pessoas que vejo nesta sala, afirma Carlos Mester ao iniciar a sua comunicação no congresso da vida religiosa activa no Nordeste brasileiro, tem cabeça de prata, corações de ouro e pés de ferro”. De facto este biblista notável socorre-se do seu fino humor para provocar uma grande gargalhada e animar a vasta assembleia de 250 freiras, todas bem entradas em idade. O realismo sadio faz encarar as situações como elas são e a procurar tirar partido das oportunidades que oferecem. Os pés de ferro, ainda que com alguma ferrugem, constituem o testemunho mais expressivo do valor da vida religiosa, pois são estão dotados de uma energia que brota do coração sempre disponível para servir por amor. A moldura grisalha fica mais visível com as brancas que predominam no cabelo da maioria.

Este cenário tem tanto de encanto como de provocador, tanto de memória agradecida como de ousadia profética. Onde estão as freiras, nossas irmãs? Pergunta que nos leva a Nazaré da Galileia, a casa de Ana e de Joaquim, e a ver de novo o portador de boas notícias, o Anjo Gabriel, a chegar onde está Maria, e a saúda com o convite à alegria por ser a cheia de graça. Pergunta que nos faz percorrer os espaços geográficos, mas sobretudo anímicos, relacionais ocupacionais/laborais e espirituais que configuram a vida das freiras e atestam a realização feliz da sua opção evangélica.

Fruto da consagração a Deus é a doação livre ao serviço integral da pessoa humana que se concretiza de diversas formas, tendo em conta o carisma original enriquecido pela leitura constante do magistério da Igreja e dos desafios da sociedade, pela experiência das pessoas envolvidas e opções feitas.

O serviço toma rosto no silêncio contemplativo e oração solícita do Carmelo, na acção de proximidade de quem ajuda as famílias empobrecidas a cuidarem dos próprios lares, no acolhimento e acompanhamento de mulheres e crianças em situação de risco, na instrução/educação de adolescentes e jovens que querem prosseguir estudos ou “encontrar uma casa fora de casa”, na orientação de momentos de oração e de grupos bíblicos e vocacionais, na colaboração em tarefas paroquiais e diocesanas, na presença feminina encorajante dos que se acolhem ao Seminário e pretendem amadurecer a opção da vida e ser consequentes. É um rosto plural, com traços pessoais e comunitários, acentuados pelo evoluir dos tempos e consumo de energias. É um rosto plural que irradia o amor que Deus nos tem e se humaniza em cada pessoa. É um rosto plural que carrega a suavidade do serviço livremente aceite e, tantas vezes, exemplarmente realizado, serviço que gere o presente e se abre ao futuro.

“Fiquei surpreendida com a agilidade, destreza e capacidade de uma Irmã, com oitenta anos, que orienta uma obra social e atende a 600 crianças e adolescentes, em risco constante, na periferia da cidade. Face à situação tem entre mãos e coordena o projecto que visa reorganizar a sua congregação, já que em breve terá de deixar o seu trabalho e quer prever as circunstâncias decorrentes”. Este testemunho pertence a Maria Inês Vieira Ribeiro, da CNBB, em relato da sua visita recente a uma comunidade situada nas periferias de uma cidade onde a riqueza e a miséria convivem em ostentação provocadora. Relato em que surge a afirmação taxativa; “A vida religiosa fechada nos nossos ambientes é testemunho de fragilidade, empobrecimento e tristeza”.

O desafio parece claro: Fechar-se e gerir razoavelmente as forças existentes, implorando do Senhor que faça o resto, e/ou reorganizar as congregações afins nos seus objectivos e relançar-se, com ousadia, em nova saída missionária? Apostar na proximidade das pessoas, sobretudo das que mais precisam, e/ou evangelizar por irradiação contagiante na certeza de que os dons de Deus contam com a colaboração de quem nEle confia e podem estar a florescer em outras modalidades mais consentâneas com os sinais dos tempos?

Na década de oitenta, do século 20, participei num processo de discernimento de oito reduzidas congregações religiosas na Bélgica com o objctivo de valorizar o que havia de comum e chegar a uma “plataforma” de entendimento. O resultado foi positivo, ficando apenas duas com renovado vigor e grande irradiação apostólica. O acompanhamento foi da responsabilidade da equipa local do Movimento por um Mundo Melhor.

Onde estão as freiras, nossas Irmãs? Pergunta que faz parte da consciência cristã decorrente do ser Igreja; pergunta que tem pleno cabimento no programa pastoral 2017/2018 da nossa diocese; pergunta que exige resposta positiva pois enquanto “a vida consagrada” não constituir preocupação apostólica constante, o Evangelho que anunciamos e a Igreja que construímos ficam empobrecidos e desfigurados. “Este estado, afirma o Vaticano II na constituição sobre a Igreja, pertence, de modo indiscutível, à sua vida e à sua santidade”. (LG 44).

“A vida religiosa está entre as questões urgentes e inevitáveis que não podem esperar”, afirma J. M. Castillo que reflecte sobre o magistério do Papa Francisco e destaca a prioridade que vê nesta urgência, fazendo um pedido: “ensinai-nos a procurar no encontro com Cristo a alegria que preencha a alma da Humanidade, a coragem que vença os medos do Mundo, e as certezas de fé e de esperança que desfaçam as injustiças sociais”. Aponta assim a projecção pública do encontro pessoal com Jesus Cristo, centro da vida cristã. E faz lembrar que a vida religiosa é um bem de excelência na sociedade actual: afirma o valor da pessoa e do sentido da vida aberto ao futuro de Deus, testemunha a relação humana no seio da comunidade, evidencia o valor da doação ao outro por amor solidário, empresta, como dizia Madre Teresa de Calcutá, as suas costas para carregar os pobre de Deus, como outrora o jumentinho de Jerusalém levou Jesus.

“É isto que, em nome da Igreja de Aveiro, vos peço: Sede testemunhas felizes da fidelidade de quem se encontra com Deus; sede apelo contínuo à vocação para que nunca faltem trabalhadores generosos da Messe do Senhor; sede trabalhadores incansáveis desta Igreja em missão”. Pedido feito por D. António Francisco no a 2 de Fevereiro de 2014, dia dos consagrados, e agora evocado como memória agradecida.

Efeméride — Restauração da Diocese de Aveiro


1938, 11 de dezembro 

«Com grande solenidade, D. João Evangelista de Lima Vidal deu execução à bula do Papa Pio XI, que restaurou a Diocese de Aveiro, e tomou posse do cargo de administrador apostólico da mesma Diocese (Correio do Vouga, 11-12-1938; João Gonçalves Gaspar, Lima Vidal no seu Tempo, III, pgs. 102-106 e 109-120) – J.»

NOTA HISTÓRICA

A Diocese de Aveiro, sufragânea da Arquidiocese de Braga, foi criada pelo papa Clemente XIV, mediante o breve Militantis Ecclesiae gubernacula, de 12-04-1774, a pedido do monarca D. José I, abrangendo uma área destacada do território da Diocese de Coimbra; em 24-03-1775 deu-se execução ao documento pontifício. O rei ficou com o direito de padroado. A catedral foi instalada na igreja da Misericórdia e, mais tarde, em 1830, na igreja que fora do extinto Recolhimento de S. Bernardino. Nas suas primeiras seis décadas, teve apenas três bispos. Em 01-04-1845, após alguns anos de certa confusão canónica no governo eclesiástico, o arcebispo de Braga foi também constituído no cargo de administrador apostólico da Diocese, para a qual nomeou sucessivamente vigários gerais ou governadores – o que aconteceu até à sua extinção pela bula do papa Leão XIII Gravissimum Christi Ecclesiam regendi et gubernandi munus, de 30-09-1881, executada em 04-09-1882. Pela bula Omnium Ecclesiarum, de 24-08-1938, o papa Pio XI restaurou-a, dando-lhe novos limites, com oitenta e duas freguesias de dez concelhos, desmembrados das Dioceses de Coimbra (Águeda, Anadia, Aveiro, Ílhavo, Oliveira do Bairro e Vagos), do Porto (Albergaria-a-Velha, Estarreja e Murtosa) e de Viseu (Sever do Vouga); foi então elevada a catedral a secular igreja do extinto Convento de S. Domingos e matriz da Paróquia de Nossa Senhora da Glória. A sentença executória da restauração deu-se em 11-12-1938.

Portugal é o melhor destino turístico do mundo


 
«O prémio acaba de ser entregue [10 de dezembro à secretária de Estado Ana Mendes Godinho nos World Travel Awards, no Vietname.
Foram seis Óscares mundiais, mais quatro do que os conquistados no último ano, que "representam muitos anos de trabalho na requalificação do país". "Portugal arrasou!" Ainda com a emoção à flor da pele, Ana Mendes Godinho, que foi ao Vietname para a cerimónia anual dos World Travel Awards, contou ao DN que "nem tinha mãos para segurar tantos prémios".
Depois do Dubai, no ano passado, neste ano e pela primeira vez Portugal foi escolhido pela prestigiada organização mundial como o Melhor Destino Turístico do Mundo. Mas se esta foi a maior distinção da noite - que chega três meses depois de recebermos também o prémio de Melhor Destino Europeu -, não foi de longe a única.»
 
Ler mais aqui  
 
NOTA: Portugal é assim: capaz do melhor e do pior.  Tanto somos distinguidos numa faceta como de repente somos apontados como  atrasados  noutras. De qualquer forma, nesta área do turismo, um dos grandes desafios dos tempos de hoje e do futuro, vencemos tudo e todos. É bom, sim senhor.

domingo, 10 de dezembro de 2017

Dia de Natal - António Gedeão

O nosso Menino Jesus 

Dia de Natal
Hoje é dia de ser bom.
É dia de passar a mão pelo rosto das crianças,
de falar e de ouvir com mavioso tom,
de abraçar toda a gente e de oferecer lembranças.

É dia de pensar nos outros— coitadinhos— nos que padecem,
de lhes darmos coragem para poderem continuar a aceitar a sua miséria,
de perdoar aos nossos inimigos, mesmo aos que não merecem,
de meditar sobre a nossa existência, tão efémera e tão séria.

Comove tanta fraternidade universal.
É só abrir o rádio e logo um coro de anjos,
como se de anjos fosse,
numa toada doce,
de violas e banjos,
Entoa gravemente um hino ao Criador.
E mal se extinguem os clamores plangentes,
a voz do locutor
anuncia o melhor dos detergentes.

De novo a melopeia inunda a Terra e o Céu
e as vozes crescem num fervor patético.
(Vossa Excelência verificou a hora exacta em que o Menino Jesus nasceu?
Não seja estúpido! Compre imediatamente um relógio de pulso antimagnético.)

Torna-se difícil caminhar nas preciosas ruas.
Toda a gente se acotovela, se multiplica em gestos, esfuziante.
Todos participam nas alegrias dos outros como se fossem suas
e fazem adeuses enluvados aos bons amigos que passam mais distante.

Nas lojas, na luxúria das montras e dos escaparates,
com subtis requintes de bom gosto e de engenhosa dinâmica,
cintilam, sob o intenso fluxo de milhares de quilovates,
as belas coisas inúteis de plástico, de metal, de vidro e de cerâmica.

Os olhos acorrem, num alvoroço liquefeito,
ao chamamento voluptuoso dos brilhos e das cores.
É como se tudo aquilo nos dissesse directamente respeito,
como se o Céu olhasse para nós e nos cobrisse de bênçãos e favores.

A Oratória de Bach embruxa a atmosfera do arruamento.
Adivinha-se uma roupagem diáfana a desembrulhar-se no ar.
E a gente, mesmo sem querer, entra no estabelecimento
e compra — louvado seja o Senhor! — o que nunca tinha pensado comprado.

Mas a maior felicidade é a da gente pequena.
Naquela véspera santa
a sua comoção é tanta, tanta, tanta,
que nem dorme serena.

Cada menino
abre um olhinho
na noite incerta
para ver se a aurora
já está desperta.
De manhãzinha,
salta da cama,
corre à cozinha
mesmo em pijama.

Ah!!!!!!!!!!

Na branda macieza
da matutina luz
aguarda-o a surpresa
do Menino Jesus.

Jesus
o doce Jesus,
o mesmo que nasceu na manjedoura,
veio pôr no sapatinho
do Pedrinho
uma metralhadora.

Que alegria
reinou naquela casa em todo o santo dia!
O Pedrinho, estrategicamente escondido atrás das portas,
fuzilava tudo com devastadoras rajadas
e obrigava as criadas
a caírem no chão como se fossem mortas:

Tá-tá-tá-tá-tá-tá-tá-tá-tá-tá-tá-tá-tá.

Já está!
E fazia-as erguer para de novo matá-las.
E até mesmo a mamã e o sisudo papá
fingiam
que caíam
crivados de balas.

Dia de Confraternização Universal,
Dia de Amor, de Paz, de Felicidade,
de Sonhos e Venturas.
É dia de Natal.
Paz na Terra aos Homens de Boa Vontade.
Glória a Deus nas Alturas.

Bento Domingues — Quem desafia quem?



1. A guerra de insultos entre ciência e religião só pode ser alimentada e divulgada pelo persistente desconhecimento da natureza destas duas atitudes e práticas, igualmente humanas e diversas. Não são concorrentes, pois não brotam das mesmas perguntas, nem seguem os mesmos caminhos. Uns são os métodos da investigação científica, outros os percursos da experiência religiosa.
Certas formas de ateísmo contemporâneo, com ou sem invocações científicas, pretendem mostrar que a religião é um veneno. Para os adversários deste neoateísmo trata-se, apenas, “da última superstição”. São, de facto, duas apologéticas ideológicas. Deliciam-se a encontrar as formas mais sofisticadas ou mais grosseiras de se desqualificarem mutuamente. Distorcem um debate necessário, que não pode ser feito nesses termos, nem nesse clima crispado e de propaganda (1).
Muito diferente é o estilo de Francisco J. Ayala, um biólogo, membro da Academia Nacional das Ciências dos EUA, que também teve uma exímia preparação teológica. Ao terminar a sua obra sobre a evolução e a fé religiosa mostra que elas não são incompatíveis. Os crentes podem ver a presença de Deus no poder criativo do processo de selecção natural, descoberto por Darwin. Como este escreve no final da Origem das Espécies, “existe grandeza nesta concepção de que a vida, com as suas diferentes forças, foi alentada pelo Criador … e que, a partir de um princípio simples se desenvolveram uma infinidade de formas, as mais belas e poderosas” (2).
Hoje, existem bastantes pessoas com preparação científica e teológica para não se fazer de uma teoria científica e de uma convicção de fé religiosa um campo de batalha. Na religião não vale tudo. Jesus Cristo passou o tempo a denunciar a religião em que foi criado quando ela não servia a vida e alegria dos seres humanos.

2. O Papa Francisco (3), no passado dia 18 de Novembro, ao receber os Membros, Consultores e Colaboradores do Pontifício Conselho para a Cultura, assumiu, no seu discurso, uma posição descontraída, como se fosse absolutamente normal a Igreja ser desafiada e desafiar a questão das questões, a questão antropológica, e encontrar as linhas futuras de desenvolvimento da ciência e da técnica.
Bergoglio realçou que este Conselho para a Cultura tinha concentrado a sua atenção, de modo particular, em três tópicos.
O primeiro é sobre a medicina e a genética, que nos permitem olhar para dentro da estrutura mais íntima do ser humano e até intervir nela para a modificar. Tornam-nos capazes de debelar doenças que até há pouco tempo eram consideradas incuráveis; mas abrem, também, a possibilidade de determinar os seres humanos, “programando”, por assim dizer, algumas das suas qualidades.
Em segundo lugar, as neurociências que oferecem cada vez mais informações sobre o funcionamento do cérebro humano. Através delas, realidades fundamentais da antropologia cristã como a alma, a consciência de si e a liberdade aparecem, agora, sob uma luz inédita e até podem ser postas seriamente em discussão por parte de alguns.
Finalmente, os incríveis progressos das máquinas autónomas e pensantes, que em parte já se tornaram componentes da nossa vida quotidiana, que nos levam a meditar sobre aquilo que é especificamente humano e nos torna diferentes das máquinas.
Todos estes desenvolvimentos científicos e técnicos induzem algumas pessoas a pensar que nos encontramos num momento singular da história da humanidade, quase na alvorada de uma nova era e no surgimento de um novo ser humano, superior àquele que conhecemos até agora.
As interrogações e as questões que devemos enfrentar são graves. Por isso a Igreja, que acompanha, com atenção, as alegrias e as esperanças, as angústias e os medos do nosso tempo, deseja colocar a pessoa humana e as questões que lhe dizem respeito, no centro das suas próprias reflexões.
A antropologia é o horizonte de auto compreensão no qual todos nos movemos, diz o Papa, e determina a nossa noção do mundo e as escolhas existenciais e éticas. Hoje, apercebemo-nos de que os grandes princípios e os conceitos essenciais são constantemente postos em questão, inclusive com base num maior conhecimento da complexidade da condição humana. Exigem novos aprofundamentos. Por outro lado, as mudanças socioeconómicas, os deslocamentos de populações, os confrontos interculturais, a propagação de uma cultura global e, sobretudo, das incríveis descobertas da ciência e da técnica inscrevem-se num contexto mais fluido e mutável.

3. Bergoglio pergunta: Como reagir a estes desafios?
Antes de tudo, diz, devemos expressar a nossa gratidão aos homens e às mulheres de ciência pelos seus esforços e pelo seu compromisso a favor da humanidade.
Este apreço pelas ciências, que nem sempre soubemos manifestar, continua o Papa, encontra o seu fundamento último no desígnio de Deus, que nos escolheu antes da criação do mundo como seus filhos adoptivos (4), confiando-nos o cuidado da criação: cultivar e salvaguardar a terra (5).
Precisamente porque o ser humano é imagem e semelhança de um Deus que criou o mundo por amor, o cuidado de toda a criação deve seguir a lógica da gratuidade e do amor, do serviço e não do domínio nem da prepotência.
A ciência e a tecnologia ajudaram-nos a aprofundar os confins do conhecimento da natureza e, em particular, do ser humano. Elas sozinhas não são suficientes para todas as respostas. O ser humano tem outras dimensões. É necessário recorrer aos tesouros da sabedoria conservados nas tradições religiosas do saber popular, à literatura, às artes e a tudo o que toca o mistério da existência humana, sem esquecer a filosofia e a teologia.
Não estamos no pior nem no melhor dos mundos. Os progressos científicos e tecnológicos são incontestáveis, mas a quem aproveitam? Quem são os seus beneficiários? Servem para o bem da humanidade inteira ou criam novas desigualdades? As grandes decisões sobre a orientação da pesquisa científica e sobre os investimentos que exigem devem ser tomadas pelo conjunto da sociedade ou ditadas apenas pelas regras do mercado ou pelo interesse de poucos?
Com o Papa Francisco entramos numa Igreja que aceita ser desafiada, mas que desafia, não como quem manda, mas como quem serve a casa comum.

Frei Bento Domingues no PÚBLICO


(1) Edward Feser, A última superstição. Uma refutação do neoateísmo, Ed. Cristo Rei, Belo Horizonte, 2017
(2) Cf. Darwin y el Diseño Intekigente. Creacionismo, Cristianismo Y Evolución, Alianza Editorial, Madrid, 2008, pp 206-207
(3) Discurso do Papa Francisco ao Pontifício Conselho para a Cultura
(4) Ef 1, 3-5
(5) Cf. Gn 2, 15

sábado, 9 de dezembro de 2017

BUÇACO classificado como Monumento Nacional

Palace Hotel do Buçaco 

Obelisco para assinalar a Batalha do Buçaco


Recanto da Serra do Buçaco

Oliveira onde  Arthur Wellesley amarrou o cavalo depois da batalha 

Lita comigo no cimo da serra 

Lita e Aidinha sugerem uma visita

Outro ângulo do Palace Hotel
«O Conselho de Ministro aprovou [dia 7] o decreto que classifica como monumento nacional o conjunto do Palace Hotel do Buçaco e mata envolvente, incluindo as capelas e ermidas, Cruz Alta e Convento de Santa Cruz.
O decreto aguardava aprovação há mais de um ano e meio, desde que João Soares abandonou a pasta da Cultura, e vem reforçar o processo de candidatura da Mata do Buçaco a Património Mundial da Unesco, apresentada em 2016.
"Esta decisão do Conselho de Ministros vem corrigir um erro grave que tardava em ser corrigido e fazer finalmente justiça a um espaço majestoso e imponente, de rara beleza, único no país", disse à Lusa o presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Rui Marqueiro, o principal impulsionador da candidatura do Buçaco.»

Ler mais aqui 

Nota: Fotos dos meus arquivos.

Georgino Rocha - Escutai a voz do Profeta



ENDIREITAI OS CAMINHOS DO SENHOR

João Baptista surge com todo o seu vigor no início do Evangelho de Marcos que, no 2º domingo do Advento, a liturgia da Igreja nos apresenta. (Mc 1, 1-8). Surge como o profeta que realiza o anúncio vaticinado por Isaías, durante o cativeiro do povo judeu na Babilónia. Surge como garantia de que os relatos sobre a vida de Jesus estão na sequência dos factos narrados nos textos sagrados, já conhecidos. Surge para lançar o brado definitivo: “Endireitai os caminhos do Senhor, Ele está no meio de nós”.

Marcos chama o leitor a iniciar o percurso da descoberta de Jesus Cristo, ouvindo o apelo de João Baptista, acolhendo as vozes dos acompanhantes que testemunham os factos por Ele realizados na itinerância da missão, e abrindo o coração para saborear a confissão pública do Centurião: “Realmente, este é o Filho de Deus!”.

A liturgia da Igreja organiza as celebrações de modo sábio e pedagógico. Em cada domingo apresenta um episódio emblemático que visualiza a vida de Jesus, configura o seu modo de proceder e desvenda a sua realidade profunda: Ser Filho de Deus. E o leitor é interpelado, convidado a parar, meditar, reconsiderar e a professar a sua fé, se chegar a esta feliz conclusão. Como o Centurião romano.

“Endireitai os caminhos do Senhor”. É nos caminhos da vida que se encontra Jesus Cristo. A vida, no seu dramatismo provocante, está recheada de surpresas que despertam a sonolência que, frequentemente, nos assalta. E a ensurdecedora publicidade comercial consumista avoluma. E Marcos convida-nos a irmos aos começos, a verificarmos as raízes que nos garantem a liberdade em segurança, a escutarmos as boas notícias da verdade que Jesus nos comunica.

O que será preciso pôr direito na vida de cada um de nós, nas famílias, nas instâncias sociais e políticas da sociedade, no sistema educativo como serviço público de qualidade, pertença a quem pertencer? Que será preciso endireitar na Igreja e suas comunidades e movimentos para que nas pessoas e na sua instituição brilhe mais intensamente a transparência do Evangelho de Jesus?

Os caminhos têm de ser visíveis e transitáveis, planos e assinalados. Por isso, exemplifica Isaías na 1ª leitura: Que o retorcido seja posto direito, o vale seja elevado, o monte abatido, as veredas escarpadas sejam aplanadas. E da morfologia do terreno, somos convidados a examinar a integralidade da vida humana, sobretudo a consciência iluminada pela razão e pela fé cristã. A mudança há-de ser verificada pelo arauto chamado a proclamar a feliz notícia: O Senhor vem na sua glória com o prémio da vitória. O relato de Marcos confirma esta visão profética com os factos narrados no seu Evangelho que abrem caminho à missão da Igreja, de cada um de nós.

Aplanai, facilitai, favorecei o caminho da vida aos que estão abatidos e perplexos, são rebaixados na “cotação” social e organizativa, e têm de esconder a vergonha que os assalta pela desconsideração sentida a partir da cultura do êxito a baixo preço e de consumo no instante.

“Perante a realidade concreta que vivemos, neste mundo que se apresenta fragmentado, violento, injusto e estilhaçado… a Palavra de Deus faz-nos o convite a esperar em Deus que nos ama e nos promete uma realidade reconciliada, transformada pela justiça, uma realidade como a que canta o Salmo 84: de paz, de misericórdia e fidelidade. Uma esperança ancorada em Deus e vivida no coração da realidade”, afirma Mariña Rios Alvarez, mulher teóloga. (Homilética 2017/6, p. 745).

É uma esperança que nos faz ver com profundidade a vida, as pessoas, os conjuntos sociais e religiosos, a cultura de “espuma da onda” que deslumbra mas desumaniza e aliena, o Evangelho cheio de energia transformadora da instituição eclesial chamada a agilizar o serviço de animação missionária.

É uma esperança que nos impele a consolar os tristes e amargurados – e são tantos! – a acompanhar as dores sofridas pelas vítimas de si mesmas e das circunstâncias envolventes, a ajudar a abrir horizontes de liberdade a quem não consegue erguer o olhar e ver uma nesga de luz que possa augurar um futuro feliz.

“Endireitai os caminhos do Senhor”, exorta o profeta, pois eles são os nossos caminhos. É no caminho, e não na acomodação, que se dá o encontro. E a nossa vida irradiará a misericórdia do Senhor e todos juntos contemplaremos “a justiça (que) caminhará à sua frente e a paz (que) seguirá os seus passos”. (Salmo 84, proclamado na liturgia de hoje). Que mensagem entusiasmante! Experimenta.

Georgino Rocha

Helena Matos — A festa do cone iluminado




O bolo rei já não tem brinde. A Bela Adormecida ficou sem beijo porque o príncipe foi acusado de abuso. A fruta não tem bicho. O Natal ficou sem Menino Jesus e tornou-se a festa do cone iluminado.
De repente no meio da rua lá está aquela tranquitana metalico-luminosa a que chamamos árvore de Natal. E foi perante aquele cone iluminado, artefacto que nos sobrou devidamente expurgado de tudo o que possa identificar aquilo que somos, o que sentimos, o donde vimos, que me dei conta de como em nome da segurança, da tolerância, da saúde e de sei lá mais o quê estamos a criar um mundo faz de conta. Um mundo em que:

O bolo rei já não tem brinde.
O iogurte ficou sem lactose.
As natas perderam a gordura.
O leite vem da soja e não das vacas.
Os doces ficaram sem açúcar.
Os bolos não têm farinha.
O café perdeu a cafeína.
A manteiga ficou magra.
O pão não tem glúten.
O circo ficou sem leões, depois sem elefantes e agora sem animais.
A humanidade ficou sem sexos e dizem que está a perder o interesse pelo sexo.
O namoro ficou sem palavras por causa do assédio.
A Bela Adormecida ficou sem beijo porque o príncipe foi acusado de abuso.
A Capuchinho Vermelho já não é salva pelo caçador que também deixou de caçar 
e o lobo ficou vegetariano.
Os maridos e as mulheres passaram a cônjuges.
Os parques infantis ficaram sem escorregas de verdade. E alguns sem baloiços.
Chama-se a televisão em vez da polícia.
Os brinquedos ficaram sem graça mas estão cheios de didatismo.
As crianças não têm tempo para não fazer nada.
A má educação tornou-se bullying.
Os pátios das escolas já não têm árvores nem terra.
As gaiolas ficaram sem grilos.
Os filhos não têm pai nem mãe mas sim progenitores.
As feiras não têm graça.
O atirei o pau ao gato ficou sem letra.
A mentira tornou-se inverdade.
A culpa é alegada.
A verdade inconveniente.
O artesanato é certificado.
A fruta não tem bicho.
Brincar é uma actividade devidamente monitorizada.
Os filmes não contam histórias, ilustram teses.
As universidades tornaram-se uma liga de costumes.
As coisas deixaram de ser o que são para se tornarem num dado a avaliar consoante o seu enquadramento numa perspectiva condicionada por diversas valências.
Tudo é relativo.

O Natal ficou sem Menino Jesus e tornou-se a festa do cone iluminado.

Li aqui