quarta-feira, 4 de outubro de 2006

Um artigo de António Rego

Opinião Pública na Igreja
Não deixa de ser interessante o debate, que ainda não terminou, em torno do discurso de Bento XVI em Ratisbona no passado dia 12 de Setembro. Estamos perante matéria não teológica nem dogmática, uma vez que quase todas as análises têm surgido em torno da oportunidade das palavras do Papa no contexto político, religioso e cultural em que vivemos. Mas a reflexão filosófica, teológica e pastoral que gerou em volta do islamismo, cristianismo e secularismo é possivelmente o ponto mais importante de todo o processo do Papa na Academia. Nesse sentido têm surgido as mais surpreendentes opiniões vindas de universos culturais e religiosos infinitamente distantes. Há católicos fervorosos, progressistas e conservadores - como sói dizer-se - com reflexões inesperadas que rompem com as habituais balizas de esquerda e direita do secular ou religioso. O Papa veio explicitar um conjunto de questões que andavam arrumadas por esquecimento ou comodidade e por parecerem a muitos de menor interesse para jornais e revistas mesmo de alguma especialidade. Percebeu-se afinal que a fé ultrapassa a razão mas não a dispensa. E que o não crer ou a militância da neutralidade perante o religioso não são tão lógicos quanto se fazia crer. E que a componente política do religioso vai muito mais longe do que parece. E assim chegamos a um novo ponto: o religioso na praça pública a ser livre e desinibidamente reflectido, em muitos casos sem preconceitos, numa área em que o deve ser e com uma frontalidade saudável, mesmo dentro das muitas banalidades que se lêem e escutam. Não recordo nenhuma discussão semelhante acerca duma intervenção Papal com um rasto de debate para além do ângulo convencional de “moral católica”, prato preferido e por vezes único, de olhar a Igreja. As palavras de Bento XVI já se diluem com o tempo no impacto de primeira reacção, por vezes nervosa e estéril. Agora, e certamente por muito tempo, irão surgindo reflexões que dizem respeito a todos mas que muitos julgavam pertencer às gavetas enceradas da sacristia. Na realidade estão em plena praça pública. Ainda bem.

terça-feira, 3 de outubro de 2006

José Hermano Saraiva celebra aniversário

PROF. JOSÉ HERMANO SARAIVA,
UM MESTRE DA COMUNICAÇÃO
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O Prof. José Hermano Saraiva faz hoje 87 anos. Linda idade para nos mostrar que há pessoas que não envelhecem e que a reforma não pode chegar para quem, como ele, tanto tem para dar à comunidade nacional.
Especialista na arte de comunicar, ninguém neste País, na minha óptica, soube tão bem sensibilizar o povo para as questões da História Pátria, por gestos e palavras, envolvidos por imagens, grandemente expressivos. Na televisão ele é um SENHOR a falar-nos das coisas do nosso passado colectivo. E fá-lo de tal modo que nos prende e nos acicata o gosto pela História de Portugal.
Eu penso que a aposentação não pode nem deve ser um tempo para dormir mais e para nada fazer. A actividade, mesmo que noutras áreas diferentes das que nos envolveram durante muitos anos, tem de ser uma constante na vida. Se quisermos, a reforma poderá ser um tempo de criatividade, de solidariedade, de atenção aos outros, de formação contínua, de contacto com mais gente e de procura de saberes.
O Prof. José Hermano Saraiva aí está para nos abrir os olhos a novos horizontes de uma vida cheia de alegria e de felicidade. A uma vida actuante e estimulante, para nós próprios e para quantos nos cercam, numa perspectiva de todos juntos enriquecermos a sociedade a que pertencemos.
Parabéns, Prof. José Hermano Saraiva, pelo aniversário e pelo seu exemplo.
Fernando Martins

Um poema das Carmelitas do Porto

SOLIDÃO Na hora do pôr do sol, uma gaivota desceu do bando e, no rochedo onde poisou, ficou sozinha a olhar o mar que o sol, ao despedir-se, vai tingindo, para que nele fique um rasto da sua presença luminosa. Na hora do pôr do sol, quem não sentirá o fascínio da solidão?... A solidão, que enche a cela da carmelita e a faz mergulhar em Deus, mar infinito que a atrai, amor sem margens nem ocaso onde ela encontra os irmãos, que só por Deus deixou. Na hora do pôr do sol, quem não sentirá o desejo dum encontro a sós com Deus? Quem não sentirá a nostalgia do Céu?
In “DESERTO… Lugar do Encontro”,
uma brochura editada
pelas Carmelitas do Porto

SEMANA DA EDUCAÇÃO CRISTÃ

Nota Pastoral da Comissão Episcopal da Educação Cristã para a Semana Nacional da Educação Cristã (1 - 8 de Outubro de 2006)
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A FAMÍLIA,
UM BEM NECESSÁRIO
E INSUBSTITUÍVEL
1. De 1 a 8 de Outubro próximo, decorrerá a Semana Nacional da Educação Cristã. É uma ocasião para os educadores cristãos, especialmente os pais e quantos a eles se associem, neste período particularmente favorável de início de mais um ano de actividades, reflectirem sobre a importância da educação e assumirem as responsabilidades próprias da missão que desempenham. Desejamos que o façam pessoalmente e com outros, promovendo as necessárias e variadas iniciativas, nesse sentido. Escolhemos para tema desta Semana Nacional a família, devido à sua permanente actualidade e intrínseca relação com a educação, e acolhendo, simultaneamente, o repto dirigido pelo Santo Padre Bento XVI no recente Encontro Mundial das Famílias: “Proclamar a verdade integral da família, fundada no matrimónio como Igreja doméstica e santuário da vida, é uma grande responsabilidade de todos” (Bento XVI, Palavras do Santo Padre durante a Vigília de Oração. Valência (V Encontro Mundial das Famílias), 8 de Julho de 2006. www.vatican.va).
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Pode ler mais, clicando aqui

VOLUNTARIADO

PORTUGAL ESTÁ CHEIO DE GENTE MUITO BOA
Dirigente com uma idosa
(Foto de arquivo)
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Nas minhas passagens por algumas instituições particulares de solidariedade social, tenho-me apercebido da dedicação dos seus dirigentes e de quantos os acompanham nos seus trabalhos. É gente que não regateia esforços e vive ano após ano cultivando o espírito de servir quem mais precisa, lutando para conseguirem os apoios económicos e outros, sempre indispensáveis para as muitas despesas que é preciso pagar. Depois, e olhando para o lado, tenho tido a oportunidade de confirmar que o voluntariado social é uma realidade muito expressiva no nosso país, não obstante dizer-se que todos fazemos pouco pelos mais carentes de tudo. De dinheiro, de habitação condigna, de pão, de saúde, de afecto. Para além dos que trabalham nas instituições de solidariedade, que são muitos, se tivermos em conta as inúmeras organizações vocacionadas para ajudar quem mais necessitado está, há bombeiros, visitadores de doentes e das cadeias, há voluntários hospitalares, há membros das conferências vicentinas e da cáritas, das organizações não governamentais e de defesa dos animais. Mas também há simples cidadãos que cultivam, no dia-a-dia, o espírito de vizinhança, apoiando os mais doentes e os que estão na solidão, os marginalizados e os sem-abrigo, os refugiados, os imigrantes e os perseguidos, os idosos esquecidos pelas próprias famílias e os desempregados. Afinal, quando se ouve dizer que a sociedade é egoísta, temos de convir que não é bem assim. Portugal está cheio de gente boa, de gente que se dá em vez de dar apenas e sem esperar qualquer recompensa, gente que vive a solidariedade e a fraternidade, permanentemente em luta pela construção de um mundo mais justo e muito mais humano.
F.M.

domingo, 1 de outubro de 2006

IDOSOS

Mais de um milhão vive com menos de 300 euros/mês
Em Portugal, mais de um milhão de idosos vive com um rendimento mensal inferior a 300 euros, denunciou, no Porto, a presidente da Associação VIDA - Valorização Intergeracional e Desenvolvimento Activo. "Os idosos representam 17 por cento da população e mais de 20 por cento do eleitorado, mas a pobreza monetária e literária retira-lhes a força que a sua vantagem numérica lhes poderá conferir", frisou Teresa Almeida Pinto.
A presidente da Associação VIDA, defendeu a inclusão dos idosos na agenda política e nas prioridades nacionais, por considerar que "uma sociedade que se diz desenvolvida não pode continuar a manter vivos, sem expectativas de vida, aqueles que contribuíram para a sua evolução e desenvolvimento".
"Os esforços para produzir mais e melhores anos de vida devem concentrar-se em medidas práticas e não em exercícios demagógicos ou de lamentação infrutífera", disse a responsável pela associação que representa em Portugal a Plataforma Europeia das Pessoas Idosas. Acrescentou que "mais de metade dos portugueses que vivem sós (58 por cento ou cerca de 321 mil pessoas), têm idade igual ou superior a 65 anos".
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Leia mais em SOLIDARIEDADE

Um poema de Nuno Júdice

AS AVES
Afluem às margens, jogam
como se a água lhes pertencesse,
pousam no meio dos arbustos
como se tivessem todo o tempo! No
entanto, sabem que as nuvens
vão encher o céu; e que o norte
irá enviar o vento frio que as
há-de arrastar para sul, deixando
atrás de si o silêncio
nos campos. Mas pouco lhes importa
isso, quando se juntam, e
cantam a efemeridade do
instante.

Um artigo de Anselmo Borges, no DN

Cristianismo e bioética (1)
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"O cristianismo, o catolicismo, não é um amontoado de proibições, mas uma opção positiva. E é muito importante que isto se veja de novo. Creio que se deveria corrigir a imagem segundo a qual semeamos à nossa volta rígidos NÃOS."
Estas afirmações não são de nenhum teólogo progressista, mas de Bento XVI, em Agosto passado, numa entrevista à Deutsche Welle (televisão alemã), à Rádio Baviera e à Rádio Vaticano. O Papa acrescentou: "A Igreja - sabemo-lo pelos inquéritos - é considerada a maior parte das vezes só como uma voz que admoesta ou que inclusivamente trava." E perguntou: "A Igreja não deveria sair desta posição defensiva e assumir uma atitude mais positiva quanto ao futuro e à sua construção?"
Foi com estas citações papais que o teólogo José María Castillo abriu o XXVI Congresso da Associação de Teólogos e Teólogas João XXIII, que teve lugar em Madrid de 7 a 10 de Setembro sobre o tema "Cristianismo e bioética" e no qual tive a oportunidade de participar.
O teólogo jesuíta queria sublinhar que a teologia tem sido frequentemente "um pensamento cativo". Apesar das suas pretensões de cientificidade, tem-se visto dirigida e submetida por uma instância autoritária que, por mais justificada que seja a partir de uma determinada crença religiosa, é "uma instância extracientífica". Ele próprio acabava de ver proibida pela Conferência Episcopal Espanhola a publicação de um livro.
Deste modo - continuou - a teologia católica, depois da grande geração de teólogos que fizeram o Concílio Vaticano II, entrou num empobrecimento crescente. "Ficámos só com uma coisa: o medo. Há hoje muito medo na Igreja. Medo de pensar, de falar, de escrever", um medo tanto mais forte quanto menos consciência se tem dele. A consequência é uma teologia bloqueada, que passou a ser "um pensamento marginal", de tal modo que o que dizem os padres, os bispos, os teólogos "interessa cada vez menos e a menos pessoas".
No entanto, a teologia tem hoje muito a dizer e a muita gente. Aumenta o número de pessoas que fazem "perguntas teológicas": sobre Deus, Jesus Cristo, o sofrimento e a felicidade, o sentido da vida e da morte.
: Leia mais em Diário de Notícias

Gotas do Arco-Íris – 33

MUDANÇAS... ATÉ NA COR!
Caríssimo/a: Afinal, sem darmos por ela, e assim a modos de quem não quer a coisa, estamos em pleno século XXI e no terceiro milénio. Nos seus princípios, é verdade, mas parece que nem demos pela mudança. Ou não será assim? Ele de facto andam para aí uns «profetas» de sobrolho carregado a anunciar catástrofes e a dizer coisas que, e isto cá para nós, de tão evidentes e de resultados tais, já ninguém lhes liga... Mas cuidado, muito cuidadinho. Ora vejamos: Tenho no meu quintal um dióspiro (isto não é bem assim: tenho mais, mas para o caso não interessa...). Aqui há uns trinta-quarenta anos, dióspiro era fruta que se começava a comer na altura de Todos-os-Santos, nos princípios de Novembro, e tínhamos frutos durante grande parte de Dezembro. Pois bem, nos últimos anos, por alturas do S. Paio já se apanham e apreciam os primeiros; e no final de Setembro é rezar-lhes pela alma que os dióspiros já se foram!... Como é, houve ou não mudança? E isto que se está a passar na fruta será um indício do que acontece noutras áreas que, à primeira vista, nem são nada compatíveis? Claro que as mudanças tanto podem dar para adiantar como para atrasar... Quando éramos miúdos, o carteiro chegava ao nosso canto e tocava a campainha ou a buzina da bicicleta e era certinho: carta ou encomenda, posta nos correios na véspera, ali estava. Trazia um selo de cavalinho a galopar. Os correios não tinham cor: os selos, conforme o seu valor, podiam apresentar coloridos diferentes no tal cavalinho; normalmente os sobrescritos eram brancos ou, quando muito, tinham umas riscas azuis e vermelhas para correio aéreo... Mas os correios não tinham cor, tinham pontualidade e zelo em servir o público. Agora, é só ouvir: ele há correio azul, correio verde e até código postal e já com meio caminho andado. E o tal correio sem cor que servia o público e era eficiente, ao passar a ter cor e ao falar muito para dizer que agora tudo fazemos para o servir melhor, bem agora temos de ser nós a «buzinar» para forçar a chegada de carta, de jornal ou encomenda que tarda a nunca mais aparecer... (Se mudassem a cor para a do dióspiro, talvez então a mudança fosse para adiantar a chegada...)
Bem, o papel chegou ao fim...
[Não tem nada a ver com o que está acima, mas já agora espero que o blogue também mude de cor e de corpo da letra para facilitar a vida aos que vão tendo a vista curta.] Manuel

Rádio Renascença com novo rosto

Renascença apresenta mudanças na informação e programação
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Linguagem actual
com inspiração cristã
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Francisco Sarsfield de Cabral, director de informação da Rádio Renascença fala sobre as mudanças que o primeiro canal apresenta com o objectivo de, “sem largar o público mais velho que nos acompanha, agarrar o público a partir dos 35 anos”, refere. Para isso apostam em algumas mudanças na música, revisitando sucessos das décadas de 70, 80 e 90, na apresentação da imagem da estação, com uma campanha publicitária que trouxe um novo logotipo e sob o slogan “A boa onda da rádio” e algumas novidades na informação, cujo maior cartão de visita é o anunciado programa de debate mensal, ainda sem nome, agendado para Outubro, e que junta personalidades tão distintas quanto D. José Policarpo, Cardeal Patriarca de Lisboa, Jorge Sampaio, ex-Presidente da República e Francisco Pinto Balsemão, patrão do grupo de comunicação social Impresa. Os blocos de informação não serão alargados, “pois de manhã já são maiores, temos informação de meia em meia hora, revistas de imprensa, e vamos ter um espaço de opinião diário, no horário da manhã, assinado por cinco pessoas da casa, Francisco Sarsfield de Cabral, Raquel Abecassis, Graça Franco, Aura Miguel e Angela Silva” refere. Nas palavras do director de informação, a Renascença “continuará a seguir a mesma linha. Apostamos no rigor, na melhoria da qualidade e clareza dos textos”, factores que têm contribuído para “a credibilidade que nos atribuem” refere. “Juntar pessoas tão distintas é essencial. A nossa missão é servir o ouvinte e é necessário dar diferentes opiniões sobre questões da sociedade”. Nelson Ribeiro, director de programação da Renascença, refere à Agência ECCLESIA o grande desafio que é apanhar o público mais jovem, que supostamente não está ligado à religião. Segundo o director o desfasamento entre ao mais jovens e a Igreja é “uma questão de linguagem. Acredito que as pessoas têm necessidade e procuram esses conteúdos, se calhar a forma como é apresentada é que os afasta” acrescentando que essa é também “a nossa missão”.
A nova aposta na programação passa por “apresentar uma rádio moderna assente nos pilares música e informação”, dando destaque à informação na manhã e apostando na música à tarde, “indo ao encontro daquilo que as pessoas procuram”. O grupo Renascença, Emissora Católica Portuguesa tem quatro rádios diferentes “cada uma para o seu público” e Sarsfield de Cabral assegura que tendo também público não católico não haverá “descaracterização do canal, pelo contrário, continuamos a ter muito clara a nossa missão”, sublinhando que não pretendem “copiar o que os outros fazem, mas acompanhar o que faz o mundo”.
Assim uma das apostas passa pela renovação do site, onde pretendem “ter um contacto maior com os ouvintes”. Serão disponibilizadas emissões em podcast, “uma mais valia” assegura Nelson Ribeiro. “A ideia que as pessoas mais velhas estão afastadas das novas tecnologias é errada.
Recebemos muitos «mails e sms» de pessoas com mais de 60 anos”, refere Nelson Ribeiro, não escondendo que este objectivo destina-se claramente às gerações mais novas. Durante a próxima semana “podem esperar um novo site, com cara nova” assegura.
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Fonte: Ecclesia

sexta-feira, 29 de setembro de 2006

Um artigo de D. António Marcelino

DEBATE CIENTÍFICO,
POLÍTICO E ÉTICO
A investigação científica, sem a qual, em muitos campos da vida social, não haverá progresso, vem correndo o risco de um fascínio estonteante pelos resultados, de um êxito a qualquer preço, sem prestar atenção aos meios usados, para os quais há, por vezes, balizas éticas que não se podem menosprezar. Igual fascínio e ânsia de sucesso atinge os poderes políticos, na ânsia de tirar proveito dos resultados obtidos pelos seus cientistas e dos encargos assumidos nos respectivos projectos. A Igreja, quando tem pela frente gente para a qual o verdadeiro humanismo pouco significa ou dele tem apenas uma concepção limitada em relação à pessoa humana, sua dignidade e direitos inalienáveis, aparece como “inimiga da ciência e do progresso em virtude da sua intervenção e cuidado, ao levantar problemas éticos, mormente quando se trata de alguns campos de investigação. Não visa motivos religiosos O empenhar-se nesta batalha não tem objectivos religiosos mas somente a defesa daquele que é para si o valor humano supremo: a pessoa, cada pessoa, de qualquer da raça, cor, língua, credo religioso ou político. No Congresso Internacional sobre Células Estaminais, um tema que entre nós se tratou quase às escondidas e com atropelos lamentáveis, o Papa encorajou a pesquisa cientifica em células estaminais adultas. Assim se respeita a vida e se abrem caminhos auspiciosos na procura de remédio para doenças até aqui consideradas incuráveis. Não é demais insistir que o verdadeiro debate científico e político, em matéria tão delicada, tem de ser também um debate ético. O maior bem do homem não permite olhar somente para resultados universalmente válidos, mas obriga a ter em conta os meios usados para os alcançar. Um fim bom não pode justificar meios que, por si, não o são, ao contrário do que muitos propugnam e praticam. A ciência goza de autonomia legítima, mas não é em si mesma um valor absoluto. Repetimos até à saciedade esta nossa convicção. Há sempre gente honesta disposta a não calar a consciência. A desconsideração crescente da pessoa humana em favor de interesses variados é hoje, em muitos sectores da sociedade, uma realidade que não se consegue ocultar. Pessoa e bem comum cederam por vezes, escandalosamente, o seu lugar, por via das arbitrariedades de muitos detentores do poder e do saber, a projectos passageiros, porventura vistosos, mas inconsistentes e garantias futuras. Sempre que não se aceitam nem se respeitam princípios éticos e postulados morais sãos, dá-se mais um passo para a degradação que se vai generalizando. Respeitá-los é contribuir para a humanização das pessoas e das comunidades, tornar o mundo um espaço sereno e ditoso, onde a vida se pode viver com limitações normais e esforços não dispensáveis, mas também com alegria e esperança. A política do facto consumado, seja a que nível for, é desrespeitadora das pessoas, dos seus direitos e do seu contributo para um bem maior. Só interessa a quem olha apenas para si e para os seus interesses. Quem não se abre a uma participação alargada dos implicados, directa ou indirectamente, nos processos que lhe dizem respeito, seja uma participação pessoal, seja do alargamento dos conceitos em causa, prejudica sempre a comunidade humana, ou seja, o Estado, a família, a comunidade e os grupos, o partido político, as instituições mais diversas. Surge assim, para quem o quiser ou for capaz de o entender, a exigência ética a iluminar e abrir caminhos. Não há que ter medo. No meio dos muitos desencontros, políticos, religiosos, sociais, há sempre um mínimo ético possível, que pode ajudar a caminhar juntos e a ir sempre mais longe, do que o poderá fazer quem quer caminha sozinho, fazendo, quiçá, dos outros apenas o trampolim para os seus fins.

quinta-feira, 28 de setembro de 2006

Um artigo de Alexandre Cruz

Do ensino à educação
1. Saber muitas coisas não é sinal automático de grandeza em “ser pessoa”. “Quantidade” não é sinónimo imediato de “qualidade”. Saber “ler, escrever e contar”, certamente que não sintetiza toda a grandiosa tarefa educativa em “formar” pessoas criativas e felizes. A educação está muito acima do que se ensina, mas tudo o que se estuda deverá contribuir para uma saudável realização educativa. Há todo um património de valores e referências pessoais que a “razão” prática desconhece na sua profundidade e que, afinal, são a base em que tudo, a sociedade de pessoas, se edifica. O novo ano escolar está aí. Com ele novos ideais, metas, objectivos de uma educação plena de valores e virtudes humanas e solidárias se levantam; se assim não for será porque o centro de referência da educação integral está perdido, entretido, ou “sem tempo”, na margem. Por vezes, e tendo em conta a realidade do país, soa a estranho que quase todas as apostas se mobilizem no sentido escolar técnico-prático e tão poucas no sentido plenamente educativo, faltando discernir os caminhos da “missão do ensino” para a educação humana. Vamo-nos especializando tecnicamente em números, teclas e fórmulas e qualquer dia já nem sabemos assumir o relacionamento humano e social como parte integrante do processo de educação integral rumo à maturidade pessoal e a uma dimensão de pessoa integrada na sociedade. Depois admiramo-nos dos cidadãos “absterem-se” da “cidade”…; sabemos até que tantos instrumentos úteis favorecem o “individualismo” contemporâneo, mas temos (leia-se: não queremos ter a partir de cima) uma hora no horário semanal de formação humana, plural mas com centro na abordagem dos valores humanos, da dimensão estruturante pessoal e social, que ajudem a “pensar a vida” com “espírito crítico” construtivo e cultural; não damos lugar ao equilibrar do barco pessoal e por isso social. Em que referências “assentarão” os que vão perdendo a visão de conjunto da vida? Fechar-se-ão, cegamente, no seu mundo egocêntrico, restrito e limitado?... 2. De uma realidade não existam dúvidas: quanto mais se valorizar em projectos educativos a dimensão do “ser pessoa em sociedade” tanto mais e melhores profissionais darão as escolas à vida social. Desta escola de vida, alicerçada em valores de ética e corresponsabilidade social, é que sairão autênticos “mestres” que sabem aplicar com sensibilidade e espírito de serviço o seu saber. Caso contrário: Que dizer daquele intelectual que, aluno de 21 (de um a vinte!), não sabe mais nada para além da sua especialidade, nem sabendo relacionar-se com os outros que são alunos de 18 ou 12?! Ou então daquele que sempre foi levado ao “colo”, pós-adolescente que, sem autonomia e responsabilidade, chega à empresa com as soluções de “tudo” não sabendo “estar” nem “fazer caminho” com os outros?! Ou do outro, auto-suficiente brilhante incapaz de trabalhar em grupo, que nunca teve nenhuma dificuldade em nada na teoria escolar (e na escola não havia “horário” para lhe falarem da VIDA), ele que chega à “realidade” e não aguenta o “choque” da verdade da vida e cai em “depressão”?!... Dá-nos que pensar e desafia-nos a uma visão de conjunto! Se é estratégica e retórica a pergunta sobre “o que andamos a fazer na escola? (faz-se imenso)”, a verdade é que, fazendo-se tanto de “ensino técnico”, tantas vezes a escola dá a sensação de estar desligada da “educação humana”, das pessoas e da vida (Será?!). Nas escolas faz-se o mais que é possível na inesgotabilidade de alunos (a sua razão de ser), de professores (profissão / serviço que importa sempre dignificar na sua essencialíssima missão ao futuro do país – sem professores motivados não vamos lá!) e de funcionários, com toda a comunidade escolar mais abrangente. Fazem-se autênticos “milagres” na dimensão da gestão e do “ensino” no quadro da realidade nacional… Trabalhamos em quantidade, mas realizaremos bem? Em que bases pessoais? Afinal, quais os lugares da “educação” nas causas e valores humanos no sistema de “ensino”? 3. Tantas vezes, pelo arrastar os dias e pelo “apagar os fogos” das urgências da realidade, falta o rasgar de horizontes motivadores porque motivados, um “ideal”, um “sonho”, um “projecto” que mobilize as pessoas da comunidade. Não, não é questão de “ensino” ou instrumentos, é a questão estrutural e estruturante da educação no seu sentido amplo, integrado, inclusivo, a “educação” que, a montante ou a jusante, toca a todos e nela está, no fundo, a expectativa de todos os futuros. Meios perdidos com acessórios e tecnologias, tantas vezes, esquecemos as pessoas que são o essencial! Sem “elas”, sem “nós”, sem a “vida” em comum de todos não há comunidade, não há escola! Ano que começa, toca a campainha! Um convite ao apurar de sensibilidade na visão de projecto que alie o ensino à dimensão educativa integral em que os valores de uma identidade na pluralidade são a base de tudo; por isso um “projecto” atento às pessoas concretas no desenvolvimento da sua dimensão pessoal e relacional. Numa escola plural e multicultural, e agora já multilinguística (as crianças filhos de imigrantes entre nós estão a chegar à escola…). É tudo isto, num tempo novo, exclusivamente uma questão de computadores ou Internet? De maneira nenhuma! Mas agora que com valores, causas, ideais, motivação, os estudantes “agarrados” por uma educação integral que poderão com todos os instrumentos globais de utilidade técnica “render” muito mais para servir este mundo… lá isso é a verdade mais fascinante que só depende da aposta numa educação com valores. Não tornemos essencial o acessório! Os profissionais do futuro, para o serem de modo sempre melhor servindo a sociedade em geral, precisam de um “ideal educativo” que os faça crescer por dentro. Para quando “uma hora semanal” – nem quem sejam mesmo só 90 minutos, o tempo de um jogo de futebol! - de direitos humanos, cidadania, valores, ONU, UNESCO, filosofias, religiões, literatura, culturas…de modo não facultativo mas fazendo parte de um “projecto” nacional? Ou será qualquer dia a palavra “ética” já estranha ao vocabulário vivencial? Sendo certo que todos os instrumentos que usamos cada dia são admiráveis, todavia eles só são úteis, acessórios práticos. É que no princípio e no fim de tudo, não é pelas máquinas que iremos, mas sim “pelas pessoas é que vamos”! Afinal, qual o lugar da “educação” (da dimensão pessoal-social) no “ensino” dos conhecimentos? O que queremos para o amanhã? Pessoas saudáveis e situadas ou simplesmente técnicos?!... Sem semear não esperemos colher!

quarta-feira, 27 de setembro de 2006

REFERENDO SOBRE O ABORTO

Referendo agendado para Janeiro de 2007
D. José Policarpo: campanha contra o aborto
deve ser liderada
pela sociedade civil
O cardeal patriarca de Lisboa considera que a questão do aborto "não é um problema religioso" e manifestou o desejo de que seja a sociedade civil e não a Igreja Católica a encabeçar o movimento pelo "não" no referendo sobre a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, agendado para Janeiro do próximo ano. Num encontro com jornalistas que decorreu ontem, D. José Policarpo explicou que o debate sobre o aborto foi objecto de "alguns equívocos", como escreve hoje o PÚBLICO.
O aborto "não é um problema religioso, não é um direito da mulher e o Estado não consegue fixar o momento em que um indivíduo é cidadão com direitos, liberdades e garantias. O aborto clandestino é um problema real, mas, para o resolver, criamos outros."
Citado hoje pelo "Diário de Notícias", o cardeal patriarca respondeu, depois de questionado sobre se a Igreja vai assumir algum papel na campanha: "Queria que fossem os leigos, os pais de família e os médicos a liderar a campanha do 'não'".
No primeiro referendo à despenalização do aborto, realizado em 1998, a Igreja fez campanha pelo "não".
: Fonte: "PÚBLICO online"

CUFC – Fórum::UniverSal

CUFC

:: D. Ximenes Belo
em Aveiro
para falar da paz
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D. Ximenes Belo, Bispo Emérito de Dili e Nobel da Paz em 1996, vai estar em Aveiro, no CUFC (Centro Universitário Fé e Cultura), no próximo dia 4 de Outubro, quarta-feira, pelas 21 horas, para falar da paz, em mais uma “Conversa Aberta”. Esta é uma organização do CUFC e da Fundação João Jacinto de Magalhães / Editorial UA. Os apoios são do Diário de Aveiro e do jornal www.ua.pt/uaonline, sendo parceiros AAUAv – ISCRA –AAAUA – AECAv. O tema a desenvolver por D. Ximenes Belo, “Vamos Falar da Paz”, destina-se aos alunos dos vários departamentos da Universidade de Aveiro, mas também ao público em geral. Trata-se de um assunto pertinente, que D. Ximenes, pela larga experiência que possui nesta área, não deixará de abordar numa linha vivencial, que a todos enriquecerá. A entrada é livre.

terça-feira, 26 de setembro de 2006

Um artigo de António Rego

Violência
apadrinhada
pela religião
Voltou ao de cima o mote da violência. Na verdade nunca nos abandonou como nunca se separou do homem ao longo da sua história. Sobreviver ao longo de milénios associou-se, sem aparente alternativa, a matar para estar vivo. Cada vez mais o homem hoje procura vigiar, pelo ecrã, a savana nos seus jogos cruéis de predador sempre amea-çada de morte. E muitas vezes ao olhar essas imagens vê uma espécie de parábola de si mesmo e pergunta se não andaremos perto da selva quando nos passeamos no mais aveludado dos tapetes ou nas estradas larguíssimas do conforto moderno onde nos apresentamos como seres superiores - quase divinos - repetindo, no quotidiano, gestos de defesa e ataque como os rastejantes, felinos ou voadores de garras feitas para o combate. Neste trilho deparamos com a razão, a fé, a alma, o afecto, a dádiva, a conciliação, a paz proposta e aceite. Por este parâmetro medimos a nossa real altura e pesamos o ouro da nossa dignidade. Mas percebemos que nada é linear. Aconteceram, não há muito, duas guerras mundiais, holocaustos, invasões, penas de morte tecnicamente executadas, pontes perfeitas entre o sublime e o aviltante que parece habitar o cidadão electrónico, infor-mático, cem vezes doutor de ciências, de conhecimentos sobre o homem, cirurgião do psíquico, químico de todas as combinações de fármacos que salvam e matam povos e civilizações. E ainda pólos de desenvolvimento e primitivismo que coabitam a distâncias mínimas dentro do mesmo planeta que geme, sufocado pelos estrangulamentos, muitos dos quais provocados pelo progresso. Em que ficamos, afinal? Na paz como um desiderato poético ou místico sem assento real na vida dos povos? Em boa verdade a paz coabita e caminha no nosso mundo. Sempre em risco e rodeada de ameaças. Mas sempre que se vence a escravidão, se consegue um acordo, se reafirma a dignidade, se recomeça um diálogo. Mesmo se se debate, em liberdade e respeito, uma multi-plicidade de crenças, ideias e opiniões. A paz é também um fruto cristão. E acontece quando se desmonta a máquina da morte e da violência, no encalço de entendimento entre culturas e religiões. Hoje mais que nunca é impensável a violência apadrinhada pela religião.

Citando D. Carlos Azevedo

Diálogo frontal
com o islão
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“Se os líderes ocidentais não quiserem ser surpreendidos pelo tão falado choque de civilizações, têm de o preparar. O Islão deve ser encarado com um diálogo verdadeiro e frontal e não com medo e hipocrisia como os políticos europeus e ocidentais têm feito até agora.” E mais: “Nós não podemos ter receio de dizer que é mau espalhar a fé com a espada (…). A Igreja Católica também já cometeu esse erro, mas corrigiu-se, e até já pediu perdão pelos excessos cometidos na Idade Média e na Inquisição.”
D. Carlos Azevedo,
in “Correio da Manhã”
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Estou de acordo

Estou plenamente de acordo. D. Carlos Azevedo é um bispo frontal e sem papas na língua. A Igreja Católica precisa de gente assim. Todos sabemos que as repúblicas islâmicas são, na sua maioria, ditatoriais. Todos sabemos que, em muitas delas, as mulheres ainda não podem viver os mais elementares direitos cívicos como nós os conhecemos, alegadamente em nome da tradição que a religião inspira. Todos sabemos que os fundamentalistas corânicos alimentam terrorismos e guerras implacáveis. Todos sabemos que esses mesmos vivem obcecados pela destruição dos que não comungam da sua fé. Todos sabemos que em muitos países islâmicos não há liberdade de culto, persistindo violentas perseguições aos cristãos. Como diz D. Carlos, a Igreja Católica já fez o mesmo, em tempos que já lá vão. Já pediu perdão dos erros que cometeu. Mas também sublinha que o diálogo com o Islão tem de ser frontal e sem hipocrisias. E sem complexos nem medos. Estou de acordo. Fernando Martins

segunda-feira, 25 de setembro de 2006

D. António Francisco, novo Bispo de Aveiro

Novo Bispo de Aveiro confessa emoção
D. António Francisco
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D. António Francisco dos Santos foi nomeado Bispo de Aveiro na passada quinta-feira, quando estava em Roma. Em entrevista à Agência ECCLESIA, fala das emoções vividas nos primeiros momentos e do futuro próximo
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Agência ECCLESIA (AE) – Foi para Roma como bispo auxiliar de Braga e saiu de lá como bispo de Aveiro. Como encarou esta nomeação? D. António Francisco Santos (AFS) – Estive num encontro, em Roma, com 132 bispos e foi uma coincidência feliz. Na mesma hora que a notícia saiu (11 horas de 21 de Setembro) estava com Bento XVI, em Castel Gandolfo, acolher a sua mensagem aos bispos novos. Bento XVI disse-me para ir com alegria e optimismo para a Igreja de Aveiro. AE – Foi ordenado bispo auxiliar de Braga a 19 de Março do ano transacto. Passado um ano meio vai para titular da diocese de Aveiro. Um novo trabalho e uma nova realidade? AFS – Fui ordenado para servir a igreja de Braga onde encontrei uma imensa e dinâmica diocese. Com um milhão de habitantes, esta diocese tem um laicado cheio de dinamismo. Aprendi muito nesta igreja diocesana e penso que irei transferir o manancial recebido e aprendido para a Igreja de Aveiro.
: Leia toda a entrevista na ECCLESIA

domingo, 24 de setembro de 2006

Discurso do Papa

Durão diz que líderes europeus não apoiaram Bento XVI após discurso polémico
O presidente da Comissão Europeia expressou o seu desapontamento pelo facto dos líderes europeus não terem apoiado o Papa Bento XVI depois das críticas e ameaças que recebeu do mundo árabe, na sequência do seu discurso em que citou um imperador bizantino que estabelecia uma ligação entre Islão e violência. José Manuel Durão Barroso afirmou em declarações à imprensa que a Europa, apesar da necessidade de tomar a ameaça terrorista islâmica de forma "muito séria", "não pode confundir a tolerância com o politicamente correcto", pondo outros valores acima dos seus próprios.
"Fiquei desapontado por não ter havido mais líderes europeus a dizer - 'É claro que o Papa tem direito de expressar o seu ponto de vista'", afirmou Barroso ao semanário alemão "Die Welt am Sonntag". "Temos que defender os nossos valores", acrescenta, na entrevista.
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IGREJA AO SERVIÇO DOS MAIS POBRES

Bento XVI espera que as comunidades paroquiais da Igreja Católica sejam uma referência para os pobres, aos quais são chamadas a dar apoio
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“Da união constante com Cristo, a paróquia tira energia para comprometer-se, sem regatear esforços, no serviço aos irmãos, particularmente os pobres, para quem representa uma referência primeira”, disse o Papa aos participantes da assembleia plenária do Conselho Pontifício para os Leigos. A paróquia, sustentou, deve ser uma “família de famílias”. Já na sua encíclica “Deus caritas est”, e na linha da tradição das primeiras comunidades, o Papa afirmara não ser tolerável que continue a haver, nas comunidades cristãs dos nossos dias, pessoas a quem falta o indispensável para uma vida digna. Aludindo ao exemplo das primeiras comunidades cristãs, Bento XVI recordou que o livro dos Actos do Apóstolos indica os “critérios essenciais” para uma compreensão correcta da natureza da comunidade cristã, quando descreve a primeira comunidade de Jerusalém “perseverante na escuta do ensinamento dos Apóstolos, na união fraterna, na fracção do pão e nas orações, uma comunidade acolhedora e solidária ao ponto de colocar tudo em comum”.
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Um artigo de Anselmo Borges, no DN

Bento XVI contra o Irão
Tudo aconteceu no contexto de uma Vorlesung (lição universitária) e, mesmo admitindo que Bento XVI tenha sido talvez imprudente ao apresentar, no desenvolvimento da sua tese, a já famosa citação e que poderia fazer também uma referência à violência dos cristãos ao longo da História, deve-se reconhecer que não há razões objectivas para a indignação e os protestos do mundo islâmico.
Como se sabe, nas universidades públicas alemãs, há duas faculdades de Teologia: uma católica e outra protestante. Ora, se a fé nada tivesse a ver com a razão, com que direito se justificaria a presença da Teologia na universidade? Daí o tema da lição do professor Joseph Ratzinger na Universidade de Regensburg: "Fé, razão e universidade.
"O conceito moderno de razão baseia-se na síntese entre platonismo (cartesianismo) e empirismo. Só as ciências naturais poderão reivindicar certeza, pois detêm o monopólio da cientificidade, que deriva da sinergia de matemática e experiência. Assim, não admira que as ciências humanas tenham procurado aproximar-se deste critério. Por outro lado, este método exclui o problema de Deus, "fazendo-o aparecer como problema a-científico ou pré-científico".
Torna-se, porém, claro que, nesta concepção, o próprio homem sofre uma redução, já que as perguntas radicais sobre o fundamento e fim últimos e as questões da religião e da ética não encontrariam lugar no espaço da razão universal, devendo ser deslocadas para o âmbito da mera subjectividade.
Não se pode voltar atrás em relação ao iluminismo. Mas impõe-se superar a limitação da ciência ao que é verificável na experimentação e abrir a razão à amplidão de todas as suas dimensões, isto é, não se pode ficar encerrado na razão positivista.
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FLORES

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Com a chuva que aí está, mais o vento, ora brando ora bravo, teremos de nos habituar a uma vida mais triste? Penso que não.
Há flores que murcham e caem, mas outras, mais dadas ao frio, hão-de resistir. Que a vida, como é habitual, precisa da alegria e da beleza que as flores nos dão.
Mas se elas se forem com o vento, que ao menos saibamos alimentar o prazer da espera pelo seu regresso. E até lá, aprendamos a cultivar outras flores, daquelas que nos enchem a alma com as suas cores e aromas: a amizade, a partilha da nossa alegria, o bem que podemos fazer a quem nos cerca, a aposta na construção de um mundo melhor.
F.M.

Gotas do Arco-Íris – 32

ONDE ESTÁ
O COR DE ROSA
NA NOSSA VIDA?
Caríssimo/a: “Nada mais encantador...”
Com estas palavras também a mim me apetece iniciar, pois este gosto por descobrir papéis amarelados leva-me , por vezes, a encontrar iguarias bem inesperadas (ou pelo assunto, ou pela forma da abordagem, ou por quem o escreve, ou por tantas e tantas outras válidas razões....). Desta vez, vou dar voz a Guerra Junqueiro e sereis vós a dizer o que pensais sobre este mais do que invulgar escrito. Vem comigo e delicia-te, pois, por causa das dúvidas, até mantenho a ortografia. É assim: “Nada mais encantador de que essa bela quadra da vida denominada a «lua de mel». A existencia é então uma suave melodia, uma doce ecloga cantada pelo coração, um sonho côr de rosa, um constante sorriso, um extase arrebatador. Nesse alegre arroubamento, as horas deslisam sem as sentirmos, porque do alto da felicidade não se ouvem os remores do mundo; ouvem-se apenas as harmonias celestiais. Os entes embriagados da ventura, esquecem os relogios e os almanaques e tudo o que se prende á vida comum. No poético priodo chamado «lua de mel» dilata-se o coração com a plenitude dos intimos gosos, que são os que mais satisfazem. Quando a igreja sancciona o amor que inspira o ente que nos fez vibrar o coração, o amor augmenta os enthusiasmos por vel-os mais justificados. O amor sanccionado pela igreja é santo, puro, ethéreo e angélico. Os seres dominados por este sentimento immaterialisam-se e aperfeiçoam-se, porque sendo o amor legitimo uma virtude inspira tudo quanto há de bom. Os nossos sentimentos purificam-se nesse fogo sagrado e convertem-se em grinaldas de castas e nacaradas ilusões. Oh! amor santo! Sê sempre o nosso pharol para não nos perdermos no oceano das paixões bastardas. As paixões bastardas nascem na discórdia do mundo; o amor conjugal, no céu. Esse amor de origem tão elevada é sereno e tranquilo; as más paixões são agitadas e tempestuosas. Casar sem amor é profanar o mais respeitavel de todos os sentimentos; casar sem amor é suicidio moral. Os desgraçados que contráem este laço por frios calculos nunca terão «lua de mel». O matrimonio teve por base o afecto mutuo de dois corações. Os seres estreitados por este suave laço reduzem os pezares da vida á metade e centuplicam as felicidades.” O recorte de jornal, onde se encontra o que aí está, tem para mim um sabor muito especial, porque foi extraído de um jornal luso-americano e guardado por meu estimado Sogro (que mourejou como emigrante, nos Estados Unidos, nas décadas de vinte e trinta do século XX). Fica, pois, como um apelo ao cor de rosa na nossa vida. Como está o meu cor de rosa? E o teu? Manuel

O ENCONTRO

ANTIGOS ALUNOS
DA EICA
CONFRATERNIZAM
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No sábado, tive o prazer de participar num encontro de colegas de escola. Da velha Escola Industrial e Comercial de Aveiro, a EICA como era conhecida, e cujo edifício definitivo foi inaugurado fez no passado dia 24 de Maio 50 anos, para substituir instalações provisórias e inadequadas que muitos de nós frequentámos. À roda da mesa, foram desfiadas recordações de há décadas, que o tempo não apaga completamente. Estão bem armazenadas no cofre dos objectos mais preciosos, que foram as nossas vivências de infância e juventude. Umas estão quietas no inconsciente ou subconsciente, acamadas e acomodadas em gavetas que se abrem mais nestas circunstâncias. Outras saltam logo para a luz do dia em encontros ocasionais e nestas confraternizações, como se fossem vividas há meses. Os cabelos ralos ou inexistentes, os bigodes esbranquiçados e as rugas a cobrirem rostos, que há muito tempo eram plenos de jovialidade, não conseguiram esconder os sorrisos e as gargalhadas de sempre, que foram e ainda são as marcas indeléveis das amizades que perduram. Depois das habituais queixas das maleitas que atormentam alguns, de mistura com acepipes saborosos ao gosto da nossa cozinha tradicional, sem arrebiques de modernidades que muito pouco nos dizem, foi agradável recordar professores que nos ensinaram e prepararam para a vida, indicando-nos caminhos de formação contínua, de justiça, de verdade e de paz. Também foi saboroso perguntar por muitos que não puderam estar e foi bonito saber que a grande maioria soube reger-se por critérios de trabalho e de honestidade. Mas comovente foi a evocação dos que já partiram. Para cada nome proferido, para cada nome que nos fez voltar atrás para rir e folgar com esses que agora nos esperam, não faltaram as palmas da saudade que não se esvai. Depois foi o regresso a casa, com a promessa e a garantia do próximo encontro. Para breve. Porque recordar é viver. Fernando Martins

sábado, 23 de setembro de 2006

Um artigo de Francisco Sarsfield Cabral, no DN

Do comunismo
à ameaça islâmica
Estão na moda os paralelismos entre a presente ameaça extremista islâmica ao chamado Ocidente e a ameaça comunista que marcou a guerra fria. Sigamos, então, a onda.
Sendo ideológica, a ameaça comunista era sobretudo militar e geostratégica. Vinha da poderosa União Soviética. Hoje, a revolta do islão fundamentalista contra o Ocidente tem o apoio de alguns Estados, como o Irão, mas parte da "sociedade civil". E inclui nos alvos a abater governantes de países islâmicos, como os da Arábia Saudita.
Sem força militar, o"fascismo islâmico" recorre ao terrorismo, ainda por cima com suicidas. Os comunistas do passado iam menos por aí. Era nas franjas anti-soviéticas da contestação ao capitalismo que surgiam os principais grupos terroristas, como o Baader- Meinhof na Alemanha ou as Brigadas Vermelhas em Itália.
Doutrina ocidental, o marxismo tomou corpo em países atrasados, como a Rússia e a China. Até como via aparentemente rápida para o desenvolvimento, o comunismo atraía povos que se sentiam colonizados e oprimidos pelos Ocidente rico.
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sexta-feira, 22 de setembro de 2006

OUTONO



O Outono vai chegar, com toda a sua carga de melancolia. Hoje, durante todo o dia, bateu à minha porta para entrar. Fui um pouco arrogante quando lhe disse que ainda era cedo. E era verdade. A sua hora, rigorosa como acontece cada ano, chega logo mais, pelas 5.03 horas da madrugada de sábado. Ele que tenha calma.
Na verdade, porém, o vento e a chuva já me garantiram que ele não vai atrasar-se. E eu cá estou para o receber e aceitar, já a pensar na lareira que me há-de aquecer o corpo e a alma nos serões familiares, com um bom livro e boas conversas a obrigarem-me a viajar pelo mundo dos sonhos.
O começo do Outono não acontece sempre na mesma altura, uma vez que esta data é estabelecida a partir de cálculos matemáticos, para se ajustar ao movimento da Terra. Mas uma coisa é certa: mais minuto menos minuto, ele nunca deixa de nos lembrar que a vida está marcada pelo sortilégio das estações, cada uma com os seus encantos.
Já agora, fique a saber que a entrada na hora de Inverno ocorrerá este ano às 2 horas do dia 29 de Outubro, altura em que os relógios deverão ser atrasados 60 minutos em Portugal Continental e na Madeira. No arquipélago dos Açores, a mudança ocorre à 1 hora, devendo os relógios ser atrasados para as zero horas.

F.M.